Páginas filhas
  • Geração da DIRF - CAP6545

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Após a geração do arquivo da DIRF pelo Logix, este deve ser importado por meio do validador disponibilizado pelo site da RFB - Receita Federal do Brasil. Esta importação complementará com as informações da DIRF já importadas pelo Protheus na qual constam os dados de Funcionários e Autônomos.


A DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte é a Declaração feita fonte pagadora, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil:

  • O valor do Imposto de Renda e/ou Contribuições retidos na Fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários
  • O pagamento, crédito ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior, ainda que não tenha havido retenção do imposto, inclusive nos casos de isenção ou alíquota zero
  • Os rendimentos isentos e não tributáveis de beneficiários, pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no País
  • Os pagamentos de plano de Assistência à Saúde – coletivo empresarial


Maiores detalhes referentes as informações da DIRF Logix, podem ser consultados no Boletim Técnico LDIRF0002 - Boletim Técnico: Manual para geração da DIRF 2016 (Calendário 2015).

...

Campo:

Descrição

Empresa centralizadora

Código da empresa centralizadora para qual será gerado o arquivo da DIRF.

NOTA: A empresa centralizadora de pagamentos de imposto de renda deverá estar previamente cadastrada no programa RHU0402 (Cadastro das Empresas Centralizadoras dos Documentos), com o Tipo de Documento igual a I - IRRF.

Ano de referência 

Ano base / ano calendário que será considerado para buscar as informações da DIRF.

Gera informações de fornecedores (PJ)Indica se na geração do arquivo deve ser considerado informações de Fornecedores. Selecionando somente esta opção, não serão considerados informações de Fornecedores Autônomos.
Gera informações de autônomos

Indica se deseja que os autônomos gerados no Contas a Pagar sejam integrados na DIRF. Selecionando esta opção, será habilitado o período inicial e final das movimentações dos autônomos que devem ser exportadas.

Nota
titleNota:

Esta opção foi criada devido a possibilidade dos autônomos serem integrados mensalmente com o Protheus, por meio do programa CAP9540 (Exportação INSS/RH Autônomos RH Protheus), durante o ano/calendário da DIRF. Dessa forma, deixando esta opção desmarcada, os autônomos e suas movimentações serão desconsideradas do arquivo da DIRF Logix e serão gerados por meio do programa da DIRF do Protheus GPE, devido as informações estarem na sua base de dados.

Período inicial e final

Período (ano e mês), de acordo com o ano de referência informado para a geração da DIRF, para considerar as movimentações dos autônomos que estão no Logix.

Nota
titleNota:

- Estes campos são habilitados somente se a opção Gera Informações de Autônomos estiver selecionada.

- Como não há uma data de corte de quando houve o início da integração dos dados de Autônomos Logix para o Protheus, estes campos podem ser usados para este fim. Dessa forma, os autônomos gerados pelo Logix e que não foram integrados com o Protheus, podem ser gerados pelo arquivo da DIRF Logix conforme o período informado, e os demais autônomos que já estão no Protheus, serão gerados por meio do arquivo da DIRF do Protheus.

Tipo de processamento

Indica o tipo de processamento da DIRF que está sendo gerada. As opções disponíveis são:

  • Original;
  • Retificadora.
Retificação por transmissão digitalIndica se a DIRF, quando esta for retificadora, será realizada por meio de Transmissão Digital.
Recibo da última declaraçãoDeve ser informado para a DIRF, quando esta for retificadora, o recibo da última declaração enviada.


Conteúdos Relacionados:

...

Consulte mais informações através dos links abaixo:

Documentação Logix:


Documentação Governo: