Nesta tela, o professor irá assinar dos documentos do diário de classe de uma determinada Turma/Disciplina.
Aviso |
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Essa funcionalidade está disponível a partir do patch: 12.1.2210. |
1.0 - Configuração Integração com o TAE e configuração do Relatório a ser exibido no Novo portal do professor
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title | Configurando o RM para a Integração com TOTVS Assinatura Eletrônica |
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É necessário realizar as parametrizações em: Ambiente | Parâmetros Globais | Integração com o Totvs Assinatura Eletrônica. ![](/download/attachments/772018466/image2023-6-27_8-9-27.png?version=1&modificationDate=1694807219447&api=v2)
Nota |
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Caso, os parâmetros acima não tenha sido preenchido, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta ao abrir a tela, informando a necessidade desta configuração para o correto funcionamento da integração ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-28_11-30-54.png?version=1&modificationDate=1694807219600&api=v2) |
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Os usuários que poderão realizar a integração de documentos com o TOTVS Assinatura Eletrônica, deverão ter seus perfis de acesso ajustados para permitir o acesso às telas responsáveis pela integração. Para isso acesse o cadastro de perfil e conceda acesso às opções de Assinatura Eletrônica, do sistema Educacional. ![](/download/attachments/772018466/image2023-6-26_14-20-12.png?version=1&modificationDate=1694807219667&api=v2)
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title | Gerenciamento do documento |
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Através dessa tela o usuário deverá realizar o cadastro dos tipos de relatórios que serão integrados. O preenchimento das informações dessa tela possibilitará a geração do relatório, a identificação dos destinatários e o envio do documento para assinatura.
![](/download/attachments/772018466/image2023-6-28_10-8-50.png?version=1&modificationDate=1694807219737&api=v2)
Aviso |
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title | Configurações dos relatórios |
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| Para que seja possível visualizar e imprimir o relatório através do portal de forma correta, é necessário configurar os relatórios conforme as informações abaixo:
Informações |
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| O sistema suporta apenas o relatórios do RM Reports. Para saber mais acesse RM Reports.
![](/download/attachments/772018466/image2022-12-14_15-28-2.png?version=1&modificationDate=1691430000243&api=v2)
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Informações |
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title | Relatório tipo "TURMAS" |
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| Para que seja possível gerar o relatório através do portal, é necessário configurar com o tipo de "RELATÓRIOS DE TURMAS" ![](/download/attachments/772018466/image2022-12-14_15-40-12.png?version=1&modificationDate=1691430000473&api=v2)
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Informações |
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| Cada relatório deve possuir os campos obrigatórios para correta emissão do relatório, os filtros são passados automaticamente para os relatórios do portal. Caso utilize a tabela master: STURMADISC (Turma/Disciplina) Parâmetros obrigatórios: CODCOLIGADA, IDTURMADISC (filtros são passado automaticamente pelo portal) Parâmetros opcional: CODETAPA (filtros são passado automaticamente pelo portal, quando o tipo de relatório é por cada etapa)
Nota |
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title | Filtros do relatório |
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| Caso deseja filtrar por os dados por professor, é necessário incluir o parâmetro $CODUSUARIO na consulta SQL , que corresponde ao código do usuário logado. Para saber mais acesse Variáveis dinâmicas |
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Informações |
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| O sistema possuem dois tipos de documentos, sendo:
Informações |
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| Segue algumas particularidades deste tipo de relatório ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-7_15-11-42.png?version=1&modificationDate=1694807219810&api=v2)
Informações |
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title | Regras para geração do nome do arquivo |
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| Regras para geração do nome do arquivo PDF. Dentre as opções temos: - Nome do relatório + data da assinatura do professor
- Descrição do documento + data da assinatura do professor
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Informações |
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title | Data início para assinatura no portal do professor |
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| Através desta informação identificamos a data início para o documento ficar disponível no portal do professor. Dentre as opções temos:
Informações |
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| As consideradas para exibição são: - Tipo das etapas "Faltas"
- A opção de "Exibe no portal e na central do aluno" marcado
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_8-40-21.png?version=1&modificationDate=1694807219890&api=v2)
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Informações |
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title | Documento com o processo de assinatura já iniciado ou finalizado |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal exibir todos os documentos que já iniciaram o processo de "Assinatura eletrônica", sendo assim não considerando o período de "Data de inicio" e "Data limite" para assinatura do diário de classe no portal professor. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-37-30.png?version=1&modificationDate=1694807219957&api=v2)
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title | Data final de cada etapa |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibida e ser assinada pelo professor no portal do professor. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_8-42-27.png?version=1&modificationDate=1694807220020&api=v2)
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title | Data final da última etapa (última etapa da turma/disciplina do período letivo) |
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| Para a última etapa, o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_8-45-37.png?version=1&modificationDate=1694807220083&api=v2)
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title | Data limite de digitação de conteúdo efetivo de cada etapa |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considerar a "Dt. limite conteúdo efetivo" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibida e ser assinada pelo professor no portal do professor. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_8-46-39.png?version=1&modificationDate=1694807220160&api=v2)
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title | Data limite de digitação da última etapa (última etapa da turma/disciplina do período letivo) |
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| Para a última etapa (leva em consideração a última Etapa Cadastrada), o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_8-49-17.png?version=1&modificationDate=1694807220227&api=v2)
Aviso |
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| Caso tenho mais de uma etapa com a mesma data de término, o portal irá levar em consideração a última etapa criada (data de criação). |
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title | Data personalizada a escolha da instituição |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data início para ser exibida e ser assinada pelo professor no portal do professor ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_8-50-47.png?version=1&modificationDate=1694807220297&api=v2)
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Informações |
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title | Data limite para assinatura no portal do professor |
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| Através desta informação, identificamos a data limite para o documento ficar disponível no portal do professor. Dentre as opções temos:
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title | Data final do período letivo |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data de término" se preenchida ou senão a "Previsão de término" cadastrada na tela de "Período letivo" como a data final para ser exibida e poder ser assinada pelo professor no portal do professor
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-20-24.png?version=1&modificationDate=1694807220363&api=v2)
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title | Sem limite. Até que todos os documentos sejam assinados |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal não irá ter uma data limite para ser assinada pelo professor no portal do professor. |
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title | Data personalizada a escolha da instituição |
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| Para cada etapa da turma/disciplina, o portal irá considera a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data final para ser exibida e ser assinada pelo professor no portal do professor ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-23-57.png?version=1&modificationDate=1694807220430&api=v2)
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title | Destinatário(s) do documento |
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Através dessa opção que podemos definir os destinatários para o documento.
Aviso |
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title | Campos obrigatórios dos destinatários |
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| As informações dos destinatários deve ser obrigatório o preenchimento(CPF / CNPJ), nome e e-mail |
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-21_16-25-50.png?version=1&modificationDate=1694807220503&api=v2)
Informações |
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title | Tipo de documento - Diário de classe |
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| Opções disponíveis para destinatários
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| Os registros a serem considerados são as pessoa(s) vinculadas ao documento
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-10_14-36-45.png?version=1&modificationDate=1694807220567&api=v2)
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title | Coordenador da turma/disciplina |
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| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) com a opção de "Coordenador" no campo "Tipo professor" e que a data esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início" e "Data de término"no cadastro de "Turmas do professor".
Aviso |
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title | Data de término não preenchido |
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| Caso o campo "Data de término" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros |
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-25_11-37-43.png?version=1&modificationDate=1694807220640&api=v2)
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title | Coordenador da matriz aplicada |
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| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) com a opção de "Coordenador" no campo "Função" e que a data esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início do mandato" e "Data de término do mandato"no cadastro de "Comissão coordenadora" da matriz aplicada.
Aviso |
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title | Data de término do mandato não preenchido |
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| Caso o campo "Data de término do mandato" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros |
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-10_14-35-1.png?version=1&modificationDate=1694807220723&api=v2)
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| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) no campo "Secretário 1" e que a data da aba do "Diretor" esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início" e "Data Fim"no cadastro de "Diretor de filial". Esta tela está disponível em Filial | Dados Educacionais | Instituição do MEC | 'Anexo' Diretores por instituição
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-10_15-0-2.png?version=1&modificationDate=1694807220817&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-10_15-0-29.png?version=1&modificationDate=1694807220880&api=v2)
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| Os registro a serem considerados são as pessoa(s) classificada(s) no campo "Secretário 2" e que a data da aba do "Diretor" esteja dentro do prazo dos campos de "Data de início" e "Data Fim"no cadastro de "Diretor de filial". Esta tela está disponível em Filial | Dados Educacionais | Instituição do MEC | 'Anexo' Diretores por instituição
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-10_15-2-29.png?version=1&modificationDate=1694807220950&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-10_15-2-47.png?version=1&modificationDate=1694807221023&api=v2)
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Aviso |
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title | Professor responsável por iniciar o processo de assinatura do diário |
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| Os professor(es) responsável(es) por assinatura do diário de classe que iniciarem o processo de assinatura automaticamente irá ser um destinatário do tipo "Assinar". Não tendo como opção a remoção do mesmo |
Aviso |
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title | Destinatário a serem considerados |
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| As validações dos destinatário a serem considerados são momento da iniciação do processo de assinatura do diário de classe pelo professor |
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Informações |
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| Para definir ordem para as assinaturas, basta informar o número correspondente a posição do destinatário dentro do fluxo de assinaturas. Desta forma o fluxo de assinatura (envio de e-mail) só continua quando o destinatário atual dentro do fluxo realiza a assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento | Definindo ordenação das assinaturas (workflow)
Nota |
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title | Não utilizar a ordenação para as assinaturas |
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| Caso não queria utilizar a ordenação para as assinaturas, basta deixar todos os destinatários com a ordenação igual a 0. |
Nota |
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title | Tipo de documento - Diário de classe |
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| O professor responsável pela assinatura do diário sempre será o primeiro destinatário do fluxo, com ordem de assinatura igual a 0. |
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Informações |
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title | Tipo de destinatário |
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| O tipo de destinatário define a finalidade pretendida para cada um. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento | Adicionando destinatários - Assinador: Usuários que assinarão digitalmente via certificado A1/A3 ou eletronicamente através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina);
- Validador: Usuários que irão apenas validar o documento, não participam da assinatura e servem apenas para definir se o documento está “OK”.
- Testemunha: Usuários que irão assinar eletronicamente como testemunha no documento através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina).
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2.0 - Configuração e processo de Assinatura de Diário através do Novo portal do professor
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Para acessar a funcionalidade, o do professor deverá ter a opção "Responsável por iniciar o processo de assinatura do diário" marcado no cadastro de "Turmas do professor" em: Educacional | Turmas/Disciplinas| Anexos| Professores ![](/download/attachments/772018466/image2023-9-8_9-30-30.png?version=1&modificationDate=1694176230527&api=v2)
As turmas/disciplina que o professor for responsável pela assinatura de diário, o portal irá exibir um item correspondente a esta funcionalidade. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-41-49.png?version=1&modificationDate=1692016910317&api=v2)
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title | Documentos disponíveis |
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O portal irá disponibilizar a lista de documento para o professor conforme a regra definida no item "Criação/alteração do documento para assinatura" a tela documentação Documento
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-18-42.png?version=1&modificationDate=1692019122843&api=v2)
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title | Assinatura do documento |
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Para iniciar o processo de assinatura eletrônica de um documento ainda não integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, basta clicar na opção "Gerar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos.
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-26-4.png?version=1&modificationDate=1692019565003&api=v2)
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de geração do documento. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-26-37.png?version=1&modificationDate=1692019597760&api=v2)
Documento disponível para assinatura, sendo possível o professor visualizar as informações na própria tela ou realizar o download para uma melhor apresentação. ![](/download/attachments/772018466/DEDUSAGA-5648.gif?version=1&modificationDate=1692020216343&api=v2)
Para iniciar a assinatura de um documento, basta clicar na opção "Assinar", o portal irá solicitar a confirmação do inicio do processo de assinatura, através da mensagem abaixo. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-39-26.png?version=1&modificationDate=1692020366657&api=v2)
Informações |
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title | Início do processo de assinatura |
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| Após clicar em confirma, o professor deve acessar o seu e-mail e fazer uso do token e link para realizar a assinatura, conforme a orientação enviada no email. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Assinando um documento | Eletronicamente (Com com autenticação por envio de código por e-mail) ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-44-31.png?version=1&modificationDate=1692020671920&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-45-22.png?version=1&modificationDate=1692020722240&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-45-53.png?version=1&modificationDate=1692020754057&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-46-49.png?version=1&modificationDate=1692020809610&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-47-20.png?version=1&modificationDate=1692020841780&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-48-28.png?version=1&modificationDate=1692020908197&api=v2)
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title | Visualizar o documento |
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Para visualizar um documento já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, basta clicar na opção "Visualizar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos
Aviso |
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| Caso o documento já tenha sido rejeitado por todos os destinatários não será possível visualizar o documento. |
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-56-14.png?version=1&modificationDate=1692017775600&api=v2)
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de visualização do documento. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-57-7.png?version=1&modificationDate=1692017828237&api=v2)
Documento disponível para visualização ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-58-10.png?version=1&modificationDate=1692017891703&api=v2)
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Expandir |
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title | Download do documento |
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Para realizar o download do documento, tanto dos documentos ainda não integrado e também já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica , o professor tem a opção do botão de "Download":
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-10-58.png?version=1&modificationDate=1692018659880&api=v2)
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de download do documento. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-14-50.png?version=1&modificationDate=1692018890597&api=v2)
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Expandir |
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Para excluir um documento já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, o do professor deverá ter permissão em: Serviços Globais | Segurança | Acesso | Perfil | Sistema: Educacional | Educacional (Portal) | Professor | Diário de classe | Assinatura eletrônica | Excluir documento
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-7_15-36-18.png?version=1&modificationDate=1691433379220&api=v2)
Aviso |
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| Caso o documento já tenha sido assinado por todos os destinatários não será possível excluir o documento. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Gerenciando uma publicação existente | Excluindo um documento |
O professor tem duas opção de excluir um documento: 1. Para excluir um documento, basta clicar na opção "Excluir" no documento desejado na tela de listagem dos documentos. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-47-1.png?version=1&modificationDate=1692017222093&api=v2)
Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-47-45.png?version=1&modificationDate=1692017267143&api=v2)
2.Para excluir um documento, basta clicar na opção "Visualizar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos. E após este procedimento, o portal irá exibir o documento integrado e o botão de "Excluir". ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-53-33.png?version=1&modificationDate=1692017614090&api=v2)
Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-53-59.png?version=1&modificationDate=1692017640153&api=v2)
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title | Protocolo de assinaturas do documento |
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O documento integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, possui ao final do arquivo as considerações sobre o "Protocolo de assinaturas", onde possui os destinatário do documento e seus respectivos status de assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Download de um documento ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_11-7-4.png?version=1&modificationDate=1692022025177&api=v2)
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3.0 - Monitor de Documento - Visualizar a relação de documentos que foram integrados ao TOTVS Assinatura Eletrônica
Esse menu tem como objetivo, que a Instituição de Ensino, visualize e execute algumas ações nos documentos que foram integrados ao TOTVS Assinatura Eletrônica.
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Para acessar a funcionalidade, o do professor deverá ter a opção "Responsável por iniciar o processo de assinatura do diário" marcado no cadastro de "Turmas do professor" em: Educacional | Turmas/Disciplinas| Anexos| Professores ![](/download/attachments/772018466/image2023-9-8_9-30-30.png?version=1&modificationDate=1694176230527&api=v2)
As turmas/disciplina que o professor for responsável pela assinatura de diário, o portal irá exibir um item correspondente a esta funcionalidade. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-41-49.png?version=1&modificationDate=1692016910317&api=v2)
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title | Documentos disponíveis |
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O portal irá disponibilizar a lista de documento para o professor conforme a regra definida no item "Criação/alteração do documento para assinatura" a tela documentação Documento
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-18-42.png?version=1&modificationDate=1692019122843&api=v2)
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Expandir |
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title | Assinatura do documento |
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Para iniciar o processo de assinatura eletrônica de um documento ainda não integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, basta clicar na opção "Gerar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos.
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-26-4.png?version=1&modificationDate=1692019565003&api=v2)
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de geração do documento. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-26-37.png?version=1&modificationDate=1692019597760&api=v2)
Documento disponível para assinatura, sendo possível o professor visualizar as informações na própria tela ou realizar o download para uma melhor apresentação. ![](/download/attachments/772018466/DEDUSAGA-5648.gif?version=1&modificationDate=1692020216343&api=v2)
Para iniciar a assinatura de um documento, basta clicar na opção "Assinar", o portal irá solicitar a confirmação do inicio do processo de assinatura, através da mensagem abaixo. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-39-26.png?version=1&modificationDate=1692020366657&api=v2)
Informações |
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title | Início do processo de assinatura |
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| Após clicar em confirma, o professor deve acessar o seu e-mail e fazer uso do token e link para realizar a assinatura, conforme a orientação enviada no email. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Assinando um documento | Eletronicamente (Com com autenticação por envio de código por e-mail) ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-44-31.png?version=1&modificationDate=1692020671920&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-45-22.png?version=1&modificationDate=1692020722240&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-45-53.png?version=1&modificationDate=1692020754057&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-46-49.png?version=1&modificationDate=1692020809610&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-47-20.png?version=1&modificationDate=1692020841780&api=v2)
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-48-28.png?version=1&modificationDate=1692020908197&api=v2)
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Expandir |
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title | Visualizar o documento |
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Para visualizar um documento já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, basta clicar na opção "Visualizar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos
Aviso |
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| Caso o documento já tenha sido rejeitado por todos os destinatários não será possível visualizar o documento. |
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-56-14.png?version=1&modificationDate=1692017775600&api=v2)
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de visualização do documento. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-57-7.png?version=1&modificationDate=1692017828237&api=v2)
Documento disponível para visualização ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-58-10.png?version=1&modificationDate=1692017891703&api=v2)
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Expandir |
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title | Download do documento |
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Para realizar o download do documento, tanto dos documentos ainda não integrado e também já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica , o professor tem a opção do botão de "Download":
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-10-58.png?version=1&modificationDate=1692018659880&api=v2)
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de download do documento. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_10-14-50.png?version=1&modificationDate=1692018890597&api=v2)
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Expandir |
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Para excluir um documento já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, o do professor deverá ter permissão em: Serviços Globais | Segurança | Acesso | Perfil | Sistema: Educacional | Educacional (Portal) | Professor | Diário de classe | Assinatura eletrônica | Excluir documento
![](/download/attachments/772018466/image2023-8-7_15-36-18.png?version=1&modificationDate=1691433379220&api=v2)
Aviso |
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| Caso o documento já tenha sido assinado por todos os destinatários não será possível excluir o documento. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Gerenciando uma publicação existente | Excluindo um documento |
O professor tem duas opção de excluir um documento: 1. Para excluir um documento, basta clicar na opção "Excluir" no documento desejado na tela de listagem dos documentos. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-47-1.png?version=1&modificationDate=1692017222093&api=v2)
Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-47-45.png?version=1&modificationDate=1692017267143&api=v2)
2.Para excluir um documento, basta clicar na opção "Visualizar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos. E após este procedimento, o portal irá exibir o documento integrado e o botão de "Excluir". ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-53-33.png?version=1&modificationDate=1692017614090&api=v2)
Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo. ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_9-53-59.png?version=1&modificationDate=1692017640153&api=v2)
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Expandir |
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title | Protocolo de assinaturas do documento |
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O documento integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, possui ao final do arquivo as considerações sobre o "Protocolo de assinaturas", onde possui os destinatário do documento e seus respectivos status de assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Download de um documento ![](/download/attachments/772018466/image2023-8-14_11-7-4.png?version=1&modificationDate=1692022025177&api=v2)
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