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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Novo Cliente
      1. Pessoa Física
      2. Pessoa Jurídica
      3. Adicionar Nova Loja
    2. Editar Cliente
    3. Excluir Cliente
    4. Validações na Inclusão e Edição
  3. Filtros
    1. Consulta Rápida
    2. Filtro Avançado
  4. Tipos de Visualizações
  5. Visualizar Detalhes
    1. Títulos em Aberto
  6. Tabelas utilizadas
  7. Proteção de dados
  8. Privilégios de acesso
  9. Assuntos Relacionados

Âncora
VISAO_GERAL
VISAO_GERAL

01. VISÃO GERAL

Ao acessar a opção de menu Meus Clientes o Usuário pode consultar todos os Clientes vinculados ao código do seu Vendedor.

Informações

Somente serão carregados para o TOTVS Gestão de Vendas os Clientes vinculados ao Vendedor (A1_VEND), o vinculo entre o Usuário e o Vendedor ocorre através do campo Cod.Usuario (A3_CODUSR) no cadastro de Vendedores.

Informações
titleAdministrador

Ao utilizar um usuário Administrador serão carregados todos os Clientes.

Informações
titleContatos

Caso não seja informado o campo CNPJ/CPF (A1_CGC) no Cadastro de Clientes os Contatos não serão carregados.

Aviso
titleChave de Segurança

Caso a Chave Security não seja informado no "appserver.ini" ou seja informado com o valor 0, não serão validados as permissões de acesso do usuário.

Para maiores informações consulte o documento de referenciada da rotina clicando aqui.

Informações
titleUso Offline

O uso da opção Meus Clientes em modo Offline está em validação e testes por clientes pilotos. Para mais informações acesse a página DR - Portal Gestão de Vendas Offline.


Âncora
EXEMPLOS_DE_USO
EXEMPLOS_DE_USO

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


Painel

Abaixo um exemplo pratico de utilização da opção de menu Meus Clientes.

Ao acessar a opção de menu Meus Clientes, o Usuário pode Consultar os seus Clientes e visualizar o Status Financeiro e os demais Detalhes do Cliente através das opções Visualizar Detalhes ou Razão Social


Ele também pode Incluir, Editar ou Excluir os clientes apresentados nesta opção.


Aviso
titleFuncionalidades à seguir em homologação

As funcionalidades apresentadas a seguir estão disponíveis apenas para clientes pilotos.

Informações
titlePré-requisitos para as funcionalidades à seguir

Estas funcionalidades estarão disponíveis a partir da versão 1.6.0 do Portal Gestão de Vendas, sendo necessário aplicação do pacote e execução do UPDDISTR contido na expedição continua modulo Faturamento.

Também é necessário que a versão da Lib do Protheus seja superior à versão 20221010.

Âncora
NOVO_CLIENTE
NOVO_CLIENTE

a. Novo Cliente

Painel

Meus Clientes > Iniciar Cadastro

  1. Ao selecionar a opção Iniciar Cadastro, o Vendedor deve selecionar a opção Pessoa tipo e/ou marcar a opção Adicionar nova loja?. Esta opções são explicadas com mais detalhes a seguir

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Âncora
PESSOA_FISICA
PESSOA_FISICA

i. Pessoa Física

Painel
  1. Ao selecionar a opção Pessoa Física e clicar no botão + Iniciar Cadastro, os dados a serem informados serão referente à este tipo de pessoa nos passos seguintes. Após informá-los, avançar em todos os passos do cadastro e clicar no botão Salvar os dados serão gravados no banco de dados.

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Âncora
PESSOA_JURIDICA
PESSOA_JURIDICA

ii. Pessoa Jurídica

Painel
  1. Ao selecionar a opção Pessoa Jurídica e clicar no botão + Iniciar Cadastro,os dados a serem informados serão referente à este tipo de pessoa nos passos seguintes. Após informá-los, avançar em todos os passos do cadastro e clicar no botão Salvar os dados serão gravados no banco de dados.

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NOVA_LOJA
NOVA_LOJA

iii. Adicionar nova loja?

Painel
  1. Ao marcar a opção Adicionar nova loja? o vendedor deve selecionar o cliente que terá a nova loja adicionada ao mesmo código. Ao clicar no botão + Iniciar Cadastro, os campos código e loja já estarão previamente preenchidos.

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Âncora
EDITAR_CLIENTE
EDITAR_CLIENTE

b. Editar Cliente

Painel

Meus Clientes > ... > Editar

  1. Ao selecionar a opção Editar, o Vendedor pode Editar os dados de um Cliente.

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Âncora
EXCLUIR_CLIENTE
EXCLUIR_CLIENTE

c. Excluir Cliente

Painel

Meus Clientes > ... > Excluir

  1. Ao selecionar a opção Excluir, o Vendedor pode Excluir um Cliente da base de dados.

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Âncora
VALIDACOES_CLIENTE
VALIDACOES_CLIENTE

d. Validações na inclusão e edição

Painel

Os campos Nome Completo, Nome, Código, Loja, Cidade e Endereço são campos obrigatórios. Logo o botão Salvar só é desbloqueado quando todos eles forem preenchidos.

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Caso os campo Código Loja informados já existirem no banco de dados ou se os valores informados para os campos CPF/CNPJ forem inválidos, o botão Salvar ficará bloqueado.

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FILTROS
FILTROS

03. FILTROS

A página Meus Clientes possibilita filtrar os registros de duas formas, sendo elas:

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RAPIDA
RAPIDA

a. Consulta Rápida

Este tipo de Consulta é utilizada para efetuar uma busca simplificada no cliente, permitindo efetuar a busca pelo Código do Cliente, Loja ou CNPJ/CPF, sendo efetuada ao usuário informar três ou mais caracteres no campo de busca.

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AVANCADO
AVANCADO

b. Filtro Avançado

Meus Clientes > Filtro Avançado

Este tipo de consulta é indicada quando o Usuário deseja efetuar uma busca especifica, fazendo uma junção dos campos existentes na opção Filtro Avançado, a busca é efetuada ao selecionar a opção Aplicar Filtro.



Informações
titleFiltro Avançado

Os filtros utilizados na busca serão apresentados a baixo do campo de busca rápida.


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VISUALIZACOES
VISUALIZACOES

04. TIPOS DE VISUALIZAÇÕES


Painel

A página Meus Clientes disponibiliza duas formas de listar os clientes do Vendedor, permitindo se adaptando conforme o tamanho do dispositivo. 

Utilizamos por padrão a visualização por Lista (Tabela) para dispositivos com resolução igual ou superior a 576px e a visualização por Cards para Celulares ou dispositivo com a resolução inferior a 576px.



Informações

O tipo de visualização de Card e indicado monitores pequenos ou Celulares, pois a visualização do tipo de Lista pode dificultar a leitura dos Dados.



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DETALHES
DETALHES

05. VISUALIZAR DETALHES

Meus Clientes > Visualizar Detalhes

Ao acessar esta opção é possível consultar os dados Cadastrais de um Cliente, Limite de crédito, quantidade de Títulos em aberto e etc.

Também é possível Editar ou Excluir o cliente ao acessar esta opção.

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TITULOS
TITULOS

a. Títulos em Abertos

Meus Clientes > Visualizar Detalhes > Títulos em Aberto > Ver Detalhes

Ao acessar a opção Ver Detalhes no Card de Títulos de um Cliente, é possível visualizar todos os títulos em aberto (títulos em aberto, atrasados ou com baixa parcial) do Cliente.



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TABELAS_UTILIZADAS
TABELAS_UTILIZADAS

06. TABELAS UTILIZADAS

  • AC8 - Relação De Contatos X Entidade
  • AGB - Telefones X Entidades
  • DA0 - Tabela De Preços
  • SA1 - Clientes
  • SA4 - Transportadoras
  • SE1 - Contas A Receber
  • SE4 - Condições De Pagamento
  • SU5 - Contatos
  • SX5 - Tabelas Genéricas
  • SYA - Países


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PROTECAODEDADOS
PROTECAODEDADOS

07. PROTEÇÃO DE DADOS

Para adequar o TOTVS Gestão de Vendas à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.


Aviso
titleContatos

Caso o Usuário/Vendedor não possua a permissão para acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais, não serão carregados os Contatos vinculados ao CNPJ/CPF do Cliente.




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CONTROLE_DE_ACESSO
CONTROLE_DE_ACESSO

08. PRIVILÉGIOS DE ACESSO

Painel

É possível restringir o acesso ao menu das rotinas utilizando a rotina de Privilégios dos usuários do Protheus.

  • Para restringir o acesso das ações (Visualizar, Incluir, Alterar e Excluir)utilize a rotina do Protheus (CRMA980), conforme o exemplo abaixo.

          


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09. ASSUNTOS RELACIONADOS


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