Páginas filhas
  • TOTVS Construção Gestão de Imóveis - Utilitários - Sincronismo portal de Imóveis 12.1.2402

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
id1
Card
labelPré-Requisitos:

Antes de realizar a sincronização no RM é importante considerar alguns pré-requisitos técnicos e de permissões:

Permissões de Acesso: É necessário disponibilizar permissões específicas para que os usuários tenham acesso à funcionalidade de sincronização. Os administradores do sistema devem assegurar que os usuários envolvidos tenham autorização para visualizar e utilizar a opção de sincronismo no menu Utilitários.

Após a disponibilização das permissões, o usuário irá visualizar a opção "Sincronismo Portal Imóveis" no menu "Utilitários".



Card
labelExecução da Sincronização

Para realizar a sincronização, siga os seguintes passos:

1. Acesse o menu utilitários > Sincronismo portal imóveis. Na visão aberta selecione processos > Sincronização do portal de imóveis 

2. Selecione os itens específicos que você deseja sincronizar, em seguida avançar para prosseguir com o processo de sincronização; Observação: O processo também pode ser agendado via job, como detalhado na imagem a seguir. Além disso, informações adicionais serão destacadas ao final desta página para melhor entendimento;

Image RemovedImage Added

3. Ao final, as informações referentes aos itens selecionados para sincronização serão apresentadas. Neste exemplo, realizamos a sincronização do empreendimento, e ao término do processo, recebemos a notificação de conclusão com sucesso.
Image Removed
Image Added




Card
labelAgendamento via JOB

Além da disponibilização da funcionalidade de sincronização, a partir da versão 12.1.2402, também é possível realizar o agendamento deste serviço através de um Job. Isso possibilita que a sincronização seja executada de tempos em tempos, conforme definido pelo usuário administrador. Este recurso oferece maior flexibilidade e automação no processo de integração.
Para configurar o agendamento via Job, siga os passos disponibilizados neste material: Agendamento de Processos - Job Server

Sugerimos que o agendamento seja configurado para execução de 12 em 12 horas
No exemplo a seguir, apresentamos uma maneira de realizar essa configuração sugerida.

1. No menu "Utilitários", ao clicar no ícone "Sincronismo do portal de imóveis", na visão apresentada, clique em "Processos" (selecione a opção: "Sincronização do portal de imóveis").



2. Selecione a tarefa que deseja sincronizar. No exemplo abaixo, escolhemos "Empreendimentos" e, em seguida, clique em "Avançar";



3. Na tela apresentada referente ao agendamento, destacamos duas informações técnicas importantes.
A primeira delas é a "Hora da Execução" (1ª Execução), que representa o horário programado para a primeira execução da tarefa.
A segunda informação é a configuração de "Repetir a execução", onde foi selecionada a opção diária e informado o horário das 12 horas. Isso indica que a partir de hoje, o serviço de sincronização será realizado automaticamente a cada 12 horas, de acordo com essa configuração técnica.



4. Para visualizar o serviço agendado, acesse o menu "Ambiente" e clique em "Gerenciamento de Jobs". Após isso, os dados dos serviços agendados na base de dados serão listados na tela. Basta filtrar o processo de sincronização do Portal de Imóveis. Abaixo, estão duas telas: a primeira mostra o menu de acesso aos serviços agendados, e a segunda exibe o agendamento selecionado.



Entenda como o serviço é descrito na tela para visualização:

  1. Nome do processo: Este é o nome ou identificador da tarefa que foi agendada. Ele descreve a natureza ou finalidade da tarefa que será executada automaticamente de acordo com o agendamento.

  2. Usuário que criou o agendamento: Indica o nome ou identificação do usuário que criou o agendamento. Isso ajuda a rastrear quem configurou a tarefa de agendamento e é útil para fins de responsabilidade.

  3. Horário de execução: Este é o horário programado para que a tarefa agendada seja executada automaticamente. É o momento em que a tarefa será ativada de acordo com as configurações definidas.

  4. Status de execução: Este campo indica o estado atual da execução da tarefa agendada. Quando estiver vazio, significa que a tarefa ainda não foi executada. Quando exibe "OK", significa que o job foi executado com sucesso em seu horário agendado. Esse status é uma maneira de monitorar e verificar se a tarefa está sendo executada conforme o planejado.



5. Após a execução do processo, observe que o campo Status apresenta a informação "OK", significando que a execução do serviço foi concluída.

Image Added

Outra informação mais detalhada que também pode ser visualizada pelo usuário é acessada ao clicar duas vezes sobre o serviço executado. Nesse momento, a tela apresentará um resumo da execução, incluindo dados relativos à hora de início e término, bem como outras informações complementares relacionadas a esse serviço.

Image Added     Image Added