Páginas filhas
  • Como realizar o inventário rotativo?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

1)  Existe dois cenários a serem tratados quanto a ajuste de estoque por inventário rotativo, são eles:

2)     Na rotina 228, é possível comparar o estoque contábil(Qt.Est.Ideal) x estoque gerencial(Qt.Estoque).

  1. Se esses estoques estão desalinhados, deve proceder o ajuste do estoque gerencial pela rotina 1147 e o ajuste contábil pela rotina 1084;
  2. Se esses estoques estão alinhados, o processo de inventário deve ser feito pela rotina 1147, concluindo o processo pela rotina 1188.

3)     Tutoriais das rotinas 1147, 1188 e 1084 sobre o passo-a-passo de como proceder, seguem em anexo.

Obs.: A rotina 1188 sempre emite NF de Simples remessa para que justifique esse ajuste de estoque, tendo que ser mencionado CFOP de Entrada e CFOP de Saída no momento da conclusão. Lembrando que todo processo de inventário exige-se que não tenham saldo em reserva, bloqueios que não sejam por avarias, ou pendências e que não ocorra movimentações no estoque, sem antes atualizar o inventário pela rotina 1147, guia Atualizar inventário. Caso contrário todo o inventário pode ficar comprometido. O processo descrito tambem atualizará o Estoque Contábil da rotina 1010-Livro Registro de Inventário. Os valores em estoque apresentado por esta é apresentado ao Fisco através do Sped Fiscal. O processo de inventário é realizado por uma única filial por vez, não sendo possível a criação de inventário contemplando várias filiais ou seja, código de filial 99.