Páginas filhas
  • DT ICMS Monofásico - Setor de Combustíveis

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Guia Prático está disponível para os contribuintes em http://sped.rfb.gov.br/estatico/8E/594D47A038C695D44A2FFAC7F88225CAC71F7F/Nota%20Orientativa%202023_001%20v1_0.pdf Nota Orientativa 01.2023 v1.4


03. SOLUÇÃO


Totvs custom tabs box
tabsIntegração, Livros Fiscais, Apuração, SPED Fiscal
idspasso3,passo4,passo5,passo6

Livros Fiscais 12020/0020

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

OBF12000

- Prepara Informações para os Livros Fiscais

- Integração

Alterado a integração para atender as novas regras para o do ICMS e ICMS ST Monofásico - Setor de Combustíveis para as notas fiscais de saída e entrada.

Quando tratar-se dos CSTs 02,15,53 ou 61 será considerado o tributo ICMS como ICMS Monofásico , sendo apresentado conforme orientação da legislação.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso5

“ICMS_MONO”,  e para o ICMS ST como ICMS ST Monofásico "ICMS_ST_MONO" sendo realizado a integração e apresentado os valores em cada campo conforme orientação da legislação.


Após o processamento da integração, os valores serão apresentados para as notas de entrada e saída com tributação de ICMS e ICMS ST monofásico conforme validações abaixo: 

Valor de base de cálculo do ICMS: Se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 02, 15, 53 ou 61, o campo Valor de base de calculo do ICMS deve ser igual a “0” (zero).

Aliquota do ICMS: Se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 02 ou 15, o campoAliquota do ICMS deve ser maior que “0” (zero), se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 53, o campo Aliquota do ICMS poderá ser maior ou igual a “0” (zero) e se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 61, o campo Aliquota do ICMS deverá ser igual a “0” (zero).

Valor do ICMS: Nas operações com B100 e CST 53, Valor do ICMS Monofásico (Valor do ICMS próprio) deve ser lançado nesse campo.

Valor de base de cálculo do ICMS ST:  Se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 02, 15, 53 ou 61, o campo Valor de base de calculo do ICMS ST deve ser igual a “0” (zero).

Aliquota do ICMS ST: Se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 02 ou 61, o campo Aliquota do ICMS ST deve ser igual a “0” (zero), se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 15, o campo Aliquota do ICMS ST deve ser maior que “0” (zero) e se os dois últimos caracteres do CST_ICMS forem 53, o campo Aliquota do ICMS ST deve ser maior ou igual a “0” (zero).

Valor do ICMS ST: A partir de 2.023, este campo deve ser utilizado para lançar o ICMS monofásico a partir dos itens da NFe com CST 02 ou 15 com a soma dos valores ICMS Monofásico (Valor do ICMS próprio) e ICMS ST Monofásico (Valor do ICMS com retenção).


As seguintes regras serão executadas somente nas operações de saídas:

ICMS Normal:

a) se os dois últimos dígitos do campo CST_ICMS forem iguais a 02 ou 15, então os valores dos campos Valor de base de cálculo do ICMS e Valor do ICMS deverão ser iguais a “0” (zero) e o valor do campo Aliquota do ICMS deverá ser maior que “0” (zero).

b) se os dois últimos dígitos do campo CST_ICMS forem iguais a 53, então o valor do campo Valor de base de cálculo do ICMS deverá ser igual a “0” (zero), o valor do campo Aliquota do ICMS deverá ser maior que “0” (zero) e o valor do campo Valor do ICMS deverá ser maior ou igual a “0” (zero).

c) se os dois últimos dígitos do campo CST_ICMS forem iguais a 61, então os valores dos campos Aliquota do ICMS, Valor de base de cálculo do ICMS e Valor do ICMS deverão ser iguais a “0” (zero).


ICMS ST:
a) se os dois últimos dígitos do campo CST_ICMS forem iguais a 02 ou 15, então o valor do campo Valor de base de cálculo do ICMS ST deverá ser igual a “0” (zero) e o valor do campo Valor do ICMS ST deverá ser maior ou igual a “0” (zero).
b) se os dois últimos dígitos do campo CST_ICMS forem iguais a 53, então os valores dos campos Valor de base de cálculo do ICMS ST e Valor do ICMS ST deverão ser iguais a “0” (zero).
c) se os dois últimos dígitos do campo CST_ICMS forem iguais a 61, então os valores dos campos Valor de base de cálculo do ICMS ST e Valor do ICMS ST deverão ser iguais a “0” (zero).


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4

Livros Fiscais 12020/0020

Para atender as novas regras do ICMS e ICMS ST Monofásico, os livros fiscais de entrada e saída serão apresentados conforme os valores da integração, onde já foi realizado a tratativa dos documentos fiscais conforme legislação para as tributações com ICMS Monofásico.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso5

OBF12030/12040 - Apuração

Para atender as novas regras do ICMS e ICMS ST Monofásico, a apuração será realizada conforme os valores da integração, onde já foi realizado a tratativa dos documentos fiscal conforme legislação para as tributações com ICMS Monofásico.


OBF12030/12040 - Apuração

Alterado para atender as novas regras para o ICMS Monofásico - Setor de Combustíveis para as notas fiscais de saída e entrada.

Quando tratar-se dos CSTs 02,15,53 ou 61 será considerado o tributo ICMS como ICMS Monofásico, sendo apresentado conforme orientação da legislação.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso6

OBF10110 - Geração da Escrituração Fiscal Digital

Para atender as novas regras do ICMS e ICMS ST Monofásico, o SPED Fiscal é gerado conforme os valores da integração, onde já foi realizado a tratativa dos documentos fiscal conforme legislação para as tributações com ICMS Monofásico

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso6

OBF10110 - Geração da Escrituração Fiscal Digital

Alterado para atender as novas regras para o ICMS Monofásico - Setor de Combustíveis.

REGISTRO C170: ITENS DO DOCUMENTO (CÓDIGO 01, 1B, 04 e 55).

       As instruções a seguir se aplicam para as devoluções de operações com ICMS monofásico e para as situações em que a legislação da UF permita o crédito do ICMS monofásico nas entradas utilizando o Registro C170.

As seguintes regras serão executadas somente nas operações de entradas:

  •  Se CST_ICMS forem 02, 15, 53 ou 61, os campos 13 (VL_BC_ICMS)  e 16 (VL_BC_ICMS_ST) serão iguais a “0” (zero). 
  •  Se CST_ICMS for 61, o campo 14 (ALIQ_ICMS) será igual a “0” (zero). 
  • Se CST_ICMS forem 02 ou 61 o campo 17 (ALIQ_ST)  serão iguais a “0” (zero)

REGISTRO C190: REGISTRO ANALÍTICO DO DOCUMENTO (CÓDIGO 01, 1B, 04, 55 e 65)

  • Se CST for 02, 15, 53 ou 61, os valores dos campos 06 (VL_BC_ICMS) e 08 (VL_BC_ICMS_ST)  serão iguais a 0 (zero).

As seguintes regras serão executadas somente nas operações de saídas:

  • Se CST for 02 ou 15 os campos VL_BC_ICMS e VL_ICMS serão iguais a “0” (zero) e o valor do campo ALIQ_ICMS será maior que “0” (zero). 
  • Se CST for 53 os campos VL_BC_ICMS e VL_ICMS serão iguais a “0” (zero) e o valor do campo ALIQ_ICMS será maior ou igual a “0” (zero).  
  • Se CST for 61, então os valores dos campos ALIQ_ICMS, VL_BC_ICMS e VL_ICMS serão iguais a “0” (zero). 
  • Se CST for 02, 15 ou 53 então os valores dos campos VL_BC_ICMS_ST será igual a “0” (zero) e o valor do campo VL_ICMS_ST será maior ou igual a “0” (zero).
  • Se  CST for 61, então os valores dos campos VL_BC_ICMS_ST e VL_ICMS_ST serão iguais a “0” (zero).

A seguintes regra será executado somente nas operações de entradas:

Se CST for 02, 15, 53 ou 61, os valores dos campos 06 (VL_BC_ICMS) e 08 (VL_BC_ICMS_ST)  será igual 0 (zero)

.




05. ASSUNTOS RELACIONADOS

Nota

...

Orientativa 01/2023 – ICMS Monofásico – setor de combustíveis

Faturamento - Notas fiscais Monofásico

Suprimentos - Notas fiscais Monofásico



Templatedocumentos


HTML
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>