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Produto

TOTVS Gestão Fiscal / TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Processo

TOTVS Processos Fiscais (TPF)


Conteúdo

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Índice

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excludeConteúdo

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01. Visão Geral

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Na integração do RM com o TOTVS Processos Fiscais (TPF) é utilizado o aplicativo Fiscal Sync que envia os arquivos XML para a plataforma Gestão Fiscal e consulta os documentos fiscais no Fisco para retornar ao RM.

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Mais informações sobre o Fiscal Sync: https://tdn.totvs.com/x/WYu4IQ


02. Pré Requisitos

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Para realizar o envio do arquivo XML é necessário que no Properties do Fiscal Sync esteja configurado com os diretórios de entrada, saída, processado e impressão (Manual de Instalação - Fiscal Sync):

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Informações

    Exemplo de configuração para o correto funcionamento da integração.

  É obrigatório que a pasta de Entrada possua o nome de IN e a pasta de saída possua o nome de OUT. E ambas precisam estar na mesma pasta de origem, conforme exemplo acima.


03. Documentos Disponíveis

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para Emissão

Os documentos disponíveis para utilizar na integração atualmente são:

  •   Envio de NF-e
  • NFC-e
  • NFS-e (é necessário avaliar se o município esta disponível no TPF)

04. Parametrização RM

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Deck of Cards
id0
Card
labelParametrização por Coligada

Caminho: BackOffice | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Ambiente | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Integrações | Fiscal | Dados Fiscais | Importação/Envio de Arquivo XML.


Tipo Integração: TOTVS Processos Fiscais

Diretório Padrão para Importação dos Arquivos XML: Caminho das pastas parametrizadas na instalação do Fiscal Sync onde possuí a pasta IN e OUT dentro do diretório. É indicado a utilização de caminho de rede do servidor onde foi instalado o Fiscal Sync. Exemplo do caminho das pastas no passo 02 - Pré Requisitos. 


Card
labelParametrização por Filial

Caminho: BackOffice | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Ambiente | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Integrações | Fiscal | Dados Fiscais | Parâmetros por Filial | Importação/Envio de Arquivo XML.


Tipo de Documento Integração TOTVS Colaboração: Informar o tipo de documento utilizado. Os tipos de documentos disponíveis para serem utilizados nesta integração estão listados no passo 03 - Documentos Disponíveis.

Informações
titleInformações

Para a integração do RM com o TPF não é necessário informar os demais campos desta tela, somente o "Tipo de Documento Integração TOTVS Colaboração".

05. Envio de Documentos

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Deck of Cards
id0
Card
labelNota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Informações
titleInformações

É necessário que o RM esteja parametrizado para o Envio de NFe.

Os processos de envio são realizados igual as demais integrações (TSS e TOTVS Colaboração).

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titleEnvio de NF-e

O processo pode ser executado pelo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento menu Faturamento | SPED (Estadual) em "Processos | Enviar" ou pela tela de movimento, em "Processos | Enviar NF-e/NFC-e".

Documento do processo: Enviar

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titleEnvio de Eventos

Os eventos são enviados pelo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento menu Faturamento | SPED (Estadual) em Processos | Envio de Eventos.

Documento do processo: Envio e Consulta de Eventos

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titleInutilização de Numeração

A Inutilização de Numeração é enviada pelo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento menu Faturamento | SPED (Estadual) em Processos | Inutilizar.

Documento do processo: Inutilizar

Card
labelNota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e)
Informações
titleInformações

É necessário que o RM esteja parametrizado para o Envio de NFS-e.

Os processos de envio são realizados igual às demais integrações (TSS e TOTVS Colaboração).

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titleEnvio de NF-e

O processo de envio de notas pode ser executado pelo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento menu Faturamento | Movimentação em "Processos | Enviar NFS-e".

Documento do processo: Enviar NFS-e

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titleConsulta de Notas

A consulta de notas pode ser feita importando o XML retornado do envio da nota em Integrações | Monitor de Arquivos | Processos | Importação de arquivos XML e, após importados os arquivos da nota, em Processos | Serviço de Consulta de Arquivos XML.
Após esse processo, caso não houver nenhuma inconsistência na nota, seu status deve ficar como "Autorizada". Caso contrário, ficará como "Rejeitada" ou "Inconsistente".
Para ver a causa da rejeição ou inconsistência, acesse a NFS-e | Anexos | Histórico da NFS-e.

Mais informações sobre status da nota: Status da NFS-e

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titleCancelamento de Notas

Para cancelar uma nota, ela deve ter sido enviada e consultada anteriormente. Acesse o cancelamento selecionando o movimento | Anexos | NFS-e (Notas Fiscais Eletrônicas Municipais) | Processos | Cancelar NFS-e.
Após executar este processo, o status da nota mudará para "Cancelamento Pendente". Então siga os passos da consulta de notas novamente: vá em Integrações | Monitor de Arquivos | Processos | Importação de arquivos XML e, após importados os arquivos da nota, em Processos | Serviço de Consulta de Arquivos XML. Ao verificar o status da nota após esse processo, seu status será "Cancelado"

Documento do processo: Cancelar NFS-e

06. Retorno de Documentos

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(Consulta de Autorização)

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O retorno de documentos é realizado através do Gestão de Estoque, Compras e Faturamento em Integrações | Monitor de Arquivos. É possível realizar o agendamento dos Jobs para que os retornos ocorram automaticamente ou executá-los manualmente.

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Informações
titleAgendamento


Conforme citado, os dois Jobs podem ser executados imediatamente, ou agendados para funcionarem periodicamente. Para que não seja necessário uma constante intervenção manual do usuário, é indicado que o agendamento seja realizado.

Documento sobre agendamento de Job: Link do documento

Caso não esteja utilizando ambiente três camadas, é possível utilizar um servidor para simular o ambiente três camadas e executar os jobs. Link do documento



07. Rejeições e Inconsistências

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Para verificar se o documento foi autorizado com sucesso ou se ocorreu alguma mensagem de rejeição ou inconsistência, é necessário verificar no registro original após a consulta do arquivo de retorno automático ou manual (Passo 06).

Alterações disponíveis a partir da biblioteca 12.1.34, a partir dos patches 12.1.34.180 e 12.1.2205.119
Deck of Cards
id0
Card
labelNota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Para verificar se uma NF-e ou um evento de NF-e foi autorizado, rejeitado ou apresentou alguma inconsistência é necessário acessar o registro pelo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento menu Faturamento | SPED (Estadual). 

O registro da NF-e e/ou evento é alterado automaticamente após a consulta do arquivo conforme citado no passo 06 - Retorno de Documentos.

Caso tenha ocorrido rejeição ou inconsistência a mensagem pode ser verificada no Histórico da NF-e ou do evento, selecionando o registro e acessando Anexos | Histórico.

Card
labelInutilização

Para verificar se uma Inutilização foi autorizada ou rejeitada é necessário acessar o registro pelo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento menu Cadastros | (Fiscais) Filial.

Deve-se selecionar a filial que foi enviado a inutilização e acessar Anexos | NF-e/NFC-e Inutilizadas.

Caso tenha ocorrido rejeição a mensagem pode ser verificada editando o registro de inutilização, no campo Mensagem de Retorno da SEFAZ.

Informações
titleVersões disponíveis

08. Documentos de Entrada (Recebimento)

Documentos de Entrada: Processo de Importação de Arquivo XML