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  • Manual de Treinamento Intellector - Conceitos Gerais

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Objetivo


O objetivo principal deste treinamento é que você seja capaz de compreender a função 
do sistema Intellector, suas principais funcionalidades e integrações com os sistemas vinculados a ele, conceituando, demonstrando e explicando suas principais transações. 

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Definição da Política
     
  • Política: É o conjunto Conjunto de Regras e Diretrizes que norteiam o Processo de Tomada de Decisão nas Empresas.    
  • Finalidade de uma Política: Identificar possíveis Riscos de Inadimplência nas Operações de concessão de Empréstimos, Crédito Pessoal ou Financiamentos, além de identificar a verdadeira Capacidade de Crédito do Cliente. 
  • Aplicam-se também as áreas de Seguro, Indústrias, Empresas de Varejo na Automatização das Tomadas de Decisão. 
  • A Concessão de crédito representa uma das principais fontes de retorno numa Instituição Financeira e, consequentemente, de Riscos Associados. Entretanto, as Políticas na Tomada de Decisão podem ser aplicadas a empresas de diversos segmentos como Empresas de Varejo, Indústrias, Seguro, etc. Dentro dessa ótica, as empresa se veem continuamente obrigadas a adotar Ferramentas mais Eficientes para Análise e Controle dos Riscos Associados à Tomada de Decisão. Na Política são definidos os parâmetros básicos para a Tomada de Decisão como a Concessão ou não de Crédito, etc.

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  • SERASA Credit Bureau – PF: Permite ao associado consultar registros disponíveis no Credit Bureau - B49C para Pessoas Físicas;
  • SERASA Credit Bureau – PJ: Permite ao associado consultar registros disponíveis no Credit Bureau - B49C para Pessoas Jurídicas;
  • SERASA Crednet: Permite ao associado consultar diversos produtos da Serasa como CREDIT BUREAU, GERENCIE CARTEIRA PF, ACHEI-RECHEQUE, RELATO, entre outros;
  • SPC: Permite ao associado consultar as informações referentes aos registros de:
    • ->Débitos Débitos (comprador/avalista)
    • ->Títulos Títulos protestados
    • Consultas anteriores (ACIPA)
    • Central de crédito
    • Devoluções informadas pelo CCF (Cadastro de Cheques sem Fundos) e pelos associados
    • Cheques sustados
    • Histórico do cheque e da conta corrente consultada
    • Síntese cadastral
    • Confirmação de telefone;
  • Neurotech: Esse acesso permite que se consulte os status dos clientes através dos dados enviados para o orgão. Ele faz o acesso ao órgão e determina status para aprovação ou reprovação de uma análise;Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH): Esse acesso permite que se consulte o SPC-Brasil trazendo dados pessoais e fazendo uma análise de risco;

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Etapas para implantação de Políticas em Produção

Para que possamos iniciar a utilização das políticas, devemos implantar esta política na em produção, ou seja, disponibilizá-la para utilização do Intellector Server. A seguir apresentamos a seqüência de atividades

Atividades necessárias para realizar esta operação:

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Após a realização das atividades descritas anteriormente, finalmente poderemos colocar a política em produção. Colocar a política em produção é aplicá-la no conjunto de políticas disponíveis no Intellector.

Dica
Por segurança, uma política implantada não pode ser excluída, mesmo que não seja utilizada.

 

Administração de Políticas

 

O Intellector apresenta funcionalidades vinculadas à administração de políticas. A seguir vamos descrever todas as funcionalidades disponíveis para administrar uma política.
• Manutenção de Usuários; 

  • Manutenção de

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  • Manutenção de Usuários: Essa funcionalidade permite a manutenção de informações dos usuários. Algumas informações que podem sofrer atualizações, por exemplo, são: Matrícula, Nome do Usuário, Redefinição de Senha, nível de permissões, entre outras.
  • Manutenção de Repositórios: Além de permitir a criação de um novo repositório, essa funcionalidade também permite verificar qual Banco de Dados o usuário está conectado no momento e oferece a possibilidade do usuário se conectar a outro Banco de Dados.
  • Exportação/Importação de Políticas: Uma política pode ser exportada ou importada. A exportação permite que uma política seja enviada para outro repositório. A política importada possui todos os acessos, variáveis, subpolíticas e layout que não existam no repositório e que são usadas pela política. 
  • Depuração de Políticas: A criação de uma política requer um intenso esforço para simular e analisar todos os possíveis resultados e situações. Visando permitir uma maior flexibilidade por parte dos usuários, o Depurador de Políticas fornece uma interface amigável, onde o usuário terá controle completo e poderá acompanhar todos os passos e o conteúdo de todas as variáveis utilizadas em uma política.

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• Avaliar o Risco do cliente no momento da venda;
• Calcular o limite de crédito no seu cadastro e alteração;
• Total segurança no uso de regras corporativas na avaliação da venda e concessão de limite de crédito.

 

Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL


Alguns conceitos aplicados pela Solução são:

  • Caso a utilização do Intellector não esteja ativada no ERP (Protheus DataSul), o fluxo normal/nativo de análise de crédito é utilizado.
  • A integração com políticas específicas configuradas em uma interface amigável no TOTVS Intellector para a Política de Venda (Análise da Venda) e Política de Cliente (Cálculo de Limite de Crédito) - A análise da Venda e o Cálculo de Limite de Crédito são integrados com as políticas específicas configuradas no Intellector.
  • O acesso à diferentes fontes de dados (SPC, SERASA, RECEITA FEDERAL) via TOTVS Intellector e realizar tratamento do dado retornado utilizando o mesmo como informação no processo de decisão - A Solução Protheus-DataSul acessa diferentes fontes de dados ,realizando tratamento do dado retornado pela consulta. Esse dado é utilizado como INFORMAÇÃO no processo de decisão; como o SPC, o SERASA, a RECEITA FEDERAL por exemplo,
  • A automatização da avaliação do risco do cliente no momento da venda;
  • A automatização do cálculo do limite do cliente - O processo de avaliação do risco do cliente no momento da venda e o processo de cálculo do limite são automatizados;

Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL

Os processos envolvidos na Solução Protheus/DataSul são Front-Loja (Atendimento), Venda, Televendas, Cadastro de Cliente, Implantação de Clientes e Pedido de vendas.

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Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL – Front-Loja e Televendas

O Front-Loja (Atendimento) oferece todo o gerenciamento e controle aos atendente e operações efetuadas para os atendimentos ativos e receptivos, disponibilizando as rotinas:
Telemarketing - realiza o atendimento dos contatos relacionados às Entidades (SAC, 0800, etc.). 

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O pedido de uma venda é utilizada como parâmetro para avaliar a posição dos clientes no que diz respeito ao número de compras efetuadas, condição de pagamento praticada, percentuais de desconto concedidos, tabela de preço negociada e segmento de mercado onde o cliente atua. 
Esses dados financeiros possibilitam avaliar o limite de crédito definido para o cliente, considerando seu grau de risco, média de atrasos nos pagamentos, quantidade de títulos protestados, entre outros.


Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Cadastro de Cliente

• Conceitualmente, a maioria das vezes em que é emitido um Documento de Saída, o destinatário é considerado um cliente, independente do tipo que ele possua, ou da denominação que a empresa tenha determinado para ele.
• Cadastro de clientes que possibilite o máximo de informações a serem fornecidas e controladas pelo sistema.

A partir do momento que uma empresa vende um produto ou um serviço, seja para um consumidor final, para um revendedor ou produtor, é necessário conhecer, e manter o conhecimento sobre quem são as entidades com as quais se está negociando. É possível classificar os clientes em cinco tipos:

  • Consumidor Final,
  • Produtor Rural,
  • Revendedor, Solidário 
  • Exportação.

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Solução COREBANKING: Gestão de Risco - Visão da Solução

No simplificado esquema exibido é possível visualizar a abrangência e versatilidade do Intellector, seja atuando na Gestão de Risco ou Análise de Créditos. 
OWorkFlow de O WorkFlow de cada operação de crédito será “construído” de acordo com as regras abaixo:

• Cálculo do Rating/Credit Score do cliente, utilizando metodologia objetivas e subjetivas;
• Geração de pendências de formalização de acordo com regras vinculadas aos produtos de créditos;
• Criação de pendências respeitando alçadas/valores da operação;
• Geração de pendências de acordo com políticas específicas configuradas via TOTVS Intellector, proporcionando fluxos totalmente diferenciados respeitando regras de negócio escritas nas políticas de créditos.


Solução COREBANKING: Gestão de Risco - Fluxo Solução TOTVS - INTELLECTOR

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Na solução CORBANKING, o WorkFlow de cada operação de crédito é construído de acordo com algumas regras. Essas regras são:

• Cálculo do Rating/Credit Score do cliente, utilizando metodologia objetivas e subjetivas;
• Geração de pendências de formalização de acordo com regras vinculadas aos produtos de créditos;
• Criação de pendências respeitando alçadas/valores da operação;
• Geração de pendências de acordo com políticas especificas configuradas no
Intellector, proporcionando fluxos totalmente diferenciados respeitando regras de negócio escritas nas políticas de créditos.

 

A visão da Solução aplica os conceitos listados abaixo:

• Utilizar todas as regras de Alçadas, Comitês, Histórico de Operações, Histórico de Pareceres, entre outras já existentes na Esteira de Créditos;
• Integrar com políticas específicas configuradas em uma interface amigável no TOTVS Intellector;
• Acessar diferentes fontes de dados (SPC, SERASA, RECEITA FEDERAL) via TOTVS Intellector e realizar tratamento do dado retornado utilizando o mesmo como informação no processo de decisão;
• Automatizar a tomada de decisão fornecendo informação.

 


Benefícios das soluções: PROTHEUS / DATASUL / COREBANKING / OUTROS ERPs• Autonomia;
• Segurança;
• Governança com Agilidade;• Confiabilidade;
• Usabilidade;
• Conectividade.

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Quando falamos dos principais benefícios oferecidos pelas soluções Protheus, DataSul, COREBANKING e outros ERPs, temos:

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  • Autonomia: Independência do cliente para configurar suas próprias políticas;
  • Segurança: Garantia de sigilo das regras de negócio utilizadas pela Instituição Financeira na avaliação do crédito;
  • Governança com Agilidade: Automatização de todas as regras para aprovação do crédito; 
  •  Confiabilidade: Na tomada de decisão com a eliminação de controles paralelos; 
  • Usabilidade: Interface amigável para configuração de políticas de crédito sendo desnecessário conhecimento técnico para execução da tarefa;
  • Conectividade: Integração com principais sites de restrições cadastrais (SERASA, SPC) e possibilidade de integração com qualquer sistema e/ou base de dados da própria Instituição.

 

Vantagens das soluções: PROTHEUS / DATASUL / COREBANKING / OUTROS ERPs

• Agilidade;
• Flexibilidade;
• Informação Consolidada;
• Customer Behaviour;
• Rastreabilidade.

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  • Agilidade: Automatização de todo processo de análise e concessão de crédito; 
  • Flexibilidade: Construção de políticas de crédito de acordo com a necessidade da instituição, permitindo utilizar fluxos diferenciados respeitando características específicas de cada produto;
  • Informação Consolidada: Integração nativa com principais fontes restritivas, SERASA e SPC, possibilitando a própria instituição realizar um tratamento do retorno e proporcionando uma tomada de decisão mais embasada e consequentemente com maior grau de acerto;
  • Customer Behaviour: Visualização de todo histórico do cliente de maneira fácil, ágil e consolidada em uma única transação;
  • Rastreabilidade: Armazenamento eletrônico de todos os pareceres e rating (credit score) gerados durante o processo de aprovação na esteira de crédito.



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A TOTVS agradece a sua participação.

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