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  • Manual de Treinamento Intellector - Conceitos Gerais

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Esperamos levar até você informações relevantes que os auxiliem em seu trabalho, buscando esclarecer as principais questões referentes ao Intellector inteligência de crédito.


Conceitos do Intellector  

O Intellector – INTELIGÊNCIA DE CRÉDITO, é uma ferramenta de gestão de políticas da TOTVS FINANCIAL SERVICES, utilizada amplamente pelas Instituições Financeiras, de Seguro e Indústrias, para a automatização das Análises de Crédito. É uma solução de apoio a tomada de decisão, que permite ao cliente agilidade, segurança, baixo custo. Visa o gerenciamento de riscos durante o Processo Decisório nas Áreas de Crédito, Risco, Seguro, Cobrança, Indústrias, Varejo, etc. As tomadas de decisão decorrem da capacidade dos administradores em escolher a alternativa que melhor satisfaz às necessidades organizacionais, em função das circunstâncias temporais para assegurar os resultados desejados. 
As decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, pois o Desempenho das Organizações depende da Qualidade de seu Gerenciamento. Permite a Análise dos Dados do Cliente em conjunto com Consultas a Instituições 
Externas, como SERASA e SPC, facilitando e dando segurança para suas empresas, Garantindo que a sua Política de Crédito está sendo Aplicada de forma Uniforme para todas as suas Transações. A comunicação entre o Intellector e as Instituições Financeiras será feita através de Web Services. E as mensagens enviadas ao Intellector são do tipo .xml que será gerado respeitando o layout aceito pelo Intellector.

 

Vantagens Estratégicas para as Empresas: 
  • Análise e Autorização Automática para Propostas de Crédito - Com o Intellector o seu processo de decisão fica automatizado, documentado, ágil e seguro, contribuindo para o refinamento contínuo das suas políticas através do banco de informações gerado pela ferramenta;
  • Integração às Bases de Dados dos Sistemas Internos (legados);
  • Obtenção do Risco Interno através do acesso a Base de Crédito Internas ou Externas - Baseado em informações recebidas das Aplicações Core e nos Acessos às Bases de dados dos Sistemas Internos (legados) e nas Consultas Externas aos Órgãos de Proteção ao Crédito, Órgãos Reguladores, Receita Federal, Prefeituras, etc.
  • Realização de Consultas Integradas a Órgãos Externos (SPC, SERASA, Gravame, Receita Federal, Prefeituras, etc.) - Com vários acessos externos implementados aos mais conhecidos órgãos de proteção ao crédito, é possível determinar a hora certa de solicitar uma consulta, Reduzindo assim o Custo da Análise. Além disso, é possível Configurar a Periodicidade da Consulta para uma determinada chave como, por exemplo, não efetuar mais de uma consulta ao mesmo Órgão no mesmo dia para o mesmo CPF; 
  • Segmentação de Políticas por Região, Loja, Produto;
  • Controle de Fraude através de CPF, Endereço, Telefone, Empresa (nome e CNPJ), etc - Ela permite a análise dos dados do cliente em conjunto com consultas a diversas instituições externas (Serasa, SPC etc.), facilitando e dando segurança para as empresas que a sua política de crédito está sendo aplicada de forma uniforme para todas as suas transações; 
  • Possibilita Montagem e Configuração de suas próprias Políticas pelos Usuários - Contando com uma interface amigável, a montagem das políticas é construída através de uma linguagem de fácil entendimento, visando possibilitar a sua manutenção diretamente pelos usuários finais.

Benefícios
  • Autonomia: Independência do cliente para configurar suas próprias políticas de acordo com suas necessidades;
  • Segurança: Garantia de sigilo das regras de negócio utilizadas na avaliação do crédito; Confiabilidade: Todas as vendas e cálculo de limite do cliente seguem sempre as mesmas regras. 
  • Eliminação de controles paralelos; Usabilidade: Interface amigável para configuração de políticas de análise de risco; 
  • Conectividade: Integração com as principais instituições de registro de restrições cadastrais (SERASA, SPC) e possibilidade de integração com qualquer sistema ou base de dados legados dos clientes; 
  • Agilidade: Reduz o tempo de análise com a segurança de que o processo está obedecendo 100% a política da instituição; 
  • Flexibilidade: Devido a este modelo de variáveis e a facilidade de construir novos acessos tanto internos quanto externos, passamos a ter maior abrangência na utilização do Intellector para outras áreas além da de crédito, tais como: Seguro, Risco, Cobrança, Aprovação de Transações de Cartão, Saúde, etc.; 
  • Economia: Evitando acessos redundantes para o mesmo cliente nos órgãos dentro de períodos configuráveis.

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Responsável pela execução das Políticas, Acessos e Troca de Mensagens entre os Sistemas Relacionados, além do Gerenciamento de Políticas, Layouts, Usuários e Perfis de Usuários.Image Removed

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Funcionalidades do Intellector Client

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  • Intellector Server x Aplicações: Essa integração permite a entrada de dados que deverão ser analisados pela política em execução, retornando uma resposta baseada na análise. Essas aplicações podem ser aplicações de crédito, de seguro, de cobrança, de risco, entre outras;
  • Intellector x Acessos Internos: Essa integração permite acessos às bases de dados dos sistemas internos (legados);
  • Intellector x Acessos Externos: Essa integração permite consultas externas aos órgãos de proteção ao crédito, órgãos reguladores, Receita Federal, prefeituras, entre outras.

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Nessa imagem é possível visualizar graficamente as integrações do Intellector, tanto com outras aplicações como também com os sistemas internos e externos, além das políticas definidas para a tomada de decisão em cada caso. As informações recebidas por essas integrações são chamadas de variáveis. Com esse conjunto de variáveis, é possível construir modelos de decisão que possibilitarão a construção das políticas com alto grau de complexidade se assim for à necessidade da instituição.

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 Para concessão de crédito a um cliente, o Intellector recebe do Protheus/DataSul informações como os dados do pedido, o limite disponível do cliente, entre outras, e a partir destes dados e de consultas a órgãos de proteção ao crédito (por exemplo: Serasa, SPC), retorna à Datasul se o pedido foi aprovado, reprovado ou não avaliado. Como pode ser visto no esquema exibido. 


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Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL – Front-Loja e Televendas

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Televendas - vendas por telefone gerando orçamentos, pedidos de vendas e faturamentos.
Telecobrança - realiza a cobrança dos títulos vencidos dos clientes inadimplentes com base na posição financeira. Para isso, é necessário que o usuário utilize o ambiente Protheus Financeiro.
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Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Venda

O pedido de uma venda é utilizada como parâmetro para avaliar a posição dos clientes no que diz respeito ao número de compras efetuadas, condição de pagamento praticada, percentuais de desconto concedidos, tabela de preço negociada e segmento de mercado onde o cliente atua. 

Esses dados financeiros possibilitam avaliar o limite de crédito definido para o cliente, considerando seu grau de risco, média de atrasos nos pagamentos, quantidade de títulos protestados, entre outros.

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Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Cadastro de Cliente

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Essa divisão foi feita em função do cálculo dos impostos, tratado de forma diferenciada para cada tipo. 

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Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Pedidos de Venda

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Nesse esquema é possível visualizar a integração com as bases dos sistemas internos e consultas externas, quando dados são recebidos e analisados com base nas políticas criadas para a gestão de risco. 


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Solução COREBANKING: Gestão de Risco - Visão da Solução

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