Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleFin - Geral 1/4

- Cobrar multa
Define qual será o comportamento do sistema em relação à multa quando uma parcela estiver vencida. Se será aplicada uma multa e se esta levará em conta as bolsas ou descontos para cálculo do valor.

- Juros ao dia
Também é possível definir o percentual de juros ao dia para parcelas vencidas e qual será o período de carência para início do cálculo dos juros.

- Permite regerar lançamentos
Marcando esse parâmetro será possível regerar os lançamentos financeiros 'Em Aberto', provenientes das parcelas dos contratos. Esse parâmetro é importante, por exemplo, para o caso de uma Bolsa ser concedida à um aluno após a geração das parcelas.

- Regerar lançamentos cancelados
Permite que os lançamentos financeiros 'Cancelados' possam ser regerados.
Observação: Para que os parâmetros anteriores 'Permite Regerar Lançamentos' e 'Regerar Lançamentos Cancelados' possam ser aplicados em lançamentos financeiros originados de parcelas que foram calculadas utilizando o resultado da divisão do total dos valores dos créditos das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato, o parâmetro 'Permite Regerar Lançamentos utilizando a divisão de créditos entre as parcelas do contrato' precisa estar marcado.

- Utilizar faixa de crédito
Para que o cálculo do valor do lançamento seja feito conforme uma faixa de crédito este parâmetro deverá estar marcado. Após somar o número de créditos que o aluno está cursando, o sistema irá localizar a faixa de crédito, previamente cadastrada, à qual o aluno pertence. Se não houver a faixa, o sistema irá reportar um erro.
Caso a faixa seja encontrada, o valor deverá ser calculado da seguinte forma:
         - Valor Fixo: se o Valor Fixo estiver informado na faixa de crédito, este será o valor do lançamento.
         - Valor por Crédito: se o valor fixo não estiver informado, então o sistema irá multiplicar o número de créditos que o aluno está cursando pelo Valor por Crédito informado na faixa à qual o aluno pertence.
Observação:
Para que o valor possa ser calculado pelo número de créditos cursados, primeiramente a opção 'Conta créditos financeiros (cobrança por créditos)' localizado na situação de matrícula do aluno deve estar marcada. Em seguida, no contrato do aluno, para cada parcela cadastrada, a opção 'Valor calculado pelo número de créditos' também deve estar marcada. Se assim for, o sistema irá verificar o número de créditos que o aluno está cursando e efetuar o cálculo necessário para se encontrar o valor do lançamento. Este cálculo então poderá será feito a partir de: uma faixa de crédito ou então, a partir do número e valor do crédito financeiro das disciplinas da matriz curricular.

- Cancelar Remessa automaticamente ao regerar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado
Com este parâmetro marcado ao regerar um lançamento pelo TOTVS Educacional em que o status do boleto seja igual a ‘Remetido’ ou ‘Registrado’ o sistema automaticamente executará o cancelamento desta remessa, modificando o status de remessa do boleto para ‘Pendente Remessa’ e prosseguirá com a regeração do lançamento. Ressaltamos que, posteriormente, no módulo TOTVS Gestão Financeira, será necessário enviar para o banco uma nova remessa destes boletos.
Com este parâmetro desmarcado, não será permitida a regeração de tais lançamentos através do TOTVS Educacional pois os seus boletos possuem status de remessa igual à ‘Remetido’ ou ‘Registrado’.

- Copiar mês/ano da data de vencimento para a data de competência
Com este parâmetro marcado, os lançamentos financeiros gerados terão data de competência igual ao mês/ano da data de vencimento da parcela. Com o parâmetro desmarcado, os lançamentos financeiros gerados terão a data de competência igual à data de competência da parcela.

- Gerar lançamentos de bolsa de crédito como Baixa Contábil
Para que os lançamentos referente à bolsa de crédito sejam contabilizados somente na baixa, este parâmetro deve estar marcado, com isso o tipo contábil do lançamento será igual a "Baixa contábil", independente do valor setado no parâmetro de tipo contábil para bolsa de crédito da etapa Fin - Geral 2/4 e o parâmetro de tipo contábil para bolsa de crédito ficará bloqueado.
Observação: A partir da versão 12.1.23 o parâmetro "Gerar lançamento de bolsa de crédito como Baixa Contábil" não existirá no sistema e passará a ser considerado o parâmetro da etapa Fin - Geral 2/4

- Dividir valores de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato
Este parâmetro terá efeito para plano de pagamento que calcula o valor do contrato/parcelas em função do número de créditos informados nas disciplinas cursadas.
Se este parâmetro estiver marcado o valor total encontrado para o contrato será rateado entre as parcelas não geradas, subtraindo o valor das parcelas já geradas no mesmo contrato. Se estiver desmarcado, as parcelas terão o mesmo valor encontrado para o contrato.

- Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomado como base o valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno (matriz em que ele está matriculado), este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o valor do crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.

- Usar número de créditos financeiro da matriz curricular do aluno
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomando como base o número de créditos financeiro da matriz curricular do aluno este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o número do crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.

Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno ou da faixa de credito em caso de equivalência múltipla
Com esse parâmetro marcado, o valor da disciplina matriculada será substituída pelo valor da disciplina equivalente da matriz curricular do aluno.  Assim, em caso de equivalência múltipla o sistema não processará o valor e n° de crédito das disciplinas matriculadas, será utilizado o valor total equivalente das disciplinas da matriz curricular do aluno. Caso esteja desmarcado, o crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.

Observação:

  • Matricula em uma disciplina com equivalência para duas disciplinas da matriz do aluno: o sistema considera a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.
  • Matricula em duas disciplinas com equivalência para uma da matriz do aluno: o sistema considera o número de crédito e valor do crédito da disciplina da matriz do aluno. Logo, uma das disciplina matriculadas assumirá o total dos créditos enquanto a outra ficará zerada.

Para maiores informações sobre utilizar valor e número de crédito do aluno veja o documento Lançamentos - Cobrança por crédito.

- Desconsiderar nº de créditos na matrícula da disciplina para geração e simulação de lançamento

Com esse parâmetro marcado, o sistema irá desconsiderar o número de créditos financeiros presente na matrícula da disciplina do aluno calculado durante a matrícula, e irá calcular novamente o número de créditos financeiros para a matrícula da disciplina na geração e simulação do lançamento financeiro vinculado à parcela do contrato do aluno.

- Baixar automaticamente lançamentos com valor líquido igual a zero
Em alguns casos é possível que um lançamento seja gerado pelo educacional com valor zerado, como por desconto de bolsa ou alunos com crédito na instituição com desconto em mensalidade futura. Marcando o parâmetro, os lançamentos serão baixados automaticamente, salvo quando o cliente/fornecedor tiver configurado com dados de pagamento como "Débito Automático" o lançamento financeiro gerado não será baixado.


...