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1.0 - Configuração Integração com o TAE e configuração do Relatório a ser exibido no Novo portal do professor

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titleConfigurando o RM para a Integração com TOTVS Assinatura Eletrônica

É necessário realizar as parametrizações em: Ambiente | Parâmetros Globais | Integração com o Totvs Assinatura Eletrônica.

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Nota

Caso, os parâmetros acima não tenha sido preenchido, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta ao abrir a tela, informando a necessidade desta configuração para o correto funcionamento da integração

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titlePerfil de acesso

Os usuários que poderão realizar a integração de documentos com o TOTVS Assinatura Eletrônica, deverão ter seus perfis de acesso ajustados para permitir o acesso às telas responsáveis pela integração. Para isso acesse o cadastro de perfil e conceda acesso às opções de Assinatura Eletrônica, do sistema Educacional.

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titleGerenciamento do documento

Através dessa tela o usuário deverá realizar o cadastro dos tipos de relatórios que serão integrados. O preenchimento das informações dessa tela possibilitará a geração do relatório, a identificação dos destinatários e o envio do documento para assinatura.

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titleConfigurações dos relatórios

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titlePadrão de relatório

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Para saber mais acesse

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Informações
titleRelatório tipo "TURMAS"

 Para que seja possível gerar o relatório através do portal, é necessário configurar com o tipo de "RELATÓRIOS DE TURMAS"

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titleFiltros

Cada relatório deve possuir os campos obrigatórios para correta emissão do relatório, os filtros são passados automaticamente para os relatórios do portal. 

Caso utilize a tabela master: STURMADISC (Turma/Disciplina)

Parâmetros obrigatórios: CODCOLIGADA, IDTURMADISC (filtros são passado automaticamente pelo portal)

Parâmetros obrigatório quando o relatório é por Etapa: CODETAPA (filtros são passado automaticamente pelo portal, quando o tipo de relatório é por CODETAPA)

Nota
titleFiltros do relatório

Caso queira filtrar os dados por algumas variáveis dinâmicas referentes ao usuário, consulte Variáveis dinâmicas.

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titleTipo de documento

O sistema possui atualmente o tipo de documento "Diário de classe".

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titleDiário de classe

Segue algumas particularidades deste tipo de relatório

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Informações
titleRegras para geração do nome do arquivo

Regras para geração do nome do arquivo PDF. Dentre as opções temos:

  • Nome do relatório + data da assinatura do professor
  • Descrição do documento + data da assinatura do professor

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titleData início para assinatura no portal do professor

Através desta informação identificamos a data início para o documento ficar disponível no portal do professor. Dentre as opções temos:

Informações
titleEtapa consideradas

As consideradas para exibição são:

  • Tipo das etapas "Faltas"
  • A opção de "Exibe no portal e na central do aluno" marcado

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Informações
titleDocumento com o processo de assinatura já iniciado ou finalizado

O portal exibe todos os documentos que já iniciaram o processo de "Assinatura eletrônica", sendo assim não considerando o período de "Data de inicio" e "Data limite" para assinatura do diário de classe no portal professor. 

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titleData final de cada etapa

Para cada etapa de falta da turma/disciplina, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibida e ser assinada pelo professor no portal do professor.

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titleData final da última etapa (última etapa da turma/disciplina do período letivo)

Para a última etapa de falta, o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para o documento ser exibido e poder ser assinado pelo professor no portal do professor.

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titleData limite de digitação de conteúdo efetivo de cada etapa

Para cada etapa de falta da turma/disciplina, o portal irá considerar a "Dt. limite conteúdo efetivo" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibido e assinado o documento pelo professor no portal do professor.

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titleData limite de digitação da última etapa (última etapa da turma/disciplina do período letivo)

Para a última etapa (leva em consideração a última Etapa de falta Cadastrada), o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibido e poder ser assinado o documento pelo professor no portal do professor.

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Aviso
titleObservação

Caso tenho mais de uma etapa com a mesma data de término, o portal irá levar em consideração a última etapa criada (data de criação).

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titleData personalizada a escolha da instituição

O portal irá considerar a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data início para ser exibido e assinado o documento pelo professor no portal do professor

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titleData limite para assinatura no portal do professor

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as

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titleData final do período letivo

O portal irá considerar a "Data de término" se preenchida ou senão a "Previsão de término" cadastrada na tela de "Período letivo" como a data final para ser exibido e assinado pelo professor no portal do professor

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titleSem limite. Até que todos os documentos sejam assinados

O portal não irá ter uma data limite para ser assinada pelo professor no portal do professor. 

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titleData personalizada a escolha da instituição

O portal irá considerar a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data final para ser exibido e assinado o documento pelo professor no portal do professor

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titleDestinatário(s) do documento

Através dessa opção que podemos definir os destinatários para o documento.

Aviso
titleCampos obrigatórios dos destinatários

As informações dos destinatários deve ser obrigatório o preenchimento(CPF / CNPJ), nome e e-mail

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titleTipo de documento - Diário de classe

Opções disponíveis para destinatários

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titlePessoa

Os registros a serem considerados são as pessoa(s) vinculadas ao documento

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titleCoordenador da turma/disciplina

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Aviso
titleData de término não preenchido

Caso o campo "Data de término" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros

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titleCoordenador da matriz aplicada

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Aviso
titleData de término do mandato não preenchido

Caso o campo "Data de término do mandato" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros

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titleSecretário 1

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informações de 


2.0 -

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titleSecretário 2

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Aviso
titleProfessor responsável por iniciar o processo de assinatura do diário

Os professor(es) responsável(es) por assinatura do diário de classe que iniciarem o processo de assinatura automaticamente irá ser um destinatário do tipo "Assinar". Não tendo como opção a remoção do mesmo

Aviso
titleDestinatário a serem considerados

As validações dos destinatário a serem considerados são momento da iniciação do processo de assinatura do diário de classe pelo professor

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titleOrdem de assinatura

Para definir ordem para as assinaturas, basta informar o número correspondente a posição do destinatário dentro do fluxo de assinaturas. Desta forma o fluxo de assinatura (envio de e-mail) só continua quando o destinatário atual dentro do fluxo realiza a assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento |  Definindo ordenação das assinaturas (workflow)

Nota
titleNão utilizar a ordenação para as assinaturas

Caso não queria utilizar a ordenação para as assinaturas, basta deixar todos os destinatários com a ordenação igual a 0.

Nota
title Tipo de documento - Diário de classe

O professor responsável pela assinatura do diário sempre será o primeiro destinatário do fluxo, com ordem de assinatura igual a 0.

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titleTipo de destinatário

O tipo de destinatário define a finalidade pretendida para cada um.  Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento |  Adicionando destinatários

  • Assinador: Usuários que assinarão digitalmente via certificado A1/A3 ou eletronicamente através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina);
  • Validador: Usuários que irão apenas validar o documento, não participam da assinatura e servem apenas para definir se o documento está “OK”.
  • Testemunha: Usuários que irão assinar eletronicamente como testemunha no documento através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina).

2.0 - Configuração e processo de Assinatura de Diário através do Novo portal do professor

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3.0 - Monitor de Documento - Visualizar a relação de documentos que foram integrados ao TOTVS Assinatura Eletrônica

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titleVisualizar o documento

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Aviso
titleDocumento rejeitado

Caso o documento já tenha sido rejeitado por todos os destinatários não será possível visualizar o documento.

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Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de visualização do documento.

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Documento disponível para visualização

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titleDownload do documento

Para realizar o download do documento, tanto dos documentos ainda não integrado e também já integrado com o  TOTVS Assinatura Eletrônica ,  o professor tem a opção do botão de "Download":

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Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de download do documento.

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titleExcluir o documento

Para excluir um documento já integrado com o  TOTVS Assinatura Eletrônica, o do professor deverá ter permissão em:  Serviços Globais | Segurança | Acesso | Perfil | Sistema: Educacional | Educacional (Portal) | Professor | Diário de classe |  Assinatura eletrônica | Excluir documento

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Aviso
titleDocumento assinado

Caso o documento já tenha sido assinado por todos os destinatários não será possível excluir o documento. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Gerenciando uma publicação existente | Excluindo um documento

O professor tem duas opção de excluir um documento:

1. Para excluir um documento, basta clicar na opção "Excluir" no documento desejado na tela de listagem dos documentos.

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Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo.

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Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo.

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titleProtocolo de assinaturas do documento

O documento integrado com o  TOTVS Assinatura Eletrônica, possui ao final do arquivo as considerações sobre o "Protocolo de assinaturas", onde possui os destinatário do documento e seus respectivos status de assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Download de um documento

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Esse menu tem como objetivo, que a Instituição de Ensino, visualize e execute algumas ações nos documentos que foram integrados ao TOTVS Assinatura Eletrônica.

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titlePermissão de acesso

Para acessar a funcionalidade, o do professor deverá ter a opção "Responsável por iniciar o processo de assinatura do diário" marcado no cadastro de "Turmas do professor" em:  Educacional | Turmas/Disciplinas| Anexos| Professores

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As turmas/disciplina que o professor for responsável pela assinatura de diário, o portal irá exibir um item correspondente a esta funcionalidade.

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titleDocumentos disponíveis

O portal irá disponibilizar a lista de documento para o professor conforme a regra definida no item "Criação/alteração do documento para assinatura" a tela documentação Documento

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titleAssinatura do documento

Para iniciar o processo de assinatura eletrônica de um documento ainda não integrado com o  TOTVS Assinatura Eletrônica, basta clicar na opção "Gerar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos.

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Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de geração do documento.

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Documento disponível para assinatura, sendo possível o professor visualizar as informações na própria tela ou realizar o download para uma melhor apresentação.

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Para iniciar a assinatura de um documento, basta clicar na opção "Assinar", o portal irá solicitar a confirmação do inicio do processo de assinatura, através da mensagem abaixo.

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Informações
titleInício do processo de assinatura

Após clicar em confirma, o professor deve acessar o seu e-mail e fazer uso do token e link para realizar a assinatura, conforme a orientação enviada no email. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Assinando um documento |  Eletronicamente (Com com autenticação por envio de código por e-mail)

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Saiba mais em Monitor de documentos