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TUMKFS_DT_LIVRO_REGISTRO_COMPRA_8.2_NO_DOMICILIADO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Serviços

Módulo:

Compras (SIGACOM) e Fiscal (SIGAFIS)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MATA020

Cadastro de fornecedores

MATA101NFatura de entrada
EICA150Cadastro de Moedas
SIGACFGParâmetros
MATA080Cadastro TES
CTBA080Lançamento padrão
FISR012Registro de compras

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MATA101N

Fatura de entrada

FISR012

Registro de compras

País(es):

Peru

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SA2 - Cadastro de Fornecedores; SYF - Cadastro de moedas; SF2 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Saída; SD2 - Itens das Notas Fiscais de Saída; SF1 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Entrada; SD1 - Itens das Notas Fiscais de Entrada;

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versões/Release:

11.80

Versão Corrigida:11.80
Versão Expedida:11.80

Descrição

 

Foi implementado a geração do relatório e arquivo .TXT do livro "8.2 - Registro de Compras - Información de Operaciones con Sujetos no Domiciliados", impresso através do relatório FISR012.

 

Deverá ser executado o compatibilizador U_UPDFLOC, o mesmo deverá ter a data igual ou superior a 23/02/2016

 Este compatibilizador será utilizado para criar os campos F1_TPRENTA e F2_TPRENTA, onde deverá ser informado pelo usuário as informações de acordo com a tabela 31 – SUNAT

 

Essa alteração contempla a nova estrutura no formato do arquivo .txt para atender as novas regras do validador ple 5.0.0 SUNAT

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDFLOC é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador \PROTHEUS11_DATA\DATA e dos dicionários de dados SXs \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM.
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDFLOC no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação e Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
  • Tabela SF1 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Entrada

Campo

F1_TPRENTA

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Título

TpRen.N Do.

Descrição

Tipo de Renta N. Domic.  

Nível

1

Help

Informar el Tipo de Renta para los

Proveedores No Domiciliados.

De Acuerdo con la tabla 31 - SUNAT

 

         Tabela SF2 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Saída:

Campo

F2_TPRENTA

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Título

TpRen.N Do.

Descrição

Tipo de Renta N. Domic.  

Help

Informar el Tipo de Renta para los

Proveedores No Domiciliados.

De Acuerdo con la tabla 31 - SUNAT

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Procedimento para Utilização

 

Para a impressão deste relatório e o arquivo. Txt, Será necessário realizar as seguintes configurações:

 

1 – Acessar o configurador > atualizações > cadastro > parâmetros

 

Será necessário configurar o símbolo das moedas utilizadas pela empresa, Neste teste iremos utilizar os:

 

MV_SIMB1 – S/.                                                                                                                                                                                                                                                      
MV_SIMB2 - U$S       
 
2 – Acessar o modulo SIGAEIC, e realizar a configuração das Moedas na rotina(EICA150) – de acordo com a tabela 4 _ SUNAT tabela de moedas.

 

Moeda S/. deverá ter o campo YF_ISO com o símbolo da moeda utilizada –  Símbolo SUNAT -  PEN
Moeda U$S deverá ter o campo YF_ISO com o símbolo referente a moeda utilizada - Símbolo SUNAT - USD

 

3 – Acessar a rotina de cadastro de Fornecedores(MATA020), e incluir um fornecedor com as seguintes características:
 - No Domiciliado(A2_DOMICIL)
 - Convenio(A2_CONVEN)
 - Nacionalidade(A2_CODNAC)

 

4 – Acessar a rotina(CTBA080), e incluir um LP 660

 

5 – Acessar a rotina de fatura de entrada(MATA101n). Nota normal, Manter os parâmetros = Sim, Para que possa ser contabilizado com o LP 660, já configurado

 

6 – Incluir a fatura de entrada utilizando este novo fornecedor. Para fornecedores No domiciliados, é necessário preencher o campo F1_TPRENTA de acordo com a tabela de Renta 31 – SUNAT. Deverá preencher de acordo com o ramo/necessidade da empresa. Clicar em OK para finalizar a inclusão da nota.

 

7 – Fatura sendo contabilizada.

 

8 – Realizar a impressão do relatório FISR012 – registro de compras.

 

8.1 – Para a impressão de fornecedores No domiciliados, é necessário deixar a pergunta “Sujeitos Domiciliados” = No

 

9 – Relatório Impresso corretamente de acordo com a fatura de entrada.

 

10 – Clicar em Sim, para a geração do arquivo .TXT no local especificado.

 

11 – Arquivo .TXT gerado corretamente.

 

12 – Validar o arquivo .txt no validador PLE 5.0 – SUNAT. Importante: Para esse novo validador, é necessário incluir junto os livros 8,1(Registro de compras) e 14,1(Registro de vendas)
 
13 – Registro de compras 8,2 Validado corretamente.