A integração entre o sistema Educacional com o TOTVS Assinatura Eletrônica permite o gerenciamento de assinatura de documentos que necessitam serem assinados eletronicamente por um ou mais destinatários. A integração permite que documentos possam ser enviados automaticamente para assinatura, com base em critérios previamente definidos.
Expandir |
---|
title | Configurando o RM para a Integração com TOTVS Assinatura Eletrônica |
---|
|
O TOTVS Assinatura Eletrônica é um sistema para assinatura digital ou eletrônica de documentos. Ele permite que documentos sejam cadastrados indicando assinadores e validadores para os mesmos. É possível fazer a assinatura digital dos documentos caso seja informado um certificado A1, ou apenas a assinatura eletrônica, que não requer certificado.
![](/download/attachments/773500944/image2023-6-27_8-9-27.png?version=1&modificationDate=1687864168193&api=v2)
|
Expandir |
---|
|
Os usuários que poderão realizar a integração de documentos com o TOTVS Assinatura Eletrônica deverão ter seus perfis de acesso ajustados para permitir o acesso às telas responsáveis pela integração. Para isso acesse o cadastro de perfil e conceda acesso às opções de Assinatura Eletrônica, do sistema Educacional. ![](/download/attachments/773500944/image2023-6-26_14-20-12.png?version=1&modificationDate=1687800075603&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Criação/alteração do documento para assinatura |
---|
|
Através dessa tela o usuário deverá realizar o cadastro dos tipos de relatórios que serão integrados. O preenchimento das informações dessa tela possibilitará a geração do relatório, a identificação dos destinatários e o envio do documento para assinatura.
![](/download/attachments/773500944/image2023-6-28_10-8-50.png?version=1&modificationDate=1687957731000&api=v2)
Aviso |
---|
title | Configurações dos relatórios |
---|
| Para que seja possível visualizar e imprimir o relatório através do portal de forma correta, é necessário configurar os relatórios conforme as informações abaixo:
Informações |
---|
| O sistema suporta apenas o relatórios do RM Reports. Para saber mais acesse RM Reports
![](/download/attachments/773500944/image2022-12-14_15-28-2.png?version=1&modificationDate=1688386793793&api=v2)
|
Informações |
---|
title | Relatório tipo "TURMAS" |
---|
| Para que seja possível gerar o relatório através do portal, é necessário configurar com o tipo de "RELATÓRIOS DE TURMAS" ![](/download/attachments/773500944/image2022-12-14_15-40-12.png?version=1&modificationDate=1688386871130&api=v2)
|
Informações |
---|
| Cada relatório deve possuir os campos obrigatórios para correta emissão do relatório, os filtros são passados automaticamente para os relatórios do portal.
Caso utilize a tabela master: STURMADISC (Turma/Disciplina) Parâmetros obrigatórios: CODCOLIGADA, IDTURMADISC (filtros são passado automaticamente pelo portal) Parâmetros opcional: CODETAPA (filtros são passado automaticamente pelo portal, quando o tipo de relatório é por cada etapa)
Nota |
---|
title | Filtros do relatório |
---|
| Caso deseja filtrar por os dados por professor, é necessário incluir o parâmetro $CODUSUARIO na consulta SQL , que corresponde ao código do usuário logado. Para saber mais acesse Variáveis dinâmicas |
|
|
Informações |
---|
| O sistema possui os tipos de relatório:
Expandir |
---|
| Segue algumas particularidades deste tipo de relatório
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-7_15-11-42.png?version=1&modificationDate=1691431903070&api=v2)
Informações |
---|
title | Regras para geração do nome do arquivo |
---|
| Regras para geração do nome do arquivo PDF. Dentre as opções teremos: - Nome do relatório + data da assinatura do professor
- Descrição do documento + data da assinatura do professor
|
Informações |
---|
title | Data início para assinatura no portal do professor |
---|
| Através desta informação identificamos a data início para o documento ficar disponível no portal do professor. Dentre as opções teremos:
Informações |
---|
| As consideradas para exibição são: - Tipo das etapas "Faltas"
- A opção de "Exibe no portal e na central do aluno" marcado
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_8-40-21.png?version=1&modificationDate=1692013222530&api=v2)
|
Informações |
---|
title | Documento com o processo de assinatura já iniciado ou finalizado |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal exibir todos os documentos que já iniciaram o processo de "Assinatura eletrônica", sendo assim não considerando o período de "Data de inicio" e "Data limite" para assinatura do diário de classe no portal professor. ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_9-37-30.png?version=1&modificationDate=1692016651287&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Data final de cada etapa |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data inicio para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_8-42-27.png?version=1&modificationDate=1692013349110&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Data final da última etapa (última etapa da turma/disciplina do período letivo) |
---|
| Para a última etapa, o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma o portal irá considera a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data inicio para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor. ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_8-45-37.png?version=1&modificationDate=1692013538720&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Data limite de digitação de conteúdo efetivo de cada etapa |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Dt. limite conteúdo efetivo" cadastrada na tela de "Etapa", como a data inicio para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_8-46-39.png?version=1&modificationDate=1692013600730&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Data limite de digitação da última etapa (última etapa da turma/disciplina do período letivo) |
---|
| Para a última etapa, o sistema considera a maior "Dt. limite conteúdo efetivo" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma o portal irá considera a "Dt. limite conteúdo efetivo", cadastrada na tela de "Etapa", como a data inicio para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor. ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_8-49-17.png?version=1&modificationDate=1692013758497&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Data personalizada a escolha da instituição |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data inicio para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_8-50-47.png?version=1&modificationDate=1692013848263&api=v2)
|
|
Informações |
---|
title | Data limite para assinatura no portal do professor |
---|
| Através desta informação identificamos a data limite para o documento ficar disponível no portal do professor. Dentre as opções teremos:
Expandir |
---|
title | Data final do período letivo |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data de término" se preenchida ou senão a "Previsão de término" cadastrada na tela de "Período letivo" como a data final para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_9-20-24.png?version=1&modificationDate=1692015625223&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Sem limite. Até todos os documentos serem assinados |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal não irá ter uma data limite para ser assinada pelo professor no portal do professor. |
Expandir |
---|
title | Data personalizada a escolha da instituição |
---|
| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data final para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor ![](/download/attachments/773500944/image2023-8-14_9-23-57.png?version=1&modificationDate=1692015838480&api=v2)
|
|
|
Expandir |
---|
| Segue algumas particularidades deste tipo de relatório
![](/download/attachments/773500944/image2023-6-28_10-10-7.png?version=1&modificationDate=1687957807447&api=v2)
Informações |
---|
| Os relatórios disponíveis é necessário configurar com o tipo de "RELATÓRIOS DE SECRETARIA", "RELATÓRIOS DA TESOURARIA" E "RELATÓRIOS DE ALUNOS". ![](/download/attachments/773500944/image2023-7-3_9-24-31.png?version=1&modificationDate=1688387071840&api=v2)
|
Informações |
---|
title | Regras para geração do nome do arquivo |
---|
| Regras para geração do nome do arquivo PDF. Dentre as opções teremos: - Nome do relatório + data da geração
- Descrição do documento + data da geração
- Descrição do documento + RA + data da geração
|
Informações |
---|
| Marque essa opção caso deseje que o usuário responsável pela execução do processo (usuário do sistema) seja um dos assinantes do documento. Com isso ele passará a figurar na lista de destinatários do documento para assinatura. Será considerado para isso o e-mail do usuário do cadastro de Usuários (GUSUARIO). Caso o remetente seja um dos assinadores, será possível realizar a assinatura pelo portal TOTVS Assinatura Eletrônica ou através do processo "Assinar documento" da tela de monitoramento, após validação do documento. |
Informações |
---|
title | Criar usuário no TOTVS Assinatura eletrônica caso não exista (usuário do destinatário) |
---|
| Ao marcar essa opção, durante o processo de integração do documento será verificado se o destinatário existe no sistema TOTVS Assinatura Eletrônica. Caso ele não exista será então realizado um cadastro inicial para o usuário, considerando seu nome, CPF e e-mail do cadastro de pessoa. O usuário então receberá um e-mail informando da criação do usuário, ativação da conta e criação da sua senha. |
Informações |
---|
title | Configuração de prazos |
---|
| Ao marcar essa opção "Utiliza prazo para validação/assinatura do documento e cancela se não assinado no prazo". o usuário poderá definir o prazo (dias) em que o documento ficará disponível para aprovação/assinatura. Caso o documento não esteja assinado até a data limite informada, o usuário poderá excluir este através do processo "Exclusão de Documentos Integrados" existente no módulo "Monitor de Documentos Enviados para Assinatura". |
|
|
|
Expandir |
---|
|
Através dessa opção que podemos definir os destinatários para o documento.
Aviso |
---|
title | Campos obrigatórios dos destinatários |
---|
| As informações dos destinatários deve ser obrigatório o preenchimento(CPF / CNPJ), nome e e-mail |
![](/download/attachments/773500944/image2023-6-26_14-36-28.png?version=1&modificationDate=1687800989317&api=v2)
Expandir |
---|
title | Tipo de documento - Diário de classe |
---|
| Opções disponíveis para destinatários
Expandir |
---|
| Os registros a serem considerados são as pessoa(s) vinculadas ao documento
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_14-36-45.png?version=1&modificationDate=1691689005767&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Coordenador da turma/disciplina |
---|
| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) com a opção de "Coordenador" no campo "Tipo professor" e que a data esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início" e "Data de término"no cadastro de "Turmas do professor".
Aviso |
---|
title | Data de término não preenchido |
---|
| Caso o campo "Data de término" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros |
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_14-26-10.png?version=1&modificationDate=1691688370683&api=v2)
|
Expandir |
---|
title | Coordenador da matriz aplicada |
---|
| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) com a opção de "Coordenador" no campo "Função" e que a data esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início do mandato" e "Data de término do mandato"no cadastro de "Comissão coordenadora" da matriz aplicada.
Aviso |
---|
title | Data de término do mandato não preenchido |
---|
| Caso o campo "Data de término do mandato" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros |
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_14-35-1.png?version=1&modificationDate=1691688902033&api=v2)
|
Expandir |
---|
| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) no campo "Secretário 1" e que a data da aba do "Diretor" esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início" e "Data Fim"no cadastro de "Diretor de filial". Esta tela está disponível em Filial | Instituição do MEC | Diretores por instituição
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_15-0-2.png?version=1&modificationDate=1691690403110&api=v2)
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_15-0-29.png?version=1&modificationDate=1691690429947&api=v2)
|
Expandir |
---|
| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) no campo "Secretário 2" e que a data da aba do "Diretor" esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início" e "Data Fim"no cadastro de "Diretor de filial". Esta tela está disponível em Filial | Instituição do MEC | Diretores por instituição
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_15-2-29.png?version=1&modificationDate=1691690550203&api=v2)
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_15-2-47.png?version=1&modificationDate=1691690567487&api=v2)
|
Aviso |
---|
title | Professor responsável por assinatura do diário de classe |
---|
| Os professor(es) responsável(es) por assinatura do diário de classe que iniciarem o processo de assinatura automaticamente irá ser um destinatário do tipo "Assinar". Não tendo como opção a remoção do mesmo |
Aviso |
---|
title | Destinatário a serem considerados |
---|
| As validações dos destinatário a serem considerados são momento da iniciação do processo de assinatura do diário de classe pelo professor |
|
Expandir |
---|
title | Tipo de documento - Aluno |
---|
| A opções disponível para destinatários
Expandir |
---|
| Os registros a serem considerados são as pessoa(s) vinculadas ao documento
![](/download/attachments/773500944/image2023-8-10_14-36-45.png?version=1&modificationDate=1691689005767&api=v2)
|
|
Informações |
---|
title | Tipo de destinatário |
---|
| As opções de tipo de destinatários são: Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento | Adicionando destinatários - Assinador: Usuários que assinarão digitalmente via certificado A1/A3 ou eletronicamente através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina);
- Validador: Usuários que irão apenas validar o documento, não participam da assinatura e servem apenas para definir se o documento está “OK”.
- Testemunha: Usuários que irão assinar eletronicamente como testemunha no documento através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina).
|
|