Páginas filhas
  • Manuais Sebrae

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titlePortal de Convênios - Acesso Usuário Interno
Expandir
titleObjetivo

O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as rotinas implementadas para o Portal de Convênios – Acesso Interno (SEBRAE).

Expandir
titleAcesso Portal de Convênios - Interno (Sebrae)

O usuário interno, ou seja, usuários que sejam funcionários do Sebrae deverão utilizar a opção “Colaborador” para realizar o login e ter o acesso as funcionalidades disponíveis para os usuários interno (SEBRAE) do portal.


O acesso ao Portal de Convênios pode ser realizado através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios



Expandir
titleLogin - Interno (Sebrae)

Ao acessar o Portal de Convênios através da url https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção “Colaborador” o usuário será redirecionado para a tela de login do portal Amei Sebrae onde deverá informar o usuário e senha de acesso para que o mesmo seja autenticado no Portal de Convênios – Interno (SEBRAE).

Obs.: O portal Amei Sebrae é um portal desenvolvido pelo Sebrae responsável por realizar a autenticação do usuário no ambiente do Sebrae e posteriormente liberar este acesso ao Portal que se deseja logar, neste caso o Portal de Convênios.


1º Acesso:
Caso o usuário não possua credenciais de acesso ao Portal Amei Sebrae o mesmo deverá solicitar aos responsáveis pela gestão do Portal Amei Sebrae o cadastro e acessos necessários para utilização do Portal Amei Sebrae. Após o cadastro o usuário deverá acessar a url do Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios novamente para que o mesmo possa realizar a autenticação no Portal de Convênios. 


Já possuo cadastro:

Ao acessar o Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios e selecionar a opção “Colaborador” o usuário será redirecionado para o Portal SGO Lite para que seja realizado a escolha da coligada ao qual se deseja logar para utilização do Portal de Convênios.


Após a seleção da coligada o usuário será redirecionado para a tela de login do Portal Amei Sebrae onde deverá informar as credenciais de acesso “Entrar com conta Microsoft” (padrão utilizado pelo SEBRAE) ou “Entrar com usuário e senha” para realizar a autenticação no Portal Amei Sebrae e ser redirecionado ao Portal de Convênios automaticamente: 



Login através do SGO Lite


O usuário interno (SEBRAE) poderá realizar o acesso ao Portal de Convênios através do Portal SGO Lite sem a necessidade de acessar a url direta do Portal de Convênios https://sgolite.sebrae.com.br/PortalConvenios.


Para o acesso através do Portal SGO Lite basta o usuário acessar o Portal SGO Lite através da url: https://sgolite.sebrae.com.br/Portal e acessar o card do Portal de Convênios e o mesmo será redirecionado automaticamente para o Portal de Convênios Sebrae. Neste processo o usuário interno (SEBRAE) será autenticado automaticamente no Portal de Convênios, utilizado a autenticação já realizada no Portal SGO Lite. 



Após a autenticação o usuário será redirecionado ao Portal de Convênios apresentando todas as funcionalidades do Portal de Convênios para os usuários internos do SEBRAE:


Expandir
titlePermissão de acesso aos menus do Portal de Convênios - Interno (Sebrae)

As permissões de acesso aos menus do Portal de Convênios – Interno (SEBRAE) são concedidas através de perfis associados ao(s) usuários do site. Essa gestão de acesso deve ser realizada através do sistema TOTVS menu Serviços Globais | Segurança | Perfis no contexto “Gestão de Conteúdos”.

O usuário responsável por esta gestão deverá avaliar a necessidade da criação de um novo perfil contemplando os menus do Portal de Convênios ou se os menus serão associados a um perfil já existente.

Através do menu Serviços Globais | Segurança | Perfis o usuário responsável deverá selecionar o contexto “Gestão de Conteúdos”.


Serão exibidos todos os perfis existentes para o contexto Gestão de Conteúdos, contexto utilizado pelo “Portal de Convênios – Acesso Interno”. Neste momento o usuário responsável deverá analisar a necessidade da criação de um novo perfil onde deverá associá-lo aos usuários do “Portal de Convênios – Acesso Interno”. Neste manual iremos considerar o perfil “Portal Convênios – Administrador (NA_PCONV_ADM)” para a associação de acesso aos menus do “Portal de Convênios – Acesso Interno”.


Quando o usuário editar ou clicar duas vezes sobre o perfil o sistema abrirá a tela de edição deste perfil permitindo gerenciar o acesso ao(s) menu(s) do “Portal de Convênios – Acesso Interno” através da aba “Acesso a Menus”.

O usuário deverá selecionar o(s) menu(s) do grupo “[02.01.29 – Gestão de Garantias]” e gerenciar o acesso através dos botões “Permitir Acesso” e “Proibir Acesso”’


Expandir
titleMenu - Parâmetros Gerais

Através da opção de menu “Parâmetros | Parâmetros Gerais”, disponível na página inicial do Portal ou no painel de menus do Portal, o usuário poderá realizar a parametrização geral do sistema. 



Expandir
titleParâmetros Gerais - Validação dos Projetos de Convênios

Através da opção de menu “Parâmetros | Parâmetros Gerais | Painel: Validação dos Projetos de Convênios” o usuário do sistema poderá realizar a parametrização do(s) usuário(s) que terão permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastradas pelo usuário externo.

Observação: Usuários cadastrados como aprovadores possuem permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) dos pedidos de propostas e propostas de convênios da coligada ao qual o usuário aprovador pertence (coligada corrente do usuário logado). 


A aprovação da proposta se dará por autorização de alçadas. As alçadas cadastradas são:

  • Usuário(s) Diretor(es)
  • Usuário(s) Gestor(es)
  • Usuário(s) Jurídico(s)
  • Usuário(s) Recepcionante(s) 


O cadastro dos usuários aprovadores poderá ser realizado de forma unitária, ou seja, usuário por usuário ou realizando o vínculo múltiplos de usuários.

Adicionar usuário(s) (forma unitária):

O usuário deverá selecionar através do campo “Usuário” o usuário que se deseja adicionar como aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.

Após a seleção basta o usuário clicar no botão “Vincular Usuário” para que o usuário seja adicionado e salvo como um usuário aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.

Adicionar usuário(s) (vínculo múltiplos de usuários):

O usuário poderá selecionar vários usuários através da tela de vínculo múltiplo de usuários. Para a exibição da tela de vínculo múltiplo de usuários basta clicar no botão “Vincular múltiplos usuários”

Na tela exibida ao usuário deverá selecionar o(s) usuário(s) que se deseja(m) adicionar como aprovador(es) (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE.
Após a seleção o usuário deverá clicar em “Salvar” para que o(s) usuário(s) seja(m) adicionado(s) e salvo(s) como um usuário aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE. 


O campo pesquisa exibido nesta tela permite a pesquisa pelos campos da tela bastando apenas digitar o valor desejado para que a pesquisa seja executada nos campos listados abaixo:

o Cód. Usuário
o Nome
o Departamento

Excluir usuário(s):
A exclusão de usuário(s) parametrizado(s) como aprovador(es) pode ser executada de forma unitária ou a exclusão de múltiplos usuários:


Excluir usuário(s) (forma unitária):
O usuário deverá clicar no botão de exclusão do respectivo participante que se deseja retirar a permissão de aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE. 



Excluir usuário(s) (múltiplos usuários):
O usuário deverá selecionar o(s) usuário(s) do(s) respectivo(s) participante(s) que se deseja retirar a permissão de aprovador (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE e clicar no botão “Excluir múltiplos usuários”.




Expandir
titleMenu – Propostas de Convênios

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios”, disponível na página inicial do Portal ou no painel de menus do Portal, o usuário poderá aprovar/devolver para ajustes/reprovar, filtrar e visualizar todas os pedidos de proposta e propostas de convênios SEBRAE cadastrados pelos usuários externos do Portal.

Ao clicar no menu “Propostas de Convênios” serão apresentadas todas os pedidos de propostas e propostas de convênios cadastradas no sistema. A combinação e o preenchimento das informações a serem pesquisadas fica a critério do usuário.

Observação: Os usuários internos (SEBRAE) terão acesso aos pedidos de propostas e propostas cadastrados para a própria coligada do usuário (SEBRAE) logado (coligada corrente).

Observação: Os usuários internos (SEBRAE) terão permissão de aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastrados para própria coligada do usuário (SEBRAE) logado (coligada corrente). Para a permissão de aprovadores o processo foi descrito no item “Parâmetros Gerais – Usuários Validação dos Projetos de Convênios” deste manual. 


Expandir
titlePropostas de Convênios - Pesquisa

Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá filtrar e visualizar todos os pedidos de propostas e propostas de convênios SEBRAE cadastradas pelos usuários externos.

Por padrão serão apresentados todos os pedidos de propostas e propostas de convênios da coligada corrente do usuário logado cadastradas pelo usuário externo. A combinação e o preenchimento das informações a serem pesquisadas fica a critério do usuário, bastando o usuário clicar no botão “Pesquisar” para que a pesquisa seja realizada de acordo com os campos de pesquisa informado(s).

Observação: Usuários internos (SEBRAE) terão acesso apenas aos pedidos de propostas e propostas cadastrados para a própria coligada do usuário logado (coligada corrente).


Os campos disponíveis para pesquisa de propostas de convênios são:

o Número Proposta: Número da proposta de convênio.
o Tipo Convênio: Tipo de convênio ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Responsável Proposta: Usuário informado como responsável pela proposta de convênio
o Palavra Chave: Palavra chave utilizada como busca no campo objeto da proposta de convênio
o Partícipe: Partícipe(es) cadastrados na proposta de convênio
o Partícipe CNPJ: CNPJ do(s) partícipe(s) cadastrados na proposta de convênio.
o Data Criação: Data da criação do pedido de proposta de convênio.
o Data Solicitação: Data da solicitação do pedido de proposta de convênio, ou seja, a data em que o pedido de
proposta de convênio foi enviado para análise ao Sebrae.
o Status: Status ao qual a proposta de convênio encontra-se: 
    o Aguardando Proposta: Pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae e que estão aguardando o preenchimento das demais informações da proposta pelo usuário. 
    o Em Elaboração: Status inicial do pedido de proposta, ou seja, o pedido de proposta ainda está em elaboração pelo usuário e ainda não foi enviado para análise do Sebrae
    o Pedido de Proposta Devolvida para Ajuste: Pedidos de propostas devolvidas pelo Sebrae para o(s)devido(s) ajuste(s) do usuário

    o Pedido de Proposta em Análise: Pedidos de proposta de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o usuário já preencheu os dados do pedido de proposta e os enviou para análise do Sebrae.
    o Pedido de Proposta Reprovado: Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae
    o Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo Sebrae (etapa final da proposta)
    o Proposta Devolvida para Ajuste: Propostas de convênio devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais 
dados da proposta de convênio para análise da proposta pelo Sebrae. O Sebrae analisou os dados da proposta e devolveu para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário,
    o Proposta em Análise: Propostas de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais dados da proposta de convênio para 
análise da proposta pelo Sebrae.
o Período Vigência: Período de vigência da proposta de convênio Sebrae

Os campos disponíveis na grade de propostas são:

o Número Proposta: Número da proposta de convênio.
o Tipo Convênio: Tipo de convênio ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Sebrae: Sebrae ao qual a proposta de convênio está vinculada.
o Responsável Proposta: Usuário informado como responsável pela proposta de convênio
o Data Criação: Data da criação do pedido de proposta de convênio.
o Data Solicitação: Data da solicitação do pedido de proposta de convênio, ou seja, a data em que o pedido de proposta de convênio foi enviado para análise ao Sebrae.
o Data Vigência (Início e Fim): Período de início e fim da vigência da proposta de convênio Sebrae.
o Objeto: Objeto da proposta de convênio.
o Status: Status ao qual a proposta de convênio encontra-se: 
    o Aguardando Proposta: Pedidos de propostas já analisadas pelo Sebrae e que estão aguardando o preenchimento das demais informações da proposta pelo usuário. 
    o Em Elaboração: Status inicial do pedido de proposta, ou seja, o pedido de proposta ainda está em elaboração pelo usuário e ainda não foi enviado para análise do Sebrae
    o Pedido de Proposta Devolvida para Ajuste: Pedidos de propostas devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário
    o Pedido de Proposta em Análise: Pedidos de proposta de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o usuário já preencheu os dados do pedido de proposta e os enviou para análise do Sebrae.
    o Pedido de Proposta Reprovado: Pedidos de propostas reprovados pelo Sebrae
    o Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo Sebrae (etapa final da proposta)
    o Proposta Devolvida para Ajuste: Propostas de convênio devolvidas pelo Sebrae para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais 
dados da proposta de convênio para análise da proposta pelo Sebrae. O Sebrae analisou os dados da proposta e devolveu para o(s) devido(s) ajuste(s) do usuário,
    o Proposta em Análise: Propostas de convênio que se encontram em análise do Sebrae, ou seja, o pedido de proposta já foi analisado pelo Sebrae e o usuário enviou os demais dados da proposta de convênio para 
análise da proposta pelo Sebrae.


Propostas Proposta –
Expandir
title
Proposta de Convênios
- Pedido de
proposta - Cadastro

Observação: Esta funcionalidade é permitida apenas para usuários externos do Portal de Convênios. Usuários internos do SEBRAE não possuem esta permissão. Esta etapa é descrita no “Manual Operacional - Portal Convênios - Acesso Externo” .

Expandir
title Propostas de Convênios – Pedido de Proposta – Envio para análise do Sebrae

Observação: Esta funcionalidade é permitida apenas para usuários externos do Portal de Convênios. Usuários internos do SEBRAE não possuem esta permissão. Esta etapa é descrita no “Manual Operacional - Portal Convênios - Acesso Externo”.

Teste
Expandir
title Propostas de Convênios – Pedido de Proposta – Aguardando Análise
title

Os usuários internos do Sebrae, responsáveis pela análise de pedidos de propostas de convênio poderão aprovar/devolver para ajustes/reprovar os pedidos de propostas de convênio cadastrados pelos usuários (externos). 


Através da opção de menu “Convênios | Propostas de Convênios” o usuário poderá verificar os pedidos de propostas de convênios que estão aguardando análise do Sebrae através do status “Pedido de Proposta em Análise”.


Observação: Somente os usuários internos (SEBRAE) parametrizados como aprovadores (aprovação/devolução para ajustes e reprovação) de pedidos de propostas/propostas de convênios SEBRAE poderão realizar esta ação. O processo de cadastro da permissão de aprovadores foi descrito no item “Parâmetros Gerais – Usuários Validação dos Projetos de Convênios” deste manual.

Image Modified

A editar o pedido de proposta com status “Pedido de Projeto de Convênio em Análise” será apresentado a tela para que o usuário interno Sebrae possa realizar análise, aprovando/devolvendo para ajustes ou reprovando o pedido de proposta.

O usuário deverá realizar a aprovação/reprovação dos documentos anexados ao pedido de proposta e posteriormente realizar o processo de “Aprovar Pedido de Proposta”, “Devolver Pedido de Proposta para Ajuste” ou “Reprovar Pedido de Proposta”.

Aprovação/Reprovação Anexos
Para aprovar os anexos do pedido de proposta o usuário deverá selecionar os anexos desejados para aprovação e clicar em “Aprovar” para que os anexos selecionados sejam Aprovados. 

Image Modified

Image Modified


Para reprovar os anexos do pedido de proposta o usuário deverá selecionar os anexos desejados para reprovação e clicar em “Reprovar” para que os anexos selecionados sejam Reprovados.

Image Modified


Image Modified


Observação: A ação de Aprovação/Reprovação dos documentos será efetivada após realizar o processo de [Aprovação], [Reprovação] ou [Devolução para ajuste] do pedido de proposta disponível através do botão [Processos]. 


Aprovar Pedido de Proposta
Para aprovar o pedido de proposta o usuário deverá selecionar a opção “Processos | Aprovar Pedido de Proposta”. Será exibido ao usuário uma tela de confirmação da aprovação sendo obrigatório informar o parecer da aprovação do pedido de proposta. Este parecer ficará disponível para o usuário externo após a aprovação do pedido da proposta.


Após informar o parecer o usuário deverá clicar em “Sim” para que o pedido de proposta seja aprovado. 
O pedido de proposta de convênio passará para o status “Aguardando Proposta” após a aprovação, onde o usuário externo deverá preencher o restante dos dados referentes a proposta de convênio. 

Observação: Os anexos do pedido da proposta que ainda não foram aprovados/reprovados pelo usuário responsável pela análise, ou seja, ainda possuem o status “Aprovação Pendente” serão automaticamente aprovados no momento que a Aprovação do pedido de proposta for realizada. A aprovação/reprovação de anexos do pedido da proposta foi descrita no item “Aprovação/Reprovação Anexos” deste manual.


Image Modified

Image Modified

Expandir