CRE11170 - Proposta e contabilização de títulos para provisão de perdas Após as parametrizações, o processamento poderá ser realizado e as opções de filtro para processamento disponíveis estão demonstradas abaixo.
Com base nos cadastros e parametrizações feitas anteriormente, e nos filtros indicados na tela, ao processar, o programa irá consultar os títulos que se encaixam nas regras definidas no programaParâmetros Perdas - CRE0216. Será permitido realizar o processamento por tipo de regra, filtrar a consulta por empresa, vencimento, saldo de/até dos documentos e por portador . Ou ou ainda apenas por documento. Se informado por documento, os outros campos da tela não serão habilitados. A data de processamento é uma informação que o sistema deixará registrado para controlar o dia em que os dados foram processados. Isso se faz necessário pois o mesmo processamento não poderá ser realizado mais de uma vez ao dia. Regras: - Se o cliente estiver indicado como falência ou concordata no cadastro de informações de clientes - FIN10008, o título será automaticamente indicado para provisão com código de regra 99. Isso automaticamente, sem necessidade de cadastro desse para esse tipo de regra.
- Para cada título será apresentado o código da regra a que se encaixa o título listado.
- Esse programa irá respeitar as regras criadas, sendo que se 'Controlar valor operação' = 'S', será considerado o somatório dos títulos gerados para a Nota Fiscal de saída. O período de vencimento considerado nesse caso, será a quantidade de dias de atraso da duplicata referente a última parcela da nota fiscal. Se o parâmetro estiver com 'N', será considerado o valor saldo da duplicata atual e o saldo de cada uma delas.
- Se os documentos do cliente estiverem em garantia, serão aplicadas as regras definidas para documentos com garantia. Da mesma forma para documentos sem garantia. Para identificar os documentos com garantia, o programa busca as garantias informadas nos programas de Garantias por Cliente/Raiz - CRE0212 e Cadastro de Garantias Financeiras - CRE0213, com o indicador de Garantia Real = 'S' no Cadastro de tipos de Garantia - CRE0211. Isso indicará que os títulos pertencentes aos pedidos, ou clientes ou ainda as duplicatas informadas nesses cadastros poderão ser utilizadas na regra em regras com garantia.
- Serão selecionados somente documentos de débitos débito no cadastro de tipos de documentos - FIN10007.
- Serão desconsiderados os títulos de clientes que não poderão ser provisionados (FIN10008) por fazerem parte do grupo, serem coligados, sócios, parentes, etc.
- Será permitido listar a proposta sugerida, eliminar títulos e processá-la efetuando assim a contabilização do montante de documentos na conta contábil específica para Provisão de Clientes Duvidosos, parametrizada nos parâmetros do sistema - LOG00087. Porém se a proposta não for efetivada, ao sair do programa ela será abandonada.
- Ao processar a contabilização, será estornado o último valor processado e contabilizado o valor da proposta atual.
- Será armazenado o histórico dos processamentos anteriores para cada dia processado.
- Ao informar a opção 'Processar', ocorrerá a contabilização do montante calculado. Ao final será gerado um relatório com os dados dos documentos processados e será mostrado um campo de o valor total do que será provisionado.
- Será gravada uma observação no documento, indicando em que regra o título se enquadrou para armazenar a rastreabilidade das informações.
Opção 'Listar/Consultar' Essa opção tem o objetivo de visualizar através da tela ou de relatório informações já contabilizadas conforme filtro por empresa e período de processamento, informados na tela.
A listagem trará os documentos já processados, agrupados por data, com o valor total para cada dia. O relatório gerado contém as colunas Empresa, Documento, Tipo, Cliente, Nome, Saldo, Vencimento, Código da Regra a que se aplica a indicação do título para provisão, data de processamento e lote contábil. A consulta em tela trará todos os documentos já processados para a empresa e período informados. A ordenação será por empresa, documento, tipo de documento e data de processamento. |