Páginas filhas
  • Manual de Treinamento Intellector - Conceitos Gerais

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Autonomia: Independência do cliente para configurar suas próprias políticas de acordo com suas necessidades;
  • Segurança: Garantia de sigilo das regras de negócio utilizadas na avaliação do crédito; Confiabilidade: Todas as vendas e cálculo de limite do cliente seguem sempre as mesmas regras. 
  • Eliminação de controles paralelos; Usabilidade: Interface amigável para configuração de políticas de análise de risco; 
  • Conectividade: Integração com as principais instituições de registro de restrições cadastrais (SERASA, SPC) e possibilidade de integração com qualquer sistema ou base de dados legados dos clientes; 
  • Agilidade: Reduz o tempo de análise com a segurança de que o processo está obedecendo 100% a política da instituição; 
  • Flexibilidade: Devido a este modelo de variáveis e a facilidade de construir novos acessos tanto internos quanto externos, passamos a ter maior abrangência na utilização do Intellector para outras áreas além da de crédito, tais como: Seguro, Risco, Cobrança, Aprovação de Transações de Cartão, Saúde, etc.; 
  • Economia: Evitando acessos redundantes para o mesmo cliente nos órgãos dentro de períodos configuráveis.
Image Modified

 

Intellector Client

...

Responsável pela execução das Políticas, Acessos e Troca de Mensagens entre os Sistemas Relacionados, além do Gerenciamento de Políticas, Layouts, Usuários e Perfis de Usuários.

Image Modified

 

Funcionalidades do Intellector Client

O Intellector é uma ferramenta que o usuário pode configurar a regra de negócio conforme sua necessidade através da construção das políticas de crédito. Contando com uma interface amigável, a montagem das políticas é construída através de uma linguagem de fácil entendimento, visando possibilitar a sua manutenção diretamente pelos usuários finais.
Esta é uma tela do Intellector Client e é possível visualizar o componente de elementos, à direita, exibindo a lista de elementos possíveis para a construção de uma política. E a esquerda demonstra parte do código de uma política criada.

Image Modified

 

Definição da Política
     

...


A janela abaixo  lista os elementos disponíveis para a construção de uma política.                                                                                                                                                                                    

Image Modified


Em elementos temos também: 

...

  • Menu Script: Com funcionalidades de compilação de rotinas das políticas;
  • Depurador: Com funcionalidades de depuração de políticas e parametrização de variáveis;
Image Modified

 

  • Layout: Com funcionalidades de configuração dos layouts de políticas, acessos além dos parâmetros de envio; 

Repositório: Com funcionalidades de manutenção de políticas (importação/exportação), além da configuração de repositórios.

Image Modified

 

As funcionalidades do Intellector Server são acessadas através do Intellector Portal, uma interface web de fácil usabilidade, e são exibidas conforme esta imagem do menu principal:

  • Usuários: Com funcionalidades de configuração de usuários e associação de perfis aos usuários;
  • Perfis de Usuário: Com funcionalidades de configuração de perfis de usuários;
  • Política: Com funcionalidades de consulta e execução de políticas;
  • Plugins de Acesso: Com funcionalidades de consulta e configuração de plugins de acesso;
  • Configurações: Com funcionalidades de parametrização do ambiente da aplicação.
Image Modified

O Intellector possui integrações com aplicações, bases de dados internas e bases de dados externas para atender a área de crédito, risco, seguro, cobrança, entre outras, são elas:

  • Intellector Server x Aplicações: Essa integração permite a entrada de dados que deverão ser analisados pela política em execução, retornando uma resposta baseada na análise. Essas aplicações podem ser aplicações de crédito, de seguro, de cobrança, de risco, entre outras;
  • Intellector x Acessos Internos: Essa integração permite acessos às bases de dados dos sistemas internos (legados);
  • Intellector x Acessos Externos: Essa integração permite consultas externas aos órgãos de proteção ao crédito, órgãos reguladores, Receita Federal, prefeituras, entre outras.

Image Modified

Nessa imagem é possível visualizar graficamente as integrações do Intellector, tanto com outras aplicações como também com os sistemas internos e externos, além das políticas definidas para a tomada de decisão em cada caso. As informações recebidas por essas integrações são chamadas de variáveis. Com esse conjunto de variáveis, é possível construir modelos de decisão que possibilitarão a construção das políticas com alto grau de complexidade se assim for à necessidade da instituição.

...

 Para concessão de crédito a um cliente, o Intellector recebe do Protheus/DataSul informações como os dados do pedido, o limite disponível do cliente, entre outras, e a partir destes dados e de consultas a órgãos de proteção ao crédito (por exemplo: Serasa, SPC), retorna à Datasul se o pedido foi aprovado, reprovado ou não avaliado. Como pode ser visto no esquema exibido. 

Image Modified

 



Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL – Front-Loja e Televendas

...

Televendas - vendas por telefone gerando orçamentos, pedidos de vendas e faturamentos.
Telecobrança - realiza a cobrança dos títulos vencidos dos clientes inadimplentes com base na posição financeira. Para isso, é necessário que o usuário utilize o ambiente Protheus Financeiro.
Image Modified




Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Venda

O pedido de uma venda é utilizada como parâmetro para avaliar a posição dos clientes no que diz respeito ao número de compras efetuadas, condição de pagamento praticada, percentuais de desconto concedidos, tabela de preço negociada e segmento de mercado onde o cliente atua. 
Esses dados financeiros possibilitam avaliar o limite de crédito definido para o cliente, considerando seu grau de risco, média de atrasos nos pagamentos, quantidade de títulos protestados, entre outros.

Image Modified


Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Cadastro de Cliente

...

Essa divisão foi feita em função do cálculo dos impostos, tratado de forma diferenciada para cada tipo. 

Image Modified

 

Oferta Solução PROTHEUS / DATASUL - Pedidos de Venda

• Toda vez que um pedido for realizado por um cliente, a última política cadastrada no Intellector do tipo "AvaliacaoPedido" é executada para determinar se o pedido será aprovado ou não.
• O Intellector recebe do Datasul os dados do pedido, o limite disponível do cliente, etc. e, a partir destes dados e de consultas a órgãos de proteção ao crédito (por exemplo: Serasa, SPC), retorna ao Datasul se o pedido foi aprovado, reprovado ou não avaliado.

• A solução COREBANKING tem um módulo de gestão de risco que objetiva apoiar os responsáveis pela administração das instituições financeiras, nas decisões tipicamente tomadas nos comitês de crédito, voltados primordialmente para as
pessoas jurídicas.
• A integração do Intellector com COREBANKING permite a aplicação de políticas baseadas em gestão de risco, auxiliando assim nas tomadas de decisão sobre a concessão ou não de crédito.
• Para executar uma tomada de decisão completa e confiável da gestão de risco, a solução se baseia na analise das informações recebidas através de acessos às bases dos sistemas internos e de consultas externas aos órgãos de proteção de crédito, órgão reguladores, Receita Federal, Prefeituras e etc.

Image Modified

 

Solução COREBANKING: Gestão de Risco

...

Nesse esquema é possível visualizar a integração com as bases dos sistemas internos e consultas externas, quando dados são recebidos e analisados com base nas políticas criadas para a gestão de risco. 


Image Modified


Solução COREBANKING: Gestão de Risco - Visão da Solução

...