Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel

Ao acessar a opção de menu Meus Clientes o Usuário pode consultar todos os Clientes vinculados ao código do seu Vendedor.

Informações

Somente serão carregados para o TOTVS Gestão de Vendas os Clientes vinculados ao Vendedor (A1_VEND), o vinculo entre o Usuário e o Vendedor ocorre através do campo Cod.Usuario (A3_CODUSR) no cadastro de Vendedores.

Informações
titleAdministrador

Ao utilizar um usuário Administrador serão carregados todos os Clientes.

Informações
titleContatos

Caso não seja informado o campo CNPJ/CPF (A1_CGC) no Cadastro de Clientes os Contatos não serão carregados.

Aviso
titleChave de Segurança

Caso a Chave Security não exista no "appserver.ini" ou esteja preenchida com o valor 0 e não exista no RPO a API pgvcheckconfigappserver, não serão validadas as permissões de acesso do usuário.

Caso a Chave Security não exista no "appserver.ini" ou esteja preenchida com o valor 0 e a API pgvcheckconfigappserver exista no RPO, o usuário não conseguirá acessar o Portal Gestão de Vendas.

Para maiores informações consulte o documento de referenciada da rotina clicando aqui.

Informações
titleUso Offline

O uso da opção Meus Clientes em modo Offline está em validação e testes por clientes pilotosnão permite o uso das funcionalidades inclusão, edição e exclusão. Para mais informações acesse a página DR - Portal Gestão de Vendas Offline.

...

Painel

Abaixo é apresentado um exemplo prático da utilização da opção de menu Meus Clientes.

Ao acessar a opção de menu Meus Clientes, o Usuário pode Consultar os seus Clientes e visualizar o Status Financeiro e os demais Detalhes do Cliente através das opções Visualizar Detalhes ou Razão Social

Image Modified


Aviso
titleFuncionalidades de inclusão, edição e exclusão em homologação

As funcionalidades apresentadas a seguir estão disponíveis apenas para clientes pilotos.

Informações
titlePré-requisitos para as funcionalidades de inclusão, edição e exclusão

Estas funcionalidades estarão disponíveis a partir da versão 1.6.0 do Portal Gestão de Vendas, sendo necessário a aplicação do pacote e execução do UPDDISTR contido na expedição contínua do módulo Faturamento.

Também é necessário que a versão da Lib do Protheus seja superior à versão 20221010.

Ele também pode Incluir, Editar ou Excluir os clientes apresentados nesta opção.

Âncora
NOVO_CLIENTE
NOVO_CLIENTE

a. Novo Cliente

Painel

Meus Clientes > Iniciar Cadastro

    1. Ao selecionar a opção Iniciar Cadastro, o Vendedor deve selecionar a opção Pessoa tipo e/ou marcar a opção Adicionar nova loja?. Estas opções são explicadas com mais detalhes a seguir.

<GIF>

Âncora
PESSOA_FISICA
PESSOA_FISICA

i. Pessoa Física

Painel
    1. Ao selecionar a opção Pessoa Física e clicar no botão + Iniciar Cadastro, os dados a serem informados são referentes à pessoa física. Após informá-los, o usuário deve avançar em todos os passos do cadastro e clicar no botão Salvar. Então os dados serão gravados no banco de dados.

<GIF>

Âncora
PESSOA_JURIDICA
PESSOA_JURIDICA

ii. Pessoa Jurídica

Painel
    1. Ao selecionar a opção Pessoa Jurídica e clicar no botão + Iniciar Cadastro,os dados a serem informados são referentes à pessoa jurídica. Após informá-los, o usuário deve avançar em todos os passos do cadastro e clicar no botão Salvar.Então os dados serão gravados no banco de dados.

<GIF>

Âncora
NOVA_LOJA
NOVA_LOJA

iii. Adicionar nova loja?

Painel
    1. Ao marcar a opção Adicionar nova loja? o vendedor deve selecionar qual cliente deverá ter a nova loja adicionada. Ao clicar no botão + Iniciar Cadastro, os campos código e loja já estarão previamente preenchidos.

<GIF>

Âncora
EDITAR_CLIENTE
EDITAR_CLIENTE

b. Editar Cliente

Painel

Meus Clientes > ... > Editar

    1. Ao selecionar a opção Editar, o Vendedor pode Editar os dados de um Cliente.

<GIF>

Âncora
EXCLUIR_CLIENTE
EXCLUIR_CLIENTE

c. Excluir Cliente

Painel

Meus Clientes > ... > Excluir

    1. Ao selecionar a opção Excluir, o Vendedor pode Excluir um Cliente da base de dados.

<GIF>

Âncora
VALIDACOES_CLIENTE
VALIDACOES_CLIENTE

d. Validações na inclusão e edição

Painel

Os campos Nome Completo, Nome, Código, Loja, Cidade e Endereço são campos obrigatórios. O botão Salvar é desbloqueado somente quando todos estes campos estiverem preenchidos.

<GIF>

Caso os campos Código Loja informados já existirem no banco de dados ou se os valores informados para os campos CPF/CNPJ forem inválidos, o botão Salvar ficará bloqueado.

Âncora
FILTROS
FILTROS

03. FILTROS

Painel

A página Meus Clientes possibilita filtrar os registros de duas formas, sendo elas:

Âncora
RAPIDA
RAPIDA

a. Consulta Rápida

Painel

Este tipo de Consulta é utilizada para efetuar uma busca simplificada no cliente, permitindo efetuar a busca pelo Código do Cliente, Loja ou CNPJ/CPF, sendo efetuada ao usuário informar três ou mais caracteres no campo de busca.

Âncora
AVANCADO
AVANCADO

b. Filtro Avançado

Painel

Meus Clientes > Filtro Avançado

Este tipo de consulta é indicada quando o Usuário deseja efetuar uma busca especifica, fazendo uma junção dos campos existentes na opção Filtro Avançado, a busca é efetuada ao selecionar a opção Aplicar Filtro.



Informações
titleFiltro Avançado

Os filtros utilizados na busca serão apresentados a baixo do campo de busca rápida.

...

04. TIPOS DE VISUALIZAÇÕES

Painel

A página Meus Clientes disponibiliza duas formas de listar os clientes do Vendedor, permitindo se adaptando conforme o tamanho do dispositivo. 

Utilizamos por padrão a visualização por Lista (Tabela) para dispositivos com resolução igual ou superior a 576px e a visualização por Cards para Celulares ou dispositivo com a resolução inferior a 576px.

Image Modified


Informações

O tipo de visualização de Card e indicado monitores pequenos ou Celulares, pois a visualização do tipo de Lista pode dificultar a leitura dos Dados.

...

07. PROTEÇÃO DE DADOS

Painel

Para adequar o TOTVS Gestão de Vendas à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

    • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

    • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.


Aviso
titleContatos

Caso o Usuário/Vendedor não possua a permissão para acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais, não serão carregados os Contatos vinculados ao CNPJ/CPF do Cliente.



...

08. PRIVILÉGIOS DE ACESSO

Painel

É possível restringir o acesso ao menu das rotinas utilizando a rotina de Privilégios dos usuários do Protheus.

    • Para restringir o acesso das ações (Visualizar, Incluir, Alterar e Excluir)utilize a rotina do Protheus (CRMA980), conforme o exemplo abaixo.

          

Aviso
titleFuncionalidades de inclusão, edição e exclusão em homologação

As ações Incluir, Alterar e Excluir estão disponíveis apenas para clientes pilotos.

Informações
titlePré-requisitos para as funcionalidades de inclusão, edição e exclusão

Estas funcionalidades estarão disponíveis a partir da versão 1.6.0 do Portal Gestão de Vendas, sendo necessário a aplicação do pacote e execução do UPDDISTR contido na expedição contínua do módulo Faturamento.

Também é necessário que a versão da Lib do Protheus seja superior à versão 20221010.

...