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Contexto de negócio
Nos ambientes empresariais modernos, a gestão eficaz dos recursos humanos é fundamental para o funcionamento eficiente das organizações. Uma das áreas críticas nesse contexto é o gerenciamento dos atestados médicos dos colaboradores, que envolve processos complexos e informações sensíveis. A integração entre sistemas desempenha um papel crucial na simplificação desses processos e na otimização do fluxo de trabalho. Esta integração planejada entre os sistemas MeuRH e SIGAMDT, visa unificar o controle de atestados médicos, aprimorando a eficiência e a transparência nas operações relacionadas à saúde dos colaboradores.
Sistemas Envolvidos
- Módulo SIGAMDT (35) - Medicina e segurança do trabalho do ERP Protheus.
- Sistema SaaS Totvs MeuRH.
Integração
O processo manual de coleta, registro e acompanhamento de atestados médicos apresenta diversos desafios, tais como a possibilidade de erros humanos, demora na atualização das informações, dificuldade na obtenção de dados precisos para relatórios e a falta de integração entre os sistemas utilizados pelos diferentes setores da organização. Esses desafios podem resultar em atrasos nos procedimentos administrativos, insatisfação dos colaboradores e falta de visibilidade para os gestores.
A integração proposta entre os sistemas MeuRH e SIGAMDT visa superar os desafios mencionados anteriormente, estabelecendo uma ponte digital entre as informações relacionadas a atestados médicos. O MeuRH é um sistema amplamente utilizado para gerenciamento de recursos humanos, incluindo informações sobre licenças médicas dos colaboradores. Por outro lado, o SIGAMDT é um sistema especializado no gerenciamento de medicina e segurança do trabalho, atendendo as necessidades da empresa e garantido o cumprimento das principais normas regulamentadoras e do eSocial.
O fluxo da integração ocorrerá da seguinte forma: quando um colaborador cadastrar um atestado médico no sistema MeuRH, as informações pertinentes serão automaticamente transmitidas para o Protheus, aguardando a aprovação da solicitação na rotina Efetivar Solicitações para que o atestado seja efetivamente registrado no SIGAMDT. Através dessa abordagem, elimina-se a necessidade de entrada manual duplicada, minimizando erros e agilizando o processo.
A unificação do controle de atestados médicos por meio dessa integração traz benefícios significativos para a organização. A redução do tempo gasto na transferência de informações entre sistemas resulta em uma administração mais rápida e precisa das licenças médicas. Ao eliminar a redundância de dados, minimizar erros e acelerar os processos, a organização estará melhor preparada para cuidar de seus colaboradores e tomar decisões estratégicas com base em informações precisas e atualizadas.
Escopo
Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.
Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.
[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]
Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.
Citar a responsabilidade de cada produto.
Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.
Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopoA integração entre os sistemas MeuRH e SIGAMDT para unificação do controle de atestados médicos terá um impacto abrangente nas operações e nos fluxos de trabalho que envolvem a gestão de recursos humanos e saúde dos colaboradores. As áreas e perfis de usuários impactados incluem:
- Colaboradores: Os colaboradores poderão cadastrar seus atestados médicos no sistema MeuRH de maneira fácil e intuitiva, garantindo um registro preciso das suas licenças médicas.
- Gestores ou médicos e profissionais de saúde: Os gestores poderão acessar as solicitações de atestados registradas no MeuRH, revisar as informações e aprovar ou rejeitar as solicitações com base nas políticas internas da empresa pela rotina Efetivar Solicitações. Também terão acesso a informações atualizadas sobre as licenças médicas dos colaboradores, facilitando a tomada de decisões relacionadas a substituições e alocação de tarefas.
- Administradores do sistema: Serão responsáveis por configurar a integração entre os sistemas MeuRH e SIGAMDT, garantindo que os dados sejam transmitidos corretamente e que as regras de integração sejam definidas adequadamente.
- Gestores estratégicos: Os gestores que tomam decisões estratégicas baseadas em dados terão acesso a relatórios detalhados sobre os atestados médicos, permitindo uma compreensão mais profunda dos padrões de ausência por motivos de saúde.
Os benefícios esperados são:
- Redução de Tempo e Erros: A eliminação da entrada manual de dados reduzirá erros e agilizará os processos de registro e aprovação de atestados médicos.
- Melhoria na Transparência: Colaboradores terão maior visibilidade sobre o status de suas solicitações, e gestores terão acesso a informações precisas em tempo real.
- Tomada de Decisões Informadas: Gestores de RH e estratégicos terão dados atualizados para tomar decisões informadas sobre alocação de recursos e estratégias de pessoal.
O que a integração faz:
- Permite que colaboradores cadastrem atestados médicos no MeuRH.
- Transmite automaticamente os dados dos atestados do MeuRH para o SIGAMDT.
- Possibilita a revisão e aprovação de atestados por gestores de RH e médicos no SIGAMDT.
- Fornece visibilidade em tempo real do status dos atestados para colaboradores e gestores.
- Contribui para a tomada de decisões informadas relacionadas à alocação de recursos e gestão de pessoal.
O que a integração não faz:
- Não fornece diagnósticos médicos ou substitui a avaliação médica profissional.
- Não substitui a necessidade de políticas internas para aprovação de atestados.
- Não elimina a necessidade de interação humana no processo de validação de atestados.
- Não abrange outras áreas de gestão de recursos humanos não relacionadas a atestados médicos.
O fluxo da integração ocorre da seguinte forma:
Colaborador cadastra atestado.
- O colaborador acessa o sistema MeuRH.
- Seleciona a opção para cadastrar um novo atestado médico.
- Insere os detalhes do atestado, como datas, diagnóstico e médico responsável.
- Submete o atestado para registro.
Integração para SIGAMDT.
- O sistema MeuRH detecta um novo atestado cadastrado.
- Os detalhes do atestado são automaticamente transmitidos para o SIGAMDT.
Aprovação no SIGAMDT.
- No SIGAMDT, gestores de RH e/ou médicos responsáveis revisam as informações do atestado, avaliam a validade e verificam se está de acordo com as políticas internas da empresa.
- Com base na análise, o atestado é aprovado ou rejeitado no SIGAMDT.
Atualização de Status.
- O status do atestado (aprovado ou rejeitado) é atualizado no SIGAMDT.
- O status do atestado é atualizado no MeuRH.
Cadastro de atestado médico.
- Ao ser aprovado o atestado médico na rotina Efetivar solicitações, o atestado será efetivamente cadastrado no SIGAMDT, assim como qualquer outro atestado cadastrado diretamente pelo sistema.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.
Entre os tópicos deste tópico podemos citar:
- Versões mínimas de produtos.
- Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
- Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
- Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
- Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM | ||
21 | Apropriação de custos | Request _1_000.xsd | |||
22 | Geração de OS | ||||
23 | Consulta de OS | ||||
24 | Ampliação patrimonial |
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.