Páginas filhas
  • TOTVS Construção Gestão de Imóveis - Utilitários - Sincronismo portal de Imóveis 12.1.2402

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Conceito

A sincronização desempenha um papel essencial no processo de integração dos registros entre o sistema RM e o Portal de Imóveis. Sua importância fundamental está na capacidade de buscar e atualizar dados diretamente no sistema RM, integrando esses registros de forma consistente nos cadastros do Portal de Imóveis.
Esse procedimento assegura que as informações permaneçam constantemente atualizadas e consistentes entre os dois sistemas, viabilizando, assim, uma integração eficiente e altamente necessária. Este material tem como objetivo guiar você por esse processo de sincronização, proporcionando uma compreensão e um uso eficaz dessa funcionalidade indispensável para a operação integrada de ambos os sistemas.

É possível sincronizar os seguintes dados do RM, seja de forma completa ou individual:
01. Empreendimentos
02. Blocos
03. Unidades
04. Vagas
05. Tabela de Preço
06. Tabela de Preço (Preço unidades)
07. Modalidade Venda
08. Componente x Modalidade
09. Modalidade x Tabela de Preço
10. Região
11. Mídia
12. Profissão
13. Comunhão de Bens
14. Vendas Distratadas
15. Cidades
16. Parâmentros
17. Aditivo de Troca de Unidade



Deck of Cards
id1
Card
labelPré-Requisitos:

Antes de realizar a sincronização no RM é importante considerar alguns pré-requisitos técnicos e de permissões:

Permissões de Acesso: É necessário disponibilizar permissões específicas para que os usuários tenham acesso à funcionalidade de sincronização. Os administradores do sistema devem assegurar que os usuários envolvidos tenham autorização para visualizar e utilizar a opção de sincronismo no menu Utilitários.

Após a disponibilização das permissões, o usuário irá visualizar a opção "Sincronismo Portal Imóveis" no menu "Utilitários".



Card
labelExecução da Sincronização

Para realizar a sincronização, siga os seguintes passos:

1. Acesse o menu utilitários > Sincronismo portal imóveis. Na visão aberta selecione processos > Sincronização do portal de imóveis 

2. Selecione os itens específicos que você deseja sincronizar, em seguida avançar para prosseguir com o processo de sincronização; Observação: O processo também pode ser agendado via job, como detalhado na imagem a seguir. Além disso, informações adicionais serão destacadas ao final desta página para melhor entendimento;

3. Ao final, as informações referentes aos itens selecionados para sincronização serão apresentadas. Neste exemplo, realizamos a sincronização do empreendimento, e ao término do processo, recebemos a notificação de conclusão com sucesso.



Card
labelAgendamento via JOB

Além da disponibilização da funcionalidade de sincronização, a partir da versão 12.1.2402, também é possível realizar o agendamento deste serviço através de um Job. Isso possibilita que a sincronização seja executada de tempos em tempos, conforme definido pelo usuário administrador. Este recurso oferece maior flexibilidade e automação no processo de integração.
Para configurar o agendamento via Job, siga os passos disponibilizados neste material: Agendamento de Processos - Job Server

Sugerimos que o agendamento seja configurado para execução de 12 em 12 horas
No exemplo a seguir, apresentamos uma maneira de realizar essa configuração sugerida.

1. No menu "Utilitários", ao clicar no ícone "Sincronismo do portal de imóveis", na visão apresentada, clique em "Processos" (selecione a opção: "Sincronização do portal de imóveis").



2. Selecione a tarefa que deseja sincronizar. No exemplo abaixo, escolhemos "Empreendimentos" e, em seguida, clique em "Avançar";



3. Na tela apresentada referente ao agendamento, destacamos duas informações técnicas importantes.
A primeira delas é a "Hora da Execução" (1ª Execução), que representa o horário programado para a primeira execução da tarefa.
A segunda informação é a configuração de "Repetir a execução", onde foi selecionada a opção diária e informado o horário das 12 horas. Isso indica que a partir de hoje, o serviço de sincronização será realizado automaticamente a cada 12 horas, de acordo com essa configuração técnica.



4. Para visualizar o serviço agendado, acesse o menu "Ambiente" e clique em "Gerenciamento de Jobs". Após isso, os dados dos serviços agendados na base de dados serão listados na tela. Basta filtrar o processo de sincronização do Portal de Imóveis. Abaixo, estão duas telas: a primeira mostra o menu de acesso aos serviços agendados, e a segunda exibe o agendamento selecionado.



Entenda como o serviço é descrito na tela para visualização:

  1. Nome do processo: Este é o nome ou identificador da tarefa que foi agendada. Ele descreve a natureza ou finalidade da tarefa que será executada automaticamente de acordo com o agendamento.

  2. Usuário que criou o agendamento: Indica o nome ou identificação do usuário que criou o agendamento. Isso ajuda a rastrear quem configurou a tarefa de agendamento e é útil para fins de responsabilidade.

  3. Horário de execução: Este é o horário programado para que a tarefa agendada seja executada automaticamente. É o momento em que a tarefa será ativada de acordo com as configurações definidas.

  4. Status de execução: Este campo indica o estado atual da execução da tarefa agendada. Quando estiver vazio, significa que a tarefa ainda não foi executada. Quando exibe "OK", significa que o job foi executado com sucesso em seu horário agendado. Esse status é uma maneira de monitorar e verificar se a tarefa está sendo executada conforme o planejado.



5. Após a execução do processo, observe que o campo Status apresenta a informação "OK", significando que a execução do serviço foi concluída.

Outra informação mais detalhada que também pode ser visualizada pelo usuário é acessada ao clicar duas vezes sobre o serviço executado. Nesse momento, a tela apresentará um resumo da execução, incluindo dados relativos à hora de início e término, bem como outras informações complementares relacionadas a esse serviço.