Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

As informações contidas neste documento possuem o objetivo de orientar o time de suporte técnico na análise/solução dos tickets com incidentes de baixa performance no ambiente TOTVS Backoffice e RH (Linha Protheus).

Aviso
titleAtenção
  • O fluxo de suporte a tickets de performance inicia a partir de Fev/2020.
  • A abertura de Issue de Performance somente deve ocorrer com a aprovação do Maestro/Líder.
  • LogpProfiler com Customizações ( Ajustes no processo )

Ao receber um logprofiler com customização o analista de suporte deve avaliar os dados contido no arquivo e verificar se é possível identificar a causa da baixa performance.
Importante: Evitar a solicitação de novo logprofiler sem justificar e analisar a solicitação.


Orientações Gerais

Produto:

TOTVS BackOffice e RH (Linha Protheus)

Ambiente: 

Protheus P12

Neste documento você verá:


Âncora
Painel2
Painel2


Fluxo para Suporte Técnico


Âncora
Painel1
Painel1


Mapa Macro - Orientações gerais para suporte a tickets de performance

Mapa Macro para orientação

Na imagem abaixo descrevo os 5 pilares que utilizamos atualmente no suporte técnico para atuação nos tickets de performance. Vale ressaltar que a ordem de atuação irá depender de cada processo/rotina.

  • Reproduzir o incidente de performance em ambiente padrão (Sempre que possível)
  • Validar a atualização do produto (repositório, binários, lib e pacote de expedição continua)
  • Remover Customizações do cliente ( Tabela XX7 e IXBLOG=NORUN)
  • Coletar os Log's para avaliação da baixa performance
  • Sempre verificar a existência de parâmetros para melhora da performance (Ex. SX6, SX1 e Etc.)

      Atenção: Para clientes Cloud solicite as informações citadas acima via processo integrado de suporte.


Parceria TIS
Temos uma parceria com a equipe da TIS (Totvs Infra-Services) que atua na área de infra-estrutura, esta equipe irá nos apoiar nos clientes do suporte padrão para os casos onde foi realizado todos os testes e validações dos pilares da imagem abaixo e no final ficou constatada a necessidade de um profissional de banco de dados ou especialista em infraestrutura.

Folheto sobre a TIS (Encaminhar aos Clientes para conhecimento)

View file
nameApresentação TOTVS Matriz - Infra Services- 2020.pdf
height150

Atenção: Antes de realizar a transferência para equipe da TIS e obrigatória a avaliação do ticket pelo MAESTRO do time de Suporte.

Observação: A TIS (TOTVS Infra-Services) e uma equipe 100% faturada, mas pode ficar tranquilo, pois durante o atendimento o time da TIS encaminha uma proposta comercial para o cliente antes de iniciar o atendimento.

e-mail[email protected]

Grupo de Atendimento: TIS Comercial


MODELO MACRO DE SUPORTE A INCIDENTES DE PERFORMANCE

Abaixo segue os documentos (links) citados no Mapa Macro

Macro para abertura de issue de performance
Abaixo segue a macro pública que contem o descritivo dos artefatos básicos para abertura de issue de performance.
      Image Added
Image Modified
Lentidão Generaliza (KCS Framework)
Encaminhar para o cliente o documento abaixo para orientar os procedimentos para avaliação e tomada de ação visando a melhora da performance.
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360017515552-MP-FRAME-Lentid%C3%A3o-no-Protheus-12
Image Modified
Modelo do termo de aceite para envio ao cliente
Termo de Aceite TIS.txt
Questionário TIS
Após a aprovação do termo de aceite, encaminhe o questionário abaixo e somente após o retorno das informações transfira o ticket para o grupo de atendimento "DELIVERY CENTER TIS".
Questionario TIS - Janeiro-2020.txt
Image Modified
PERGUNTAS INICIAIS
Encaminhar o questionário do link abaixo com as perguntas iniciais para primeiro contato.
Questionario 1a Interacao.txt
    Image Modified
Ferramenta Base Grande
Para testes com grandes volumes de movimentos (ex. Notas Fiscais, Movimentos Internos, Titulo e etc.) utilize a ferramenta 'Base Grande' disponibilizada no link
Ferramentas para o Suporte Técnico (Página Interna)

  

Habilitar o Log CONOUTR
Caso o incidente de performance esteja relacionado ao processo de contabilização sugiro a geração do log CONOUTR. Maiores informações acessar o link
Trace/Log para análise no desempenho da integração contábil - MV_CONOUTR

Chave TraceStack para coleta de informações e erros
Solicitar ao cliente os arquivos console.log e console.bak para avaliar incidentes na execução da rotina.
Importante: Recomendo habilitar a chave TraceStack=1 (Maiores informações TraceStack ) e executar novamente a rotina com baixa performance.
LOGPROFILER - Ferramenta para leitura de LogProfiler (Ferramenta)
Após receber o arquivo de logprofiler de nossos clientes utilize a ferramenta LogProfiler para visualizar os tempos de processamento.
Download 1: https://arte.engpro.totvs.com.br/framework/logprofile/published/windows/


Ferramenta para analise de Rede [ Avaliação de Latência ]

https://tdn.totvs.com.br/display/tec/SCPing


MallocIO- Avalia alocação de Memoria e velocidade dos discos

O programa MallocIO utiliza esta função para mensurar a latência de alocação de um bloco de memória e da alocação em disco, retornando os respectivos tempos e informando a viabilidade para o Protheus, com os retornos ÓtimoBomRuim e Péssimo.

Página para download: https://tdn.totvs.com/display/PROT/MallocIO

Vídeo sobre como usar a ferramenta: https://youtu.be/UeO3VbLw2R8


Âncora
Painel3
Painel3


Mapa por Processo/Rotina - Como realizar o suporte técnico para as rotinas de seu produto


Deck of Cards
effectDuration0.5
id1
effectTypeslide
Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL1
labelMATERIAIS

M A T E R I A I S

    Abaixo segue os processos da área de Materiais (módulos de Compras, Estoque e ACD) que possuem procedimentos para atendimento de tickets de performance

      Custo Médio - MATA330
      https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=336404235


      


Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL2
labelFATURAMENTO e CRM

F A T U R A M E N T O   E   C R M 

    Abaixo segue os processos da área de Faturamento e CRM que possuem procedimentos para atendimento de tickets de performance


Nota Fiscal de Saída (MATA461)
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=525797678

Contabilização OFF-LINE (CTBANFS)
FAT0161_Como melhorar a performance da contabilização Off-Line (CTBANFS)




Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL3
labelFINANCEIRO

F I N A N C E I R O










Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL4
labelRECURSOS HUMANOS

R E C U R S O S   H U M A N O S










Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL5
labelFISCAL

F I S C A L










Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL6
labelTAF

T A F 










Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL7
labelATIVO E CONTÁBIL

A T I V O   E   C O N T Á B I L










Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL8
labelTSS

T S S 












Âncora
Painel4
Painel4


Dicas para conhecimento


Está com lentidão no Protheus?
Confira algumas dicas para otimizar o desempenho do ERP TOTVS Protheus
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360017515552-MP-FRAME-Lentid%C3%A3o-no-Protheus-12


Banco de dados Homologados (Consulte link oficial abaixo)
https://tdn.totvs.com/display/PROT/Banco+de+dados+homologados


Instalação Protheus On-Premise (Hardware mínimo e ambientes virtualizados)
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=563437603


Protheus em Provedor de Nuvem
https://tdn.totvs.com/display/PROT/Protheus+em+Provedor+de+Nuvem


Campos virtuais utilizando a função Posicione?

       Verifique se a tabela que está sendo solicitada no processamento possui campos de usuários virtuais e que utilizem a chamada da função Posicione. 

       Desabilite o campo ou retire a chamada do posicione do campo virtual.

       Para validar a função Posicione, efetue o procedimento da documentação: 

       https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360029397891-MP-ADVPL-Validar-fun%C3%A7%C3%A3o-Posicione?source=search


DBTrace - Como gerar o Log DbTrace para monitorar performance?

https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=274851061


https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=563437603


Como gerar o trace para monitor a performance de stored procedures no banco SQL Server?
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=267810997


Como gerar o trace para monitor a performance de stored procedures no banco Oracle?
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=267810318


Como gerar o LogProfiler ADVPL para avaliação de baixa performance?

Método 1 - Gerar o LogProfiler pelo appserver.ini
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=243638663

Método 2 - Gerar o LogProfiler pelo Shift+F6
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360019236251-MP-TMS-Gerar-LogProfiler-atrav%C3%A9s-do-Shift-F6


Procedimento para reduzir alto consumo de CPU?

- Atualização dos appserver: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/737297 

       - Atualização do DBAccess: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/737309 

       - Atualização de todas as DBApi: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360028710652-MP-FRAME-Arquivo-dbapi-dll-do-DBAccess-no-AppServer?source=search 

       - Configure todas as fontes de dados ODBC utilizando o driver native client: https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/5+-+Fonte+de+dados+ODBC