Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleConsultoria tarifada para Unidade TOTVS (ao invés de tarifar o cliente)

Há situações em que o cliente já está sendo atendido por um consultor TOTVS de sua Unidade / Franquia. Nestes casos em que o consultor não identificar a causa do problema e recorrer ao atendimento da Consultoria Técnica / Consultoria do Suporte, é comum que o cliente e Unidade se alinhem para que o custo decorrente das horas de atendimento seja repassado à Unidade, visto que o cliente já está arcando com o custo do consultor alocado da Unidade.

Nestes casos é imprescindível que a aprovação da Consultoria seja realizada formalmente no ticket por um responsável da Unidade, e que junto ao aceite, antes de dar início ao atendimento, sejam já enviados os dados para posterior cobrança; podendo optar entre duas alternativas:


Expandir
titleFaturamento (emissão da Nota e boleto) diretamente à Unidade

Neste caso, deverão informar o Código da organização relativo à Franquia (o código deve necessariamente ser iniciado por T), e respectivo CNPJ da Franquia, para conferência;

O analista deverá alterar o Solicitante do ticket em questão, registrando a própria Franquia como solicitante oficial, e deixando o e-mail do cliente apenas em cópia para acompanhar o atendimento;

É importante conferir que o código da Franquia (iniciado por T) confere com o CNPJ informado;

Após ajustado o solicitante, é necessário salvar (gravar) o ticket, e atualizar a página (ou atualizar a área de aplicativos na lateral direita do ticket). É imprescindível que este procedimento seja realizado antes de qualquer apontamento de horas no ticket, do contrário, o apontamento será gravado internamente em nome do cliente, para quem será emitida a Nota, ao invés de em nome da Unidade;

Após finalização do ticket, o mesmo será faturado para a Unidade (ou seja, emitida Nota Fiscal e boleto bancário para a Unidade), em ocasião do Fechamento Mensal de Consultorias.

Expandir
titleRepasse gerencial (transferência de valores entre Centros de Custos)

Tivemos um histórico recorrente de transtorno e desgaste com as Unidades para obter os dados de repasse após já realizado o atendimento, por isso, é importante ressaltar que é imprescindível antes de dar início ao atendimento, junto ao aceite do Termo, que a Unidade envie os dados para transferência de centro de custo que possivelmente será realizada posteriormente.

Dados que a Unidade deve enviar para repasse gerencial (exemplo):

  • Centro de custo
  • Item
  • Classe de valor
  • Conta contábil


Neste caso, todos os apontamentos de horas inseridos no ticket no decorrer do atendimento deverão ser registrados com o flag "Não efetuar cobrança" marcado. Do contrário, seria indevidamente emitida Nota Fiscal ao finalizar o atendimento.

Importante: 

Para que o Repasse entre dentro do mês solicitado, se faz necessário ser lançado 7 dias úteis antes do fim do mês, para que sejam aprovados pelos respectivo gestores da área e pelo planejamento(Contabilidade).

Exemplo: Se fizer a solicitação dia 22/11/2022 sexta- feira só será lançado o WF 27/11/2022, são 3 dias úteis para gestores aprovarem, restando os outros dias para o planejamento aprovar. Normalmente, a contabilidade trabalha com uma data limite. Costuma ser anti-penúltimo ou penultimo dia útil do mês para o Planejamento aprovar.


Após devida finalização do atendimento e contabilização de horas faturáveis, o analista/líder deverá abrir um ticket para  equipe da governança [email protected],  com o seguinte assunto: REPASSE GERENCIAL, e sempre colocar em cópia a analista helentarcisio.fernandes[email protected] e o coordenador [email protected] da equipe da Gorvernança, neste ticket informar o seguinte texo e  dados:

Motivo: 1 - Compra ou venda de recurso interno. (Se tratando de Repasse sempre será este motivo).         

Seguem os dados abaixo que deve constar no ticket:

  • Nome do grupo no Zendesk
  • ticket_id
  • Valor ( Hora/Min X  Vlr Hora  ) = (2h35 X 5,90 o minuto = R$ 914,50). Você pode ver no apontamento
  • Unidade TOTVS (centro custo e o Nome da Unidade  - Exemplo: 04140100 - SERVICOS NORDESTE - HEAD / SERVICOS NORDESTE )
  • Centro de custo(Débito)

  • Item Contábil (Débito)
  • Classe de Valor (Débito)
  • Comentarios (Breve comentário do motivo do repasse)


OBS: Não é cobrado impostos no valor do Repasse Gerencial. Somente quando a Unidade desejar gerar a NF para Cliente.


Um Exemplo de como ficaria o ticket  (Abrir para equipe da governança totvs interno):


Finalizando o processo do analista/líder e inicializando o processo da Governança

Lançar a solicitação de transferência gerencial no Fluig (Governança do Suporte)

- Acessar https://tdw.totvs.com/ e no menu lateral esquerdo > Processos > Iniciar solicitações
+ CST > + Contábil > Transferência entre Centro de Custo

- Preencher a solicitação informando o valor (calculado na planilha da Consultoria (Extrato Oficial), conforme passo 1, acima); Tipo: Horas investimento; Motivo: Repasse gerencial referente ao atendimento do ticket xxxx em modo Consultoria do Suporte; Informar dados de Centro de Custo para CRÉDITO: C/C. 8H0200100. Item 0005. Classe de Valor C0100; e informar dados de Centro de Custo de DÉBITO fornecidos pela Unidade.


Alterar a planilha Extrato Oficial na Aba Repasse Gerencial


- Acompanhar a aprovação da transferência que é notificada por e-mail em até 5 dias úteis e dar baixa no recebimento em seu controle.

Expandir
titleCancelamento / Refaturamento de Nota já emitida

O cancelamento de uma Nota pode ser solicitado por vários motivos, sendo estes: Emissão de NF para o CNPJ incorreto, Faturamento indevido pois foi identificado que era erro de produto, acordo entre a gestão, solicitação de faturamento através de repasse gerencial, entre outros.

Ao receber um ticket solicitando o cancelamento verifique se a solicitação é procedente ou não. Muitas vezes a solicitação não procede pois a tarifação está de acordo com os termos aceitos pelo cliente antes do atendimento. Nestes casos, deve-se manter a tarifação e informar ao cliente que, ainda que o mesmo não concorde, está de acordo com os termos e será mantido.

Caso a solicitação de cancelamento / refaturamento seja procedente, realize o seguinte procedimento:


1. Solicitar à área de CST Atendimento todos os dados da Nota Fiscal em questão (ignorar esta etapa caso já contenha os dados no histórico do ticket - exemplo) e sempre em cópia a analista helentarcisio.carvalho@totvsfernandes@totvs.com.br e o coordenador [email protected] da equipe da Gorvernança.
- Transfira o ticket para o grupo CST Atendimento com um comentário interno "favor enviar todos os dados da Nota / RPS/UNE para solicitarmos o cancelamento da mesma. Obrigada";
- O time de CST Atendimento deverá retornar o ticket em alguns dias com os dados da nota informados em comentário interno.

Modelo para exemplo de como são recebidos os dados


2. Acessar este link e executar o download do template criado pela área de CST Faturamento para solicitações de cancelamento de NF;
Abra o arquivo e preencha o formulário de cancelamento (coluna S até coluna AU). A maioria dos campos possuem "comentário na célula" com instruções do preenchimento.A coluna M não deve ser preenchida pois ela recebe automaticamente os dados dos campos ao lado. Ao final do preenchimento do formulário, copie o script automaticamente gerado na coluna M (esse script deverá ser colado no ticket, conforme próximo passo abaixo);


3. Abrir um ticket filho atrelado ao ticket pai, no qual veio a solicitação de cancelamento. Este ticket filho deve ser gerado para o grupo CST - Faturamento

- No ticket filho, apagar o texto sugerido automaticamente e inserir no corpo do ticket "Por gentileza realizar cancelamento da Nota e baixa do título bancário" e inserir logo na sequência o script de cancelamento,  (Exemplo ticket:  11482649) cancelado e sempre em cópia a analista helentarcisio.carvalho@totvsfernandes@totvs.com.br e o coordenador [email protected] da equipe da Gorvernança.
- Este ticket deverá ser aberto em nome do líder / responsável pelo atendimento que está executando o procedimento. Não é necessário inserir o cliente em cópia;
- É recomendado que o ticket Pai seja classificado com Tipo: Tarefa e com status “Em aberto” no backlog para acompanhamento da solicitação do ticket filho até sua finalização (obs: É possível que a área de CST Faturamento solicite aprovação do líder / coordenador);
- Quando o ticket filho for finalizado pelo CST faturamento, indicando que a Nota foi cancelada e o boleto foi baixado; informar o cliente no ticket Pai, enviando-o como Resolvido.


Processo da governança, após receber o ticket (Preencher na planilha Extrato oficial na Aba Can/Ref)


4. SE HOUVER REFATURAMENTO, seguir este procedimento:

Expandir
titleRefaturamento de Nota

No ticket Pai, no qual veio a solicitação de cancelamento, deverá ser apontado o total de horas faturáveis, para que seja emitida uma nova Nota Fiscal no próximo fechamento de mês da Consultoria Técnica (que ocorre na primeira semana de cada mês).

IMPORTANTE! É imprescindível, antes de realizar o apontamento no ticket, que seja conferida a organização / CNPJ do ticket em questão.  Para troca de organização, se faz necessário abrir um novo ticket com a nova organização efetuado os apontamentos e deve estar registrado como solicitante, justamente, a Organização correta para a qual deverá ser emitida a Nota. Se for o caso, o analista deverá alterar o Solicitante do ticket em questão, registrando a organização correta como solicitante oficial, e deixando demais e-mails envolvidos apenas em cópia para acompanhar o atendimento;

Após ajustado o solicitante, é necessário salvar (gravar) o ticket, e atualizar a página (ou atualizar a área de aplicativos na lateral direita do ticket). É imprescindível que este procedimento seja realizado antes de qualquer apontamento de horas no ticket, do contrário, o apontamento será gravado internamente em nome da organização anterior, para quem será emitida a Nota.

Lembrando sempre em cópia a analista helentarcisio.carvalho@totvsfernandes@totvs.com.br e o coordenador [email protected] da equipe da Gorvernança.

Processo da governança, após receber o ticket (Preencher na planilha Extrato oficial na Aba Can/Ref)





...