Páginas filhas
  • Tipos de Baixa - PAT10010

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Tipos de Baixa - PAT10010

Visão Geral do Programa

O código deverá ser diferente de "1" e "2", pois esses dois códigos já são utilizados pelo sistema como: "1" (Situação normal) e "2" (Totalmente depreciados).

 O número da conta de resultado deve ser informado na forma reduzida e deve estar previamente cadastrada no CON10001 (Plano de Contas).


Objetivo da tela:

Cadastrar os tipos de baixa que um bem poderá sofrer no decorrer de sua vida útil dentro da empresa.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Âncora
campo_pat_tipo_baixa_cod_empresa_estab
campo_pat_tipo_baixa_cod_empresa_estab

Código do estabelecimento que identificará onde o bem está localizado. 

Nota
titleNota:
O código do estabelecimento deve estar previamente cadastrado no SUP0130 (Estabelecimentos da Empresa).
Tipo de baixa
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_cod_tip_baixa
campo_pat_tipo_baixa_cod_tip_baixa

Código do tipo de baixa que será utilizado para efetuar as baixas dos inventários.  

Exemplo:
3 - Venda de ativo imobilizado;
4 - Baixa por furto. 

Nota
titleNota:
O código deverá ser diferente de "1" e "2", pois esses dois códigos já são utilizados pelo sistema como: "1" (Situação normal) e "2" (Totalmente depreciados).
Descrição tipo de baixa
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_den_tip_baixa
campo_pat_tipo_baixa_den_tip_baixa

Descrição do tipo de baixa que será emitida nos relatórios dos bens baixados. 

Exemplo: Baixa por venda, baixa por furto etc.

Indicador do tipo de baixa
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_tip_baixa
campo_pat_tipo_baixa_tip_baixa

Indica a finalidade do tipo de baixa. As opções disponíveis são:

  • N - Baixa normal. Será considerada, para a baixa dos bens do ativo imobilizado, a parametrização informada no campo "Forma de cálculo da depreciação na baixa de bens", que indicará a forma como a empresa tratará as depreciações na baixa de um inventário. Esse parâmetro está localizado no LOG2240 (Manutenção Parâmetros do Sistema) em Processo Adm-Financ/Patrimônio/Parâmetros Gerais;
  • T - Baixa por transferência entre empresas. Será efetuada a baixa do valor da depreciação acumulada até o mês anterior ao da baixa;
  • D - Devolução. O valor de aquisição não será contabilizado, uma vez que este será realizado pelo módulo Recebimento de Materiais. Somente serão realizados os lançamentos do valor da depreciação acumulada a crédito na conta de centro de custo e a débito na conta de depreciação acumulada. 
    NOTA: Essa opção somente poderá ser utilizada quando na devolução, a baixa do valor de aquisição for efetuada pelo módulo Recebimento de Materiais;
  • F - Devolução frete. Na baixa de um bem do ativo imobilizado, a conta de resultado para lançamento do valor residual será composta pela mão de obra, centro de custo do inventário e tipo de despesa, onde o primeiro somente será utilizado, se a empresa possuir parametrizado na Contabilidade o uso da mão de obra. A mão de obra e o tipo de despesa a serem utilizados para composição da conta são os relacionados ao tipo de baixa;
  • R - Reavaliação. Será efetuada a baixa parcial da parcela original do item reavaliado pelo valor da depreciação acumulada, onde será efetuado um lançamento a crédito na conta de aquisição do item com o valor da depreciação acumulada e um lançamento a débito na conta de depreciação acumulada com o mesmo valor, fazendo com que a parcela original ativa do bem fique com valor igual ao residual, valor este que passará a depreciar com a mesma taxa da parcela de reavaliação incluída no sistema;
  • P - Ajuste valor PIS. Será efetuada a baixa parcial da parcela original do item para ajuste do valor PIS onde será efetuado um lançamento a crédito na conta de aquisição do item com o valor informado e um lançamento a débito na conta informada no campo 'Conta resultado' relacionado ao tipo de baixa, com o mesmo valor. Esse tipo de baixa somente deve ser realizado quando a empresa adota como forma de cálculo do crédito de PIS/Cofins a Lei 10865/04 (1/48 custo aquisição) e o valor do PIS e da Cofins está embutido no custo de aquisição do item.
    NOTA: Se for necessário efetuar o ajuste na conta de PIS de forma automática, deve ser informada essa conta no campo 'Conta resultado' relacionado a esse tipo de baixa;
  • C - Ajuste valor Cofins. Será efetuada a baixa parcial da parcela original do item para ajuste do valor da Cofins onde será efetuado um lançamento a crédito na conta de aquisição do item com o valor informado e um lançamento a débito na conta informada no campo 'Conta resultado' relacionado ao tipo de baixa, com o mesmo valor. Este tipo de baixa somente deve ser realizado quando a empresa adota como forma de cálculo do crédito de PIS/Cofins a Lei 10865/04 (1/48 custo aquisição) e o valor do PIS e da Cofins está embutido no custo de aquisição do item.
    NOTA: Se for necessário efetuar o ajuste na conta de PIS de forma automática, deve ser informada essa conta no campo 'Conta resultado' relacionado a esse tipo de baixa.
  • M - Reajuste de Contrato de Arrendamento Mercantil. Este indicador de tipo de baixa será utilizado quando ocorrer um reajuste negativo dos Contratos de Arrendamento Mercantil, cadastrados no PAT10161. 
    • Nota: Será permitido definir somente um indicador de tipo de baixa de Reajuste de Contrato de Arrendamento Mercantil neste cadastro
Histórico padrão
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_num_hist_padrao
campo_pat_tipo_baixa_num_hist_padrao

Código do histórico padrão do movimento de baixa para lançamento contábil. 

Nota
titleNota:
O código do histórico deve estar previamente cadastrado no CON10002 (Histórico Padrão dos Lançamentos Contábeis).
Conta de resultado
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_num_conta_res
campo_pat_tipo_baixa_num_conta_res

Número da conta de resultado da baixa que será utilizada para efetuar os lançamentos referentes ao valor residual do bem baixado.  

Nota
titleNota:

- O número da conta de resultado deve ser informado na forma reduzida e deve estar previamente cadastrada no CON10001 (Plano de Contas).

 - Essa conta poderá ser única para todas as baixas ou uma conta de resultado para cada tipo de baixa, onde este critério é definido pela área contábil.

 

Tipo de despesa
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_tip_despesa
campo_pat_tipo_baixa_tip_despesa

Código do tipo de despesa que será utilizado para montar a conta de resultado da baixa, nos casos onde o indicador do tipo de baixa for igual "F" (Devolução de Frete), sendo que esta conta ainda será composta pelo centro do custo relacionado ao bem que está sendo baixado e a mão de obra (se parametrizado na contabilidade o uso da mão de obra).  

Nota
titleNota:

- É composto por até quatro dígitos, onde os dois primeiros coincidem ou correspondem ao grupo de despesa e os dois últimos ao tipo da despesa.

 - O código do tipo de despesa deve estar previamente cadastrado no CON10149 (Tipos de Despesa).

Mão de obra
Âncora
campo_pat_tipo_baixa_mao_de_obra
campo_pat_tipo_baixa_mao_de_obra

Código que identificará o grupo de custo ou mão de obra. Esse código será utilizado para montar a conta de resultado da baixa, nos casos onde o indicador do tipo de baixa for igual "F" "Devolução de frete", sendo que esta conta ainda será composta pelo centro do custo relacionado ao bem que está sendo baixado e tipo de despesa. 

Nota
titleNota:
Esse campo somente será informado se no LOG2240 (Manutenção Parâmetros do Sistema) no parâmetro? “Utililzar o conceito de mão de obra?” estiver selecionado para utilizar mão de obra. Esse parâmetro está localizado em Processo Adm-Financ/Contabilidade/Plano Contas.