Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

01. DADOS GERAIS

Produto:

Solucoes_totvs
SolucaoTOTVS Varejo Supermercados


Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Consinco

Segmento:

Segmentos_totvs
Segmento Varejo

Módulo:FISCAL
Função:REINF - FIS00270
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DSUPFISAPU-8253


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Implementação do Evento R-4020 (Retenções na Fonte - Pessoa Jurídica), referente a retenção dos tributos IR (Imposto de Renda), CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e PIS/PASEP (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Publico). Este evento agrupará as informações que serão transmitidas no REINF por natureza de rendimento, diferentemente da DIRF onde elas são agrupadas por código de retenção do imposto.

03. SOLUÇÃO

Para que sejam vinculados os títulos ao evento é necessário que o usuário faça as devidas parametrizações tanto no módulo Fiscal quanto no módulo Orçamento. É necessário que os títulos estejam quitados e os cancelados não serão enviados ao painel de geração no Módulo Fiscal.

Confira a configuração padrão para a Geração da Série R-4000.

Somente os títulos quitados que possuírem o Evento R-4020 marcado na aba 'REINF' na natureza de despesa, com natureza de rendimento configurada na mesma aba, ou ainda na aba 'Fornecedor' irão aparecer no Painel de Geração para a transmissão.

Para o lançamento do Evento R-4020 de forma Automática é necessário:

  • Marcar o indicador no Módulo Fiscal > Configuração > Parâmetros > Empresa > Aba Gerais > Botão REINF.
  • Configurar no Módulo Orçamento > Parâmetros > Parâmetros de Despesa > Aba 'REINF', o quadro R-4000 determinando qual evento e natureza de Rendimento que a aplicação deve ser considerar, ou ainda configurar a natureza de rendimento por fornecedor, na aba Fornecedor.

    Dica

    Por ordem de prioridade, será considerado primeiramente o Código de Natureza de Rendimento informado na aba Fornecedor e posteriormente na aba REINF.

  • Lançar um título com a natureza de despesa que foi previamente configurada.

Exemplo:

Para o lançamento do Evento R-4020 de forma Manual é necessário:

Caminho: Módulo Fiscal > Processos >  REINF > Geração REINF - FIS00270.

  • É necessário que o usuário esteja na aba da série R-4000, selecione o evento clicando no botão R-4020 e preencha os campos devidos, conforme a imagem abaixo da tela de inserção manual do evento.

Quadro layout e empresa:

  • Nesta opção, conferir o layout e empresa para a qual está sendo gerado o título no evento. Somente serão listadas as empresas que possuem o indicador 'Gerar Evento R4020' marcado. 

Quadro Identificação do Evento: 

  • Tipo Escrituração: Informe 1 - Original ou 2 - Retificadora;
  • Nro. Recibo: Se o envio for referente a uma escrituração retificadora, informe neste campo o número do recibo do envio original, caso seja original deixe em branco;
  • Identif. Ambiente: Informe se o envio é 1 - Produção ou 2 - Produção Restrita;
  • Proc. de Emissão: Informe se a emissão é por 1 - Aplicativo do Contribuinte ou 2 - Aplicativo Governamental;
  • Versão do Proc.: Informe a versão atual do módulo Fiscal;

Quadro Identificação do Beneficiário:

  • Pessoa: Informar a pessoa beneficiada pelo título que será inserido no evento.

Quadro Informações do pagamento:

  • Neste quadro devem ser inseridas as informações base como por exemplo o Cód. Nat. Rend., Nro do Documento, Dta Pgto e Valor Bruto.

Para inserir essas informações, basta que o usuário tenha salvo as informações dos quadros acima para que a aplicação habilite o botão de inclusão. Após esse botão ser habilitado, basta clicar na linha e inserir as informações necessárias.

Quadro Retenções:

  • Neste quadro devem ser inseridas as informações sobre os valores das retenções geradas em cada documento, como por exemplo os valores do IR, CSLL, COFINS, PIS entre outros.

Para que o botão de inclusão de linha seja habilitado, é necessário que o usuário tenha inserido pelo menos um documento no quadro de informações de pagamento e selecionado a linha a qual os valores devem ser relacionados.

 

Informações
Caso o evento tenha títulos vinculados, os valores serão gerados de forma automática na aba do vento, o usuário realizar a busca e geração.






04. DEMAIS INFORMAÇÕES




05. ASSUNTOS RELACIONADOS