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Painel
titleExemplos

Âncora
Direito
Direito

Deck of Cards
id1
Card
defaulttrue
labelExemplo 1
titleExemplo 1

Exemplo 1

Neste exemplo, a informação é de que O lote 901 para a data contábil 05/05/2023 não pode ser aberto porque o controle está fechado!.

Imagem 4 - Lote fechado


Nota

O Módulo Contábil é responsável pelo gerenciamento do Controle do Período, Abertura de Lote e Autorização de Lançamento. Portanto, é importante entrar em contato com a área ou responsável previamente para realizar a análise e procedimentos necessários referentes à Rejeição da Integração, evitando assim qualquer impacto no processo.

Para as possíveis soluções, são disponibilizados os links das aplicações que fazem parte do processo de Reintegração. Dependendo da versão, verifique o sistema presente, se Contábil Desktop ou Contábil Web.

Dica
Tooltip
linkHrefURLhttps://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/1500003103322-Varejo-Supermercados-Cont%C3%A1bil-desktop-Controle-Cont%C3%A1bil
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextContábil desktop - Controle Contábil

Dúvida
Como ativar o Controle Contábil?

Ambiente
Contabilidade desktop - Todas as versões

Solução
Para ativar Controle realize os seguintes passos:
1. Acesse o aplicativo Contábil;
2. Clique em Geral;
3. Selecione Controle;
4. Selecione o ano e o mês que deseja ativar e clique no botão Ativa.

Importante
Para ativar o mês informado, o anterior a ele tem que estar ativo também.



Tooltip
linkHrefURLhttps://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360063376473-Varejo-Supermercados-Cont%C3%A1bil-desktop-Abertura-de-Lote-Di%C3%A1rio
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextContábil desktop - Abertura de Lote Diário

Dúvida
Como fazer abertura de Lote Diário para receber lançamentos?

Ambiente
Contabilidade desktop - Todas as versões

Solução
Para fazer a abertura de Lote Diário realize os seguintes passos:
1. Acesse o aplicativo Contábil;
2. Clique em Manutenção;
3. Selecione Lotes Diários;
4. Selecione o Lote que deseja abrir;
5. Em seguida clique no botão Abre, e informe o período para abertura do lote;
6. Após informar o período clique em Atualizar - <F4>.



Tooltip
linkHrefURLhttps://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/4402467940247-Varejo-Supermercados-Cont%C3%A1bil-web-Abrir-Controle-do-Per%C3%ADodo
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextContábil web - Abrir Controle do Período

Dúvida
Como Abrir Controle de Período?

Ambiente
Contabilidade web - Todas as versões

Solução
Para abertura do Controle do Período realize os seguintes passos:
1. Acesse módulo Contábil Web;
2. Clique em Controle;
3. Clique em Controle do Período;
4. Selecione o mês que deseja Abrir;
5. Após clicar no botão Abrir para abertura do mês desejado.



Tooltip
linkHrefURLhttps://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/4402498472599-Varejo-Supermercados-Cont%C3%A1bil-web-Abrir-Lotes-Di%C3%A1rios
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextContábil web - Abrir Lotes Diários

Dúvida
Como Abrir Lotes Diários?

Ambiente
Contabilidade web - Todas as versões

Solução
Para abertura de Lotes Diários realize os seguintes passos:
1. Acesse módulo Contábil Web;
2. Clique em Controle;
3. Clique em Lotes Diários;
4. Selecione um lote ou um conjunto de lotes que deseje realizar a abertura;
5. Após clicar no botão Abrir, determine o Período e clique em OK;

Saiba mais
Para adquirir conhecimento de como realizar a abertura de Lotes Diários passo a passo Clique Aqui 

Card
defaulttrue
labelExemplo 2
titleExemplo 2

Exemplo 2

Se o título estive aberto na aplicação de Suspensão / Liberação de Pagamento não entrará no processo automático, porém pode ocorrer do título já estar no processo automático e depois for aberto na aplicação:

Imagem 5 - Título em uso

Nesse caso, a solução é fechar ou mudar os filtros para não selecionar o título na aplicação de Suspensão / Liberação de Pagamento.

Dica

Esta ação pode ser realizada na aplicação 

Tooltip
linkHrefURLhttps://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=557339146
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextSuspensão / Liberação de Pagamento

Clique aqui para acessar a documentação.

Card
defaulttrue
labelExemplo 3
titleExemplo 3

Exemplo 3

Neste caso, não existem a configuração de conta corrente para forma de pagamento Eletrônico Conta Padrão.

Imagem 6 - Configuração de conta

A solução é realizar a configuração de conta corrente. 

Dica

Esta ação pode ser realizada na aplicação 

Tooltip
linkHrefURLhttps://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=557342541
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextRegras de Automatização do Pagamento Eletrônico

Clique aqui para acessar a documentação.



Card
defaulttrue
labelExemplo 4
titleExemplo 3

Exemplo 4

Lista de das principais inconsistências que podem acontecer na programação de pagamento:

Configuração de conta corrente na aplicação Regras de Automatização do Pagamento Eletrônico:

  • A configuração de conta corrente não foi encontrada, forma de pagamento: Eletrônico (Boleto), código de barras: 
  • A configuração de conta corrente não foi encontrada, forma de pagamento: Eletrônico Conta Padrão (Crédito em Conta), fornecedor:: 
  • A configuração de conta corrente não foi encontrada, forma de pagamento: Eletrônico Pix. 
  • A configuração de conta corrente não foi encontrada, a forma de pagamento não foi configurada. 

Se a forma de pagamento for Eletrônico Boleto:

  • Título não possuí código de barras associado.

Se parâmetro dinâmico IND_VERIF_INCON_PROGPAGTO for SIM

    • Título não possuí tipo de documento definido.
    • Título não possuí tipo de pagamento definido.
    • Título não possuí forma de pagamento defina.

 Se a forma de pagamento for Eletrônico Conta Padrão (Crédito em Conta) ou Eletrônico Pix:

  • Não existe uma conta padrão ativa para esse fornecedor. 

Se for Eletrônico PIX

  • Não existe pix padrão para esse fornecedor

Verifica controle.

  • Inconsistências do controle

Conforme forma de pagamento permitida no cadastro de fornecedor (Operador Financeiro > Manutenções > Fornecedor):

Se forma for diferente de Eletrônico ou Eletrônico conta padrão

  • A forma de pagamento padrão para este fornecedor não permite realizar a programação automática.

Se no cadastro de fornecedor estiver Eletrônico e a configuração na aplicação Regras de Automatização do Pagamento Eletrônico estiver como Eletrônico Conta Padrão (Crédito em Conta) 

  • A forma de pagamento padrão Eletrônica não permite a programação automática para configuração Eletrônico Conta Padrão (Crédito em Conta).

Se no cadastro de fornecedor estiver Eletrônico Conta Padrão e a configuração na aplicação Regras de Automatização do Pagamento Eletrônico estiver como Eletrônico (Boleto)

  • A forma de pagamento padrão Eletrônico conta padrão não permite a programação automática para configuração Eletrônico (Boleto).

Se no cadastro de parâmetros (Supervisor > Parâmetros > Parâmetros), campo Bloqueia quitação de títulos até que todos os títulos de Impostos da NF Despesa estejam quitados estiver configurado marcado:

  • O título possui imposto(s) gerado(s) pela mesma Nota de Despesa que ainda estão em aberto.

Verifica suspensão do pagamento

  • Este título não pode ser alterado, pois encontra-se em uso na aplicação de Suspensão / Liberação de Pagamento.
  • Este título não pode ser alterado, pois está suspenso para o pagamento.

Se utilizar autorização de pagamento

  • O título não está autorizado.

Se existir data autorizada

  • O Pagamento deste título já está autorizado para data XX/XX/XXXX. Não é possível efetuar pagamento para data XX/XX/XXXX.

Título e pagamento:

  • O título está pendente na integração.
  • O título não foi encontrado.
  • O título já foi inserido por outro usuário.
  • O valor total a pagar deve ser maior que 0.
  • A data de pagamento deve ser informada.
  • A data de pagamento deve ser igual ou maior que hoje.
  • A data de pagamento não pode ser menor que a data de emissão do título.
  • O valor total a pagar mais o desconto não pode ser maior que o valor disponível para programação.
  • As formas de pagamento eletrônico não permitem mais de uma programação parcial.
  • A operação de quitação deve ser informada (nesse caso é utilizado a operação 6 de forma fixa).

Se acontecer algum erro inesperado:

  • Não foi possível realizar a programação do pagamento (demonstra o erro para verificação).

Se possuir recursos customizados:

  • Mensagem customizada


Aplicações para configurações do processo automático de pagamento eletrônico:

Dica
Tooltip
linkHrefURLhttps://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=557342541
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextParâmetros para Automatização do Pagamento Eletrônic

Clique aqui para acessar a documentação.

Image Added



Tooltip
linkHrefURLhttps://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=557342541
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextRegras de Automatização do Pagamento Eletrônico

Clique aqui para acessar a documentação.

Image Added

Image Added


Image Added

Card
defaulttrue
labelExemplo 5
titleExemplo 3

Exemplo 5

Lista das principais inconsistências que podem acontecer na assinatura do título:

  • Este título foi removido da programação de pagamento
  • Usuário não possui alçada para assinar o título.
  • Tipo pagamento não informado.
  • Forma pagamento não informado.
  • O banco XXX não permite geração para PIX.
  • Pessoa ou chave não vinculada.
  • A chave informada está inativa.
  • QR-CODE não informado.
  • Pessoa ou conta não vinculada.
  • Código de barras não informado.
  • Este título já foi assinado por outro usuário.
  • Ocorreu um erro ao tentar atualizar as informações (demonstra o erro)


Aplicações para configurações do processo automático de pagamento eletrônico:

Dica
Tooltip
linkHrefURLhttps://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=557342541
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextParâmetros para Automatização do Pagamento Eletrônic

Clique aqui para acessar a documentação.



Tooltip
linkHrefURLhttps://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=557342541
appendIconlink
linkHrefBehaviortrue
linkTextRegras de Automatização do Pagamento Eletrônico

Clique aqui para acessar a documentação.


Composition Setup
deck.tab.inactive.background = #F2F2F2
deck.tab.active.background = #FFAB00

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