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INTEGRAÇÃO DATASUL X TOTVS APPS
Contexto de negócio
A arquitetura da plataforma TechFin requer a ingestão recorrente de dados para a integração com demais softwares externos, entre eles o Datasul. Neste sentido, os softwares externos enviam os dados para uma área de preparação (staging), cujos dados serão posteriormente transformados e normalizados para estruturas predefinidas pelos aplicativos do TechFin.
Para assegurar a eficiência e escalabilidade da integração, a extração dos dados no produto Datasul é realizada de forma parcial, isto é, são considerados apenas os dados afetados (modificados) em um dado intervalo de tempo.
Sistemas Envolvidos
Para que os dados do produto Datasul sejam disponibilizados para os aplicativos do serviço TOTVS Apps, estão envolvidos:
- TOTVS RAC;
- TOTVS Apps;
- TOTVS Carol.
Integração
A integração tem o objetivo de disponibilizar na área de staging do serviço TOTVS Carol os dados criados, modificados ou excluídos, de tabelas predefinidas e em um determinado período de tempo, para que as aplicações do serviço TOTVS Apps possam fazer uso destas informações . Entre os aplicativos do serviço TOTVS Apps estão o TOTVS Antecipa, o TOTVS Mais Negócios e o TOTVS Consignado.
Os dados que estão indisponíveis no ERP, dados excluídos, serão identificados na área de staging pelo campo active que indicará o valor false.
Os dados das tabelas enviados para o serviço Carol(CDS) serão enviados compactados. Para isso o produto fará uso do Gzip, que atende as especificações da RFC 1952 conforme a especificação da Carol.
Escopo
Esta integração disponibiliza dados das tabelas, indicadas pelo serviço TOTVS Apps, no serviço TOTVS Carol (CDS). Os dados são disponibilizados na área de staging para que possam ser normalizados e, por fim, utilizados pelos aplicativos.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para o funcionamento da integração:
- Progress Openedge na versão 11.7.5 ou superior;
- Disponibilizar as seguintes bibliotecas do Progress Openedge 11.7.5 no início do propath:
- <diretorio_instalação_progress>\gui\OpenEdge.BusinessLogic.pl;
- <diretorio_instalação_progress>\gui\OpenEdge.Core.pl;
- <diretorio_instalação_progress>\gui\OpenEdge.ServerAdmin.pl;
- <diretorio_instalação_progress>\gui\netlib\OpenEdge.Net.pl.
- Datasul 12.1.29 ou superior;
- Dados de acesso e certificados dos serviços - DS - TEC - Aplicação de certificados no Progress:
- TOTVS Rac;
- TOTVS Apps;
- TOTVS Carol.
- Instalação do programa Gzip - Caso o sistema operacional onde será executado o RPW seja *nix.
Para a validação dos pré-requisitos e realização das configurações é possível utilizar o programa Assistente de configuração para integração com Totvs Apps.
Datasul
Configurações
As configurações necessárias para a integração são:
- Parâmetros de Integração;
- Parâmetros de Jornalização.
Nos parâmetros de integração serão informados os dados de autenticação e sincronização de informações e nos parâmetros de jornalização, a forma como os dados afetados serão identificados para que sejam enviados para o serviço Totvs Carol.
Parâmetros de integração
No Tomcat, nas propriedades do sistema, localize as Propriedades de integrações Totvs e informe os dados conforme orientação do manual.
Parâmetros de Jornalização
No Tomcat, nas propriedades do sistema, localize as Propriedades de Jornalização e informe os dados conforme orientação do manual.
Após configurar a integração e a jornalização, é necessário gerar as Policies para ambientes que usem banco Progress. Para os ambientes com dataserver MSSQL ou Oracle, é necessário gerar os Triggers.
Jornalização com trigger:
Geração das Triggers Audit Trail
Para isto é necessário o cadastro de bancos que serão utilizados na integração AU0001 - Manutenção Base de dados e também a execução da tarefa AU0108 - Geração das Triggers.
Jornalização com CDC:
Geração das policies
Para isto é necessária a execução da tarefa html.JournalingCDC Jornalização - Geração de Policy CDC
Informações |
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Sincronização de dados Datasul x Totvs Apps
A integração dos dados se dará por meio da execução da tarefa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x Totvs Apps.
Informações | ||
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Sempre será executada automaticamente o processo de Geração de Policy CDC após este processo é realizado o processo de sincronização de dados. Release 12.1.2307.3 e superiores. |
Expandir | |||||||||||||||||||||||||||
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É possível incluir, alterar ou remover informações do JSON do TableSchema ou TableData antes que ele seja sincronizado com a Carol, para isso deverão ser seguidos os passos abaixo:
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Instalação/Atualização
Quando houver atualização do produto Datasul deve-se atentar para as seguintes necessidades:
- Executar novamente a tarefa AU0108 - Geração das Triggers ou o programa html.JournalingCDC Jornalização - Geração de Policy CDC conforme o tipo de Jornalização utilizado;
- Quando houver utilização do Openedge CDC, antes de gerar novas policies, é necessário garantir que os dados estejam integrados executando a tarefa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x Totvs Apps.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Endereços acessados
Durante a execução dos programas relacionados a integração, alguns endereços envolvidos são requisitados e para o funcionamento correto, estes endereços devem estar liberados para acesso.
Os endereços utilizados são:
Checklist de suporte da aplicação
Instalação/Configuração
- Verifique se o serviço Totvs RAC está disponível;
- Verifique se o certificado do serviço Totvs RAC está instalado na pasta do progress;
- Verifique as configurações de integração com o serviço Totvs RAC;
- Verifique se o serviço Totvs Apps está disponível;
- Verifique se o certificado do serviço Totvs Apps está instalado na pasta do progress;
- Verifique as configurações de integração com o serviço Totvs Apps;
- Verifique se o serviço Totvs Carol está disponível;
- Verifique se o certificado do serviço Totvs Carol está instalado na pasta do progress;
- Verifique as configurações de integração com o serviço Totvs Carol;
- Verifique as configurações de jornalização;
- Verifique as configurações de bancos do Audit Trail;
- Verifique se as triggers ou policies foram criadas;
- Verifique a agenda de execução.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Verifique se os pedidos de execução estão sendo criados;
- Verifique se não há erros na execução do pedido;
- Verifique o relatório au0109 gerado no spool do servidor RPW;
- Verifique o clientlog da execução do servidor RPW.