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Anexos – Análises de Índices
Data de Medição Inicial e Data de Medição Final: digite a data do período em que se deseja gerar o gráfico com a evolução dos valores do índice de acompanhamento.
Índice de Acompanhamento
MELHORA A IMAGEM
Selecione o índice cujos valores serão utilizados para gerar o gráfico. É necessário registrar previamente os valores para o índice desejado. Para gerar o gráfico, clique no botão “Atualizar”. Na tela é possível salvar imagem do gráfico, copiar gráfico, imprimir, visualizar impressão, selecionar o tipo de gráfico, selecionar esquema de cores, ativar/desativar 3D, adicionar anotações e acessar a propriedade do gráfico. A figura 7 mostra o gráfico do consumo do combustível do Corsa Placa FDS-1545, o eixo do Y mostra o consumo em litros e o eixo do X mostra a data e hora do lançamento do consumo.
A visão em árvore do cadastro de Objeto de Manutenção permite visualizar e trabalhar com todos os Objetos de Manutenção de forma simplificada. Pois podemos identificar a situação dos objetos agregados,
sucateados e transferidos entre coligadas. Observe na imagem do lado esquerdo a árvore mostra ícones agrupando os objetos em situação normal, sucateado e transferido entre coligadas. Do lado direito na
imagem na Pasta Dados do Objeto de Manutençã” mostra a identificação do objeto, Tipo de Objeto, Modelo, Submodelo, Posição onde objeto está agregado quando ele for um objeto filho e o objeto pai.
Na tela de visão em árvore é possível incluir, editar excluir, atualizar, localizar um registro, acessar o anexo “Inicialização de Plano de Manutenção” para inicializar um plano e aplicar filtros. Existem ainda os botões “Encolher Tudo” que encolhe toda árvore do Objeto de Manutenção e “Expandir Tudo” que expande toda árvore do Objeto de Manutenção.
Para agregar um Objeto de Manutenção
Selecione do lado direito da tela o Objeto de Manutenção que deseja agregar, arraste-o até o Objeto de Manutenção pai, à esquerda, e solte. Será solicitado a posição de agregação o motivo de agregação e o
valor do indicador de uso.
Para desagregar um Objeto de Manutenção
Selecione do lado esquerdo o Objeto de Manutenção pai, do lado direito irá aparecer o objeto filho, clique com o botão direito sobre o objeto filho e clique em “desagregar”. Será solicitado o motivo de retirada. Na Pasta Controle de Plano de Manutenção permite visualizar os planos de manutenção para o Objeto de Manutenção selecionado, os produtos do plano e se possui pendência ou não e seus detalhes.
Nota |
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Veja mais detalhe sobre a Pasta Controle de Plano de Manutenção” no módulo cadastro de Plano de Manutenção. |
Anexos – Acessório
Permite cadastrar os acessórios que acompanhavam o objeto de manutenção quando ele entrou na oficina. Esta janela permite a utilização de campos livres específicos para cada cliente. Basta cadastrá-los
em Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Campos e Tabelas Opcionais / Subpasta Tabela de Acessórios de Objeto.
Anexos – Produtos do Objeto de Manutenção
Permite inserir/editar o produto que poderá ser apropriados ou que irão fazer o controle de vida útil pelo objeto de manutenção.
Cód.Produto: número de identificação do produto.
Cód.Unidade: código da unidade de medida do produto.
Quantidade: quantidade máxima do produto que poderá ser apropriado pelo objeto de manutenção ou quantidade a ser trocada na abertura de ordem de serviço para o controle de vida útil.
Data de Inicialização: data que a vida útil ou apropriação do produto começara a ser contada.
Vida útil na Ordem de Serviço Obrigatório: exige o emprego de vida útil na Ordem de Serviço.
%da vida útil: como já foi falado antes este campo usa como base a vida útil recomendada pelo fabricante e que deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos Produtos – Informações de Manutenção. Como mostra à figura 9 a vida útil da Correia Dentada no cadastro de Produtos / Serviços é de 10000 km. Veja mais detalhes no tópico Aplicações de Produto / Vida útil.
O produto de um determinado Objeto de Manutenção poderá ser controlado através da vida útil ou através da apropriação direta. Marcando o checkbox “Produto Apropriável?” os campos que farão o
controle da apropriação direta de produto ficarão disponível.
O “Consumo Médio” será a quantidade média consumida do produto.
Índice de Acompanhamento: informe o índice que fará o controle do consumo médio.
Para mais detalhes consulte o cadastro de Índice de Acompanhamento e a Apropriação Direta de Produto.
Nota |
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Os produtos do objeto de manutenção poderão ser informados no Tipo de Objeto de Manutenção no Anexo - Produto(s). |
Anexos – Histórico de Indicador de Uso
Permite cadastrar indicadores de uso do Objeto de Manutenção. O Indicador de Uso é composto pelos campos “Medidor” e “Acumulado”. O Acumulado só é alimentado através da inserção de vários
Medidores.
É possível inserir dados nos campos complementares criados para o anexo “ Histórico de Indicador de Uso” de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o
menu Cadastros / Campos Complementares / Medição de Indicador de Uso. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos
Complementares fique visível no anexo “Histórico de Indicador de Uso” é necessário a criação dos campos primeiro.
Data da coleta: Data em que o registro do indicador de uso foi coletado.
Medidor: Valor do medidor.
Ultimo Medidor: Informa o valor último medidor.
Subprocesso - Alterar indicador de uso
Permite alterar os indicadores de uso lançados com valores errados.
Exemplo:
Considere um objeto com os seguintes lançamentos de indicadores de uso:
Se o valor de indicador de uso 10000 for alterado para 12000. O sistema irá fazer o seguinte cálculo:
X = Medidor Novo (12000) – Medidor Antigo (10000)
X = 2000
Todos os indicadores de uso posterior ao que foi alterado terão seus valores somados a X ou subtraído deX, caso o Medidor Novo seja menor que o medidor antigo.
X = Medidor Novo (8000) – Medidor Antigo (12000)
X = -4000