Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Atualização de Dados - DB0200

Visão Geral do Programa 

Essa função atualiza as seguintes informações para cálculos do TOTVS APS:

  • Estruturas e seus respectivos itens.
  • Operações com seus respectivos centros de trabalho válidos, rede PERT, ferramentas e recursos secundários associadas.
  • Saldos em estoque.
  • Grupos de máquina com seus respectivos centros de trabalho, calendários e turnos de trabalho.
  • Pedidos de venda.
  • Ordens de compra com suas respectivas parcelas.
  • Ordens de produção com suas respectivas reservas, operações da ordem e rede PERT.

Devem ser parametrizadas as informações que devem ser atualizadas para uso nos cálculos do TOTVS APS, conforme descrito na tela Atualização Dados (DB0200).


Item

Somente são importados itens:

    • Que estiverem ativos (não são importados itens obsoletos de qualquer espécie). Datasul: Campo Situação no CD0204.
    • Débito direto quando assinalado o parâmetro "Itens Débito Direto", na tela Atualização Dados (DB0200). Datasul: Tipo Controle no CD1107
Nota
titleNota:

O item de débito direto com código "branco" não é importado, mesmo que o parâmetro permita a importação de itens débito direto, pois esse item não possui ligações com estruturas e não possui operações, assim como não existe demanda para o mesmo, não havendo necessidade de ser programado.

  • De demanda "Dependente" com controle de planejamento pela Produção. Datasul:Tipo Demanda no CD1107.
  • Item com política "Configurado" (Datasul: Campo Política no CD1107) somente quando parametrizada sua importação através do parâmetro "Itens Configurados", na janela Atualização Dados (DB0200). 
  • Item com tipo de requisição "1-Normal" ou "2-Transferência" (Itens com tipo de requisição "3-Débito GGF" não são importados). Datasul: Campo Tipo Requisição no CD1107.

Caso o item não tenha as características citadas, não são importados e todos os seus relacionamentos, caso existam no TOTVS APS, são eliminados (ordens, pedidos, reservas, saldos...).

Nota
titleNota:

Os itens que possuem estrutura, porém totalmente inválida na data de corte informada, são importados como Comprados e não como Fabricados. (Datasul: Verificar a data de validade dos componentes na estrutura no programa EN0105).

Caso o item seja utilizado em alguma estrutura válida na data de corte parametrizada, na qual seja um componente fantasma, o mesmo será importado para o TOTVS APS. Itens com essa característica são programados normalmente pelo TOTVS APS, porém suas ordens não são confirmadas.

Todos os itens nível zero e que são fabricados (item acabado final, que não é consumido por nenhum outro item) ou que possuam pedidos de venda ativos são automaticamente parametrizados no TOTVS APS para serem considerados no cálculo do Planejamento de Demanda. Ver parâmetro "Considera Planejamento Demanda" na Função Cadastro de Itens (DB0106).


Saldos

Somente são importados saldos que se encontrem em depósitos parametrizados para "Considerar Saldo Disponível" na função de Manutenção de Depósitos (ERP). Se o saldo disponível for negativo, este será importado como 0 (zero), uma vez que o aplicativo TOTVS APS não controla saldo negativo.

Esse saldo será importado separadamente por estabelecimento, item, lote e data de validade, quantidade em estoque e tipo de saldo (em estoque ou em terceiros), sendo possível parametrizar, no cenário, os estabelecimentos e tipos de saldos que devem ser considerados. 

Nota
titleNota:

Caso a funcionalidade de controle de "Lote Avançado" esteja habilitada e o item no estoque for controlado por lote ou lote/referência, somente serão consideradas/carregadas as quantidades dos saldos em estoque do item com situação que indique que o mesmo está disponível.


Roteiros / Roteiros do Item

São importados todos os roteiros válidos e suas respectivas operações na data de corte parametrizada, cadastrados no processo de fabricação de itens válidos.


Reservas

As reservas da ordem também são importadas, desde que estejam ativas. Não são enviadas as reservas dos itens que:

  • Tenham tipo de requisição "Débito GGF".
  • Estejam totalmente obsoletos.
  • Possuam controle de débito direto.
  • Sejam de demanda independente.
  • Possuam controle de planejamento pela Manutenção Industrial.


Operações da Ordem

As operações da ordem são atualizadas em duas etapas: Primeiramente são enviadas as operações que pertençam a itens fantasma e em seguida as operações do próprio item da ordem. Isso se faz necessário para que as operações do item da ordem sejam feitas ao final do processo produtivo.

Operações totalmente reportadas não são importadas.

Os tempos são convertidos em horas:

  • Tempo Hora (homem ou máquina) / Número de Unidades * Quantidade de Operações

Quando a operação pertencer a um item fantasma, o tempo de preparação não é importado.

Somente nos casos em que a quantidade reportada da operação é zero e o status da operação é iniciada, será descontado do tempo de máquina o tempo já reportado para a operação.

Exemplo:
A operação tem 100 horas e já foram reportadas 30 horas: O APS considerará 70 horas a serem programadas. Se o tempo ficar zerado, assumirá 1 minuto (como se no exemplo anterior já tivesse sido apontadas 105 horas). Em todos esses casos, será apresentada uma mensagem de aviso no relatório da Atualização de Dados.


Política Configurado

Quando parametrizada para Baixar Estoque:

  • O TOTVS APS não irá criar ordens de produção para itens com política "Configurado".
  • Somente serão considerados pedidos de venda de itens com essa característica, caso exista ordem de produção para este pedido/item/configuração.

Atendendo aos pontos acima, a ordem de produção pode ser programada normalmente pelo TOTVS APS.

Quando parametrizada para Não Baixar Estoque:

Itens com essa característica conceitualmente tem suas ordens de compra e produção geradas para atender aos componentes do primeiro nível não fantasma. Dessa forma, o TOTVS APS irá atender normalmente. Se a estrutura do produto configurado estiver aprovada, as necessidades dos componentes do pedido são consideradas no TOTVS APS e as ordens são programadas para atender à demanda do configurado. 

Atualização Dados – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Atualização Dados - Pasta Parâmetros, é possível parametrizar quais informações devem ser consideradas nos cálculos do TOTVS APS.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Seletiva

Quando acionado, apresenta a tela "Parâmetros Atualização Seletiva", que permite filtrar os dados processados pela Atualização de Dados.

As faixas disponíveis são: Item, Estabelecimento e Família. Quando algum destes filtros forem informados, a rotina tratará somente os itens existentes nesta faixa e seus respectivos cadastros dependentes (saldo estoque, pedidos, entre outros).

Quando o TOTVS APS estiver integrado ao ERP Protheus, em função do TOTVS APS permitir apenas uma estrutura padrão para o item (quando integrado a este ERP), no momento da busca das informações no ERP Protheus é eleita/atualizada como estrutura padrão do item a primeira estrutura válida encontrada para o item. Quando o item tiver no ERP estruturas distintas em dois estabelecimentos somente será atualizada a estrutura do primeiro estabelecimento. Neste caso, ao selecionar um estabelecimento diferente do estabelecimento da estrutura padrão do item, a estrutura deste estabelecimento selecionado não será atualizada no TOTVS APS.

Caso seja necessário trabalhar com a programação dos dois itens no TOTVS APS, é recomendada a criação de dois itens distintos, um para cada estabelecimento.

Exemplo:

Uma estrutura contém, na sua rede, um determinado item que está fora da faixa de item informado pelo usuário. Assim, caso seja necessário atualizar estrutura, não deve ser utilizada a importação seletiva.

Query

Quando acionado, inclui automaticamente as queries de acordo com o tipo de banco de dados parametrizado no DB1000 (Função Parâmetros do Planejamento Avançado).

Nota
titleNota:

Este botão somente é apresentado quando o APS está integrado com o Protheus ou com o Logix. 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estrutura

Quando assinalado, indica que devem ser importados os dados de itens e estruturas dos itens.

As estruturas são importadas em nível único. Somente são importadas estruturas válidas na data de corte parametrizada. Não considera os componentes que estejam obsoletos, demanda independente e controle de planejamento pela manutenção industrial. 

Somente são importadas as estruturas de itens fabricados que possuam processo de fabricação informado.

Também serão importados os itens alternativos dos componentes, independentemente de existir ou não Cenário parametrizado pra uso de alternativo. Mais informações: Uso de itens alternativos

Data Corte

Informar a data de corte para importação de estruturas. Serão importadas as estruturas válidas nessa data.

Empresa

Informar o código da empresa a ser considerada para busca dos dados a serem atualizados no TOTVS APS.

Informações
titleImportante:

Este campo somente é apresentado quando o APS está integrado ao ERP Protheus, através da ativação da função spp-integra-aps-protheus na rotina Liberação de Função Especial (CD7070). 

Operação

Quando assinalado, indica que as operações dos itens devem ser importadas. 

Somente são importadas as operações válidas dos itens na data de corte parametrizada.

Os tempos das operações são sempre convertidos em horas.

São importados também as ferramentas e os centros de trabalho válidos para a operação.

Nota
titleNota:
Em empresas que trabalham com o conceito Multiestabelecimento serão importadas, também, informações de item x estabelecimento, família x estabelecimento e processo de fabricação variável. Quando o Totvs APS for integrado ao ERP, estas informações são obtidas do processo de fabricação variável parametrizada no programa EN0507, pasta Processos. É necessário que se informe o estabelecimento no qual o processo é valido, assim o processo já vem parametrizado para o TOTVS APS.

 

Data Corte

Informar a data de corte para importação de operações. Serão importadas as operações válidas nessa data.

CT Válido

Quando assinalado, indica que os centros de trabalhos válidos das operações devem ser importados.

Redutor Preparação

Quando assinalado, indica que a informação redutor de preparação da operação deve ser importada.

Ordens de Produção

Quando assinalado, indica que devem ser importadas as ordens de produção dos itens.

São importadas ordens que não estejam finalizadas ou terminadas, que possuam operações em aberto e que possuam saldo a produzir.

Quando a ordem de produção estiver como "Não Iniciada" e sua data de início esteja após o horizonte fixo do item, ela também será importada, porém essas ordens poderão ser programadas e/ou eliminadas no momento da confirmação das novas ordens sugeridas pelo TOTVS APS.

Quando a integração APS x Protheus estiver habilitada, serão habilitadas opções para filtrar quais ordens de produção deverão ser importadas para o APS. As opções se referem à situação das ordens e consistem em:

  • Todos;
  • Firmes.

Quando a integração APS x Datasul estiver habilitada, não serão importadas as Ordens de Produção cujo o depósito informado na Ordem esteja desmarcado para "Considera Saldo Disponível" e "Considera Saldo Ordens MRP" na Manutenção de Depósitos (CD0601).

Nota
titleNota:
Ordens de manutenção não serão importadas. 

Data Referência

Indica a data em que a confirmação do planejamento será efetivada. Com base nesta data será calculada a data de horizonte fixo para cada item para análise das ordens que serão consideradas. A data de horizonte é calculada da seguinte forma:

  • Data Horizonte = Data de Referência + Dias Horizonte Fixo 

Assim, serão consideradas ordens de produção do item que tenham data de início menor ou igual à data de horizonte informada e ordens de compra que tenham data de entrega menor ou igual ao horizonte informado.

Nota
titleNota:

Quando assinalado para Atualizar Item x Estabelecimento, a informação do horizonte fixo considerado é o cadastrado no item x estabelecimento. Caso o campo Item x Estabelecimento não for assinalado, o horizonte fixo considerado será o do item.

 

Considera Alocação Produção

Quando assinalada, determina que devem ser consideradas as quantidades alocadas do item para calcular o saldo do mesmo.

Se assinalada, as alocações são subtraídas da quantidade em estoque, importando a quantidade líquida disponível para o item. Quando não considera as alocações, o saldo do item será importado integralmente.

Ordens de Compra

Quando assinalado, indica que devem ser importadas as ordens de compra dos itens.

Serão importadas as ordens de compra que estiverem na situação de: "Não Confirmada", "Em Cotação", "Confirmada" ou "Cotada".

A ordem deve possuir saldo a ser atendido e não pode ser ordem de beneficiamento.

A ordem somente será importada se a data de entrega estiver dentro do horizonte (conforme explicado no campo “Data Referência”).

Essas ordens não sofrerão qualquer tipo de alteração pelo Totvs APS, pois são consideradas "ordens firmes", que não podem ser alteradas.

As ordens não importadas (com data superior ao horizonte) poderão ser reprogramadas no momento da confirmação das ordens para as novas datas e quantidades enviadas pelo TOTVS APS. Caso existam ordens excedentes, essas serão listadas no relatório de confirmação sugerindo sua eliminação.

Quando a integração APS x Protheus estiver habilitada, serão habilitadas opções para filtrar quais ordens de compra deverão ser importadas para o APS. As opções se referem à situação das ordens e consistem em:

  • Todos;
  • Firmes.

Quando a integração APS x Datasul estiver habilitada e houver um depósito informado para a Ordem de Compra, a mesma não será importada se esse depósito estiver desmarcado para "Considera Saldo Disponível" e "Considera Saldo Ordens MRP" na Manutenção de Depósitos (CD0601).

Pedidos

Quando assinalado, indica que devem ser importados os pedidos em carteira.

Para que os pedidos sejam importados, além do parâmetro "Pedido" estar selecionado, o item deve baixar estoque e o pedido deve possuir saldo a atender. Caso a natureza de operação do pedido não baixe estoque e não seja de entrega futura, o pedido não será importado.

São importados pedidos com situação: "aberto", "atendido parcial" ou "pendente".

Ao selecionar a opção "Apenas Pedidos Aprovados", é possível parametrizar para importar somente os aprovados. Se não selecionado, todos os pedidos serão importados.

A quantidade do pedido será seu saldo a atender, ou seja, o saldo entre a diferença entre as quantidades pedida e atendida. Se o saldo for zero, o mesmo não será importado.

Quando o pedido possuir uma rota associada, o tempo de entrega do material será subtraído da data de entrega do pedido e esta nova data será importada para o TOTVS APS.

Apenas Pedidos Aprovados

Quando selecionado, indica que devem ser importados apenas os pedidos aprovados e não todos os pendentes.

Considera Alocação Pedidos de Venda

Quando assinalado, determina que devem ser consideradas as quantidades alocadas do item para calcular o saldo de pedido do mesmo. 

Se assinalada, as alocações são subtraídas das quantidades do pedido, importando a quantidade líquida; quando não considera as alocações, o saldo do pedido será importado integralmente.

Código Redutor Preparação

Quando assinalado, indica que os códigos redutores de preparação devem ser importados.

Matriz Redutor Preparação

Quando assinalado, indica que as matrizes de redução de setup devem ser importadas.

Turno Exc

Indica se as paradas de Chão-de-Fábrica (paradas programas e reais) devem ser importadas, gerando turnos de exceção no TOTVS APS.

Opções:

  • Não Atualiza: Não importa as paradas.
  • Cenário: Permite informar o Cenário onde os turnos de exceção serão gerados.
  • Todos Cenários: Gera turnos de exceção para todos os cenários cadastrados no TOTVS APS conforme paradas existentes.
Nota
titleNota:

Ao importar as paradas de Chão-de-fábrica, todos os turnos de exceção existentes anteriormente para o cenário serão eliminados. 

Cenário

Indica o cenário que receberá os turnos de exceção, quando a opção “Turno Exc” estiver parametrizado como “Cenário”.

Saldos em Estoque

Quando assinalado, indica que os saldos em estoque devem ser importados.

Saldos em Terceiros

Quando assinalado, indica que os saldos em poder de terceiros devem ser importados. São considerados como saldo em terceiros os itens com as seguintes características:

  • Remessa para Beneficiamento.
  • Entrada para Beneficiamento.
  • Transferência para Terceiros.
  • Remessa para Consignação.
  • Entrada em Consignação.
Nota
Saldos em terceiros do tipo "Remessa P/ Armazém Geral", "Entrada p/ Armazém Geral", "Remessa para Depósito Externo", "Entrada para depósito externo" devem ser controlados para exibição ou não através de parametrizações dos depósitos a que foram destinados. Ex.: Caso desejar desconsiderar um saldo que foi enviado para um Depósito Externo, o mesmo deve estar parametrizado para "Considerar Saldo" igual a Não. Já se o saldo foi enviado a um Armazém Geral e deseja visualizar o Saldo, o depósito Destino deve estar marcado para "Considerar Saldo" igual a Sim

Itens Débito Direto

Quando assinalado, indica que itens de Débito Direto devem ser importados. Esses itens não serão importados se essa opção não estiver assinalada.

Nota
titleNota:

O item débito direto com código igual a "branco" não é importado, mesmo que esse parâmetro permita essa importação. Essa regra é usada devido a esse item não possuir ligações com estruturas nem possuir operações, assim como não existe demanda para o mesmo; dessa forma, não há necessidade de ser programado. 

Itens Configurados

Quando assinalado, indica que itens "Configurados" também devem ser importados. Itens com esse tipo de política não serão importados se essa opção não estiver assinalada.

Item x Estabelecimento

Quando assinalado, para empresas que trabalham com o conceito Multiestabelecimento, considera os registros de Item x Estabelecimentos durante a importação para o Totvs APS.

A verificação para que um item seja considerado no Totvs APS é feita primeiramente no Item e depois no Item x Estabelecimento.

Exemplo 1: No registro de item (no EMS, cadastrado na rotina CD1107), o item A está parametrizado com demanda independente e no item x estabelecimento (rotina CD1112 do EMS) está parametrizado como demanda dependente. Resultado: Este item não será considerado (nem mesmo o item x estabelecimento).

Exemplo 2: O item está com demanda dependente; o item no estabelecimento 1 é dependente, no estabelecimento 2 é independente. Resultado: O item é considerado no estabelecimento 1 e desconsiderado no estabelecimento 2.

Informações consideradas na relação item x estabelecimento, que pode fazer com que esse registro não seja importado para o APS: Demanda, Situação (obsoleto), Controlado pelo Planejamento, Tipo de Requisição e Política.

As ordens de compra e produção, pedidos de venda e saldo em estoque: Quando o usuário considera item x estabelecimento, será verificado se o item é válido no estabelecimento para importação dos registros. Se porventura o item A, no estabelecimento 2, não for considerado (não estiver válido), estas informações que estiverem vinculadas a esse estabelecimento não são consideradas.

Nota
titleNota:

Quando assinalado para Atualizar Item x Estabelecimento, a informação do horizonte fixo considerado no cálculo horizonte de busca das ordens é o do cadastrado no item x estabelecimento. Caso o campo Item x Estabelecimento não for assinalado, o horizonte fixo considerado será o do item.

Fornecedores

Quando assinalado, indica que devem ser importados os fornecedores. São importados todos os fornecedores cadastrados.

Calendários

Quando assinalado, indica que devem ser importados os calendários de produção. São importados todos os calendários genéricos cadastrados.

No campo ao lado é possível informar o número de anos para importação do calendário. Serão importados os anos anteriores e posteriores a data de referência do cenário.

Por exemplo, se informado 3 anos de atualização do calendário e a data de referência da atualização é 01/01/2010. Serão importados os calendários de 01/01/2007 à 01/01/2013.

Informações
titleImportante:
Quando o APS está integrado ao ERP Protheus, por meio da ativação da função "spp-integra-aps-protheus" na rotina Liberação de Função Especial (CD7070), esse campo não é apresentado. A inclusão de Calendários, Modelos de Turno e Relacionamento Grupo Máquina / Modelo Turno deverá ser realizada no TOTVS APS, nas rotinas Manutenção de Calendários (DB0137), Manutenção de Modelos de Turnos (DB0138) e Relacionamento GM x Turno (DB0139) respectivamente. 

Ferramentas

Quando assinalado, indica que devem ser importadas as ferramentas associadas à produção. São importadas todas as ferramentas existentes.

Grupos de Máquina

Quando assinalado, indica que devem ser importados os grupos de máquina. São importados todos os grupos de máquina e seus respectivos centros de trabalho e turnos válidos na data de corte da operação.

Nota
titleNota:

O campo Nível Alocação do grupo de máquina será trazido do Datasul somente quando o valor for diferente de zero. Caso o Nível Alocação esteja zerado no cadastro de grupo de máquina do Datasul, será mantido o valor informado no TOTVS APS. 

Quando integrado ao Protheus, será mantido o valor informado no TOTVS APS. 

Informações
titleGM Alternativo

Quando integrado ao Datasul,  o registro de GM Alternativo será criado no TOTVS APS quando seguir as seguintes premissas:
                   1 - Somente GM Principal pode ter GM Alternativo.
                   2 - Para o GM ser um alternativo o mesmo não pode ser principal.


Operações Padrão

Quando assinalado, indica que devem ser importadas as operações-padrão. São importadas todas as operações padrão existentes no produto ERP.

Depósitos

Quando assinalado, indica que deverão ser importados os depósitos. São importados todos os depósitos existentes.

Nota
titleNota:
Esse campo foi criado para atender às necessidades do módulo de Controle do Totvs APS onde serão parametrizados, por Malha Produtiva, os depósitos a serem considerados para saída de materiais.


Atualizar todas as grades do item

Quando selecionado, atualiza todas as possibilidades de grades cadastradas para um item no Cadastro de Itens (MAN10081) e considera todos os itens, mesmo os que não possuam demanda ou que não fazem parte de uma estrutura.

Quando desmarcado, atualiza somente as grades dos itens e itens que possuem demanda ou que fazem parte de uma estrutura. Esses itens devem ser ignorados quando o campo "origem" da query for igual a "2".

Implicações quando parâmetro selecionado:

O volume de informações processadas e tempo da atualização será consideravelmente maior, pois cada combinação de grade corresponde a um item no APS.

A confirmação poderá gerar um elevado número de Ordens de Compras ou Ordens de Produção, afim de atender uma possível necessidade de estoque de segurança.

Exemplo:

Um item possui as grades Cor e Tamanho, sendo:

  • Amarelo, Vermelho, Preto e Branco.
  • P, M, G, GG

A combinação dessas grades gerará 16 itens diferentes no APS, e caso exista Estoque de Segurança a atender, o APS programará 16 Ordens de Produção ou Compra.

Caso as combinações sejam maiores, 100 cores e 100 tamanhos, o volume será de 10000 itens e possíveis 10000 Ordens planejadas pelo APS.

Implicações quando parâmetro desmarcado:

Se o item tiver a quantidade de estoque de segurança informada, porém não faz parte de uma estrutura ou demanda de venda, este não será enviado ao APS e não será planejado a quantidade afim de atender seu estoque de segurança. O mesmo caso ocorre para uma determinada combinação de grade do item.

Informações
titleImportante:

Esta opção estará disponível apenas quando integrado ao Logix.

Atualizar Datas de Corte e Referência automaticamente?

Quando selecionado, os campos Data de Corte (estrutura e operações) e Data Referencia serão desabilitados.

Durante a execução da atualização de dados, as datas de corte de estrutura e operações serão a data do dia de execução (HOJE) e a data de referência das Ordens de Produção/Compra será a data de execução mais um (HOJE +1). Dessa forma, quando a atualização de dados for agendado, via RPW, para executar vários dias, tais datas serão atualizadas automaticamente.


Atualização Dados – Pasta Parâmetros 2

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Atualização Dados - Pasta Parâmetros 2, é possível parametrizar quais informações devem ser consideradas nos cálculos do TOTVS APS.

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Atualiza Preço de Venda dos Itens?

Quando assinalado, determina que será solicitada a tabela de preço padrão para a busca do preço de venda do item.

Nota
titleNota:

Por padrão, esse campo inicialmente não está assinalado. Se permanecer não assinalado, o campo "Tabela de Preço" ficará em branco e não será verificado o cadastro de tabela de preços.

Tabela de Preço

Inserir a tabela de preço que comporta o preço de venda padrão para todos os itens a serem atualizados

Nota
titleNota:

Caso o item não esteja cadastrado para a tabela de preço, ele será atualizado com valores zerados no APS.

Tabela de Preço é a tabela base onde os itens e seu preço de venda devem estar cadastrados. Para a carga do preço de venda do item não é considerada a busca por referência do item e será considerado o primeiro registro válido do item na tabela de preço.

Atualiza Malha 

Quando assinalado, os itens novos e itens que não possuem malha produtiva recebem a malha selecionada no campo Malha.

Aviso
titleItem Estabelecimento

Este parâmetro inicialmente terá efeito para o cadastro de Item x Estabelecimento caso o item já exista no APS e a malha produtiva do item estiver em branco. Caso o item não exista seguirá com a regra abaixo e (caso não consiga encontrar uma malha válida então será considerado a malha padrão):

Para itens novos é atualizado com a malha cadastrada na Família x Estabelecimento (db0122) do item, ou primeira malha encontrada vinculada ao estabelecimento do item.

MalhaInserir a Malha Produtiva que será atribuída aos itens novos e itens sem malha. 
Informações
titleImportante:

Os campos dessa pasta, relacionados à função Visão de Ganho, somente serão habilitados se a integração for com o ERP Datasul. Caso a integração seja com o Protheus ou outro ERP, os campos de preço de venda e custos do item sempre serão atualizados com o valor enviado por estes ERPs.

Quando a integração for com o ERP Datasul, são atualizados os seguintes campos:

  • Médio Mensal (Médio Batch);

  • Custo Padrão;

  • Preço Base;

  • Última Entrada;

  • Preço de Reposição;

  • Preço de Venda do Item.

Se a integração for com o ERP Protheus, os campos atualizados são:

  • Médio Mensal (Médio Batch);

  • Custo Stand;

  • Últ. Preço;

  • Preço Venda.

Os campos abaixo são atualizados independente da integração existente:

  • Unidade de Medida Alternativa: É uma unidade de medida que serve para unificar as quantidades produzidas. Esta unidade será única para todos os itens, dando a possibilidade de unificação da visão de ganho e de consumo.
    Exemplo: Para empresas metalúrgicas é muito comum a utilização de uma unidade de peso para unificar as visões de produção e custo. Nesse caso, se a unidade vir em quilogramas, todos os itens devem estar nesta unidade de medida. O APS não faz nenhum tipo de conversão para os valores atualizados nos itens.

  • Carga do Valor do Pedido de Venda: Na carga dos pedidos de venda na Atualização de Dados (DB0200) é atualizado o valor unitário de venda do item/referência do pedido. Na consulta gerencial este valor é utilizado para cálculo do preço de venda do pedido. 

  

Atualização Dados – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.

Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Botão Abrir arquivo

Abre o último arquivo gerado pela execução do programa quando o Destino selecionado na página de impressão é Terminal.

Aviso Eletrônico - Enviar e-mail

Ao final da Atualização de Dados será enviado por e-mail, para todos os destinatários informados, o arquivo DB0200.tmp. 

O destinatário padrão será o mesmo cadastrado no perfil do usuário logado ao sistema. O e-mail pode ser informado através da edição do usuário no programa "Usuários Produto" no campo "E-mail local" na aba Geral. 

Informações
titleIMPORTANTE

É obrigatório a parametrização do Gerenciamento das configurações de envio de e-mail, caso contrario o e-mail não será enviado.

Através das "Configurações" -> "Propriedades do Sistema" -> "Propriedades E-mail".

Aviso Eletrônico - Testar E-mailEnvia um e-mail de teste para todos os destinatários informados.



Aviso
titleServidor RPW - Para clientes Protheus e Logix

A api que realiza a atualização de dados faz uso de componentes Windows, por isso esse processo é exclusivo em servidores RPW Windows. Ou seja, não é possível a execução desse processo utilizando servidor RPW Unix/Linux.