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titlePortal de Convênios - Acesso Usuário Interno
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titleObjetivo

O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as rotinas implementadas para o Portal de Convênios – Acesso Interno (SEBRAE).

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titleAcesso Portal de Convênios - Interno (Sebrae)

O usuário interno, ou seja, usuários que sejam funcionários do Sebrae deverão utilizar a opção “Colaborador” para realizar o login e ter o acesso as funcionalidades disponíveis para os usuários interno (SEBRAE) do portal.


O acesso ao Portal de Convênios pode ser realizado através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios



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titleLogin - Interno (Sebrae)

Ao acessar o Portal de Convênios através da url https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção “Colaborador” o usuário será redirecionado para a tela de login do portal Amei Sebrae onde deverá informar o usuário e senha de acesso para que o mesmo seja autenticado no Portal de Convênios – Interno (SEBRAE).

Obs.: O portal Amei Sebrae é um portal desenvolvido pelo Sebrae responsável por realizar a autenticação do usuário no ambiente do Sebrae e posteriormente liberar este acesso ao Portal que se deseja logar, neste caso o Portal de Convênios.


1º Acesso:
Caso o usuário não possua credenciais de acesso ao Portal Amei Sebrae o mesmo deverá solicitar aos responsáveis pela gestão do Portal Amei Sebrae o cadastro e acessos necessários para utilização do Portal Amei Sebrae. Após o cadastro o usuário deverá acessar a url do Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios novamente para que o mesmo possa realizar a autenticação no Portal de Convênios. 


Já possuo cadastro:

Ao acessar o Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção “Colaborador” o usuário será redirecionado para o Portal SGO Lite para que seja realizado a escolha da coligada ao qual se deseja logar para utilização do Portal de Convênios.


Após a seleção da coligada o usuário será redirecionado para a tela de login do Portal Amei Sebrae onde deverá informar as credenciais de acesso “Entrar com conta Microsoft” (padrão utilizado pelo SEBRAE) ou “Entrar com usuário e senha” para realizar a autenticação no Portal Amei Sebrae e ser redirecionado ao Portal de Convênios automaticamente: 



Login através do SGO Lite


O usuário interno (SEBRAE) poderá realizar o acesso ao Portal de Convênios através do Portal SGO Lite sem a necessidade de acessar a url direta do Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios.


Para o acesso através do Portal SGO Lite basta o usuário acessar o Portal SGO Lite através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/Portal e acessar o card do Portal de Convênios e o mesmo será redirecionado automaticamente para o Portal de Convênios Sebrae. Neste processo o usuário interno (SEBRAE) será autenticado automaticamente no Portal de Convênios, utilizado a autenticação já realizada no Portal SGO Lite. 



Após a autenticação o usuário será redirecionado ao Portal de Convênios apresentando todas as funcionalidades do Portal de Convênios para os usuários internos do SEBRAE:


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titlePermissão de acesso aos menus do Portal de Convênios - Interno (Sebrae)

As permissões de acesso aos menus do Portal de Convênios – Interno (SEBRAE) são concedidas através de perfis associados ao(s) usuários do site. Essa gestão de acesso deve ser realizada através do sistema TOTVS menu Serviços Globais | Segurança | Perfis no contexto “Gestão de Conteúdos”.

O usuário responsável por esta gestão deverá avaliar a necessidade da criação de um novo perfil contemplando os menus do Portal de Convênios ou se os menus serão associados a um perfil já existente.

Através do menu Serviços Globais | Segurança | Perfis o usuário responsável deverá selecionar o contexto “Gestão de Conteúdos”.


Serão exibidos todos os perfis existentes para o contexto Gestão de Conteúdos, contexto utilizado pelo “Portal de Convênios – Acesso Interno”. Neste momento o usuário responsável deverá analisar a necessidade da criação de um novo perfil onde deverá associá-lo aos usuários do “Portal de Convênios – Acesso Interno”. Neste manual iremos considerar o perfil “Portal Convênios – Administrador (NA_PCONV_ADM)” para a associação de acesso aos menus do “Portal de Convênios – Acesso Interno”.


Quando o usuário editar ou clicar duas vezes sobre o perfil o sistema abrirá a tela de edição deste perfil permitindo gerenciar o acesso ao(s) menu(s) do “Portal de Convênios – Acesso Interno” através da aba “Acesso a Menus”.

O usuário deverá selecionar o(s) menu(s) do grupo “[02.01.29 – Gestão de Garantias]” e gerenciar o acesso através dos botões “Permitir Acesso” e “Proibir Acesso”’


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titleMenu - Parâmetros Gerais

Através da opção de menu “Parâmetros | Parâmetros Gerais”, disponível na página inicial do Portal ou no painel de menus do Portal, o usuário poderá realizar a parametrização geral do sistema. 



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titleParâmetros Gerais - Validação dos Projetos de Convênios

Através da opção de menu “Parâmetros | Parâmetros Gerais | Painel: Validação dos Projetos de Convênios” o usuário do sistema poderá realizar a parametrização do(s) usuário(s) que terão permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastradas pelo usuário externo.

Observação: Usuários cadastrados como aprovadores possuem permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) dos pedidos de propostas e propostas de convênios da coligada ao qual o usuário aprovador pertence (coligada corrente do usuário logado). 


A aprovação da proposta se dará por autorização de alçadas. As alçadas cadastradas são:

  • Usuário(s) Diretor(es)
  • Usuário(s) Gestor(es)
  • Usuário(s) Jurídico(s)
  • Usuário(s) Recepcionante(s) 


O cadastro dos usuários aprovadores poderá ser realizado de forma unitária, ou seja, usuário por usuário ou realizando o vínculo múltiplos de usuários.

Adicionar usuário(s) (forma unitária):

O usuário deverá selecionar através do campo “Usuário” o usuário que se deseja adicionar como aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.

Após a seleção basta o usuário clicar no botão “Vincular Usuário” para que o usuário seja adicionado e salvo como um usuário aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.

Adicionar usuário(s) (vínculo múltiplos de usuários):

O usuário poderá selecionar vários usuários através da tela de vínculo múltiplo de usuários. Para a exibição da tela de vínculo múltiplo de usuários basta clicar no botão “Vincular múltiplos usuários”

Na tela exibida ao usuário deverá selecionar o(s) usuário(s) que se deseja(m) adicionar como aprovador(es) (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.
Após a seleção o usuário deverá clicar em “Salvar” para que o(s) usuário(s) seja(m) adicionado(s) e salvo(s) como um usuário aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE. 


O campo pesquisa exibido nesta tela permite a pesquisa pelos campos da tela bastando apenas digitar o valor desejado para que a pesquisa seja executada nos campos listados abaixo:

o Cód. Usuário
o Nome
o Departamento

Excluir usuário(s):
A exclusão de usuário(s) parametrizado(s) como aprovador(es) pode ser executada de forma unitária ou a exclusão de múltiplos usuários:


Excluir usuário(s) (forma unitária):
O usuário deverá clicar no botão de exclusão do respectivo participante que se deseja retirar a permissão de aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE. 


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Excluir usuário(s) (múltiplos usuários):
O usuário deverá selecionar o(s) usuário(s) do(s) respectivo(s) participante(s) que se deseja retirar a permissão de aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE e clicar no botão “Excluir múltiplos usuários”.

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