Páginas filhas
  • PDD - Provisão de Débitos Duvidosos

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

01. VISÃO GERAL

A Previsão de Débitos Duvidosos (PDD), também conhecida como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), é um processo contábil e financeiro utilizado pelas empresas para estimar a perda provável de receitas devido à inadimplência de seus clientes. Esse processo é especialmente importante para garantir a adequada apresentação das demonstrações financeiras, refletindo de forma realista a situação financeira da empresa.

02. Parametrizações necessárias

De todas as parametrizações descritas a seguir, apenas o cadastro de Parâmetros para Provisão de Débitos - CRE0216 é obrigatório. Os outros deverão ser preenchidos a medida que existir o cenário previsto, existem regras que para serem utilizadas, dependem dos dados previamente preenchidos em alguns desses programas.


Expandir
titleCadastro de tipos de Garantia

CRE0211 – Cadastro de tipos de Garantia

Esse cadastro para o PDD tem o objetivo de definir conforme o tipo de garantia, se esta poderá ser considerada como uma garantia válida para as definições das regras do PDD, conforme o parâmetro 'Garantia real(S/N)?'.

Expandir
titleGarantias por Cliente/Raiz

CRE0212 – Garantias por Cliente/Raiz

Esse cadastro tem por objetivo informar os dados referentes a garantias comuns. Exemplos desse tipo de garantia são hipoteca de imóveis e equipamentos que o cliente prevê em contrato com a empresa.

  1. Nesse cadastro a garantia pode ser gravada por Raiz de CNPJ ou por cliente. Se o usuário não informar Raiz de CNPJ, será permitido informar o código do cliente. A informação é obrigatória para uma das duas opções.
  2. Data emissão contrato: Deverá ser informado a data da assinatura do contrato de garantia.
  3. Garantia formalizada: Marcar quando todas as informações/documentações já foram repassadas.


Opção "Pedidos"

  1. Ao informar o pedido, a empresa do pedido fica acessível, porém não é obrigatória.
  2. Pode existir mais de um pedido relacionado a garantia.
  3. Quando houver somente 1 pedido para a garantia, esta informação ficará na tela principal. Se houver mais de um pedido, não existirá informação na tela principal e um menu, conforme consta na imagem, ficará disponível para o usuário.
  4. Os pedidos informados deverão pertencer ao cliente/CNPJ informado na tela.


Opção "Fiadores"

  1. Quando a garantia exige fiador, é obrigatório informar CNPJ/CPF, nome e telefone do concessor. Esta informação está relacionada com a base cadastral da Receita, não tem obrigatoriedade de existir no cadastro de clientes.
  2. Será permitido informar em tela o Estado Civil. Se a informação for 'Casado', o sistema exigirá informar Nome, CPF e telefone do cônjuge.
  3. Será permitido informar mais de 1 fiador.
  4. Se um CNPJ/CPF fiador já estiver cadastrado para outro Cliente/CNPJ o sistema emitirá um aviso (mostrando código e nome do cliente) e irá questionar se continua utilizando a informação.


Opção "Documentos"

  1. Na opção “Documentos” é permitido indicar documentos estão relacionados as garantias informadas. Essa opção será utilizada pela rotina de PDD quando numa regra existir garantia por documento.
  2. A consulta e manutenção de documentos - FIN10050, apresenta as garantias relacionadas ao documento consultado.
  3. Existe uma regra que pode ser criada que avalia esses 3 itens: se existe alguma garantia para o Cliente/CNPJ, ou ainda para o pedido informado e por fim para o documento informado nessas telas.


Expandir
titleGarantias Financeiras

CRE0213 - Cadastro de Garantias Financeiras

Esse cadastro tem por objetivo informar os dados referentes a garantias financeiras. Exemplos desse tipo de garantia são contratos feitos diretamente com seguradoras.


  1. A garantia pode ser concedida por empresa e CNPJ/cliente. Ou somente por CNPJ/cliente.
  2. Cada garantia pode ter uma solicitação efetuada pela empresa e um retorno efetuado pela Financeira, e todas as informações ficarão armazenadas seqüencialmente e disponíveis para consulta através de botão Histórico. A cada modificação, criará um novo registro incrementando a versão e controlando se é a versão atual.
  3. Tipo Garantia: Neste campo haverá um zoom para o CRE0211.
  4. Versão: mostra o número da versão da informação em tela.
  5. Atual: indica se esta é a versão atual ou não.
  6. As observações continuam existindo porém em uma tela adicional, que será chamada quando a opção de menu 'Observações' for acionada.


No item SOLICITAÇÃO FINANCEIRA:

  1. Tipo solicitação: Aceita as informações de inclusão, alteração ou cancelamento de limite.
  2. Data: É obrigatória. Indica a data da solicitação (inclusão / alteração / cancelamento) do limite à Financeira.
  3. Valor solicitado: Valor da solicitação ou alteração de limite. Não pode ocorrer alteração de limite para um cliente onde ainda não existiu registro de inclusão.
  4. Cliente financeira: É o código do cliente na Financeira. Este campo estará acessível somente quando o tipo de solicitação é uma inclusão de limite. Pode ser modificado normalmente consultando pelo registro de inclusão.


No item RETORNO FINANCEIRA

  1. Situação limite: Indica se o limite está aprovado, reprovado ou cancelado.
  2. Valor aprovado: Informação do valor liberado pela Financeira. Este campo estará disponível somente se o limite for Aprovado.
  3. Data retorno: Data de retorno da Financeira.
  4. Motivo recusa: Motivo pelo qual a Financeira reprovou ou cancelou o limite para o cliente. Este código deve ser cadastrado no CRE0120.


OBS: Para cada 'Tipo de Solicitação' existe um retorno, então: se for incluída uma solicitação, deve-se vai informar Data, Valor e código do cliente na financeira, não deverá informar o retorno. Quando a financeira der o retorno efetivamente, deverá ser consultado pelo código da solicitação ou outro campo qualquer e modificar a tela informando os dados do retorno. Tendo assim os dados de solicitação para a Financeira e o retorno na mesma tela. Este retorno, que é uma modificação, gerará a versão 2 desta garantia, tornando-se a versão atual.




03. Exemplos de contabilização

Abaixo estão descritos exemplos de como vai acontecer a contabilização, considerando que a empresa e portadores estão parametrizados para gerar a contabilização da transferência de portador. 

Expandir
titleInclusão de título sem portador

Portador 0 ou sem portador não irá gerar a contabilização da entrada.

Neste caso o tipo de título não poderá estar parametrizado para contabilizar a entrada, do contrário o FIN10050 (Manutenção de títulos) exigirá que um portador seja informado.

Segue abaixo a mensagem de consistência na confirmação, quando o tipo de título está parametrizado para contabilizar a entrada e não é informado portador. 

Expandir
titleModificação de título sem portador para portador 001-Banco

Título sem portador na inclusão e modificado para portador 001-Banco 

Contabilização:

 D - Conta cadastrada para o tipo de título utilizado para o portador 001 - Banco (fin10016)

 C - Conta do cliente (cre0030)

    🡪  1º  - Usa conta cadastrada para o cliente se houver;

    🡪  2º  - Se não encontrar no item anterior, busca a conta cadastrada genérica (cliente = '0')

    🡪  3º  - Se não encontrar no item anterior, busca a conta crédito BANCO\CLIENTE (fin10018) 

Card documentos
InformacaoA contabilização da transferência na baixa está em desenvolvimento na release 12.1.31.
TituloIMPORTANTE!





HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>