Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Revertida da versão 108

...

Nota
titleIMPORTANTE:

O novo modelo não afeta:

  • Como as procedures são executadas;
  • Como são instaladas no banco;
  • Conteúdo das procedures e dos pontos de entradas;


O novo modelo apenas muda a interface e a forma como os processos de procedures são expedidos.


Âncora
migracao_novo_modelo
migracao_novo_modelo
_headingh.30j0zll
Migração para o novo modelo


Para preparar o ambiente e realizar a migração, tenha certeza de executar os seguintes passos:

...

  1. FAT (Faturamento) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080341
  2. COM (Compras) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080335
  3. FIS (Fiscal) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080345
  4. FIN (Financeiro) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080343
  5. EST (Estoque) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080339
  6. CTB (Controladoria) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080337


Nota
titleIMPORTANTE:

ROTINAS ATUALIZADAS E PACOTES DE PROCEDURES NO FORMATO ZSPS

Os patchs de Expedição Contínua dos módulos acima são necessários para que o RPO seja atualizado com os pacotes de procedures no novo formato .ZSPS, além das rotinas associadas às stored procedures. A aplicação destes patchs é obrigatória, caso contrário poderão ocorrer erros durante a instalação/desinstalação de processos.

Para obtenção apenas dos pacotes ZSPS mais recentes homologados (especialmente em ambientes offline), a relação completa de pacotes de procedures está disponível no link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1039992. Este é o conjunto completo de todos os pacotes de procedures do novo formato .ZSPS utilizados pela nova interface.


Passo 3: Acesse o programa Gerenciador de procedures, através do menu Base de Dados | Dicionário | Stored Procedure. Será apresentada a seguinte interface:

...

Passo 4: Clique no botão Atualizar. O processo de migração se inicia e ao ser concluído a nova interface será apresentada.


Âncora
nova_interface
nova_interface
_headingh.1fob9te
Nova interface


A principal mudança na interface será a apresentação das empresas disponíveis no ambiente e todos os processos existentes para gerenciamento ao mesmo tempo, em uma mesma janela. Não haverá necessidade de mudança de empresa para a visualização dos seus processos.

...

- A sigla TPH refere-se à Central de Atualizações. Pode apresentar dois valores: TPH: ON quando há conectividade, ou TPH: OFF quando não há conectividade com a Central de Atualizações. Neste caso a ausência pode ser temporária, ou seja, algum problema ocorreu durante a inicialização da interface, ou definitiva quando não há realmente nenhuma configuração no ambiente que possibilite o uso da Central de Atualizações.

Âncora
relacao_empresas
relacao_empresas
_headingh.3znysh7
Relação de empresas


Aqui serão listadas todas as empresas disponíveis no ambiente. Não há necessidade de entrar no ambiente utilizando a empresa para a qual se deseja instalar/desinstalar um processo.
Será possível marcar mais de uma empresa e realizar a ação desejada de uma só vez.

...

  • Instalar os pacotes selecionados nas empresas selecionadas.
  • Remover os pacotes selecionados das empresas selecionadas.
  • Marcar todas as empresas disponíveis no grid.
  • Desmarcar todas as empresas do grid.
  • Consultar o histórico de operações.
  • Configurações adicionais da rotina.
  • Link para a documentação oficial da rotina (esta página).

Âncora
relacao_processos
relacao_processos
_headingh.2et92p0
Relação de processos


Serão listados todos os processos disponíveis para instalação.

...

  • Marcar todos os processos disponíveis no grid.
  • Desmarcar todos os processos do grid.

Âncora
guia_empresa_processos
guia_empresa_processos
_headingh.tyjcwt
Guia Empresa vs Processos


A visão disponibilizada nesta guia baseia-se na navegação realizada entre as empresas disponíveis na relação de empresas.


A parte superior apresentará o nome da empresa posicionada, além dos totalizadores de cada um dos possíveis status.
Na parte inferior estarão relacionados todos os processos disponíveis e seus respectivos status na empresa posicionada.

Âncora
guia_processo_empresas
guia_processo_empresas
_headingh.3dy6vkm
Guia Processo vs Empresas


A visão disponibilizada nesta guia baseia-se na navegação realizada entre os processos disponíveis na relação de processos.

...

O detalhamento dos status está no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

Âncora
visualizando_detalhes
visualizando_detalhes
_headingh.23k0u7fdxslw
Visualizando detalhes


Ao efetuar um duplo clique no grid, onde estão relacionados os processos e empresas e seus respectivos status, será exibida uma interface contendo detalhes sobre o item selecionado.

...

  • Status;
  • Assinatura da rotina AdvPL de gestão de procedures;
  • Nome da rotina/programa fonte;
  • Data e hora da rotina contida no RPO;
  • Data e hora da rotina disponível na Central de Atualizações;
  • Botão Buscar atualização: direciona para o portal de atualização, para obtenção do patch contendo a rotina em questão. Botão disponível apenas se houver integração com a Central de Atualizações (modo online).

Âncora
entendendo_os_status
entendendo_os_status
_headingh.f41wful3yjzh
Entendendo os status dos processos e ações que podem ser realizadas

A nova interface exibe uma série de ícones para representar os status possíveis para os processos. Aqui estão relacionados os possíveis status e as ações que podem ser tomadas para cada situação.

...

Ao homologar um novo pacote ZSPS contendo todas as inovações feitas no pacote ZSPS Piloto, garantimos que as inovações criadas estão presentes de forma oficial nos processos disponibilizados. Assim ao efetuar a atualização do processo Piloto, a ferramenta identifica que o pacote mais recente homologado pode ser usado para substituir o pacote Piloto do ambiente. Quando isso ocorre, o status do processo passa a ser Atualizado.



Âncora
instalando_pacotes
instalando_pacotes
_headingh.f41wful3yjzh
Instalando/Atualizando pacotes de procedures


Nota
titleIMPORTANTE:

Não é necessário obter nenhum arquivo de extensão .SPS. Eles são obsoletos e não são mais utilizados por esta rotina.

...


Ao fechar a janela de Resumo (ou de log), a interface principal será atualizada para refletir o status atual:


Âncora
desinstalando_pacotes
desinstalando_pacotes
_headingh.4d34og8
Desinstalando pacotes de procedures


O procedimento para desinstalação de pacotes é semelhante ao de instalação. É necessário apenas que os processos envolvidos não estejam em uso. Este procedimento necessita de acesso exclusivo em algumas tabelas do banco de dados e por isso não pode haver concorrência.

...


Ao fechar a janela de Resumo (ou de log), a interface principal será atualizada para refletir o status atual:

Âncora
consultando_historico
consultando_historico
_headingh.2s8eyo1
Consultando o histórico de operações

Para visualizar o histórico das operações realizadas, basta clicar no botão (Histórico de operações) da interface principal:

...

Conteúdo da coluna Detalhes:


Âncora
relatório_log
relatório_log
_headingh.2s8eyo1
Relatório de Log


No botão Outras Ações da janela de Log é possível gerar um relatório completo de todas as operações contidas no log. Também é possível efetuar filtros e personalizar o relatório.

...

Nota
titleDICA

Utilize a opção Planilha para gerar um arquivo em formato Excel. Dessa forma é possível enviar o log para equipes de suporte TOTVS. Estas informações são fundamentais para a equipe iniciar a análise de problemas.


Âncora
resolução_problemas
resolução_problemas
_headingh.2s8eyo1
Resolução de problemas pontuais sem necessidade de contato com suporte TOTVS

Alguns problemas ocorridos durante o procedimento de instalação/desinstalação podem ser resolvidos pelo próprio cliente, sem a necessidade de abertura de chamado e/ou contato com o suporte TOTVS. Para isso, basta visualizar os detalhes do log e seguir as instruções.

...

Nota
titleIMPORTANTE:

O link para download dos patchs (.PTM) somente serão exibidos nas mensagens do log em ambientes online, ou seja, com a integração com a Central de Atualizações configurada e ativa no momento da instalação/desinstalação. Se o ambiente não possuir integração com a Central de Atualizações, então o portal de downloads deve ser acionado e os patchs de correções (.PTM) devem ser obtidos individualmente. Os pacotes de procedures (.ZSPS) podem ser obtidos diretamente no link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1039992


Âncora
configurações_adicionais
configurações_adicionais
_headingh.2s8eyo1
Configurações adicionais da rotina

O botão (Configurações adicionais da rotina) está disponível na interface principal, na barra lateral:

...