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  • Status do processo;
  • Assinatura do processo instalado (em destaque para facilitar a visualização);
  • No campo Instalado: apresentará o ID IDSPS (identificador único do pacote), Data e hora do pacote ZSPS usado na instalação e sua assinatura;
  • No campo RPO: apresentará o ID IDSPS (identificador único do pacote), data e hora do pacote ZSPS contido no RPO e sua assinatura;
  • No campo TPH: apresentará o ID IDSPS (identificador único do pacote), data e hora do pacote ZSPS disponível na Central de Atualizações e sua assinatura.

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ATUALIZADO: Nesta situação não há nada que precise ser feito, pois o processo instalado na base de dados está corretamente atualizado com a última versão disponível em comparação ao pacote que está no RPO (modo offline) ou em relação ao pacote disponível na Central de Atualizações (modo online).


DESATUALIZADO: O processo instalado na base de dados no ambiente não está na sua versão mais recente disponibilizada pela TOTVS. Isso significa apenas que o ID IDSPS do pacote instalado é inferior ao ID IDSPS do último pacote homologado. Aqui deve-se realizar a seguinte análise:Um pacote que está desatualizado NÃO É um erro ou problema. Um pacote de procedures com este status pode perfeitamente ser executado pela rotina AdvPL. A atualização NÃO É OBRIGATÓRIA, apenas aconselhável. Contudo, se o processo está funcionando corretamente em seu ambiente, não há motivos para atualizá-lo em carater urgente. Fica a critério do gestor do ambiente Protheus o melhor momento para realizar sua atualização.

Devemos considerar o seguinte:


Em ambientes online: A comparação é realizada com Em ambientes online: A comparação é realizada com os pacotes disponíveis na Central de Atualizações.  Vamos pegar como exemplo um processo desatualizado onde o ID IDSPS instalado é inferior ao ID IDSPS disponível na Central de Atualizações:

Exemplo de processo desatualizado:

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Visualizando os detalhes do processo:

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Note que o ID IDSPS do processo instalado (7) é inferior ao ID IDSPS do processo mais recente disponível na Central de Atualizações (691). Por este motivo o status do processo é desatualizado.

Em ambientes offline: A comparação é realizada com os pacotes embarcados no RPO. Vamos pegar como exemplo um processo desatualizado onde o ID instalado é inferior ao ID disponível no RPO:

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Visualizando os detalhes do processo:

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Nota
titleIMPORTANTE:

Os pacotes de procedures ficam disponíveis na Central de Atualizações assim que é feita a homologação dos mesmos. Essa etapa ocorre simultaneamente à expedição dos patchs de atualizações (.PTM) publicados e disponibilizados no Portal de Downloads. Por esse motivo, em um ambiente integrado à Central de Atualizações, a interface pode indicar a qualquer momento que um determinado processo está Desatualizado. Contudo, isso não é necessariamente um problema. Lembrando novamente: pacotes Desatualizados podem ser utilizados normalmente por suas rotinas AdvPL.



Em ambientes offline: A comparação é realizada com os pacotes embarcados no RPO. Vamos pegar como exemplo um processo desatualizado onde o IDSPS instalado é inferior ao IDSPS disponível no RPO:

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Visualizando os detalhes do processo:

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Isso pode ocorrer após a aplicação de algum patch (.Isso pode ocorrer após a aplicação de algum patch (.PTM) contendo o pacote ZSPS mais atual. Nesta situação, como o ID IDSPS do processo instalado (13) é inferior ao ID IDSPS do processo disponível no RPO(13), o status do processo é desatualizado.

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Não será necessário obter nenhum arquivo adicional, nem realizar a aplicação de patchs de atualizações (.PTM). A própria rotina de Gestão de Procedures se encarregará de obter o pacote mais recente disponível (da Central de Atualizações para ambientes online ou do próprio RPO para ambientes offline) e realizará a instalação na base de dadosno ambiente. O status do processo após a instalação será alterado para ATUALIZADO.

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Após certificar de que o ambiente está normalizado, a reabertura da interface se faz necessária para que o status do processo seja novamente analisado. Não é necessário realizar a instalação/atualização do processo. 


NÃO INSTALADO: O Um processo não instalado não representa uma anormalidade ou um erro. A instalação ou não do processo deve seguir as necessidades de cada ambiente onde a responsabilidade é dividida entre o administrador do sistema e as equipes que farão uso daquele processo. As rotinas Protheus associadas aos processos (ver o tópico Visualizando detalhes) funcionam normalmente sem que os processos sejam instalados na base de dadosestejam instalados no ambiente, porém o desempenho das rotinas AdvPL não é o mesmo se comparado ao desempenho das stored procedures.

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INCOMPATÍVEL: Nesta situação as assinaturas do processo e da rotina AdvPL (consulte tópico Visualizando detalhes) são incompatíveis. Isso significa que a rotina AdvPL que faz a chamada para as procedures não poderá utilizá-las. Ao tentar executar uma rotina que esteja incompatível com seu processo (de stored procedures), o usuário receberá a seguinte mensagem de erro:

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No exemplo acima vemos que a rotina FINA410 tentou executar a stored procedure FIN003_09 e recebeu um erro. Isso ocorre porque a assinatura da rotina (013) não é a mesma assinatura da stored procedure (011). A rotina não poderá ser executada através de utilizando as stored procedure procedures até que as assinaturas sejam compatibilizadas.

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Se mesmo após a aplicação do patch (.PTM) mais atual da rotina e/ou instalação do processo mais atual disponibilizado pela TOTVS, as assinaturas continuarem incompatíveis o suporte deverá ser acionado e a área responsável pelo processo deverá providenciar a compatibilização das assinaturas (corrigindo ou a rotina AdvPL ou o processo de procedures).


Âncora
instalando_pacotes
instalando_pacotes
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Instalando/Atualizando pacotes de procedures

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  • Forçar utilização de pacotes .ZSPS contidos no RPO: Com esta opção marcada, o processo de instalação utilizará o pacote ZSPS embarcado no RPO, mesmo que este não seja o mais recente disponível. Esta opção permite, por exemplo, que seja utilizado um pacote antigo que esteja presente no RPO ao invés de utilizar o pacote disponível na Central de Atualizações.

Exemplo: Processo com status Atualizado 

Image RemovedImage Added

No exemplo acima vemos que o processo está Atualizado, pois o pacote instalado possui ID IDSPS 691, que é exatamente o mais recente disponibilizadodisponível na Central de Atualizações.

Se marcarmos esta opção e realizarmos a instalação deste processo, veremos que o pacote com ID IDSPS 7 presente no RPO será utilizado ao invés do ID IDSPS 691.

Após instalar o processo com esta opção ativa, veremos nos detalhes que o pacote utilizado foi o que está contido no RPO (ID IDSPS 7):


Com esta opção ativa durante a instalação de pacotes, podemos resolver problemas de INCOMPATIBILIDADE de assinaturas entre a rotina AdvPL e o processo de procedures.



Nota
titleIMPORTANTE:

Com a opção Forçar utilização de pacotes .ZSPS contidos no RPO ativa durante a instalação, é possível que o status do processo fique Desatualizado ou Incompatível. Tudo dependerá de quais pacotes .ZSPS contidos no RPO ativa durante a instalação, é possível que estão presentes no RPO e quais estão disponíveis na Central de Atualizações. Por exemplo, se um pacote presente no RPO com IDSPS inferior ao IDSPS do pacote disponível na Central de Atualizações for utilizado para instalação, o status do processo após sua instalação, será Desatualizado pois existe um pacote mais recente disponível. Vale lembrar que pacotes Desatualizados podem ser utilizados perfeitamente. Apenas pacotes Incompatíveis não podem ser utilizados por suas rotinas AdvPL. Para mais informações sobre os possíveis status dos processos veja o tópico 

fique Desatualizado ou Incompatível. Atente-se para esta situação antes de utilizar esta opção.


Ao encerrar a interface de Gestão de Procedures estas opções ficam desativadas (comportamento padrão). Elas devem ser reconfiguradas sempre que necessário.

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