Histórico da Página
...
Processos – Cópia de Planos de Manutenção
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).
Processos – Solicitar Geração Automática de OS
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).
Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2009, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2009 o vencimento do plano será dia 16/07/2009 como mostra a figura 30.
Informações |
---|
Para assegurar o correto funcionamento da geração automática de Ordem de Serviço (OS), é necessário que o procedimento de inicialização do plano de manutenção tenha sido executado previamente. Para obter informações mais detalhadas sobre esse procedimento, recomendamos a consulta às linhas anteriores deste mesmo documento. |
Ordem de Serviço
As Ordens de Serviços(OS) devem ser emitidas para a execução de serviços nos Objetos de Manutenção. As OS são compostas por itens de serviços e peças. Acesse o menu Manutenção / Ordem de Serviço.
...
Considere um plano de manutenção do tipo cíclico 1000 para um Objeto de Manutenção com os seguintes indicadores de uso:
30/12/2022 0 km Inicialização do plano com zero km
25/02/2023 10000 km O plano venceu e a próxima execução será com 20000 km
30/03/2023 15000 km O plano ainda não venceu e a próxima execução será com 20000 km
30/04/2023 20000 km O plano venceu e próxima execução será com 30000 km
30/05/2023 25000 km O plano ainda não venceu30/05/2023 25000 km O plano ainda não venceuUsando como exemplo o ultimo lançamento de 25000 km para demonstrar como é feito o cálculo do vencimento do plano.
1. O Cálculo da média dos indicadores de uso no período 30/12/2023 à 30/05/2023 que será igual a 165,56.
2. Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2023, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2023 o vencimento do plano será dia 16/07/2023 como mostra a figura 30.
Tabela de cores
...
Usando como exemplo o ultimo lançamento de 25000 km para demonstrar como é feito o cálculo do vencimento do plano.
1. O Cálculo da média dos indicadores de uso no período 30/12/2023 à 30/05/2023 que será igual a 165,56.
2. Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2023, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2023 o vencimento do plano será dia 16/07/2023 como mostra a figura 30.
Tabela de cores
Cores | Descrição |
---|---|
Vermelho | O 1° identificador ficará com o fundo em vermelho quando o plano de manutenção estiver vencido. |
Amarelo | A cor amarela indica que o plano está com a data de vencimento para o dia atual em que se encontra |
Verde | O verde é para representar planos de manutenção que ainda estão dentro da data de validade. |
Modo de visualização
No canto superior direito logo em cima dos dias da semana, existe uma opção para qual será a forma de visualização que irá ser representado os planos de manutenções, sendo elas por dia, semana, mês e linha do tempo. Esta tela salva a preferência do usuário, que ao abrir esta tela novamente , irá salvar o modo de configuração estabelecida anteriormente.
Informações |
---|
Ao clicar em algum dia no calendário ao lado, a visão irá alterar para a opção "Dia" e mostrará a hora específica em que o plano de manutenção irá vencer ou foi vencido. |
Atualizar Vencimentos Plano(s) de Manutenção
Com possibilidade de acesso através da aba "Processos" ou pelo ícone adjacente, o processo de atualização dos vencimentos dos planos de manutenção revela todos os planos juntamente com suas datas de vencimento atualizadas. A informação mais recente é destacada no canto superior direito em vermelho.
Aplicação de Produtos
Muitos produtos utilizados pelos equipamentos, Objetos de Manutenção, devem ser controlados para que seja possível reduzir os custos de manutenção e evitar falhas que interrompam o funcionamento do mesmo. Tal redução é possível através da instalação de peças compatíveis, do controle da sua vida útil e acompanhamento do consumo dos produtos do tipo “consumíveis” - lubrificantes, combustíveis, suprimentos etc.
Os três processos que fazem parte de deste controle são:
- Segmentação de Produtos.
- Vida útil.
- Apropriação Direta e Medição de Consumo.
Os produtos utilizados pela manutenção são aqueles cadastros no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento pela gestão de materiais. Porém nem todos os produtos e serviços transacionados pela empresa são peças e serviços utilizados pela manutenção. Com o objetivo de disponibilizar para a manutenção somente os seus produtos e serviços, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento acesse o menu Cadastros / Produtos / Pasta Integração, deve-se habilitar o parâmetro “Disponível para Manutenção”.
Segmentação de Produtos
Fazer a segmentação é determinar quais os produtos que podem ser utilizados por um determinado Tipo, Modelo e/ou Submodelo de Objeto de Manutenção. Ou seja, determinar as peças e consumíveis que atendem as especificações técnicas do fabricante e da gestão de manutenção para serem utilizados em um determinado grupo de equipamento ou para as unidades deste. A segmentação de produtos é um pré-requisito para os processos de Controle da Vida Útil e Aplicação Direta de Produtos. Os produtos podem ser associados a um Tipo, Modelo ou Submodelo.
A lista de produtos vinculada a um Tipo aplica-se a todos os Modelos e Submodelos de objetos deste tipo.
A lista de produtos vinculada a um Modelo aplica-se a todos os Submodelos de objetos deste modelo.
A lista de produtos vinculada a um Submodelo aplica-se somente aos objetos deste Submodelo.
Vida Útil
A vida útil é recomendada pelo fabricante e deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos / Produtos – Informações de Manutenção. Ao informar a vida útil nos campos referente ao indicador de uso definido no Tipo de Objeto de Manutenção, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Quilometragem, Horas de Uso, Ciclos e etc).
Exemplo:
Considere o produto Correia Dentada, a vida útil será de 10000 km. Então no cadastro do Objeto de Manutenção / Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção informe o produto e a data de inicialização para que a vida útil do produto comece a ser contada. O produto do Objeto de Manutenção será controlado através de apropriação direta de produto ou através da vida útil do produto.
É necessário ter um lançamento de indicador de uso para objeto de manutenção com data anterior a data de inicialização.
Após fazer essas parametrizações lance um indicador de uso para o objeto de manutenção com uma data posterior a data de inicialização.
Nesse estágio ao tentar abrir outra Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção que possui a peça correia dentada o sistema irá validar se a peça já atingiu o seu percentual de vida útil. Como a vida útil ainda não foi atingida, porque ainda faltam 7001 km, ao inserir a peça no item da ordem de serviço e tentar salvar o sistema irá emitir a seguinte mensagem.
“Atenção! A vida útil do (a) “Correia Dentada” ainda não foi atingido (a). Para que o processo continue, é necessária a autorização do supervisor do sistema ou usuário autorizado a liberar o processo.
Deseja continuar? “
Clicando no botão “SIM” , aparecerá a tela de liberação para entrada da senha do supervisor.
Para que haja essa restrição o usuário logado no sistema não poderá ter o perfil de “Supervisor” no cadastro de usuários. E também é necessário acessar o Cadastros / Segurança / Perfis / Acesso a Menus / Operações / Manutenção / Ordem de Serviço. Retire a permissão do usuário na tag de segurança “[03.01.01.26]
Apropria Produto(s) com vida útil não vencida”.
Apropriação Direta e Medição de Consumo
Alguns produtos que são utilizados pelos objetos de manutenção, principalmente equipamentos, são aplicados sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Isto ocorre devido à intensidade do processo (número de vezes que é realizado) e na maioria dos casos a simplicidade da intervenção.
Tais apropriações devem ser controladas para que seja possível mensurar o consumo, movimentar o estoque e apurar os custos destes materiais. Assim, o RM Officina dispõe de um recurso que proporciona controlar tal aplicação de maneira prática e atendendo a intensidade do processo que é a “Apropriação Direta de Produtos”. Os produtos objetos deste processo são chamados de “Produtos Apropriáveis”.
Nota |
---|
As peças com controle de vida útil são substituídas por meio de uma intervenção que demanda a emissão de uma ordem de serviço registrar a troca. |
Produtos Apropriáveis
Estes produtos são normalmente combustíveis, lubrificantes ou qualquer consumível utilizado para constantemente para o funcionamento de um equipamento, máquina, veículo e etc.
Parametrização
Informe os Tipos de Objeto de Manutenção que recebem Produtos Apropriáveis em “Gerais / Parâmetros / Tipos de objeto de manutenção” marcando “apropriação direta de produto?”
Ao habilitar o tipo de Objeto de Manutenção para receber apropriação direta será disponibilizado no cadastro do Objeto de Manutenção Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção o campo para informar o produto e a opção para informar que este é “Produtos Apropriável”, o seu consumo e qual é o seu índice de acompanhamento. Essa mesma parametrização pode ser feita no anexo “Produto(s)” do cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção por Tipo, Modelo ou SubModelo. Para associar o produto ao Objeto de Manutenção é preciso executar o processo “Atualiza Produtos do Objeto de Manutenção”.
Acesse o menu Operações / Apropriação Direta de Produtos. Através do Wizard é possível realizar, de uma só vez, as apropriações de uma mesma data para vários Objetos de Manutenção.
Na primeira tela informa-se o movimento que será utilizado para registrar a apropriação direta.
Na segunda tela através do filtro selecionam-se os Objetos e efetuam-se os lançamentos. Com as teclas de atalho “Ctrl+0” e “Ctrl+P” é possível alternar entre o Objeto e os Produtos.
Na última tela tem-se o resumo da apropriação antes do processamento e ao editar a apropriação tem-se o resumo da mesma.
Avaliação de Índice de Acompanhamento de consumo
Ao realizar a apropriação, se o produto apropriável estiver associado a um Índice de Acompanhamento de consumo, o sistema irá gerar um registro para o índice com o consumo. Este pode ser consultado na aba “Índice de Acompanhamento” do cadastro do Objeto de Manutenção. Na apropriação direta de produto, é possível informar os campos referentes às tabelas de classificação do produto, para que sejam levados para o movimento do RM Nucleus. No último passo da apropriação existem dois botões com a seguinte descrição “Campos opcionais do movimento” e “Campos opcionais do item” onde poderá informar as classificações para o movimento e para os seus itens.
Geração Automática de OS
Permite a geração automática de OS com base nos Planos de manutenção ou/e Índices de acompanhamento:
Geração a partir do Planos de Manutenção:
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).
Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2009, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2009 o vencimento do plano será dia 16/07/2009 como mostra a figura 30.
Informações |
---|
Para assegurar o correto funcionamento da geração automática de Ordem de Serviço (OS), é necessário que o procedimento de inicialização do plano de manutenção tenha sido executado previamente. Para obter informações mais detalhadas sobre esse procedimento, recomendamos a consulta às linhas anteriores deste mesmo documento. |
Modo de visualização
No canto superior direito logo em cima dos dias da semana, existe uma opção para qual será a forma de visualização que irá ser representado os planos de manutenções, sendo elas por dia, semana, mês e linha do tempo. Esta tela salva a preferência do usuário, que ao abrir esta tela novamente , irá salvar o modo de configuração estabelecida anteriormente.
Informações |
---|
Ao clicar em algum dia no calendário ao lado, a visão irá alterar para a opção "Dia" e mostrará a hora específica em que o plano de manutenção irá vencer ou foi vencido. |
Atualizar Vencimentos Plano(s) de Manutenção
Com possibilidade de acesso através da aba "Processos" ou pelo ícone adjacente, o processo de atualização dos vencimentos dos planos de manutenção revela todos os planos juntamente com suas datas de vencimento atualizadas. A informação mais recente é destacada no canto superior direito em vermelho.
Aplicação de Produtos
Muitos produtos utilizados pelos equipamentos, Objetos de Manutenção, devem ser controlados para que seja possível reduzir os custos de manutenção e evitar falhas que interrompam o funcionamento do mesmo. Tal redução é possível através da instalação de peças compatíveis, do controle da sua vida útil e acompanhamento do consumo dos produtos do tipo “consumíveis” - lubrificantes, combustíveis, suprimentos etc.
...
- Segmentação de Produtos.
- Vida útil.
- Apropriação Direta e Medição de Consumo.
Os produtos utilizados pela manutenção são aqueles cadastros no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento pela gestão de materiais. Porém nem todos os produtos e serviços transacionados pela empresa são peças e serviços utilizados pela manutenção. Com o objetivo de disponibilizar para a manutenção somente os seus produtos e serviços, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento acesse o menu Cadastros / Produtos / Pasta Integração, deve-se habilitar o parâmetro “Disponível para Manutenção”.
...
Fazer a segmentação é determinar quais os produtos que podem ser utilizados por um determinado Tipo, Modelo e/ou Submodelo de Objeto de Manutenção. Ou seja, determinar as peças e consumíveis que atendem as especificações técnicas do fabricante e da gestão de manutenção para serem utilizados em um determinado grupo de equipamento ou para as unidades deste. A segmentação de produtos é um pré-requisito para os processos de Controle da Vida Útil e Aplicação Direta de Produtos. Os produtos podem ser associados a um Tipo, Modelo ou Submodelo.
...
A lista de produtos vinculada a um Modelo aplica-se a todos os Submodelos de objetos deste modelo.
A lista de produtos vinculada a um Submodelo aplica-se somente aos objetos deste Submodelo.
Vida Útil
A vida útil é recomendada pelo fabricante e deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos / Produtos – Informações de Manutenção. Ao informar a vida útil nos campos referente ao indicador de uso definido no Tipo de Objeto de Manutenção, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Quilometragem, Horas de Uso, Ciclos e etc).
Exemplo:
Considere o produto Correia Dentada, a vida útil será de 10000 km. Então no cadastro do Objeto de Manutenção / Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção informe o produto e a data de inicialização para que a vida útil do produto comece a ser contada. O produto do Objeto de Manutenção será controlado através de apropriação direta de produto ou através da vida útil do produto.
É necessário ter um lançamento de indicador de uso para objeto de manutenção com data anterior a data de inicialização.
Após fazer essas parametrizações lance um indicador de uso para o objeto de manutenção com uma data posterior a data de inicialização.
Nesse estágio ao tentar abrir outra Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção que possui a peça correia dentada o sistema irá validar se a peça já atingiu o seu percentual de vida útil. Como a vida útil ainda não foi atingida, porque ainda faltam 7001 km, ao inserir a peça no item da ordem de serviço e tentar salvar o sistema irá emitir a seguinte mensagem.
“Atenção! A vida útil do (a) “Correia Dentada” ainda não foi atingido (a). Para que o processo continue, é necessária a autorização do supervisor do sistema ou usuário autorizado a liberar o processo.
Deseja continuar? “
Clicando no botão “SIM” , aparecerá a tela de liberação para entrada da senha do supervisor.
Para que haja essa restrição o usuário logado no sistema não poderá ter o perfil de “Supervisor” no cadastro de usuários. E também é necessário acessar o Cadastros / Segurança / Perfis / Acesso a Menus / Operações / Manutenção / Ordem de Serviço. Retire a permissão do usuário na tag de segurança “[03.01.01.26]
Apropria Produto(s) com vida útil não vencida”.
Apropriação Direta e Medição de Consumo
Alguns produtos que são utilizados pelos objetos de manutenção, principalmente equipamentos, são aplicados sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Isto ocorre devido à intensidade do processo (número de vezes que é realizado) e na maioria dos casos a simplicidade da intervenção.
Tais apropriações devem ser controladas para que seja possível mensurar o consumo, movimentar o estoque e apurar os custos destes materiais. Assim, o RM Officina dispõe de um recurso que proporciona controlar tal aplicação de maneira prática e atendendo a intensidade do processo que é a “Apropriação Direta de Produtos”. Os produtos objetos deste processo são chamados de “Produtos Apropriáveis”.
Nota |
---|
As peças com controle de vida útil são substituídas por meio de uma intervenção que demanda a emissão de uma ordem de serviço registrar a troca. |
Produtos Apropriáveis
Estes produtos são normalmente combustíveis, lubrificantes ou qualquer consumível utilizado para constantemente para o funcionamento de um equipamento, máquina, veículo e etc.
Parametrização
Informe os Tipos de Objeto de Manutenção que recebem Produtos Apropriáveis em “Gerais / Parâmetros / Tipos de objeto de manutenção” marcando “apropriação direta de produto?”
Ao habilitar o tipo de Objeto de Manutenção para receber apropriação direta será disponibilizado no cadastro do Objeto de Manutenção Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção o campo para informar o produto e a opção para informar que este é “Produtos Apropriável”, o seu consumo e qual é o seu índice de acompanhamento. Essa mesma parametrização pode ser feita no anexo “Produto(s)” do cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção por Tipo, Modelo ou SubModelo. Para associar o produto ao Objeto de Manutenção é preciso executar o processo “Atualiza Produtos do Objeto de Manutenção”.
Acesse o menu Operações / Apropriação Direta de Produtos. Através do Wizard é possível realizar, de uma só vez, as apropriações de uma mesma data para vários Objetos de Manutenção.
Na primeira tela informa-se o movimento que será utilizado para registrar a apropriação direta.
Na segunda tela através do filtro selecionam-se os Objetos e efetuam-se os lançamentos. Com as teclas de atalho “Ctrl+0” e “Ctrl+P” é possível alternar entre o Objeto e os Produtos.
Na última tela tem-se o resumo da apropriação antes do processamento e ao editar a apropriação tem-se o resumo da mesma.
Avaliação de Índice de Acompanhamento de consumo
Ao realizar a apropriação, se o produto apropriável estiver associado a um Índice de Acompanhamento de consumo, o sistema irá gerar um registro para o índice com o consumo. Este pode ser consultado na aba “Índice de Acompanhamento” do cadastro do Objeto de Manutenção. Na apropriação direta de produto, é possível informar os campos referentes às tabelas de classificação do produto, para que sejam levados para o movimento do RM Nucleus. No último passo da apropriação existem dois botões com a seguinte descrição “Campos opcionais do movimento” e “Campos opcionais do item” onde poderá informar as classificações para o movimento e para os seus itens.
Geração Automática de OS
Permite a geração automática de OS com base nos Planos de manutenção ou/e Índices de acompanhamento:
...
Geração a partir de Índices de Acompanhamento:
- Serão selecionados os índices de Objetos que tenham os valores menores que o valor mínimo e maior que o valor máximo definidos no cadastro de índices;
- O tipo de movimento selecionado, será o que estiver parametrizado no índice;
- Campos utilizados para a geração da OS:
- Coligada
- Tipo de Movimento
- Objeto de Manutenção
- Filial
- Local de Estoque
- Cliente/Fornecedor
- Funcionário Responsável
- Histórico de Indicador
- Centro de Custo
- Após a criação da OS o identificador do movimento poderá ser consultado nos índices de acompanhamento dos respectivos objetos;
- Esse processo poderá ser agendado.