Páginas filhas
  • Manuais Sebrae

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Button
TextoPortal de Convênios
Link8

Expandir
titlePortal de Convênios - Acesso Usuário Externo
Expandir
titleObjetivo

O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as rotinas implementadas para o Portal de Convênios –
Acesso Externo.

Expandir
titleAcesso Portal Convênios Usuário Externo

O usuário externo, ou seja, que não seja um funcionário do Sebrae deverá utilizar a opção “Acesso externo” para realizar o 
login e ter o acesso as funcionalidades disponíveis para os usuários externos do portal.


O acesso ao Portal de Convênios pode ser realizado através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios



Expandir
titleLogin

Ao acessar o Portal de Convênios através da url https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção 
“Usuário externo” o usuário será redirecionado para a tela de login do portal Amei Sebrae onde deverá informar o usuário 
e senha de acesso para que o mesmo seja autenticado no Portal de Convênios – Externo


Obs.: O portal Amei Sebrae é um portal desenvolvido pelo Sebrae responsável por realizar a autenticação do usuário no 
ambiente do Sebrae e posteriormente liberar este acesso ao Portal que se deseja logar, neste caso o Portal de Convênios.


1º Acesso:
Caso o usuário não possua credenciais de acesso ao Portal Amei Sebrae basta clicar na opção “Cadastre-se” para realizar 
o devido cadastro no Portal Amei Sebrae. Após o cadastro o usuário deverá acessar a url do Portal de Convênios 
https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios novamente para que o mesmo possa realizar a autenticação no Portal de 
Convênios


Já possuo cadastro:
Caso o usuário já possua cadastro no Portal Amei Sebrae basta informar as credenciais de acesso (cpf e senha) e clicar em 
“Entrar” para realizar a autenticação no Portal Amei Sebrae e ser redirecionado ao Portal de Convênios automaticamente:



Após a autenticação o usuário será redirecionado ao Portal de Convênios apresentando todas as funcionalidades do Portal de Convênios:




Expandir
titleMenu - Propostas de Convênios

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios”, disponível na página inicial do Portal ou no painel de menus do Portal, o usuário poderá cadastrar, filtrar e visualizar todas as propostas de convênios SEBRAE já cadastradas por ele.


Ao clicar no menu “Propostas de Convênios” serão apresentadas todas as propostas de convênios cadastradas pelo usuário logado. A combinação e o preenchimento das informações a serem pesquisadas fica a critério do usuário


Expandir
titlePropostas de Convênios - Pesquisa

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá filtrar e visualizar todas as 
propostas de convênios SEBRAE cadastradas pelo usuário.


Por padrão serão apresentadas todas as propostas de convênios cadastradas pelo usuário logado. A combinação e o 
preenchimento das informações a serem pesquisadas fica a critério do usuário, bastando o usuário clicar no botão 
“Pesquisar” para que a pesquisa seja realizada de acordo com os campos de pesquisa informado(s). 



Os campos disponíveis para pesquisa de propostas de convênios são:


o Número Proposta: Número da proposta de convênio.
o Tipo Convênio: Tipo de convênio ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Responsável Proposta: Usuário informado como responsável pela proposta de convênio
o Palavra Chave: Palavra chave utilizada como busca no campo objeto da proposta de convênio
o Partícipe: Partícipe(es) cadastrados na proposta de convênio
o Partícipe CNPJ: CNPJ do(s) partícipe(s) cadastrados na proposta de convênio.
o Data Criação: Data da criação do pedido de proposta de convênio.
o Data Solicitação: Data da solicitação do pedido de proposta de convênio, ou seja, a data em que o pedido de
proposta de convênio foi enviado para análise ao Sebrae.
o Status: Status ao qual a proposta de convênio encontra-se: 
    o Aguardando Proposta: Pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae e que estão aguardando o preenchimento das demais informações da proposta pelo usuário. 
    o Em Elaboração: Status inicial do pedido de proposta, ou seja, o pedido de proposta ainda está em elaboração pelo usuário e ainda não foi enviado para análise do Sebrae
    o Pedido de Proposta Devolvida para Ajuste: Pedidos de propostas devolvidas pelo Sebrae para o(s)devido(s) ajuste(s) do usuário

    o Pedido de Proposta em Análise: Pedidos de proposta de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o usuário já preencheu os dados do pedido de proposta e os enviou para análise do Sebrae.
    o Pedido de Proposta Reprovado: Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae
    o Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo Sebrae (etapa final da proposta)
    o Proposta Devolvida para Ajuste: Propostas de convênio devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais 
dados da proposta de convênio para análise da proposta pelo Sebrae. O Sebrae analisou os dados da proposta e devolveu para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário,
    o Proposta em Análise: Propostas de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais dados da proposta de convênio para 
análise da proposta pelo Sebrae.
o Período Vigência: Período de vigência da proposta de convênio Sebrae


Os campos disponíveis na grade de propostas são:


o Número Proposta: Número da proposta de convênio.
o Tipo Convênio: Tipo de convênio ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Sebrae: Sebrae ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Responsável Proposta: Usuário informado como responsável pela proposta de convênio
o Data Criação: Data da criação do pedido de proposta de convênio.
o Data Solicitação: Data da solicitação do pedido de proposta de convênio, ou seja, a data em que o pedido de proposta de convênio foi enviado para análise ao Sebrae.
o Data Vigência (Início e Fim): Período de início e fim da vigência da proposta de convênio Sebrae.
o Objeto: Objeto da proposta de convênio.
o Status: Status ao qual a proposta de convênio encontra-se: 
    o Aguardando Proposta: Pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae e que estão aguardando o preenchimento das demais informações da proposta pelo usuário. 
    o Em Elaboração: Status inicial do pedido de proposta, ou seja, o pedido de proposta ainda está em elaboração pelo usuário e ainda não foi enviado para análise do Sebrae
    o Pedido de Proposta Devolvida para Ajuste: Pedidos de propostas devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário
    o Pedido de Proposta em Análise: Pedidos de proposta de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o usuário já preencheu os dados do pedido de proposta e os enviou para análise do Sebrae.
    o Pedido de Proposta Reprovado: Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae
    o Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo Sebrae (etapa final da proposta)
    o Proposta Devolvida para Ajuste: Propostas de convênio devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais 
dados da proposta de convênio para análise da proposta pelo Sebrae. O Sebrae analisou os dados da proposta e devolveu para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário,
    o Proposta em Análise: Propostas de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais dados da proposta de convênio para 
análise da proposta pelo Sebrae.

Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta - Cadastro

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá cadastrar os pedidos de propostas de convênios para o SEBRAE.


Para cadastrar um novo pedido de proposta de convênio, o usuário deverá acionar o botão “Nova proposta” presente no canto superior direito da tela, onde será direcionado para uma nova tela contendo os seguintes painéis:


1. Dados da Proposta:
Deverão ser informados os campos referentes aos dados do pedido da proposta


o Sebrae: Unidade Sebrae o qual a proposta de convênio pertence (campo obrigatório)
o Tipo de Convênio: Informar o tipo de convênio da proposta (campo obrigatório)
o Objeto Geral/Justificativa: Informar Objeto Geral/Justificativa da proposta de convênio (campo obrigatório)
o Data Início Vigência: Data de início de vigência da proposta de convênio (campo obrigatório). Este campo ficará habilitado para alteração tanto no pedido de proposta quanto na proposta.
o Data Fim Vigência: Data fim de vigência da proposta de convênio (campo obrigatório). Este campo ficará habilitado para alteração tano no pedido de proposta quanto na proposta.
o Responsável Proposta: Nome do responsável pela proposta do convênio (campo obrigatório)
o E-mail Responsável: E-mail do responsável pela proposta do convênio (campo obrigatório


2. Partícipes:
Cadastro do(s) partícipe(s) da proposta de convênio a ser solicitado ao Sebrae. Para cadastrar um novo partícipe basta clicar no botão “Incluir Partícipe”.
Observação: Para o envio do pedido de proposta de convênio para análise do Sebrae é obrigatório o cadastro de ao menos 1(um) partícipe da proposta de convênio


o CNPJ: CNPJ do partícipe da proposta de convênio (campo obrigatório)
o Nome: Nome do partícipe da proposta de convênio (campo obrigatório)
o Nome Fantasia: Nome Fantasia do partícipe da proposta de convênio (campo obrigatório)
o Tipo de Participação: Tipo de participação do partícipe na proposta de convênio (campo obrigatório). As opções são: Partícipe Executor, Partícipe Interveniente

o Categorização: Categoria do partícipe da proposta de convênio (campo obrigatório). As opções são: Embaixadas, Governo Estadual e Municipal, Governo Federal, Instituições Financeiras, Instituições Privadas, Organizações Internacionais, Sistema Sebrae e Universidades. 

o SubCategorização: As subcategorias da categorização (campo obrigatório). São elas:

  • Embaixadas: Embaixadas
  • Governo Estadual e Municipal: Administração Indireta Estadual, Administração Indireta Municipal, Governo Estadual, Governo Municipal e Juntas Comerciais 
  • Governo Federal: Administração Indireta, Órgãos de Controle, Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Executivo
  • Instituições Financeiras: Bancos Privados, Bancos Públicos e Cooperativa de Crédito. 
  • Instituições Privadas: Empresas, Entidades de Classe, Fundações e Institutos e Sistemas S e Confederações
  • Organizações Internacionais: Organizações Internacionais
  • Sistema Sebrae: Abase e Sebrae UF
  • Universidades: Universidades Públicas e Privadas. 

o Nome Categorização: Nome da Categorização (campo Obrigatório)

Após o preenchimento dos campos obrigatórios o usuário deverá clicar em “Salvar” para que os dados sejam inseridos na grade de partícipes da proposta.

Observação: É necessário salvar o pedido de proposta de convênio para que o cadastrado/alteração dos partícipes sejam efetivados.



Para alterar/excluir dados de um partícipe cadastrado basta o usuário clicar no respectivo botão do partícipe desejado:

Editar/Visualizar

Remover

A alteração/exclusão de partícipes em pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae não poderão ser realizados.



3. Anexos

Cadastro do(s) anexo(s) obrigatórios do pedido de proposta de convênio. O(s) anexo(s) serão apresentados de acordo com a unidade Sebrae informada no painel “Dados Proposta”. Somente após a seleção da unidade Sebrae os anexos serão exibidos para que o usuário possa informá-los:


Observação: Para o envio do pedido de proposta de convênio para análise do Sebrae é obrigatório o cadastro de todos os documentos (anexos) apresentados na tela.


Para cada documento apresentado no painel “Anexos” o usuário deverá clicar na opção “Escolher arquivo” do respectivo documento para que a janela de seleção do anexo seja apresentado ao usuário.


Observação: É necessário salvar o pedido de proposta de convênio para que o cadastrado dos anexos informados para os documentos sejam efetivados.


Para salvar os dados do pedido de proposta de convênios o usuário deverá clicar em “Salvar”. Uma solicitação de confirmação será exibida ao usuário informando a unidade Sebrae escolhida para o pedido de proposta de convênio e ao clicar em “Sim”, o pedido de proposta de convênio será cadastrado (salvo) gerando o número da proposta. 

Observação: A unidade Sebrae não poderá ser alterada após a confirmação do cadastro do pedido de proposta de convênio, todos os demais dados poderão ser alterados enquanto o pedido de proposta não for enviado para a análise de Sebrae. 


Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Envio para análise do Sebrae

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá enviar os pedidos de propostas de convênios para a análise do SEBRAE.


Após o cadastro do pedido de proposta de convênio, o usuário deverá acionar o botão “Enviar para análise” para que o pedido de proposta seja enviado para a análise do SEBRAE. 



Observação: Para o envio do pedido de proposta de convênio para análise do Sebrae é obrigatório o cadastro de ao menos 1(um) partícipe da proposta de convênio.
Observação: Para o envio do pedido de proposta de convênio para análise do Sebrae é obrigatório o cadastro de todos os documentos (anexos) apresentados na tela.

Os detalhes de cadastro do pedido de proposta poderão ser verificados no item “Propostas de Convênios – Pedido de Proposta - Cadastro” deste manual.
Após o envio do pedido de proposta de convênio para análise do Sebrae o pedido de proposta de convênio terá o status alterado para “Pedido de Proposta em Análise” e um e-mail será enviado para os responsáveis pela análise do pedido de proposta de convênio (Sebrae) e uma cópia para o responsável da proposta informado no campo “E-mail Responsável”.


Observação: As informações do pedido de proposta de convênio não poderão ser alteradas após o envio para análise do Sebrae.

O responsável pelo pedido de proposta receberá um e-mail quando a análise do pedido de proposta for realizada pelo Sebrae. 




Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Devolvido para Ajuste

O Sebrae, responsável pela análise do pedido de proposta de convênio poderá devolver o pedido de proposta de convênio para ajustes a serem realizados pelo responsável pela proposta de convênio. 


Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá verificar os pedidos de propostas de convênios devolvidos para ajuste. 


O usuário poderá verificar o parecer emitido pelo Sebrae referente a devolução do pedido de proposta para ajustes, através do campo “Parecer” disponível no painel “Dados do Contrato”. Em nosso exemplo o documento “Comprovante dos dados pessoais do Representante legal: CPF ou RG” foi reprovado e o parecer informado foi referente ao vencimento do documento.
O usuário responsável pelo pedido de proposta deverá realizar os ajustes necessários e enviar o pedido de proposta para análise do Sebrae novamente. 



Em nosso exemplo anexamos o documento de CPF ou RG novamente agora com o vencimento válido e enviamos o pedido de proposta novamente para análise do Sebrae. 


O responsável pelo pedido de proposta receberá um e-mail quando o pedido de proposta de convênio for devolvido para ajustes pelo Sebrae.


Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Reprovado

O Sebrae, responsável pela análise do pedido de proposta de convênio poderá reprovar o pedido de proposta de convênio. 

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá verificar os pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae.
Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae não poderão ser ajustados e enviados para análise do Sebrae novamente, estes pedidos de proposta de convênio serão finalizados com o status Pedido de Proposta Reprovado.

O usuário poderá verificar o parecer emitido pelo Sebrae referente a reprovação do pedido de proposta, através do campo “Parecer” disponível no painel “Dados do Contrato”.



O responsável pelo pedido de proposta receberá um e-mail quando o pedido de proposta de convênio for reprovado pelo Sebrae: 

Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Aprovado

O Sebrae, responsável pela análise do pedido de proposta de convênio poderá aprovar o pedido de proposta de convênio. 

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá verificar os pedidos de propostas aprovados pelo Sebrae. Os pedidos de proposta aprovados pelo Sebrae terão o status do pedido de proposta de convênio alterado para “Aguardando Projeto de Convênio”.

O usuário poderá verificar o parecer emitido pelo Sebrae referente a aprovação do pedido de proposta, através do campo “Parecer” disponível no painel “Dados do Contrato”.


O responsável pelo pedido de proposta receberá um e-mail quando o pedido de proposta de convênio for aprovado pelo Sebrae: 


Expandir
titlePropostas de Convênios – Proposta – Aguardando Projeto de Convênio

Após a aprovação do pedido de proposta de convênio pelo Sebrae, o pedido de proposta passará para o status “Aguardando Projeto de Convênio”.


Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá verificar os pedidos de propostas aprovados pelo Sebrae que agora possuem o status “Aguardando Projeto de Convênio”, ou seja, pedidos de propostas de convênios aprovados pelo Sebrae passam a ter o status “Aguardando Projeto de Convênio” onde deverão ser preenchidos os demais campos e áreas referentes a proposta de convênio.


O usuário poderá verificar o parecer emitido pelo Sebrae referente a aprovação do pedido de proposta, através do campo “Parecer” disponível no painel “Dados do Contrato”.



Após a aprovação do pedido de proposta de convênios os seguintes campos e áreas serão disponibilizados no pedido com o status “Aguardando Projeto de Convênio”

1. Dados da Proposta:
Deverão ser informados os demais campos referentes aos dados da proposta



o Objeto: Objeto da proposta de convênio
o Público-Alvo/Usuário Final: Público-Alvo/Usuário Final da proposta
o Vínculo com a estratégia do Sistema SEBRAE: Vínculo com a estratégia do Sistema SEBRAE referente a proposta
o Justificativa: Justificativa da proposta
o Foco Estratégico (Propostas de Atendimento): Foco Estratégico (Propostas de Atendimento) da proposta
o Especificação de Demanda (demais propostas): Especificação de Demanda (demais propostas)

2. Partícipes:
Os dados dos partícipes são informados no pedido da proposta de convênio e estarão disponíveis na proposta apenas para consulta não podendo ser alterados ou excluídos.

3. Resultados e Metas 

Cadastro das metas da proposta de convênio. Para cadastrar uma nova meta basta clicar no botão “Incluir Resultados Esperados e Meta”



o Tipo de Meta: Tipo da meta
o Vinculado à Ação: Se a meta possuir vínculo com uma Ação (tipo: Ação) selecionar a Ação ao qual a meta pertence
o Nome do Indicador de Resultado no SEBRAE: Nome do Indicador de Resultado no Sebrae
o Definição: Definição da proposta de convênio
o Cadeia de Impacto: Cadeia de impacto na proposta de convênio

o Tipos: Tipos da proposta de convênio vinculados ao indicador. 
o Polaridade: Polaridade da proposta de convênio


o Meta: Valor da meta
o Medida:  Definição se a medida será percentual ou número
o Verbo: Definição do objetivo: obter ou aumentar.
o Prazo: Definição do prazo da meta


4. Cronogramas

Cadastro dos cronogramas da proposta de convênio. Para cadastrar um novo cronograma basta clicar no botão “Incluir Cronograma”

Observação: Este painel estará disponível de acordo com o tipo de convênio informado no pedido de proposta. Dependendo do tipo de convênio informado este painel não será exibido para preenchimento na fase da proposta de convênio


o Fonte Orçamentária: Fonte Orçamentária do cronograma
o Valor: Valor da fonte orçamentária
o Data do Repasse: Data do repasse da fonte orçamentária
o Vinculação a Ação: Se o cronograma possuir vínculo com uma Ação (tipo: Ação) selecionar a Ação ao qual a meta pertence

Após o preenchimento dos campos o usuário deverá clicar em “Salvar” para que os dados sejam inseridos na grade de cronogramas da proposta.

Observação: Após clicar em Salvar a inclusão dos dados do cronograma da proposta serão efetivadas de forma automática.

Editar/Visualizar cronograma da proposta

Remover cronograma da proposta

A alteração/exclusão de cronogramas de propostas aprovadas pelo Sebrae não poderão ser realizados.

Para salvar os dados da proposta de convênio o usuário deverá clicar em “Salvar”.
O usuário poderá adicionar/alterar/excluir os dados descritos neste item enquanto a proposta não for enviada para análise do Sebrae.

5. Anexos:
Cadastro do(s) anexo(s) obrigatórios da proposta de convênio. O(s) demais anexo(s) referentes(s) a fase da proposta serão exibidos junto aos documentos já informados na fase de pedido de proposta”.


Observação: Para o envio da proposta de convênio para análise do Sebrae é obrigatório o cadastro de todos os documentos (anexos) da fase da proposta apresentados na tela


Para cada documento com o status “Documento Pendente” apresentado no painel “Anexos” o usuário deverá clicar na opção “Escolher arquivo” do respectivo documento para que a janela de seleção do anexo seja apresentado ao usuário.


Observação: É necessário salvar a proposta de convênio para que os cadastrados dos anexos informados para os documentos sejam efetivados. Os documentos informados na fase do pedido da proposta de convênio não poderão ser alterados ou excluídos.


Expandir
titlePropostas de Convênios – Proposta – Envio para análise do Sebrae

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá enviar as propostas de convênios para a análise do SEBRAE. 


Após o cadastro dos dados da proposta de convênio, o usuário deverá acionar o botão “Enviar para análise” para que a proposta seja enviada para a análise do SEBRAE. 



Observação: Para o envio da proposta de convênio para análise do Sebrae é obrigatório o cadastro de todos os documentos (anexos) apresentados na tela.

Os detalhes de cadastro da proposta poderão ser verificados no item “Proposta – Aguardando Projeto de Convênio” deste manual.
Após o envio da proposta de convênio para análise do Sebrae a proposta de convênio terá o status alterado para “Proposta em Análise” e um e-mail será enviado para os responsáveis pela análise da proposta de convênio (Sebrae) e uma cópia para o responsável da proposta informado no campo “E-mail Responsável”.


Observação: As informações da proposta de convênio não poderão ser alteradas após o envio para análise do Sebrae.

O responsável pela proposta receberá um e-mail quando a análise da proposta for realizada pelo Sebrae


Expandir
titlePortal de Convênios - Acesso Usuário Interno
Expandir
titleObjetivo

O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as rotinas implementadas para o Portal de Convênios – Acesso Interno (SEBRAE).

Expandir
titleAcesso Portal de Convênios - Interno (Sebrae)

O usuário interno, ou seja, usuários que sejam funcionários do Sebrae deverão utilizar a opção “Colaborador” para realizar o login e ter o acesso as funcionalidades disponíveis para os usuários interno (SEBRAE) do portal.


O acesso ao Portal de Convênios pode ser realizado através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios



Expandir
titleLogin - Interno (Sebrae)

Ao acessar o Portal de Convênios através da url https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção “Colaborador” o usuário será redirecionado para a tela de login do portal Amei Sebrae onde deverá informar o usuário e senha de acesso para que o mesmo seja autenticado no Portal de Convênios – Interno (SEBRAE).

Obs.: O portal Amei Sebrae é um portal desenvolvido pelo Sebrae responsável por realizar a autenticação do usuário no ambiente do Sebrae e posteriormente liberar este acesso ao Portal que se deseja logar, neste caso o Portal de Convênios.


1º Acesso:
Caso o usuário não possua credenciais de acesso ao Portal Amei Sebrae o mesmo deverá solicitar aos responsáveis pela gestão do Portal Amei Sebrae o cadastro e acessos necessários para utilização do Portal Amei Sebrae. Após o cadastro o usuário deverá acessar a url do Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios novamente para que o mesmo possa realizar a autenticação no Portal de Convênios. 


Já possuo cadastro:

Ao acessar o Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção “Colaborador” o usuário será redirecionado para o Portal SGO Lite para que seja realizado a escolha da coligada ao qual se deseja logar para utilização do Portal de Convênios.


Após a seleção da coligada o usuário será redirecionado para a tela de login do Portal Amei Sebrae onde deverá informar as credenciais de acesso “Entrar com conta Microsoft” (padrão utilizado pelo SEBRAE) ou “Entrar com usuário e senha” para realizar a autenticação no Portal Amei Sebrae e ser redirecionado ao Portal de Convênios automaticamente: 



Login através do SGO Lite


O usuário interno (SEBRAE) poderá realizar o acesso ao Portal de Convênios através do Portal SGO Lite sem a necessidade de acessar a url direta do Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios.


Para o acesso através do Portal SGO Lite basta o usuário acessar o Portal SGO Lite através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/Portal e acessar o card do Portal de Convênios e o mesmo será redirecionado automaticamente para o Portal de Convênios Sebrae. Neste processo o usuário interno (SEBRAE) será autenticado automaticamente no Portal de Convênios, utilizado a autenticação já realizada no Portal SGO Lite. 



Após a autenticação o usuário será redirecionado ao Portal de Convênios apresentando todas as funcionalidades do Portal de Convênios para os usuários internos do SEBRAE:


Expandir
titlePermissão de acesso aos menus do Portal de Convênios - Interno (Sebrae)

As permissões de acesso aos menus do Portal de Convênios – Interno (SEBRAE) são concedidas através de perfis associados ao(s) usuários do site. Essa gestão de acesso deve ser realizada através do sistema TOTVS menu Serviços Globais | Segurança | Perfis no contexto “Gestão de Conteúdos”.

O usuário responsável por esta gestão deverá avaliar a necessidade da criação de um novo perfil contemplando os menus do Portal de Convênios ou se os menus serão associados a um perfil já existente.

Através do menu Serviços Globais | Segurança | Perfis o usuário responsável deverá selecionar o contexto “Gestão de Conteúdos”.


Serão exibidos todos os perfis existentes para o contexto Gestão de Conteúdos, contexto utilizado pelo “Portal de Convênios – Acesso Interno”. Neste momento o usuário responsável deverá analisar a necessidade da criação de um novo perfil onde deverá associá-lo aos usuários do “Portal de Convênios – Acesso Interno”. Neste manual iremos considerar o perfil “Portal Convênios – Administrador (NA_PCONV_ADM)” para a associação de acesso aos menus do “Portal de Convênios – Acesso Interno”.


Quando o usuário editar ou clicar duas vezes sobre o perfil o sistema abrirá a tela de edição deste perfil permitindo gerenciar o acesso ao(s) menu(s) do “Portal de Convênios – Acesso Interno” através da aba “Acesso a Menus”.

O usuário deverá selecionar o(s) menu(s) do grupo “[02.01.29 – Gestão de Garantias]” e gerenciar o acesso através dos botões “Permitir Acesso” e “Proibir Acesso”’


Expandir
titleMenu - Parâmetros Gerais

Através da opção de menu “Parâmetros | Parâmetros Gerais”, disponível na página inicial do Portal ou no painel de menus do Portal, o usuário poderá realizar a parametrização geral do sistema. 



Expandir
titleParâmetros Gerais - Validação dos Projetos de Convênios

Através da opção de menu “Parâmetros | Parâmetros Gerais | Painel: Validação dos Projetos de Convênios” o usuário do sistema poderá realizar a parametrização do(s) usuário(s) que terão permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastradas pelo usuário externo.

Observação: Usuários cadastrados como aprovadores possuem permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) dos pedidos de propostas e propostas de convênios da coligada ao qual o usuário aprovador pertence (coligada corrente do usuário logado). 


A aprovação da proposta se dará por autorização de alçadas. As alçadas cadastradas são:

  • Usuário(s) Diretor(es)
  • Usuário(s) Gestor(es)
  • Usuário(s) Jurídico(s)
  • Usuário(s) Recepcionante(s) 


O cadastro dos usuários aprovadores poderá ser realizado de forma unitária, ou seja, usuário por usuário ou realizando o vínculo múltiplos de usuários.

Adicionar usuário(s) (forma unitária):

O usuário deverá selecionar através do campo “Usuário” o usuário que se deseja adicionar como aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.

Após a seleção basta o usuário clicar no botão “Vincular Usuário” para que o usuário seja adicionado e salvo como um usuário aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.

Adicionar usuário(s) (vínculo múltiplos de usuários):

O usuário poderá selecionar vários usuários através da tela de vínculo múltiplo de usuários. Para a exibição da tela de vínculo múltiplo de usuários basta clicar no botão “Vincular múltiplos usuários”

Na tela exibida ao usuário deverá selecionar o(s) usuário(s) que se deseja(m) adicionar como aprovador(es) (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.
Após a seleção o usuário deverá clicar em “Salvar” para que o(s) usuário(s) seja(m) adicionado(s) e salvo(s) como um usuário aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE. 


O campo pesquisa exibido nesta tela permite a pesquisa pelos campos da tela bastando apenas digitar o valor desejado para que a pesquisa seja executada nos campos listados abaixo:

o Cód. Usuário
o Nome
o Departamento

Excluir usuário(s):
A exclusão de usuário(s) parametrizado(s) como aprovador(es) pode ser executada de forma unitária ou a exclusão de múltiplos usuários:


Excluir usuário(s) (forma unitária):
O usuário deverá clicar no botão de exclusão do respectivo participante que se deseja retirar a permissão de aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE. 



Excluir usuário(s) (múltiplos usuários):
O usuário deverá selecionar o(s) usuário(s) do(s) respectivo(s) participante(s) que se deseja retirar a permissão de aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE e clicar no botão “Excluir múltiplos usuários”.




Expandir
titleMenu – Propostas de Convênios

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios”, disponível na página inicial do Portal ou no painel de menus do Portal, o usuário poderá aprovar/devolver para ajustes/reprovar, filtrar e visualizar todas os pedidos de proposta e propostas de convênios SEBRAE cadastrados pelos usuários externos do Portal.

Ao clicar no menu “Propostas de Convênios” serão apresentadas todas os pedidos de propostas e propostas de convênios cadastradas no sistema. A combinação e o preenchimento das informações a serem pesquisadas fica a critério do usuário.

Observação: Os usuários internos (SEBRAE) terão acesso aos pedidos de propostas e propostas cadastrados para a própria coligada do usuário (SEBRAE) logado (coligada corrente).

Observação: Os usuários internos (SEBRAE) terão permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastrados para própria coligada do usuário (SEBRAE) logado (coligada corrente). Para a permissão de aprovadores o processo foi descrito no item “Parâmetros Gerais – Usuários Validação dos Projetos de Convênios” deste manual. 


Expandir
titlePropostas de Convênios - Pesquisa

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá filtrar e visualizar todos os pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastradas pelos usuários externos.

Por padrão serão apresentados todos os pedidos de propostas e propostas de convênios da coligada corrente do usuário logado cadastradas pelo usuário externo. A combinação e o preenchimento das informações a serem pesquisadas fica a critério do usuário, bastando o usuário clicar no botão “Pesquisar” para que a pesquisa seja realizada de acordo com os campos de pesquisa informado(s).

Observação: Usuários internos (SEBRAE) terão acesso apenas aos pedidos de propostas e propostas cadastrados para a própria coligada do usuário logado (coligada corrente).


Os campos disponíveis para pesquisa de propostas de convênios são:

o Número Proposta: Número da proposta de convênio.
o Tipo Convênio: Tipo de convênio ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Responsável Proposta: Usuário informado como responsável pela proposta de convênio
o Palavra Chave: Palavra chave utilizada como busca no campo objeto da proposta de convênio
o Partícipe: Partícipe(es) cadastrados na proposta de convênio
o Partícipe CNPJ: CNPJ do(s) partícipe(s) cadastrados na proposta de convênio.
o Data Criação: Data da criação do pedido de proposta de convênio.
o Data Solicitação: Data da solicitação do pedido de proposta de convênio, ou seja, a data em que o pedido de
proposta de convênio foi enviado para análise ao Sebrae.
o Status: Status ao qual a proposta de convênio encontra-se: 
    o Aguardando Proposta: Pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae e que estão aguardando o preenchimento das demais informações da proposta pelo usuário. 
    o Em Elaboração: Status inicial do pedido de proposta, ou seja, o pedido de proposta ainda está em elaboração pelo usuário e ainda não foi enviado para análise do Sebrae
    o Pedido de Proposta Devolvida para Ajuste: Pedidos de propostas devolvidas pelo Sebrae para o(s)devido(s) ajuste(s) do usuário

    o Pedido de Proposta em Análise: Pedidos de proposta de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o usuário já preencheu os dados do pedido de proposta e os enviou para análise do Sebrae.
    o Pedido de Proposta Reprovado: Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae
    o Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo Sebrae (etapa final da proposta)
    o Proposta Devolvida para Ajuste: Propostas de convênio devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais 
dados da proposta de convênio para análise da proposta pelo Sebrae. O Sebrae analisou os dados da proposta e devolveu para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário,
    o Proposta em Análise: Propostas de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais dados da proposta de convênio para 
análise da proposta pelo Sebrae.
o Período Vigência: Período de vigência da proposta de convênio Sebrae

Os campos disponíveis na grade de propostas são:

o Número Proposta: Número da proposta de convênio.
o Tipo Convênio: Tipo de convênio ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Sebrae: Sebrae ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Responsável Proposta: Usuário informado como responsável pela proposta de convênio
o Data Criação: Data da criação do pedido de proposta de convênio.
o Data Solicitação: Data da solicitação do pedido de proposta de convênio, ou seja, a data em que o pedido de proposta de convênio foi enviado para análise ao Sebrae.
o Data Vigência (Início e Fim): Período de início e fim da vigência da proposta de convênio Sebrae.
o Objeto: Objeto da proposta de convênio.
o Status: Status ao qual a proposta de convênio encontra-se: 
    o Aguardando Proposta: Pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae e que estão aguardando o preenchimento das demais informações da proposta pelo usuário. 
    o Em Elaboração: Status inicial do pedido de proposta, ou seja, o pedido de proposta ainda está em elaboração pelo usuário e ainda não foi enviado para análise do Sebrae
    o Pedido de Proposta Devolvida para Ajuste: Pedidos de propostas devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário
    o Pedido de Proposta em Análise: Pedidos de proposta de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o usuário já preencheu os dados do pedido de proposta e os enviou para análise do Sebrae.
    o Pedido de Proposta Reprovado: Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae
    o Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo Sebrae (etapa final da proposta)
    o Proposta Devolvida para Ajuste: Propostas de convênio devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais 
dados da proposta de convênio para análise da proposta pelo Sebrae. O Sebrae analisou os dados da proposta e devolveu para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário,
    o Proposta em Análise: Propostas de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais dados da proposta de convênio para 
análise da proposta pelo Sebrae.

Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Cadastro

Observação: Esta funcionalidade é permitida apenas para usuários externos do Portal de Convênios. Usuários internos do SEBRAE não possuem esta permissão. Esta etapa é descrita no “Manual Operacional - Portal Convênios - Acesso Externo” .

Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Envio para análise do Sebrae

Observação: Esta funcionalidade é permitida apenas para usuários externos do Portal de Convênios. Usuários internos do SEBRAE não possuem esta permissão. Esta etapa é descrita no “Manual Operacional - Portal Convênios - Acesso Externo”.

Expandir
titlePropostas de Convênios – Pedido de Proposta – Aguardando Análise

Os usuários internos do Sebrae, responsáveis pela análise de pedidos de propostas de convênio poderão aprovar/devolver para ajustes/reprovar os pedidos de propostas de convênio cadastrados pelos usuários (externos). 


Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá verificar os pedidos de propostas de convênios que estão aguardando análise do Sebrae através do status “Pedido de Proposta em Análise”.


Observação: Somente os usuários internos (SEBRAE) parametrizados como aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas/propostas de convênios SEBRAE poderão realizar esta ação. O processo de cadastro da permissão de aprovadores foi descrito no item “Parâmetros Gerais – Usuários Validação dos Projetos de Convênios” deste manual.

A editar o pedido de proposta com status “Pedido de Projeto de Convênio em Análise” será apresentado a tela para que o usuário interno Sebrae possa realizar análise, aprovando/devolvendo para ajustes ou reprovando o pedido de proposta.

O usuário deverá realizar a aprovação/reprovação dos documentos anexados ao pedido de proposta e posteriormente realizar o processo de “Aprovar Pedido de Proposta”, “Devolver Pedido de Proposta para Ajuste” ou “Reprovar Pedido de Proposta”.

Aprovação/Reprovação Anexos
Para aprovar os anexos do pedido de proposta o usuário deverá selecionar os anexos desejados para aprovação e clicar em “Aprovar” para que os anexos selecionados sejam Aprovados. 


Para reprovar os anexos do pedido de proposta o usuário deverá selecionar os anexos desejados para reprovação e clicar em “Reprovar” para que os anexos selecionados sejam Reprovados.



Observação: A ação de Aprovação/Reprovação dos documentos será efetivada após realizar o processo de [Aprovação], [Reprovação] ou [Devolução para ajuste] do pedido de proposta disponível através do botão [Processos]. 


Aprovar Pedido de Proposta
Para aprovar o pedido de proposta o usuário deverá selecionar a opção “Processos | Aprovar Pedido de Proposta”. Será exibido ao usuário uma tela de confirmação da aprovação sendo obrigatório informar o parecer da aprovação do pedido de proposta. Este parecer ficará disponível para o usuário externo após a aprovação do pedido da proposta.


Após informar o parecer o usuário deverá clicar em “Sim” para que o pedido de proposta seja aprovado. 
O pedido de proposta de convênio passará para o status “Aguardando Proposta” após a aprovação, onde o usuário externo deverá preencher o restante dos dados referentes a proposta de convênio. 

Observação: Os anexos do pedido da proposta que ainda não foram aprovados/reprovados pelo usuário responsável pela análise, ou seja, ainda possuem o status “Aprovação Pendente” serão automaticamente aprovados no momento que a Aprovação do pedido de proposta for realizada. A aprovação/reprovação de anexos do pedido da proposta foi descrita no item “Aprovação/Reprovação Anexos” deste manual.