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Este documento tem por objetivo reunir as informações relevantes sobre a Integração do BackOffice Protheus e TOTVS Obras e Projetos (TCOP).
A integração respeita todos os pré-requisitos definidos pelas linhas de produto Totvs envolvidos.
Os produtos envolvidos utilizam o modelo de licenciamento padrão (License Server). Para pleno funcionamento, as licenças (Hard Lock) devem ser providenciadas junto a TOTVS com antecedência. Vale ressaltar que esta integração está de acordo com as boas práticas recomendadas pelo Comitê de Integração Totvs e utiliza a arquitetura Mensagem Única e comunicação via WebServices.
Nota |
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Nota: É responsabilidade da equipe de implantação executar a carga inicial e/ou sincronismo dos cadastros, para os clientes que já possuem bases de dados RM ou Protheus implantadas. A integração realiza o sincronismo automático dos novos registros ou das alterações posteriores após sua ativação. Para facilitar o sincronismo dos dados tanto a linha RM quanto a linha Protheus implementam interfaces específicas. |
Sistemas Envolvidos:
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- Totvs Obras e Projetos - O TOTVS Obras e Projetos (TCOP) visa facilitar ao máximo, com segurança e precisão, as atividades necessárias à realização do orçamento, do planejamento e do acompanhamento da execução do projeto. Isso é feito através de cronogramas, medições, PERT, apropriações e integrações.
- BackOffice Protheus - O BackOffice Protheus é um sistema integrado de gestão empresarial, que abrange as rotinas administrativas da empresa, seja ela industrial, comercial ou prestadora de serviços, permitindo o controle completo da situação econômica, financeira e produtiva, dinamizando decisões e otimizando resultados.
- Pré-requisitos Linha Protheus: Utilizar a versão 11.x (ou superior).
- Pré-requisitos Linha RM: Utilizar a versão 12.0 (ou superior)
Informações |
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Para a utilização da mensagem única TOTVS é necessário que o web service EAIService esteja disponível no ambiente Protheus. Este web service é instalado junto com o pacote do portal de ws do Protheus. Nesta versão os WebServices de Integração da linha RM devem ser hospedados no Microsoft IIS. Além disto a Biblioteca RM necessita da Microsoft .NET Framework. Assim, os pré-requisitos de instalação para o EAI RM são os seguintes
A TOTVS disponibiliza um backup da base de dados RM “vazia” que pode ser utilizada para novos clientes. Para clientes que já possuem versão anterior utilizar o Conversor RM para atualizar o banco de dados para a versão 12.00 |
Escopo Totvs Obras e Projetos (TCOP):
"Um projeto tanto na construção civil como em outra área requer um planejamento antecipado de que maneira e eficiência vamos executá-lo a fim de que tenhamos um bom êxito nesse projeto. O gerenciador da obra deverá pré-definir o tempo, custo, recursos envolvidos, qualidade do serviço e mão de obra.O gerenciador deverá antecipar situações desfavoráveis, ser ágil em suas decisões, e em cada etapa da obra supervisionar (através do seu assistente) de maneira tal que se houver algum detalhe a ser corrigido, que se corrija de imediato, então sendo feito passar para nova etapa da obra, observando também o tempo que foi planejado para cada etapa da obra."
Nas obras, o gerente do projeto se vê cada vez mais isolado, com uma estrutura mínima de apoio, respondendo tanto pela contratação de materiais e serviços quanto pela análise da performance do projeto.O gerente de projeto também tem pouco tempo disponível para fazer um bom planejamento de prazos e de custos, e aspectos relevantes como riscos sequer são abordados, seja por desconhecimento da equipe do projeto, seja por falta de incentivo (e cobrança) da própria construtora.
O mercado da construção civil é muito dinâmico e as empresas precisam se adaptar aos diversos tipos de projetos, tendo agilidade para responder às demandas sem sobrecarregar demasiadamente a sua estrutura interna, normalmente muito onerosa.
A identificação dessa necessidade constitui normalmente a "ponta do iceberg", os administradores da empresa sabem que necessitam de uma solução, mas não sabem ainda quais são os pontos mais críticos e qual pode ser a solução para os problemas enfrentados. Esse passo pode se revelar como um importante diferencial para a empresa, pois ela começa a perceber que nem todas as dificuldades são causadas exclusivamente por fatores do mercado, mas que algo precisa (e pode) ser feito para melhorar a situação.
A escolha de uma metodologia de gestão deve ser criteriosa, pois muitas vezes prevê a aquisição de licenças de algum software de gerenciamento de projetos cujo custo representa um grande investimento para a construtora, além do treinamento necessário para operar a ferramenta.
A utilização de ferramenta (software) específica para gerenciamento de projetos não é obrigatória para se obter sucesso na execução dos empreendimentos, mas os benefícios da sua utilização são vários e percebidos desde a agilidade na elaboração do planejamento até as opções de comunicação integrada a outros sistemas, como o de controle financeiro, por exemplo.
As soluções Totvs para o Segmento de Construção e Projetos atendem às principais exigências do setor, como controle dos custos e acompanhamento dos projetos, planejamento, orçamento, gerenciamento e controle de obras, implantam as melhores práticas, aprimoram o controle dos processos, otimizam resultados e aumentam a produtividade, seja de construtoras, incorporadoras, empreiteiras ou prestadoras de serviços especiais. Essa solução permite ainda o gerenciamento sustentável de construções verdes.
O Totvs Obras e Projetos (TCOP) visa facilitar ao máximo, com segurança e precisão, as atividades necessárias à realização do orçamento, do planejamento e do acompanhamento da execução do projeto. Isso é feito através de cronogramas, medições, PERT, apropriações e integrações.
Resultados alcançados:
- Apuração do custo real de forma dinâmica e on-line;
- Replanejamento e registro de cenários;
- Melhoria do dimensionamento de equipamentos e mão de obra para alocação;
- Análise de viabilidade com múltiplos cenários e acompanhamento instantâneo do cenário real;
- Apuração da rentabilidade do empreendimento e de cada unidade imobiliária;
- Acompanhamento da produtividade da equipe e apuração de diversos índices de desempenho;
- Agilidade no processo de contratação de terceiros em função da necessidade dos projetos;
- Acompanhamento dos projetos via web pela equipe interna e pelos clientes.
Escopo Backoffice Protheus
BackOffice é um termo para designar os serviços que são feitos "por trás" do serviço principal, ou seja, os serviços necessários para que o escritório possa oferecer seus serviços principais. Um exemplo ocorre nos bancos. Para que uma agência bancária possa oferecer seus serviços, há por trás todo um suporte de BackOffice, o serviço de compensação, contabilidade, etc.
Um BackOffice engloba o núcleo do sistema que suporta a atividade empresarial, que não é visível pelo utilizador final. Assim, o BackOffice apenas apresenta algumas tarefas disponíveis, realizáveis para determinados utilizadores, e responsabiliza-se por coordenar e reencaminhar os dados inseridos dentro do restante sistema! Em outros termos o BackOffice é conjunto de procedimentos feitos em um software de atividades de uma certa empresa, com restrição a utilizadores finais em termos de visualização e disponibilizando apenas algumas tarefas na sua apresentação.
Para o nosso escopo, o que merece estar em destaque são os quatro principais ambientes de uma empresa e que estarão em integração direta com o TOTVS Obras e Projetos.
- Compras - oferece à equipe de compras de uma empresa, condições de acompanhar e controlar as carteiras de compras, cotações, pedidos e o recebimento de materiais, permitindo a reposição dos estoques em tempo hábil e apresentando informações indispensáveis a uma boa negociação com seus fornecedores.
- Parametrização de processos ágeis na Cotação.
- Cotação via WEB (Portal).
- Relatórios de Compras: Compras por Centros de Custos, Compras por Filiais, Relação de Fornecedores por Compradores, Controle de Aplicação de Preferências por determinados Fornecedores (Interferências nas Cotações).
- Workflows que controlam o cadastro de informações corretas nos Fornecedores, Fabricantes, Produtos e na parametrização da Cotação.
- Estoque - tem por finalidade principal o controle de materiais movimentados e armazenados pela sua empresa, além do custo sobre este material.
- Análise de Custos de Estoque.
- Controle de Inventário (Importação de contagem de produtos, ajuste de saldos, acertos de saldos de Lotes).
- Relatório de Ficha Física-Financeira (Interpretação, composição e otimização).
- Workflows que disponibilizam dados para relatórios customizados dos Clientes.
- Faturamento - pode ser definido como a receita bruta decorrente da venda de mercadorias, mercadorias e serviços de qualquer natureza.
- Parametrização para utilização de informações específicas dos Clientes no processo de Faturamento (campos complementares, tabelas dinâmicas, funcionários/vendedores, tributos, etc.).
- Relatórios de Faturamento: Tributos incidentes no Faturamento, Custos operacionais para Vendas, entre outros.
- Workflows para controle do preenchimento de cadastros relacionados ao processo de Vendas.
- Gestão Financeira - atua como uma ferramenta administrativa que possibilita o acompanhamento dos eventos financeiros e recursos de uma empresa.
- Gestão de Projetos.
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