1. Verificar o número do PIS no Cadastro de Funcionários e localizar o mesmo no arquivo ponto (TXT).
Quando for formato AFD, o crachá não importa mais e sim o PIS, então é interessante sempre tentar constatar se o PIS dos funcionários do AFD constam mesmo cadastrados na SRA, na filial onde está sendo solicitada a leitura.
Os clientes que tem muitos relógios em diversas filiais tem o hábito de pegar AFD de uma e ler em outra, onde não tem ninguém alocado, por conta da alta demanda.
2. Períodos - verificar se o período que esta tentando ler está cadastrado, se estiver DELETE.
Clique em - Modif. Per. Apontamento – Ajuste os parâmetros MV_PONMES e MV_PAPONTA para ficar com o Período que quer LER e que conste no TXT, pois estes parâmetros indicam qual é o período que está em aberto. Mais informações sobre esse processo podem ser verificados no artigo https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/115015809548
No período só deve constar as linhas dos períodos já encerrados e as mesmas são inseridas automaticamente pelo sistema quando se faz o encerramento, o usuário não pode informar nada.
3. Efetuar via APSDU BACKUP e ZAP nas tabelas SP8, SPC, RFB e RFE.
4. Efetuar leitura do período, deixando a pergunta Ler a Partir do? nos parâmetros de leitura e apontamento com a opção CADASTRO DE RELÓGIOS.
5. Deixe a data base do sistema com o último dia do Período (último dia do MV_PONMES).
6. Alterar via CONFIGURADOR os parâmetros MV_VISIINI e MV_VISIFIM deixá-los em branco.
Os parâmetros MV_VISIINI e MV_VISIFIM reservam numeração para crachá de visitantes. Se não efetuar leitura de TXT de visitantes pode deixar os parâmetros vazios (em branco).
Se necessitar de informação nestes parâmetros, verifique se não foi informado para o funcionário um crachá com numeração reservada pra visitante.
Isso no caso de NÃO ser AFD, ou seja, leitura feita pelo crachá.
7. Cad. relógio – O campo código deve ter 3 dígitos.
Campo REP preenchido se for o novo formato AFD, se não for, devem deixar sempre em branco.
O campo "Controle" deverá ser preenchido com P, Tipo Arquivo= T, Nome do Arquivo= deverá conter a extensão .txt.
Exemplo relógio Normal (Não é AFD):
Neste modelo, configura-se as demais abas
Exemplo relógio AFD:
Neste modelo, não precisa configurar as demais abas, pois o modelo tem layout pré-definido
8. Se for a primeira leitura verificar se o funcionário possui Troca de Turno (Atualizações > Cad Func > Troca de Turno). Para que o sistema consiga montar o calendário deve existir pelo menos uma troca de turno com data de inicio ANTERIOR a data da leitura.
9. Os parâmetros MV_GETDIAA e MV_GETDIAP devem ser verificados sempre que não ler a última marcação do último dia do período que fica depois da meia noite, então neste caso o MV_GETDIAP deve estar pelo menos com 1 para que sejam buscadas as marcações com data do dia seguinte em caso de Jornada Noturna.
10. Quando não for AFD, verifique quantos dígitos possui o crachá, visualize se na SRA, no SRA_CRACHA tem a mesma quantidade de dígitos e se a tabela RFE_CRACHÁ está também do mesmo tamanho.
11. Quando a leitura ocorrer pelo número do crachá
No cadastro de relógio ainda funciona o F4, que mostra se o relógio está configurado corretamente, se está buscando as informações corretas do TXT. Se não estiver, as posições do cadastro de relógio devem ser corrigidas.
Exemplo: Entrar no Relógio e dar F4, aparecerá a tela abaixo.
Para leitura a partir de arquivos AFD, o F4 no cadastro do relógio foi inutilizado.
12. Consulta na SRA se não existem crachás duplicados (caso a leitura seja efetuada pelo crachá).
Caso a Query abaixo retorne na segunda coluna um número maior ou igual a 2, existem crachás duplicados.
13. Verificar se no RHUPDMOD, modulo SIGAPON, todas as opções foram executadas (quando tem data de atualização), não tiver, deverá atualizar.
14. Quando não lê a primeira ou primeiras ou a ultima ou ultimas marcações do período
A marcação pode estar fora do limite inferir e superior, exemplo: Horário : 08:00 12:00 13:00 18:00 Limite inferior 5h00 e Superior 5h00 ou seja, é considerado para contar que marcação refere-se ao dia em questão se o funcionário entrar das 03:00 até as 23:00.
Neste caso citado acima, se o funcionário tiver uma marcação as 02:00 da manhã a marcação ficará lida, gravada na SP8 , porém como não enquadrou dentro do período o sistema não encontrou a tabela de horário para ela e a marcação não será apontada (o campo P8_APONTA fica vazio), então será possível ver a marcação na tabela porém em Lançamentos > Marcações não.
Normalmente quando isso acontece de uma marcação ficar na SP8 e não ficar com o campo P8_APONTA preenchido e por consequência o sistema não mostrar em lançamentos > Marcações é porque por algum motivo o calendário não foi montado. Entende-se por calendário as informações necessárias pra listar os dias a trabalhar do funcionário com horário, exceções, feriados.
15. Se nada estiver sendo gravado na RFE ou o sistema caindo no final da leitura sem apresentar nada lido ou gravado, nem log de geração
Verificar se na rotina de Motivos de Manutenção – Rotina PONA430 e se a tabela RFD – Motivos de manutenção existe com os motivos padrões 01, 02, 03 e 04.
16. Informações relevantes
RFE_FLAG corresponde ao tipo de marcação:
1 = REFEIÇÕES
0 = MARCAÇÕES
RFE_NATU corresponde à natureza da marcação, tendo como opções:
0 – empregado caso encontre o crachá ou crachá provisório
1 – visitante (conforme os parâmetros de visitantes)
2 – acesso
3 – desconhecido no caso do crachá não for identificado (conteúdo desconhecido).
Então se temos uma RFE_FLAG = 0 com RFE_NATU = 3, é marcação de ponto rejeitada ou seja Leu e não gravou.
Se tivermos RFE_FLAG = 0 com RFE_NATU = 0, leu e gravou.
ARQUIVO CORROMPIDO:
-esta mensagem é apresentada no LOG de execução do PONM010- Leitura e apontamento, para correção basta efetuar a limpeza das tabelas RFB/RFE/SP8/SPC referente ao mês atual.
-arquivo txt quando é REP deverá possuir cabeçalho e totalizador.
-no cadastro de relógio, se o relógio for REP deverá possuir o campo incremental= sim.
-verificar se o totalizador apresentado na última linha do ponto confere com a quantidade de marcações do txt.
-período do ponto deverá estar corretamente preenchido conforme conteúdo acima descrito neste artigo.
O ARQUIVO NÃO FOI ENCONTRADO E SERÁ IGNORADO:
-no momento de leitura e apontamento, manter o arquivo txt fechado.
-efetuar a limpeza das tabelas RFB/RFE/SP8/SPC referente ao mês atual.
-verificar o nome e o caminho do arquivo informado no cadastro de relógios (tabela SP0) se condiz com o caminho e nome onde o arquivo txt está salvo.
Importante
Gentileza manter sempre as rotinas e funções atualizadas: PONM010/ PONXFUN/PONXFUN1/PONXFUN2/PONCLAPO/PONXCAL/PONXAPO.