Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

Índice


01. VISÃO GERAL

A margem consignável é o valor máximo da renda mensal do colaborador que pode ser comprometida em um empréstimo consignado.

Somente funcionários CLT tem acesso a essa modalidade de empréstimo, que terão as parcelas descontadas direto na folha de pagamento do salário, todo mês, limitado a esse teto – a chamada margem consignável.

A instituição de crédito terá à sua disposição dados do colaborador necessários para análise de aprovação de empréstimo consignado, como por exemplo nome, data de admissão, salário, matrícula, margem consignável, dentre outros.

Por padrão, a margem é sempre calculada sobre o valor da renda mensal líquida, ou seja, excluindo-se todos os descontos já existentes. Nesta documentação vamos tratar a Margem Personalizada ou seja o cálculo do valor desejado para esta variável que é de responsabilidade do departamento responsável pela folha de pagamento da empresa, que são definidos seja através da aplicação de regras internas de gestão de pessoas, políticas de departamento pessoal ou mesmo limitações específicas que permeiam as diretrizes da organização.

De forma resumida, então, a margem consignável representa o limite que pode ser descontado do salário para quitação dos produtos bancários contratados com a instituição de crédito parceira. Esse teto foi definido nas leis de consolidação de trabalho como forma de evitar o super endividamento dos consumidores. Assim, é possível garantir que mesmo contraindo um empréstimo, o funcionário ainda terá recursos necessários para suas necessidade, e não comprometendo toda a sua remuneração com o pagamento da dívida. 

Em resumo, para que seja possível uma análise mais consistente pela instituição de crédito no que tange delimitar o score de seus clientes, o TOTVS Consignado permite que a empresa detentora do erp,  defina o valor de margem consignável a ser considerado para o funcionário. Desta forma, conforme os critérios da empresa aplicados é possível dar clareza do valor de análise da instituição de crédito, devendo a regra da fórmula delimitar o percentual do líquido para contratação de empréstimo ao teto estabelecido pela legislação vigente.


Informações

Os valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento do assistente.

02. PRÉ-CONDIÇÕES

  1. Ativação do TOTVS Consignado
  2. Parametrização do TOTVS Consignado no ERP
  3. Domínio do recuso de "Fórmula" que será de responsabilidade e autonomia da empresa. Como a mesma é responsável por esta variável, a pessoa que irá criar ou dar manutenção na variável, deverá ter expertise no manuseio da ferramenta e deverá garantir que o teto estabelecido e todas as condições necessárias estarão sendo tratadas na mesma.


03. CONFIGURANDO A MARGEM CUSTOMIZADA

Após atendida os requisitos citados no item 02. Pré-Condições, para personalizar a margem consignável com a regra de cálculo aplicada como política na empresa, siga os passos a seguir:

03.01: Cadastro da Fórmula:  No RM Labore (Administração de Pessoal > Fórmulas).

Figura 1 - Menu de acesso cadastro de Fórmulas

Como o cadastro de fórmula é muito flexível, permitirá realizar a configuração conforme sua demanda necessitando apenas de expertise da funcionalidade. Realize o cadastro da fórmula tratando todas as situações específicas e a situação padrão para o resultante, pois, todos os funcionários devem ter pela regra o retorno do valor desejado. Caso não ocorra o tratamento da situação especifica e da padrão o resultado do funcionário deverá ser zero podendo interferir no valor consumido para análise do score. Para facilitar sua compreensão clique aqui para conhecer alguns modelos de fórmula sugeridos.


03.02: Cadastro de Evento: No TOTVS RM - Folha de Pagamento (Administração de Pessoal > Eventos > Eventos), deverá ser cadastrado o evento com os seguinte código de cálculo 444.

 

Figura 2 - Menu de acesso cadastro de Eventos


Figura 3 - Exemplo de cadastro de evento com código de cálculo 444.

O nome do campo descrição e o código e Nome do campo "Fórmula Valor" são apenas sugestão deste modelo o importante é que exista o código de cálculo vinculado 444, o tipo do evento seja definido como "Base de Cálculo", vinculado a uma Chave desativada e a forma de cálculo seja pelo "Valor". Obrigatório o preenchimento da Fórmula de Valor neste evento atendendo a todos os critérios citados no item 02. Pré-Condições.

(ideia)Atenção: Demais campos do cadastro não citados no exemplo em questão, devem seguir a rotina demandada pelo departamento responsável da folha de pagamento.


04. PARAMETRIZAÇÃO DA MARGEM CUSTOMIZADA

Após atendida os requisitos citados no item 03. Configurando a margem customizada, para que a mesma seja enviada ao TOTVS Consignado a verba deverá estar no movimento mensal, para isto siga os passos a seguir:

04.01: Grupo de Eventos:  No TOTVS RM - Folha de Pagamento (Administração de Pessoal > Fórmulas).

Figura 4 - Menu de acesso cadastro de Grupo de Eventos

Para que seja possível análise da margem a partir deste valor pela instituição de crédito, o TOTVS Consignado precisa receber esta informação em nuvem após a virada de competência e para tanto o evento citado precisa estar com valor no movimento atual mensal. Após completar as etapas do item 03. Configurando a margem customizada será obrigatório informar este evento na pasta de "Eventos do grupo" no processo de lançamento de Grupos de evento para os movimentos de folha de pagamento mensal rotineiros da organização, desta forma o mesmo será enviado para a ficha financeira e consequentemente para a nuvem by Carol.

Figura 5 - Exemplo de cadastro de Eventos do Grupo


04.02: Parametrizador:  No  TOTVS RM - Folha de Pagamento(Configurações > Parametrizador).

No parametrizador nas opções de Integração selecione o item TOTVS Consignado > Etapa 2 para que seja informado o código do evento de margem consignável customizada, criado no item 03. Configurando a margem customizada deste documento, conforme detalhado nas imagens a seguir:

Figura 6 - Menu de acesso ao Parametrizador.

Figura 7 - Opção de Integração com TOTVS Consignado "06.02.09"

Figura 8 - Etapas de Parametrização da verba de Margem Consignável Customizada.


  • TOTVS Consignado 2/2
    • Evento de margem consignável: Informe aqui através da digitação do código ou da pesquisa de eventos pelo botão de pesquisa  o evento cadastrado do tipo Valor, Base de Cálculo com o código de cálculo 444 que deverá ter fórmula definida para apuração do Valor da Margem Consignável a ser enviada ao TOTVS Consignado.
      Para conhecer exemplos de fórmulas de cálculo da Margem customizada, clique aqui!


05. FUNCIONAMENTO DA INTEGRAÇÃO DA MARGEM CUSTOMIZADA

Após atendido a todos os procedimentos citados nos itens  02. Pré-requisitos e 03. Configurando a margem customizada deste documento, a verba cadastrada será enviada para a nuvem e a partir dai será permitida através da integração com o TOTVS Consignado a consulta da margem consignável pela instituição financeira parceira de crédito

(ideia)Atenção: Utilize o Portal Consignado RH para verificar as informações que estão sendo consumidas de margem pelo parceiro.


06. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do RM são utilizadas nesse projeto:

    • PFUNC 
    • PFPERFF 
    • PFFINANC 
    • PPARAM 
    • PPARAMADICIONAIS
    • PFFINANC
    • PGRPLANC
    • PTIPOLANCEVT
    • GFORMULA


07. LINKS ÚTEIS


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>