Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Nota

O Usuário da Secretaria tem a opção de determinar a visualização dos boletos Cancelados e Pagos Parcialmente no portal através do parâmetro: TOTVS Educacional | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10

  • Não exibir boletos cancelados na tela de histórico Financeiro do aluno
  • Possibilitar a impressão de boletos pagos parcialmente

    dos parâmetros: RM Portal - Parâmetros Gerais 8/18

    Para os boletos com o status "Em aberto" o aluno contará com a opção de pagamento com Cartão de Crédito, PIX ou Boleto. 

    ...

  • Só será possível alterar o boleto para uma data de vencimento superior a data do boleto.
  • Não será permitida alterar a data de vencimento do boleto para uma nova data de vencimento que ultrapasse o limite parametrizado.
  • Não será possível alterar o boleto para uma nova data de vencimento inferior a data atual.
  • Boletos com status Baixados e Cancelados não terão a opção de Simular Nova Data de Vencimento 
  • Boletos já Remetidos ou Registrados ao banco mudarão seu status para "Pendente Remessa" na alteração da data de vencimento do boleto 
    É importante ressaltar que nos casos em que o TOTVS Educacional efetuar o cancelamento automático da remessa dos boletos já registrados ou remetidos ao banco, o cliente deverá, através do TOTVS Gestão Financeira, enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetados. Este controle poderá ser realizado através do TOTVS Gestão Financeira filtrando os boletos com status igual "Pendente Remessa"
    • .
    Expandir
    titleBoletos
    Expandir
    titlePagamento com Cartão

    Configuração no TOTVS Gestão Educacional

    Aviso

    O Educacional não está integrado ao Protheus EAI 1.0 com pacote de integração 1012.

    Para disponibilizar a opção de pagamento com cartão, é necessário validar as seguintes parametrizações:

    Certifique-se de que o parâmetro 'Habilitar pagamento com cartão (opção crédito/débito dependerá dos serviços ou da operadora)' esteja habilitado emTOTVS Gestão Educacional | Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral - Parâmetros Gerais 11/18 - Habilitar pagamento com cartão (opção crédito/débito dependerá dos serviços ou da operadora)

    Image Removed

    Certifique-se de que o Certifique-se de que o serviço do plano de pagamento esteja habilitado em Menu Financeiro / Contábil | Serviços para Cartão de Crédito ou Cartão de Débito.

    Certifique-se em TOTVS Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | 'Anexo' Matriz Aplicada de que a matriz aplicada no contexto não esteja parametrizada para impedir o pagamento com cartão. 

    Dica

    Para informações da parametrização necessária do módulo financeiro, favor acessar http://tdn.totvs.com/x/QeIdGQ.

    Nota
    titleDesconto por meio de pagamento

    Foi introduzida a função TIPOPAGAMENTO. Ao configurar essa função no desconto do parâmetro em TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, durante a inclusão de lançamentos, ela aplicará o desconto com base no meio de pagamento selecionado no portal.

    TIPOPAGAMENTO
    0 = Crédito
    1 = Débito
    2 = PIX
    Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.


    Neste exemplo de fórmula, um desconto de R$100 será aplicado se o meio de pagamento for crédito

    SE TIPOPAGAMENTO = '0'
    ENTAO 100
    SENAO 0

    O valor do boleto é de R$1.000. Conforme a fórmula definida, será concedido um desconto de R$100 para pagamentos realizados com cartão de crédito.

    Expandir
    titlePagamento com Cartão de Crédito - Cielo

    Através do menu Financeiro | Extrato Financeiro é possível pagar mensalidades e outras taxas com cartão de crédito. Agora, também é possível parcelar o valor e usar a função débito da operadora CIELO. A decisão de aceitar essa opção de pagamento fica a critério da instituição. Se for permitido, os usuários poderão pagar com cartão de crédito (à vista ou parcelado) ou cartão de débito. O boleto será baixado automaticamente no sistema.

    Configuração no TOTVS Gestão Financeira

    No TOTVS Gestão Financeira, será necessário parametrizar a bandeira (Visa/Master) que será utilizada no processo, juntamente com os dados do lojista.
    (aviso) Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito | Configurações Globais Cartão / Débito. Informar os dados do Lojista ( Código de afiliação / Chave de acesso e o Endereço de Acesso).

    •  Selecionar a opção de Pagamento: BuyPage e ChekOut;
    •  Configurações Cartão Bandeira Visa. Permite ativar a função de Crédito e Débito;
    •  Configurações Cartão Bandeira Mastercard. Permite ativar a função Crédito.

    Para ambas as bandeiras necessário informar: Conta Caixa, Meio de pagamento e o Número máximo de Parcelas.

    Acesso ao portal com Login do Aluno e/ou Responsável Acadêmico / Financeiro

    (aviso)  Financeiro | Boletos e selecionar o botão: Cartão.

    Escolha a opção de pagamento: Cartão de Crédito ou Débito, e indique a quantidade de parcelas desejada para efetuar o pagamento.

    Após efetuar o pagamento, o boleto será baixado automaticamente. Caso a mensagem 'Aguardando Liberação do Setor Financeiro' seja exibida, execute o processo TOTVS Gestão Financeira | Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito / Débito | Ajuste de Transações para que os boletos sejam baixados e o status seja alterado no portal.

    Observações:

    • Nossa aplicação é compatível apenas com o ambiente da operadora Cielo.
    • Apenas as bandeiras Visa e Mastercard podem ser configuradas.
    • Para a função de débito, atualmente, aceitamos apenas a bandeira Visa (Visa Electron) com cartões emitidos por bancos validados pela Cielo, incluindo Bradesco, Banco do Brasil, Santander e HSBC. Para bancos certificados adicionais, consulte o site www.cielo.com.br.
    • A entrada e validação dos dados do cartão ocorrem no ambiente da Cielo (ByPageCielo) sem qualquer intervenção do aplicativo.
    Dica

    Para obter mais informações sobre o pagamento de boletos com cartão de crédito no Portal, consulte o documento Boletim Técnico - Integração Módulo E-Commerce

    Informações
    titleWorkFlow do Processo

    Aviso
    titleAtenção

    A partir dos patches 12.1.2302.195, 12.1.2306.138 ou versões superiores, quando o pagamento do boleto for feito via cartão de crédito, o usuário verá um contador de tempo que indica quanto tempo falta para a tela de pagamento da ChekOut Checkout Cielo ser fechada. Após 30 minutos, a tela de pagamento com cartão de crédito da ChekOut Checkout Cielo será automaticamente fechada.

    Expandir
    titlePagamento com Cartão de Crédito - GetNet

    Selecione a opção de pagamento com cartão no extrato financeiro.


    Certifique-se de validar os dados cadastrais do responsável pelo pagamento e continue.

    Após verificar todas as informações, clique em "Pagar" e observe que os campos estão bloqueados para conferência. Em seguida, você será redirecionado para a página segura da GetNet, onde deverá inserir os dados do seu cartão de crédito ou débito.

    Expandir
    titlePagamento com Cartão de Crédito - e-Rede

    Selecione a opção de pagamento com cartão no extrato financeiro.

    Nota

    Para evitar falhas durante pagamento via cartão, os requisitos abaixo devem ser atendidos.

    1- O portal deve ser acessado via https.

    2- A instalação do portal deve estar de acordo com a seguinte documentação: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360054279674-TOTVS-Educacional-Educacional-Portal-Aluno-Instala%C3%A7%C3%A3o-do-Novo-Portal-12-1-28-e-superiores

    Validar os dados cadastrais referente ao Responsável Financeiro vinculado ao boleto em aberto e informar os dados do cartão.

    Depois de inserir ou editar os dados, clique em 'Confirmar Pagamento'. Quando o pagamento for concluído com sucesso, uma confirmação será exibida.

    Expandir
    titlePagamento com cartão - eduCONNECT Pay

    Para saber sobre pagamento com eduCONNECT Pay, consulte a documentação, clicando aqui.

    Expandir
    titlePagamento com PIX
    Informações

    Para que a opção PIX esteja disponível no portal é necessário a parametrização do cadastro de Serviços do TOTVS Educacional, para mais informações sobre o cadastro, clique aqui.

    Quando selecionamos a opção PIX, o QR Code será exibido, contendo as informações necessárias para efetuar o pagamento.

    Aviso

    É importante destacar que a confirmação do pagamento será processada após o retorno do banco.

    A regra de processamento do QR Code e executado pelo TOTVS Financeira, para maiores informações veja os documentos TOTVS Pagamento Digital e PIX - Pagamentos instantâneo.

    A partir da versão 12.1.2306, está disponível a opção PIX 'copia e cola', o que tornará mais fácil para o usuário copiar o QR code.

    Nota
    titleDesconto por meio de pagamento

    Foi introduzida a função TIPOPAGAMENTO. Ao configurar essa função no desconto do parâmetro em TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Inclusão | Formulas / Valores Defaults para Desconto, durante a inclusão de lançamentos, ela aplicará o desconto com base no meio de pagamento selecionado no portal.

    TIPOPAGAMENTO
    0 = Crédito
    1 = Débito
    2 = PIX

    Quando o tipo de pagamento é null ou não é informado, não será passado nenhum meio de pagamento default.

    SE TIPOPAGAMENTO = '2'
    ENTAO 100
    SENAO 0

    O valor do boleto é de R$1.000. Conforme a fórmula definida, será concedido um desconto de R$100 para pagamentos realizados com PIX.

    Expandir
    titleEmissão de Boletos
    Expandir
    titleParâmetros do Sistema

    A opção de pagamento com boleto estará disponível se o usuário configurar o relatório em TOTVS Educacional | Configurações | Parâmetros | Tesouraria | Relatórios

    Dica

    Para saber mais sobre configuração de boletos, acessar documento: Emissão de Boletos

    Para emitir boletos com pagamento parcial, é necessário habilitar essa funcionalidade em TOTVS Educacional |Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 8/18

    Uma vez que os boletos estejam configurados, a opção de pagamento estará disponível no extrato financeiro.

    Ao clicar no ícone de Boleto, um pop-up será aberto, apresentando o boleto para o usuário, conforme a seguir:

    Após clicar em imprimir, o boleto será exibido para o usuário novamente com opção de impressão ou download.

    Informações
    titleATENÇÃO

    Se algum bloqueador de pop-up estiver bloqueando a emissão do boleto, será exibida a opção para salvar o boleto para posterior impressão caso seja necessário.

    Expandir
    titleBoletos agrupados

    Os lançamentos gerados para o aluno são gerado com seu respectivo boleto, quando o responsável financeiro solicita agrupar os boletos que contemplam a mesma data de vencimento do mesmo aluno, ou de alunos diferentes que ele é o mesmo responsável, é utilizado o processo de Geração de Lançamentos Agrupados.

    Quando acontece o agrupamento dos lançamentos em um único boleto dos alunos pelos quais é responsável, no portal terá a opção de visualizar os boletos agrupados independente do contexto selecionado ou do aluno logado. 

    Nota
    titleExibição de opções de pagamento

    Além das parametrizações necessárias (Vide Pagamento com Cartão - e-Rede em caso de dúvida), para que seja exibida uma opção de pagamento no extrato financeiro, será necessário que a respectiva opção de pagamento ("Cartão de crédito", "Cartão de débito", "Boleto" ou "PIX") esteja marcada em TODOS os serviços do boleto.

    Se uma opção de pagamento estiver DESMARCADA em um dos serviços do boleto, a mesma não estará disponível para o boleto no extrato financeiro.

    As opções estão localizadas no Cadastro de serviços

    1. No Portal do Aluno a opção de Simular nova data de vencimento só estará disponível se o parâmetro Quantidade limite de dias após o vencimento do boleto para permitir a alteração estiver marcado e a quantidade de dias informada for maior que '0'.
    2. A data de vencimento considerada no limite de dias para alteração será a do lançamento
    3. Caso o aluno tente simular ou gerar boleto com a data alterada ultrapassando a quantidade de dias limite parametrizada o sistema não irá permitir, apresentando uma mensagem informativa.

    Image Removed

    Neste exemplo o limite está configurado para 30 dias. A data inicial de vencimento do boleto é respeitando o limite de 30 dias, a data de vencimento pode ser alterada para vencer no máximo em .
    Caso o limite seja desrespeitado o sistema não permitirá a alteração.

    Obs. Existe a possibilidade da data de vencimento do lançamento ser diferente da do boleto. Quando ocorrer tal diferença, a data considerada para a validação do limite de dias, será a do lançamento. 

    Após a simulação com a nova data de vencimento considerando juros e multas (se parametrizados no sistema), o aluno terá a opção de "Gerar boleto", clicando nessa opção o boleto será atualizado com nova data de vencimento.
    Essa opção só será habilitada se o aluno clicar no checkbox "Estou ciente, ao clicar em "Gerar Boleto", não será possível reverter a operação.

    Expandir
    titleSimular nova data de vencimento

    Está disponível no sistema a opçãoA opção a seguir está disponível nos parâmetros em RM Portal - Parâmetros Gerais 8/18:

    • Quantidade limite de dias após o vencimento do boleto para permitir a alteração: Essa opção permite que a instituição defina um limite de dias durante os quais o aluno pode simular e alterar a data de vencimento do boleto. O aluno pode simular uma nova data de vencimento e fazer a alteração, desde que esteja dentro do limite de dias configurado

    Image Removed

    Quando a opção do parâmetro "Quantidade limite de dias após o vencimento do boleto para permitir a alteração", estiver marcada e com limite de dias maior que '0', no portal será disponibilizado a opção de "Simular nova data de vencimento".

    Image Removed

    Nota
    Informações

    A partir da versão 12.1.2205 para realizar a geração de boletos é de suma importância que os usuários do portal tenham as permissões necessárias na gestão financeira. O sistema considerará a seguinte regra na geração de boleto com uma nova data de vencimento. 

    • Caso o boleto possua status de remessa igual a Registrado, Registrado Online ou Remetido essa remessa será cancelada.
    • O boleto será cancelado e ficará vinculado ao lançamento.
    • Será gerado um novo boleto com a nova data de vencimento. 

    Image Removed

    Aviso
    Expandir
    titleCobrança Terceirizada
    Aviso

    A partir da versão 12.1.2302 os boletos que estiverem em Cobrança Terceirizada não terão as opções de pagamentos disponibilizadas no extrato, para mais informações, clique aqui.

    ...