Páginas filhas
  • Manual de Treinamento Intellector - Construção de Políticas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Objetivo

O objetivo principal deste treinamento é que você seja capaz de compreender como funciona uma política, montagem de layouts, compilação e publicação de políticas, assim como a sua depuração e armazenagem.
Esperamos levar até você informações relevantes que os auxiliem em seu trabalho, buscando esclarecer as principais questões referentes à Construção de Políticas.

Nosso programa compreende as seguintes etapas:

•Objetivo do Treinamento
•Características da Política
•Janela de Elementos
•Montagem de Políticas
•Montagem de Layouts (Entrada e Saida)
•Parâmetros de Envio
•Compilação de Políticas
•Publicação de Políticas

Características da Política

Uma Política é o conjunto de regras e diretrizes que norteiam o processo de tomada de decisão nas empresas.

O Compilador do Intellector possui uma interface amigável que permite aos usuários a montagem de políticas de forma fácil e ágil. 
Nessa imagem é possível visualizar o componente de elementos, à direita, exibindo a lista de elementos possíveis para a construção de uma política. À esquerda está presente parte do código de uma política criada.

A finalidade de uma Política é Identificar possíveis riscos de inadimplência nas operações de concessão de empréstimos, crédito pessoal ou financiamentos, além de identificar a verdadeira capacidade de crédito do cliente. Aplicam-se também as áreas de seguro, indústrias, empresas de varejo na automatização das tomadas de decisão.

 

Elementos de uma Política

A janela de elementos exibe a lista de elementos disponíveis para a construção de uma política.

Elementos de uma Política

O Intellector utiliza-se de uma estrutura pré-definida que atende todas as necessidades para o desenvolvimento de uma política de decisão.
Os elementos de uma política de crédito são, portanto, os recursos disponíveis para o desenvolvimento da lógica da política, sendo sua composição:

Acessos, Comandos, Comentário, Funções, Subpolíticas, Literal, Conjunções Lógicas, Comparadores, Operadores, Variáveis Internas, Variáveis Externas , Variáveis de Trabalho e Ações.

 

Elementos de uma Política – Acessos

Os acessos são as consultas disponíveis a qualquer base de dados ou servidor de informações que possam ser acionados dinamicamente. Podemos citar como exemplos de acessos as consultas realizadas a órgãos como o SERASA e o SPC.

 

Elementos de uma Política – Comandos

Os comandos disponíveis no sistema servem para criar árvores de decisão, retorno de  função e inserção de blocos de código na política.

 

Elementos de uma Política – Comentário

Através do Elemento "Comentário" podemos inserir as informações necessárias visando documentar o conteúdo da política.

 

Elementos de uma Política – Funções

Através do elemento “Funções” podemos inserir na linha desejada códigos prontos, os quais retornam resultados de consultas ou cálculos conforme o objetivo da função.

 

Elementos de uma Política – Subpolíticas

Poderão ser criadas novas funções pelo usuário, utilizando todos os recursos disponíveis. As funções criadas por um usuário são chamadas de Subpolíticas.
Com a Subpolítica criada, será possível executá-la sempre que desejado, bastando incluí-la no código da política.
 

Aviso
Uma Subpolítica pode chamar outra Subpolítica subsequente, mas não pode chamar Subpolíticas anteriores, pois não existe recursividade.

 

Elementos de uma Política – Literal

O elemento “Literal” é utilizado para a passagem de valores para as variáveis do sistema. Os tipos de literal disponíveis no compilador são: INTEGER, BOOLEAN, DATE, DOUBLE e STRING.

 

Elementos de uma Política – Conjunções Lógicas

As Conjunções Lógicas é um dos recursos utilizados para comparações na política de crédito, ampliando as possibilidades de desenvolvimento da política. As comparações lógicas podem ser: E e OU.

 

Elementos de uma Política – Comparadores

Os comparadores são elementos utilizados para comparações nas políticas. Os comparadores disponíveis no compilador são: IGUAL, DIFERENTE, MAIOR QUE, MENOR QUE, MAIOR OU IGUAL e MENOR OU IGUAL.
Caso sejam feitas comparações de dados de tipos diferentes, na compilação o sistema fará a crítica e informará o local do problema.

 

Elementos de uma Política – Operadores

São operadores matemáticos que podem ser utilizados em árvores de decisão ou na atribuição de valores as variáveis de trabalho do sistema. Os operadores matemáticos disponíveis no compilador são:

Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Parênteses também estão disponíveis para uso.

 

Elementos de uma Política – Variáveis

A Variável é a fonte de consulta utilizada pela política para realizar as validações. Nas variáveis temos as informações necessárias para identificar qual ação iremos realizar para um determinado cliente.

O Compilador do Intellector trabalha com três Tipos de Variáveis:

  • Variáveis Internas: São as variáveis que foram informadas pelo aplicativo que chamou o Intellector. 
  • Variáveis Externas: São as variáveis oriundas de Acessos Externos, que podem compor diretamente o layout de saída da política.
  • Variáveis de Trabalho: São as variáveis criadas durante a política, utilizadas, por exemplo, para cálculos ou comparações. As variáveis de trabalho compõem o layout de saída da política junto das variáveis externas, retornando informações para o aplicativo que chamou o Intellector.

 

Elementos de uma Política – Ações

As Ações finalizam a rotina de uma política. Sempre que desejamos definir o resultado de uma validação feita na política devemos utilizar uma Ação.
Uma política sem uma ação não terá resultado algum para o processo. O nome das ações é definido pela natureza do negócio. Alguns exemplos de nomes de Ações são: "APROVA", "NEGA", "MESA DE CRÉDITO", "AUTORIZA", "LIGA", "DESLIGA", etc.

 

Criação de Políticas

O processo de criação de uma política no Compilador é iniciado pelo menu “Política”, opção “Novo”. Será aberta a página em branco para a criação de uma nova política.

 

Criação de Políticas - Inserindo Comandos

No Compilador, iremos utilizar o mecanismo drag and drop para inserir árvores de decisão e blocos na política.

A sequência básica de ações relacionadas ao drag and drop é:
•Clicar no comando desejado e manter o botão esquerdo do mouse pressionado, para "agarrar" o comando.
•"Arrastar" (drag) o comando para o corpo da política, ou seja, para a página em branco.
•"Largar" (drop) o comando, soltando o botão pressionado.

Ao realizar essa sequência de ações, os comandos desejados serão inseridos no corpo da política com sucesso.

 

Criação de Políticas - Inserindo Comandos

Para incluir comentários, o primeiro passo é selecionar o item “Comenta” e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-lo para a linha desejada. Ao arrastar o elemento “Comenta” para o corpo da política, serão inseridas duas barras na linha escolhida, indicando que aquela linha está pronta para a inserção de um comentário.