A rotina Tipos de Compra tem como objetivo atender as necessidades de classificação dos documentos de alçadas de solicitação de compras e pedidos de compras, assim pode-se definir quais as diretrizes que serão aplicadas, sendo possível realizar o envio de e-mail, alterar ou adicionar um grupo de aprovação ou realizar uma aprovação automática de um pedido de acordo com um percentual de aprovação baseado no documento de alçada vale lembrar que seu uso é opcional. Abaixo alguns exemplos do seu uso.
Exemplo:
Código: 001 Descrição: Grupo de aprovação 001.
Aprovadores | Tipo de compra |
---|---|
Aprovador 01 | |
Aprovador 02 | |
Aprovador 03 | Compra urgente, Compra Fora do Prazo |
Neste exemplo possui um grupo de aprovação com 3 aprovadores, porém para algumas compras não se quer que seja enviada aprovação para o aprovador 03, para isso foi criado o tipo de compras para determinar que apenas certas compras sejam aprovadas por uma diretoria por exemplo. Caso não seja associada nenhum tipo de compra, o sistema considera que o usuário terá direto de aprovar todos os tipos de compras, caso contrario é necessário apontar quais os tipos de compras são permitidas a aprovação.
1. Acesse Atualizações / Administração de Compra / Tipo de Compra (COMA200).
2. Acesse a rotina de Tipos de Compra, preencha os seguintes campos: