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titleBoletos
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titlePagamento com Cartão

Configuração no TOTVS Gestão Educacional

Aviso

O Educacional não está integrado ao Protheus EAI 1.0 com pacote de integração 1012.

Para disponibilizar a opção de pagamento com cartão, é necessário validar as seguintes parametrizações:

Certifique-se de que o parâmetro 'Habilitar pagamento com cartão (opção crédito/débito dependerá dos serviços ou da operadora)' esteja habilitado emTOTVS Gestão Educacional | Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 11/18 - Habilitar pagamento com cartão (opção crédito/débito dependerá dos serviços ou da operadora)

Certifique-se de que o serviço do plano de pagamento esteja habilitado em Menu Financeiro / Contábil | Serviços para Cartão de Crédito ou Cartão de Débito.

Certifique-se em TOTVS Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | 'Anexo' Matriz Aplicada de que a matriz aplicada no contexto não esteja parametrizada para impedir o pagamento com cartão. 

Dica

Para informações da parametrização necessária do módulo financeiro, favor acessar http://tdn.totvs.com/x/QeIdGQ.

Nota
titleDesconto por meio de pagamento

Foi introduzida a função TIPOPAGAMENTO. Ao configurar essa função no desconto do parâmetro em TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, durante a inclusão de lançamentos, ela aplicará o desconto com base no meio de pagamento selecionado no portal.

TIPOPAGAMENTO
0 = Crédito
1 = Débito
2 = PIX
Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.


Neste exemplo de fórmula, um desconto de R$100 será aplicado se o meio de pagamento for crédito

SE TIPOPAGAMENTO = '0'
ENTAO 100
SENAO 0

O valor do boleto é de R$1.000. Conforme a fórmula definida, será concedido um desconto de R$100 para pagamentos realizados com cartão de crédito.

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titlePagamento com Cartão de Crédito - Cielo

Através do menu Financeiro | Extrato Financeiro é possível pagar mensalidades e outras taxas com cartão de crédito. Agora, também é possível parcelar o valor e usar a função débito da operadora CIELO. A decisão de aceitar essa opção de pagamento fica a critério da instituição. Se for permitido, os usuários poderão pagar com cartão de crédito (à vista ou parcelado) ou cartão de débito. O boleto será baixado automaticamente no sistema.

Configuração no TOTVS Gestão Financeira

No TOTVS Gestão Financeira, será necessário parametrizar a bandeira (Visa/Master) que será utilizada no processo, juntamente com os dados do lojista.
(aviso) Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito | Configurações Globais Cartão / Débito. Informar os dados do Lojista ( Código de afiliação / Chave de acesso e o Endereço de Acesso).

  •  Selecionar a opção de Pagamento: BuyPage e ChekOut;
  •  Configurações Cartão Bandeira Visa. Permite ativar a função de Crédito e Débito;
  •  Configurações Cartão Bandeira Mastercard. Permite ativar a função Crédito.

Para ambas as bandeiras necessário informar: Conta Caixa, Meio de pagamento e o Número máximo de Parcelas.

Acesso ao portal com Login do Aluno e/ou Responsável Acadêmico / Financeiro

(aviso)  Financeiro | Boletos e selecionar o botão: Cartão.

Escolha a opção de pagamento: Cartão de Crédito ou Débito, e indique a quantidade de parcelas desejada para efetuar o pagamento.

Após efetuar o pagamento, o boleto será baixado automaticamente. Caso a mensagem 'Aguardando Liberação do Setor Financeiro' seja exibida, execute o processo TOTVS Gestão Financeira | Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito / Débito | Ajuste de Transações para que os boletos sejam baixados e o status seja alterado no portal.

Observações:

  • Nossa aplicação é compatível apenas com o ambiente da operadora Cielo.
  • Apenas as bandeiras Visa e Mastercard podem ser configuradas.
  • Para a função de débito, atualmente, aceitamos apenas a bandeira Visa (Visa Electron) com cartões emitidos por bancos validados pela Cielo, incluindo Bradesco, Banco do Brasil, Santander e HSBC. Para bancos certificados adicionais, consulte o site www.cielo.com.br.
  • A entrada e validação dos dados do cartão ocorrem no ambiente da Cielo (ByPageCielo) sem qualquer intervenção do aplicativo.
Dica

Para obter mais informações sobre o pagamento de boletos com cartão de crédito no Portal, consulte o documento Boletim Técnico - Integração Módulo E-Commerce

Informações
titleWorkFlow do Processo

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titleAtenção

A partir dos patches 12.1.2302.195, 12.1.2306.138 ou versões superiores, quando o pagamento do boleto for feito via cartão de crédito, o usuário verá um contador de tempo que indica quanto tempo falta para a tela de pagamento da ChekOut Cielo ser fechada. Após 30 minutos, a tela de pagamento com cartão de crédito da ChekOut Cielo será automaticamente fechada.

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titlePagamento com Cartão de Crédito - GetNet

Selecione a opção de pagamento com cartão no extrato financeiro.


Certifique-se de validar os dados cadastrais do responsável pelo pagamento e continue.

Após verificar todas as informações, clique em "Pagar" e observe que os campos estão bloqueados para conferência. Em seguida, você será redirecionado para a página segura da GetNet, onde deverá inserir os dados do seu cartão de crédito ou débito.

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titlePagamento com cartão - eduCONNECT Pay

Para saber sobre pagamento com eduCONNECT Pay, consulte a documentação, clicando aqui.

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titlePagamento com PIX

Está disponível no sistema Temos a opção de pagamento com PIX disponível.


Informações

Para que a opção PIX esteja disponível no portal é necessário a parametrização do cadastro de Serviços do TOTVS Educacional, para mais informações sobre o cadastro, clique aqui.


Ao clicar na Quando selecionamos a opção PIX, será exibido o QR Code será exibido, contendo as informações necessárias para realizar efetuar o pagamento.

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Aviso

Importante ressaltar que a confirmação É importante destacar que a confirmação do pagamento será processado processada após o retorno do banco.

A regra de processamento do QR Code e executado pelo TOTVS Financeira, para maiores informações veja os documentos TOTVS Pagamento Digital e PIX - Pagamentos instantâneo.


A partir da versão 12.1.2306 , está disponível também a opção PIX 'copia e cola', o que trará tornará mais facilidade fácil para o usuário para copiar o QR code. 

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Nota
titleDesconto por meio de pagamento

Foi disponibilizado introduzida a função de fórmula TIPOPAGAMENTO, ao definir TIPOPAGAMENTO. Ao configurar essa função no desconto do Parâmetros no parâmetro em TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, será aplicado esse desconto conforme o Defaults para Desconto, durante a inclusão de lançamentos, ela aplicará o desconto com base no meio de pagamento selecionado no portal.

TIPOPAGAMENTO
0 = Crédito
1 = Débito
2 = PIX

Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.
Exemplo de fórmula: Nessa fórmula será aplicado desconto se o meio de pagamento for PIX.

SE TIPOPAGAMENTO = '2'  
ENTAO 100
SENAO 0

O valor do boleto é de R$1.000, conforme . Conforme a fórmula definida, será aplicado concedido um desconto de R$100 por pagamento para pagamentos realizados com PIX.

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titleEmissão de Boletos
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titleParâmetros do Sistema

Este ícone só estará disponível, se o usuário parametrizar o relatório nos parâmetros do TOTVS Educacional, disponível em: TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | Tesouraria | Relatórios

Dica

Para saber mais sobre configuração de boletos, acessar documento: Emissão de Boletos


Para a emissão dos boletos Pagos Parcialmente, é necessário que o usuário configure essa funcionalidade em: TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10


Ainda na tela de visualização dos boletos com o status: Em Aberto ou Pago parcialmente, o Aluno / Responsável tem a opção de emitir os boletos para o pagamento através do ícone: Boletos 

Após configurar a emissão dos boletos, acessar o portal em: Portal Educacional | Financeiro | Boletos | 'Ícone' Boleto


Após clicar no ícone de Boleto, será exibido um popup com o boleto para o usuário conforme abaixo:


Após clicar em imprimir, o boleto será exibido para o usuário novamente com opção de impressão ou download.

Informações
titleATENÇÃO

Se algum bloqueador de popup estiver bloqueando a emissão do boleto, será exibida a opção para salvar o boleto para posterior impressão caso seja necessário.

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titleBoletos agrupados

Os lançamentos gerados para o aluno são gerado com seu respectivo boleto, quando o responsável financeiro solicita agrupar os boletos que contemplam a mesma data de vencimento do mesmo aluno, ou de alunos diferentes que ele é o mesmo responsável, é utilizado o processo de Geração de Lançamentos Agrupados.

Quando acontece o agrupamento dos lançamentos em um único boleto dos alunos pelos quais é responsável, no Portal terá a opção de visualizar os boletos agrupados independente do contexto selecionado ou do aluno logado. 

Nota
titleExibição de opções de pagamento

Além das parametrizações necessárias (Vide Pagamento com Cartão - e-Rede em caso de dúvida), para que seja exibida uma opção de pagamento nesse extrato financeiro, será necessário que a respectiva opção de pagamento ("Cartão de crédito", "Cartão de débito", "Boleto" ou "PIX") esteja marcada em TODOS os serviços do boleto.

Se uma opção de pagamento estiver DESMARCADA em um dos serviços do boleto, a mesma não estará disponível para o boleto no extrato financeiro.

As opções estão localizadas no Cadastro de serviços

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titleSimular nova data de vencimento

Está disponível no sistema a opção:

  • Quantidade limite de dias após o vencimento do boleto para permitir a alteração: Essa opção permitirá que a instituição informe a quantidade limite de dias para que o aluno consiga realizar a simulação e alteração do vencimento do boleto. Essa opção permitirá que o aluno consiga simular uma nova data de vencimento para o boleto e alterar essa data através do Portal do Aluno, respeitando o limite de dias parametrizado. 
Nota
  1. No Portal do Aluno a opção de Simular nova data de vencimento só estará disponível se o parâmetro Quantidade limite de dias após o vencimento do boleto para permitir a alteração estiver marcado e a quantidade de dias informada for maior que '0'.
  2. A data de vencimento considerada no limite de dias para alteração será a do lançamento
  3. Caso o aluno tente simular ou gerar boleto com a data alterada ultrapassando a quantidade de dias limite parametrizada o sistema não irá permitir, apresentando uma mensagem informativa.








Neste exemplo o limite está configurado para 30 dias. A data inicial de vencimento do boleto é respeitando o limite de 30 dias, a data de vencimento pode ser alterada para vencer no máximo em .
Caso o limite seja desrespeitado o sistema não permitirá a alteração.

Obs. Existe a possibilidade da data de vencimento do lançamento ser diferente da do boleto. Quando ocorrer tal diferença, a data considerada para a validação do limite de dias, será a do lançamento. 



Quando a opção do parâmetro "Quantidade limite de dias após o vencimento do boleto para permitir a alteração", estiver marcada e com limite de dias maior que '0', no portal será disponibilizado a opção de "Simular nova data de vencimento".


Após a simulação com a nova data de vencimento considerando juros e multas (se parametrizados no sistema), o aluno terá a opção de "Gerar boleto", clicando nessa opção o boleto será atualizado com nova data de vencimento.
Essa opção só será habilitada se o aluno clicar no checkbox "Estou ciente, ao clicar em "Gerar Boleto", não será possível reverter a operação.


Informações

A partir da versão 12.1.2205 para realizar a geração de boletos é de suma importância que os usuários do portal tenham as permissões necessárias na gestão financeira.

O sistema considerará a seguinte regra na geração de boleto com uma nova data de vencimento. 

  • Caso o boleto possua status de remessa igual a Registrado, Registrado Online ou Remetido essa remessa será cancelada.
  • O boleto será cancelado e ficará vinculado ao lançamento.
  • Será gerado um novo boleto com a nova data de vencimento. 


Aviso
  • Só será possível alterar o boleto para uma data de vencimento superior a data do boleto.
  • Não será permitida alterar a data de vencimento do boleto para uma nova data de vencimento que ultrapasse o limite parametrizado.
  • Não será possível alterar o boleto para uma nova data de vencimento inferior a data atual.
  • Boletos com status Baixados e Cancelados não terá a opção de Simular Nova Data de Vencimento 
  • Boletos já Remetidos ou Registrados ao banco mudarão seu status para "Pendente Remessa" na alteração da data de vencimento do boleto 
    É importante ressaltar que nos casos em que o TOTVS Educacional efetuar o cancelamento automático da remessa dos boletos já registrados ou remetidos ao banco, o cliente deverá, através do TOTVS Gestão Financeira, enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetados. Este controle poderá ser realizado através do TOTVS Gestão Financeira filtrando os boletos com status igual "Pendente Remessa".
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titleCobrança Terceirizada
Aviso

A partir da versão 12.1.2302 os boletos que estiverem em Cobrança Terceirizada não terão as opções de pagamentos disponibilizadas no extrato, para mais informações, clique aqui.

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