Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Para o correto funcionamento da rotina de "Inclusão de Movimento Através do XML - NF-e" devemos ficar atentos ao preenchimento de alguns cadastros. São eles:




Painel
titleCadastros
Deck of Cards
idIdCadastros
Card
labelProdutos

Para efetuar a inclusão de um movimento através do XML é necessário que seja feita a correlação entre os produtos constantes dos XML e os produtos constantes da sua base de dados, ou seja, dos produtos do fornecedor com os produtos do seu estoque.


Card
labelUnidades do Produto no Fornecedor

Ao cadastrar a unidade de tradução no produto, será possível traduzir itens com unidades de tradução diferente da unidade cadastrada para importação de XML. 

Exemplo: 

Produto

Unidade no XML

Unidade do Produto no sistema

01.01

UN

PC

01.02

UN

UN

01.03

UN

PC

O sistema realiza tradução da unidade do produto através da tabela TUNDPRDCFOCOLAB e o campo que corresponde a unidade do produto no fornecedor é o CODUNDCFO.

Se existir tradução para o produto com unidade cadastrada, ao executar o processo de inclusão de movimento através de XML, a unidade que será preenchida na tradução será a unidade do produto, caso contrário buscamos a unidade de tradução do fornecedor. 

É possível cadastrar a unidade do produto manualmente no cadastro de Produtos para Importação de XML, em “Cadastros > Produtos >  Anexos > Produtos para Importação de XML”

Clique na aba "Unidade do Produto no Fornecedor" e preencha as informações da unidade do produto e a unidade do produto no Fornecedor.


Card
labelUnidades

Da mesma forma que ocorre com os produtos, para efetuar a inclusão via XML é necessário que seja feita a correlação entre as unidades de medida dos produtos constantes dos XML, ou seja das unidades do fornecedor com as unidades utilizadas na sua empresa.

O sistema realizará a tradução do campo Unidade de Medida ‘CODUND’ através da tabela ‘TUNDCFOCOLAB’, onde será possível cadastrar o código da unidade no fornecedor, e informar a unidade correspondente no sistema, podendo assim evitar a intervenção manual do usuário durante o processo de recebimento.

Para informar a correlação entre as unidades vá em “Cadastros > Tabelas Auxiliares > Unidade > Anexos > Unidades para Importação de XML”.

Você poderá acessar este Anexo exclusivamente da visão de Unidades.

O sistema abrirá o Anexo do lado direito da tela de visão das Unidades.

Clique no botão "Incluir" para inserir as Unidades dos Fornecedores que correspondem à sua Unidade selecionada. Informe ou selecione o 'Fornecedor' (código ou nome), informe o  'Código da Unidade no Fornecedor' e se esta for a única correspondência para esta unidade, clique em "Salvar" ou "OK" para efetuar a gravação do registro. Caso existam outros fornecedores para o qual essa unidade será utilizada clique no ícone "Incluir" para gravar o registro e em seguida informar um novo fornecedor e código de unidade correspondente para esta unidade.

Para encerrar a informação dos fornecedores e unidades correspondentes a esta unidade clique em "OK" e o sistema automaticamente sairá da tela de cadastro e exibirá a visão  das Unidades para Importação de XML cadastradas.

É importante salientar que caso o sistema não localize a unidade correspondente você poderá informá-la na tradução do XML que é executada no processo "Inclusão de Movimento através de XML - NF-e".

Card
labelNatureza de Operação

Quando uma nota fiscal eletrônica é enviada por um fornecedor, ela contém, para cada um dos seus itens, uma natureza fiscal (CFOP) de saída, que caracteriza a operação desse fornecedor. Para a empresa que recebe esse documento, entretanto, devemos encontrar a natureza (CFOP) de entrada correspondente. Essa ‘Natureza Inversa’ é indispensável para a criação de um movimento de NF-e.

Informações
No TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, o cadastro das naturezas inversasestá disponível em “Cadastros > Fiscais > Natureza Fiscal > Anexos > Natureza Inversa para Importação de XML”.

O sistema irá verificar a Natureza Inversa do CFOP constante da NF-e, ou seja as Naturezas Inversas devem estar cadastradas nas naturezas sintéticas de Saída. Assim, selecione o CFOP sintético para o qual você irá cadastrar as Naturezas Inversas e clique em "Anexos > Natureza Inversa para Importação de XML".

Será apresentada a tela onde você poderá cadastrar as Naturezas Inversas a serem vinculadas à natureza sintética selecionada.

Informe a Natureza Inversa correspondente, marque o campo caso a mesma vá ser uma natureza 'Default' para esta natureza sintética e clique em 'Inserir'.

O sistema apresentará na tela a correspondência entre as naturezas inseridas, permitindo que as demais Naturezas Inversas dessa Sintética sejam incluídas, caso existam.

Informe todas as naturezas inversas de cada natureza sintética de saída e clique em "OK" ou "Salvar" .