Histórico da Página
Integração TradeEasy Import x BackOffice Logix
Contexto de negócio
A proposta desta integração é realizar a gestão da importação de mercadorias e serviços, através da utilização simultânea das funcionalidades do ERP Logix e do produto Trade-Easy Import Control, especialista no controle das importações de mercadorias de forma direta (realizada através de cotações e/ou contratos com fornecedores do mercado externo) ou indireta (por conta e ordem de terceiro), da aquisição de serviços no mercado externo (incluindo o registro no SISCOSERV), do regime especial de Drawback (estrutura do item) e da documentação referente ao processo de importação.
Sistemas Envolvidos
Trade-Easy – Import Control: registro das cotações internacionais, geração do pedido, gestão da documentação e envio dos dados para geração dos títulos e da nota fiscal de importação.
Trade-Easy – Siscoserv Control: registro do pedido de aquisição de serviços do exterior junto ao SISCOSERV.
Logix – Compras e Recebimento: registro das necessidades de compra e das cotações nacionais, designação do fornecedor e registro da nota fiscal de importação.
Logix – Financeiro e Contábil: registro de títulos e contabilização da variação cambial.
Integração
O objetivo é integrar as áreas de Compras/Recebimento e Financeiro/Contábil do Logix, nos processos referente às importações, com o Easy Import Control, utilizando a estrutura de mensageria única TOTVS (EAI). O EAI – Enterprise Application Integration – é responsável pelo gerenciamento da troca de mensagens entre aplicativos, utilizando padrões para definir as mensagens e provendo monitoramento dos canais de comunicação.
O Logix é o responsável pelo início do processo, através do registro da necessidade de material (na forma de uma ordem de compra tradicional) e o envio desta ao Easy Import Control, sinalizando que este material pode ser cotado junto ao mercado externo (no caso de importação direta). A realização desta cotação deve ser preferencialmente efetivada no Easy Import Control, justamente pelo seu caráter especialista nos trâmites que envolvem um processo de importação. Opcionalmente, estas cotações também podem ser lançadas no Logix, juntamente com as possíveis cotações no mercado interno.
No caso da importação direta, após o término do período de cotações/tomadas de preço, é realizada a designação do fornecedor no Logix, indicando qual será o efetivo fornecedor do material. A partir deste momento, fica a cargo do Easy Import Control a geração/envio do pedido de compra (purchase order) e das informações para geração dos títulos/adiantamentos e da nota fiscal de importação ao Logix, que permanece responsável pelo envio dos dados à SEFAZ.
Quando a importação é realizada através de um contrato de fornecimento, o envio da ordem de compra do Logix ao Easy Import Control é realizado após a execução das rotinas de Desdobramento Automático (Split) e Geração Automática de Pedidos. No caso da importação por conta e ordem de terceiro, onde o pedido e a nota fiscal são de um fornecedor nacional, não há necessidade da fase de lançamento das cotações no Easy Import Control, sendo enviado diretamente o pedido de compra ao Logix, que gera a cotação e a designação automaticamente.
O Logix não permite alterar, liquidar ou conceder abatimento/desconto nos títulos implantados pelo Easy Import Control, exceto quando houver liberação pelo sistema de importação. O mesmo bloqueio é considerado para os valores da nota fiscal, que são calculados pelo Easy Import Control e enviados para registro e consistência no módulo de Recebimento do Logix.
Adicionalmente, é contemplada a integração de títulos de previsão, sendo identificados pelo tipo de despesa, sem geração de lançamento contábil e sem possibilidade de liquidação. Na implantação do título efetivo, a previsão é excluída do sistema. Estas previsões movimentam fluxo de caixa e são exibidas nos relatórios financeiros.
A contabilização da variação cambial do título é de responsabilidade do Logix. Já a variação cambial anterior ao embarque, ou seja, entre a emissão da nota (invoice) e a geração dos títulos (embarque), é de responsabilidade do Easy Import Control.
Escopo
1. Importação de mercadorias
A importação de mercadorias utilizando a integração entre o Logix e o Easy Import Control pode ser realizada através de 3 diferentes modalidades:
- Importação direta via cotação/tomada de preço
Após a criação da ordem de compra no Logix, o usuário pode selecionar aquelas que deseja enviar ao Easy Import Control, tornando-as passíveis de receber cotações do mercado externo a partir do produto da Trade-Easy, paralelamente ao lançamento das cotações do mercado interno no Logix.
Entretanto, caso o usuário deseje realizar o lançamento de todas as cotações através do Logix, abrindo mão das funcionalidades especialistas do Easy Import Control, basta não enviar as ordens no momento da criação, sendo que estas serão enviadas automaticamente após a execução das rotinas de Desdobramento Automático (Split) e Geração Automática de Pedidos.
Ao realizar a designação do fornecedor, caso a opção seja por um fornecedor internacional, é sinalizada ao Easy Import Control a liberação para criar um pedido de compra (purchase order) e seguir com o processo de importação até a emissão da nota fiscal e a geração de títulos junto ao Financeiro. Por outro lado, caso o fornecedor escolhido for nacional, o processo é cancelado no Easy Import Control.
- Importação direta via contrato de fornecimento
A partir dos contratos de fornecimento criados no Logix, mantida a rotina nativa do ERP, caso alguma ordem de compra seja identificada como passível de ser atendida por algum fornecedor internacional, ela é enviada automaticamente ao Easy Import Control após a execução das rotinas de Desdobramento Automático (Split) e Geração Automática de Pedidos.
A sequência do processo de importação no Easy Import Control é semelhante àquela descrita no item anterior, com a criação do pedido (purchase order) e o envio dos dados para emissão da nota fiscal e geração dos títulos.
- Importação indireta por conta e ordem de terceiro – Visão Adquirente
Nesta modalidade, as ordens de compra, apesar de serem originadas num processo de importação, serão atendidas por fornecedores nacionais, responsáveis pelo Despacho Aduaneiro de Importação.
A rotina é semelhante àquela utilizada na importação direta via cotação/tomada de preços, onde a ordem de compra é criada no Logix e selecionada para envio ao Easy Import Control, entretanto, não existe a figura da cotação.
O pedido é criado diretamente como um purchase order no Easy Import Control, relacionado a um fornecedor nacional – a importadora – e enviado ao Logix, que cria automaticamente a cotação e designação, mantendo inalterada a sequência do processo de importação tradicional, onde o Easy Import Control envia os dados para emissão da nota fiscal e geração dos títulos.
2. SISCOSERV – Aquisição de serviços:
A aquisição de serviços do exterior utilizando a integração entre o Logix e o Easy Siscoserv Control contempla o processo completo, incluindo o registro junto ao SISCOSERV.
O processo segue a rotina padrão do Logix até a criação do pedido que, caso seja atendido por um fornecedor internacional, tem seus dados enviados ao Easy Siscoserv Control, ficando este encarregado pelo recebimento da invoice, geração e envio ao SISCOSERV do Registro de Aquisição de Serviço/Registro de Pagamento e geração dos títulos referentes às parcelas de câmbio no Financeiro Logix.
3. DRAWBACK:
Para o controle do Drawback no produto da Easy Drawback Control, é necessário que o Logix envie uma série de informações relacionadas aos produtos importados e exportados pela empresa, além das movimentações de entrada e saída relacionadas aos mesmos.
No cadastro de itens do Logix, foram implementadas funções com o objetivo de exportar as informações necessárias para que a Trade-Easy alimente os cadastros de produtos para importação / exportação, possibilite a utilização das descrições em diversos idiomas e contemple os fatores de conversão entre as unidades de medida. Adicionalmente, são enviados os dados referentes às estruturas configuradas para cada item no Logix.
Lembrando que essas funções de integração são acionadas a cada manutenção realizada nos cadastros do Logix (inclusão, alteração ou exclusão), mas também existe uma rotina de carga inicial, ideal para o início da utilização desta integração.
Funcionamento:
Para ativar o funcionamento da integração, foi criado um parâmetro específico único, ativado por empresa, não havendo necessidade de segmentar por Importação de Mercadorias, Aquisição de Serviços ou Regime de Drawback.
Como base para toda integração, o Logix envia ao Easy Import Control informações referentes a algumas entidades através da estrutura de mensagem única:
- Cliente/Fornecedor (CustomerVendor)
- Transportador (Carrier)
- Item (Item)
- Unidade de Medida (UnitOfMeasure)
- Item X Fornecedor (ProductSupplierRelationship)
- Cotação da Moeda (CurrencyQuotation)
Para as integrações diretamente relacionadas à Importação de Mercadorias ou Aquisição de Serviços, são utilizadas as seguintes entidades:
- Ordem de Compra (Request)
- Cancelamento da OC (CancelRequest)
- Cotações da OC (Quotation)
- Designação da OC (Quotation)
- Pedido de Compra (Order)
- Aprovação do Pedido de Compra (Order)
- Nota Fiscal de Importação (Invoice)
- Número Efetivo da Nota Fiscal (Invoice)
- Cancelamento da Nota Fiscal (Invoice)
- Aceite ou Recusa do Cancelamento da Nota Fiscal (Invoice)
- Pedido de Compra de Aquisição de Serviço (Order)
- Cancelamento do Pedido de Compra de Aquisição de Serviço (CancelRequest)
Para atender especificamente ao Regime de Drawback, o Logix envia ao Trade-Easy, através de mensagem única, detalhes referentes à configuração de cada item utilizando a seguinte transação:
- Estrutura do Item (ItemStructure)
As seguintes entidades são utilizadas na integração contábil-financeira:
- Título a pagar (ListOfAccountPayableDocument)
- Liquidação de título a pagar: Através de um único título (AccountPayableDocumentDischarge) ou Lista de Títulos a Pagar (ListOfAccountPayableSettlements)
- Estorno de liquidação de título: Para um único título ou um Lote de Pagamento (ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge)
- Banco / agências / contas bancárias (Bank)
- Transações bancárias (BankTransactions)
- Lançamentos contábeis (AccountingEntry)
- Contas contábeis (AccountingAccount)
- Devolução de adiantamento de fornecedor: Através de um único título (AccountPayableDocumentDischarge) ou Lista de Títulos (ListOfAccountPayableSettlements)
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Logix
No Logix, os seguintes pré-requisitos devem ser considerados:
Versões Mínimas de produto:
- Logix versão 10.02 ou superior;
- Pacote de liberação 12.1.18 instalado.
Pré-requisitos:
- Instalação do EAI Logix, que deverá estar configurado e com as mensagens de integração habilitadas no monitor EAI10000, consultar http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=36308844;
- Execução do conversor de parâmetros SUP01760;
- Executar o conversor de tabela: CAP00952;
- Atualização do chamado TROFRH aplicar após a atualização do pacote 03/2015.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo.
Logix
Configuração das transações do EAI Logix:
Executar o programa EAI10000 (Monitor EAI)
- Acesse o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clicar no botão ‘Buscar novos adapters’ para recarregar os adapter existentes no RPO de acordo com as novas configurações.
Acesse o menu Configuração > Aplicativos Externos. Clicar em ‘Incluir’ e depois no botão ‘Configurar’. Selecionar a ‘Classe canal’ correspondente ao produto com o qual queira se comunicar. No quadro ‘Propriedades’ preencher as informações solicitadas e clicar em ‘Confirmar’.
Após isso serão exibidas na tela principal as transações que o aplicativo externo possui e com o qual pode-se trocar informações.
Clicar em ‘Confirmar’ para finalizar a parametrização.Acesse novamente o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clicar no botão ‘Modificar’, em seguida dê dois cliques na coluna ‘Rotas’ de cada mensagem envolvida nesta integração para indicar para qual aplicativo externo/contexto a mesma será enviada.
As mensagens abaixo deveram estar habilitadas nestas versões (iguais ou superioras) para o funcionamento da integração.Mensagem\Transação Versão CustomerVendor 1.000 Carrier 1.000 Item 3.001 UnitOfMeasure 1.000 ProductSupplierRelationship 2.002 CurrencyQuotation 1.000 Request 1.007 CancelRequest 1.000 Quotation 1.002 Order 3.003 Invoice 3.003 ListOfAccountPayableDocument 1.000 AccountingEntry 1.000 AccountPayableDocumentDischarge 1.000 Bank 1.000 BankTransactions 1.000 City 1.000 Company 1.000 ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge 1.000 ListOfAccountPayableSettlements 1.000
Cadastramento de programas no menu:
Incluir os programas na área de Compras.
Programa | Descrição |
---|---|
SUP34093 | Envio de Ordens de Compra |
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Como esse programa foi desenvolvido na tecnologia metadados, o tipo de processo no MEN0050 deverá ser 2. |
Depois de cadastrar no menu, deverá ser realizada a liberação dos programas para o usuário por intermédio do LOG05050 (Administração Logix) menu ‘Permissão de Acesso’.
Parâmetros gerais:
Executar o programa LOG00086 (Administração de Parâmetros), menu ‘Manutenção de Parâmetros’ e efetuar as seguintes configurações:
- PROCESSO ENTRADAS > COMPRAS > GERAIS
Parâmetro: Utiliza integração com o sistema Trade Easy Import?
Objetivo: Indica se a integração com o sistema Trade Easy – Import está ou não ativa
OBS: Sim/Não (Alterar para S para habilitar a integração).
Parâmetro: Permite incluir/modificar pedido de compra com fornecedor estrangeiro?
Objetivo: Na inclusão e/ou modificação de um pedido de compra, será verificado se a empresa possui o parâmetro 'Utiliza integração com o sistema Trade Easy Import?' ativo e se o fornecedor informado no pedido de compra é estrangeiro, ou seja, diferente do país padrão da empresa.
OBS: Valores aceitos: 'N' - Não permite incluir/modificar pedido de compra manual quando o fornecedor for estrangeiro e a empresa está parametrizada com a Integração da Trade Easy. 'S' - Permite incluir/modificar pedido de compra manual quando o fornecedor do pedido for estrangeiro e a empresa está parametrizada com Integração da Trade Easy. Parâmetro será verificado na inclusão/manutenção de Pedido. - LOGIX FINANCEIRO > CONTAS A PAGAR > PAGAMENTOS
Parâmetro: Utiliza baixa automática de pagamentos?
Objetivo: Indica se o sistema deverá realizar ou não a baixa automática dos compromissos na própria rotina de pagamento.
OBS: Sim/Não (Alterar para S). - LOGIX FINANCEIRO > CONTAS A PAGAR > CONTÁBEIS
Parâmetro: Utiliza contabilização da variação cambial em conta ativa e passiva?
Objetivo: Indica se a empresa contabilizará ou não a variação cambial em contas distintas.
OBS: Sim/Não (Alterar para S). - LOGIX FINANCEIRO > CONTAS A PAGAR > CONTÁBEIS
Parâmetro: Conta contábil para variação ativa
Objetivo: Informar a conta contábil na qual serão efetuados os lançamentos de variação ativa.
OBS: Conta deve estar cadastrada no plano de contas. - LOGIX FINANCEIRO > CONTAS A PAGAR > CONTÁBEIS
Parâmetro: Conta contábil para variação passiva
Objetivo: Informar a conta contábil na qual serão efetuados os lançamentos de variação passiva.
OBS: Conta deve estar cadastrada no plano de contas.
Relacionamento De/Para de Empresa/Filial:
Para que uma mensagem de integração possa ser recebida, é necessário informar o código da empresa e/ou filial do sistema de origem.
Quando uma mensagem é recebida pelo Logix, a partir da “Empresa Externa” e “Filial Externa” existentes na TOTVSMessage o sistema identificará qual é a “Empresa Logix” para atualização dos dados. Essas informações são registradas no EAI10000 -> Aplicativos externos -> De/Para empresas (botão).
Suporte
Para suporte ao produto Trade-Easy Import entrar em contato com a empresa Trade-Easy, pelo [email protected], ou www.trade-easy.com.br, opção suporte online.
Caso necessite auxílio na configuração do EAI, deverá ser aberto chamado para o produto Framework ou auxílio na utilização do SUP/Financeiro ou parametrizações deverá ser aberto chamado para o produto Gestão de Materiais ou finanças, por intermédio do www.totvs.com > Acesso cliente.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Para esta integração estão previstas as mensagens abaixo.
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versão igual ou superior) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | Logix | Trade | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Transportador | Logix | Trade | Carrier_1_000.xsd | |
03 | Item | Logix | Trade | Item_3_001.xsd | |
04 | Unidade de Medida | Logix | Trade | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
05 | Item X Fornecedor | Logix | Trade | ProductSupplierRelationship_2_002.xsd | |
06 | Cotação da Moeda | Logix | Trade | CurrencyQuotation_1_000.xsd | |
07 | Banco/agência | Logix | Trade | Bank_1_000.xsd | |
08 | Cidade | Logix | Trade | City_1_000.xsd | |
09 | Empresa | Logix | Trade | Company_1_000.xsd | |
Processos | 09 | Ordem de Compra | Logix | Trade | Request_1_007.xsd |
10 | Cancelamento da OC | Logix | Trade | CancelRequest_1_000.xsd | |
11 | Cotações da OC | Trade | Logix | Quotation_1_002.xsd | |
12 | Designação da OC | Logix | Trade | Quotation_1_002.xsd | |
13 | Aprovação do Pedido de Compra | Trade | Logix | Order_3_003.xsd | |
14 | Nota Fiscal de Importação | Logix | Trade | Order_3_003.xsd | |
15 | Nota Fiscal de Importação | Trade | Logix | Invoice_3_003.xsd | |
16 | Número Efetivo da Nota Fiscal no ERP | Logix | Trade | Invoice_3_003.xsd | |
17 | Cancelamento da Nota Fiscal no ERP | Trade | Logix | Invoice_3_003.xsd | |
18 | Aceite ou Recusa do cancelamento no Logix | Logix | Trade | Invoice_3_003.xsd | |
19 | Pedido de Compra de Aquisição de Serviço | Logix | Trade | Order_3_003.xsd | |
20 | Cancelamento do Pedido de Compra de Aquisição de Serviço | Logix | Trade | CancelRequest_1_000.xsd | |
21 | Implantação de título a pagar (Lista de títulos) | Trade | Logix | ListOfAccountPayableDocument_1_000.xsd | |
22 | Baixa de título a pagar | Trade | Logix | AccountPayableDocumentDischarge_1_000.xsd ListOfAccountPayableSettlements_1_000.xsd | |
23 | Estorno de baixa de título pago. | Trade | Logix | ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge_1_000.xsd ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge_2_001.xsd | |
24 | Lançamento contábil | Trade | Logix | AccountingEntry_1_000.xsd | |
25 | Transação bancária | Trade | Logix | BankTransaction_1_000.xsd |
* Os cadastros referentes a Condição de Pagamento e Moeda não serão integrados via mensagem única. Existe um de/para no sistema Trade Easy onde no mesmo deve-se associar o código do Logix manualmente para envio destes códigos nas mensagens.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Serão integradas somente as ordens de compra selecionadas pelo usuário no programa de integração de ordem de compra (SUP34093) ou aquelas designadas a fornecedores internacionais através da rotina de split/geração automática de pedidos (SUP2430/SUP4330). |
Nota | ||
---|---|---|
| ||
A partir da versão 12.1.20 poderão ser utilizadas as seguintes mensagens disponibilizadas para o Financeiro:
|
Fluxo das Informações
1 Processo de Importação
1.1 Processo de importação direta via cotação/tomada de preço
Utilizando o programa SUP34093, selecionar as ordens de compra que deverão ser enviadas para cotação no mercado externo através do Trade-Easy (onde passarão a ser denominadas solicitações de importação), dando início ao processo de importação. Entretanto, caso o cliente opte por abrir mão das funcionalidade específicas do Trade-Easy para cotação junto ao mercado externo e mantenha o cadastro através do Logix, estas ordens de compra serão enviadas somente após a rotina de geração automática do pedido (SUP4330).
O SUP34093 irá consultar todas as ordens de compras geradas pelo SUP0290 (Itens com controle de estoque) e SUP0300 (Itens sem controle de estoque) que atendam os seguintes requisitos:
- A situação como A - Aberta;
- O fornecedor da ordem de compra ainda não estiver designado;
- O pedido ainda não pode estar criado.
É permitido a seleção múltipla das ordens consultadas e ao confirmar a operação, o programa irá enviar as informações para o Trade-Easy utilizando integração com mensagem única.
Depois de realizado o envio com sucesso, as ordens passam a ser marcadas para que não seja possível envia-las novamente ao Trade-Easy. Para realizar esta marcação, é gravado um registro na tabela sup_par_oc, com código do parâmetro “integrado_trade_easy”, onde:
- Se existir o parâmetro e o campo parametro_ind for igual a “S”, significa que a ordem já foi integrada.
- Se não existir o parâmetro ou o campo parametro_ind for igual a “N” ou nulo, significa que a ordem ainda não foi integrada.
A tela de seleção múltipla pode possuir duas colunas, sendo uma referente ao envio para o Trade-Easy e outra para o Portal de Compras Paradigma, entretanto, as duas não poderão ser selecionadas simultaneamente.
Com base nesta seleção, a função de integração deverá selecionar o contexto a ser utilizado.
A mensagem única referente a ordem de compra é “Request” versão 1.007, que deverá estar habilitada no EAI10000.
Conforme definição prévia, as ordens de débito direto, o cadastro de item x fornecedor será realizado diretamente dentro do Trade-Easy.
Como uma demanda de compra enviada para cotação junto ao mercado externo, pode ser também cotada e possivelmente designada para o mercado interno, as ordens enviadas ao Trade-Easy poderão ser utilizadas pelo ERP. No entanto, quando realizada a designação para um fornecedor do mercado nacional, o ERP deverá encaminhar uma mensagem ao Trade-Easy, realizando o cancelamento daquela solicitação de importação com o motivo "Mercado Interno".
A mensagem única referente ao cancelamento da ordem de compra é “CancelRequest” versão 1.000, que deverá estar habilitada no EAI10000.
Da mesma forma, quando uma ordem de compra que foi integrada e compor um pedido no Trade-Easy (Purchase Order), deverá ser enviada uma mensagem ao ERP Logix, confirmando que ela será destinada ao mercado externo e não poderá mais ser utilizada pelo Logix.
Ordens de compra que foram integradas com o programa Trade-Easy, ao sofrerem atualização das suas informações precisam enviar a mensagem de integração novamente.
Abaixo lista de programas relacionados com integração de ordem de compra:
Programa | Nome |
---|---|
SUP0148 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
SUP1148 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
SUP9930 | ELIMINA SALDO DE COMPRAS DE ITENS COM CONCEITO PEDIDO EM ABERTO |
SUP0023 | INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA ORDEM DE COMPRA |
SUP0120 | CONTRATO DE FORNECIMENTO |
SUP0290 | MANUTENÇÃO ORDEM DE COMPRA |
SUP0300 | MANUTENÇÃO ORDEM DE COMPRA |
SUP0340 | DESDOBRAMENTO DE ORDEM DE COMPRA |
SUP0350 | PREPARAÇÃO DA ORDEM DE COMPRA |
SUP0360 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
SUP0370 | MANUTENÇÃO COMPRADOR RESPONSÁVEL PELA ORDEM DE COMPRA |
SUP1016 | CONTROLE DIMENSIONAL PARA COMPRAS |
SUP1137 | ALTERAÇÃO DA DATA DE ENTREGA PREVISTA DA ORDEM DE COMPRA |
SUP1490 | MANUTENÇÃO PROGRAMADOR RESPONSÁVEL PELA ORDEM DE COMPRA |
SUP1600 | CANCELAMENTO DO PEDIDO DE COMPRA |
SUP16005 | ALTERAÇÃO DA DATA DE ENTREGA PREVISTA DA ORDEM DE COMPRA |
SUP1781 | INCLUSÃO DE LISTA DE COMPRAS |
SUP1880 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRAS DE ITENS COMPRADOS |
SUP2420 | ALTERAÇÃO ORDEM DE COMPRA |
SUP4300 | ANTECIPAÇÃO DATA DE ENTREGA |
SUP5430 | INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA ORDEM DE COMPRA |
SUP6440 | CONSULTA PEDIDOS PENDENTES DE APROVAÇÃO |
SUP6460 | CONSULTA ORDENS PENDENTES DE APROVAÇÃO |
SUP6510 | DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR |
SUP6720 | ALTERAÇÃO DA DATA DE ENTREGA DE O.C. |
SUP7630 | MANUTENÇÃO DA TABELA "ORDEM_SUP_COT" |
SUP7850 | ALTERAÇÃO DE DATA DE ENTREGA DE ORDEM DE COMPRA |
SUP16027 | REAJUSTE COTAÇÃO DE PREÇOS |
SUP20175 | TEXTOS DA ORDEM DE COMPRA |
SUP20213 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
SUP21001 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRAS DE ITENS COMPRADOS |
SUP21002 | APROVAÇÃO DE ORDENS DE COMPRA |
SUP21004 | CONTRATO DE FORNECIMENTO |
SUP21010 | MANUTENÇÃO DA TABELA "ORDEM_SUP_COT" |
SUP21022 | GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE ORDENS DE COMPRA PARA ITENS EM PEDIDO |
SUP22002 | PREPARAÇÃO DA ORDEM DE COMPRA |
SUP22027 | APROVAÇÕES DE ORDENS DE COMPRA EM ABERTO |
SUP22065 | REAJUSTAR DESCONTOS E ACRÉSCIMOS |
SUP22079 | ANTECIPAÇÃO DATA DE ENTREGA |
SUP22080 | ALTERAÇÃO ORDEM DE COMPRA SIMPLIFICADA |
SUP22083 | DESDOBRAMENTO DE ORDEM DE COMPRA |
SUP22090 | ALTERAÇÃO DATA ENTREGA PEDIDO DE COMPRA |
SUP22091 | DESIGNAÇÃO DE ORDEM DE COMPRA SIMPLIFICADA |
Não será permitida alteração de ordens que já possuam pedido associado.
Quando for feito o recebimento do pedido via mensagem e atualizar os dados da ordem, a Trade-Easy fará a atualização das informações em sua base e não deve ser chamada a mensagem de integração de ordem.
Data de entrega para ordens com pedido, só sofrerão modificações quando a alteração do pedido for feita no Trade-Easy.
Os seguintes programas fazem designação de fornecedor da ordem no ERP Logix:
Programa | Nome |
---|---|
SUP0006 | MAPA COMPARATIVO DE COLETA DE PREÇOS |
SUP0243 | MAPA COMPARATIVO DE COLETA DE PREÇOS |
SUP10020 | RNL MANUTENÇÃO DE PEDIDO DE COMPRA |
SUP16069 | DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR |
SUP4420 | DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR |
SUP7640 | MAPA COMPARATIVO DE COLETA DE PREÇOS |
SUP7641 | MAPA COMPARATIVO DE COLETA DE PREÇOS |
SUP0459 | GERAÇÃO DE PEDIDO DE VENDA E PEDIDO DE COMPRA DE REPOSIÇÃO |
SUP1022 | LIBERA PEDIDO |
SUP1340 | LIBERA PEDIDO |
SUP1582 | ALTERAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
SUP16012 | LIBERA PEDIDO |
SUP6510 | PREPARAÇÃO DA ORDEM DE COMPRA |
Quando a cotação da ordem for referente ao mercado interno, é enviada a mensagem de cancelamento “CancelRequest” versão 1.000 ao Trade-Easy, indicando que a compra será realizada para o mercado interno e que a solicitação de importação deve ser cancelada.
Quando a cotação da ordem for referente ao mercado externo, é utilizada a mesma mensagem de cotação “Quotation” e enviada qual a cotação que foi designada pelo Logix, que será utilizada pelo Trade-Easy na geração do pedido.
Bloqueada qualquer alteração ou exclusão das informações da cotação que seja do mercado externo, permitindo apenas o acesso direto ao campo data de validade.
Quando feita a designação para o mercado interno, manterá o parâmetro na tabela sup_par_oc, indicando a integração com o Trade-Easy.
Bloqueada a inclusão de cotação com condição de pagamento de conta e ordem. Para esta modalidade de importação (por Conta e Ordem), a ordem de compra deve ser enviada ao Trade-Easy normalmente através do SUP34093 e a criação do pedido (Purchase Order) deve ser realizada diretamente no Trade-Easy, sem a criação prévia de cotação no Logix. Deste modo, será informado o fornecedor internacional e a empresa nacional importadora, sendo esta enviada ao Logix no pedido de compra e na respectiva nota fiscal de transferência (nacional).
O procedimento recomendado é não informar cotações do mercado externo no Logix, entretanto, caso o cliente opte por abrir mão das funcionalidade específicas do Trade-Easy para cotação junto ao mercado externo, as ordens de compra e os valores das cotações serão enviados somente após a rotina de geração automática do pedido (SUP4330).
Os programas que fazem a cancelamento ou exclusão de ordem de compra, foram alterados para fazer a chamada da mensagem única que solicita o cancelamento do processo de importação no sistema Trade-Easy. A mensagem é mesma utilizada quando ocorre a designação do fornecedor “CancelRequest” versão 1.000.
São os programas:
Programa | Nome |
---|---|
SUP0290 | MANUTENÇÃO ORDEM DE COMPRA |
SUP0300 | MANUTENÇÃO ORDEM DE COMPRA |
SUP1781 | OC DE ESTOQUE/DÉBITO DIRETO |
SUP0725 | FUNÇÃO CRIAÇÃO OC/PEDIDO/RESERVA VENDAS CÓPIA PEDIDO VENDA |
SUP1113 | GERAÇÃO DE OM/RESERVA EMPRESA ENTREGA E OC/PC EMPRESA DESTINO |
SUP8270 | AUTORIZAÇÃO PARA COMPRAS |
SUP21002 | AUTORIZAÇÃO PARA COMPRAS |
MAN70036 | EXCLUSÃO |
SUP9260 | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL |
SUP9090 | AGRUPAMENTO DE ORDENS C/ ORIGEM MRP |
SUP22069 | EXCLUSÃO |
SUP8647 | PONTO DE PEDIDO |
SUP6890 | AUTORIZAÇÃO DE ORDEM DE COMPRA DÉBITO DIRETO |
SUP1450 | CRIAÇÃO DE LISTA |
SUP6460 | APROVAÇÃO ORDENS DE COMPRA |
SUP6440 | APROVAÇÃO PEDIDOS DE COMPRA |
SUP34004 | DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR |
SUP6510 | PREPARAÇÃO DA ORDEM DE COMPRA |
SUP1582 | ALTERAÇÃO DE PEDIDOS - GERAL |
SUP0460 | DEVOLUÇÃO A FORNECEDORES |
SUP0255 | APROVAÇÃO DE MOVIMENTOS BLOQUEADOS |
SUP0029 | CONSULTA ORDENS PENDENTES DE APROVAÇÃO |
SUPR23 | LIQUIDA PEDIDO DE COMPRA |
SUP9930 | ELIMINA SALDO DE COMPRAS DE ITENS "PEDIDO EM ABERTO" |
SUP10021 | LIQUIDAÇÃO DE PEDIDO |
SUP10019 | INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DA DEVOLUÇÃO |
SUP0701 | DEVOLUÇÃO DE MATERIAIS A FORNECEDOR POR ROTINA/CONTROLE - CONSIG |
SUP0174 | DEVOLUÇÃO DE MATERIAIS A FORNECEDOR POR ROTINA/CONTROLE |
SUP16039 | CANCELAMENTO PEDIDO DE COMPRA |
Juntamente com as informações de ordem de compra, serão enviadas as informações de AEN, contas e percentual de participação na ordem de compra. Para isso foi utilizado a mensagem “Request” versão 1.007.
Para as ordens de compra de débito direto, será enviada na mensagem, “Request” versão 1.007, com a descrição informada em tela.
1.1.1 Pedido de Compra
Assim que uma ordem de compra for enviada para o Trade-Easy, ele será responsável por realizar as cotações das mercadorias no mercado externo e gerar o Pedido de Compra.
As cotações das mercadorias poderão ser enviadas para o Logix individualmente ou poderão não ser enviadas.
No caso de ser enviado somente o pedido de compra, será gerada uma única cotação do mercado externo, utilizando os dados do próprio pedido.
1.1.2 Cotações da Ordem – geradas separadamente antes do pedido:
Poderão ser enviadas cotações de OC que já tenham sido designadas. Neste caso, se as alterações não interferirem no valor da OC, o Trade-Easy irá enviar uma Tag (winner=1), por intermédio de mensagem única informando para ser mantida a designação atual.
Se todas as Tag da mensagem estiverem com valor igual a zero (Winner=0), a designação atual da OC é desfeita para que as cotações sejam avaliadas novamente.
Depois de validar que uma ordem foi integrada em um dos dois sistemas, Logix ou Trade-Easy, irá gravar que OC foi integrada ao Trade-Easy (registro na sup_par_oc, parâmetro = ‘integrado_trade_easy’, parâmetro_ind = ‘S’).
Caso seja uma OC integrada ao Trade-Easy, o fornecedor ‘vencedor’ será o mesmo do pedido de compra, e também irá gerar um registro na tabela sup_par_cot_preco, identificando que é uma cotação da Trade-Easy, para diferenciar as demais cotações do mercado nacional que podem existir.
Observações:
- O Trade-Easy irá enviar para o Logix o valor unitário da mercadoria em moeda estrangeira (tag: unitprice) e o valor das despesas e impostos será enviado separadamente por intermédio de textos (tag: observation).
- Na tag ‘Quantity’ será informado o total da ordem de compra, e na tag ‘DeliveryDate’ a data de entrega da última entrega prevista
O Trade-Easy envia para o Logix no momento da inclusão de uma solicitação de pedido de compra, mensagem única “Order” versão 3.003, em que será gerado o número do pedido no ERP e retornado esse número do pedido para eles por intermédio do retorno da mesma mensagem única.
Caso o Trade-Easy envie novas mensagens relacionadas ao mesmo pedido Logix, deve enviar a tag OrderId preenchida com o número do pedido e a tag funcmsgorder igual a ’10 – Alteração’, caso contrário, o sistema entenderá que deve ser gerado novo pedido, indevidamente.
A primeira validação a ser feita é se as OCs enviadas na mensagem estão com o parâmetro de integradas ao Trade-Easy.
Caso alguma delas não esteja com este parâmetro ativo, não é um pedido válido e deve ser retornado, com mensagem de erro para o Trade-Easy.
Quando for inclusão de um pedido irá validar se as OCs enviadas na solicitação de pedido estão aptas a geração de um novo pedido no ERP:
- Ordens abertas;
- Com fornecedor;
- Com cotação;
- Sem pedido de compra.
Caso não atenda esses requisitos, também irá retornar mensagem de erro para o Trade-Easy.
No momento do recebimento do pedido, verifica se já existe cotação designada na OC e se é uma cotação do Trade-Easy.
Se for cotação do Trade-Easy e a OC estiver designada com uma cotação do mercado nacional, deverá retornar erro para o Trade-Easy.
Se não existir cotação designada, deverá ser gerada uma nova cotação no sistema Logix com os dados enviados no pedido e realizar a designação da OC automaticamente. Esta rotina é utilizada quando o cliente já sabe que a ordem de compra será atendida por um determinado fornecedor internacional e não deseja realizar a rotina de designação no Logix, mas também quando o processo de importação é por Conta e Ordem, onde deve utilizar a condição de pagamento configurada no Logix (LOG00087 - cond_pgto_imp_conta_ordem).
Somente aceitar condição de pagamento configuradas como SEM PAGAMENTO. Caso seja enviada condição de pagamento indevida, retorna mensagem de erro ao Trade-Easy e não permite integrar o pedido.
Caso o pedido não seja liberado, o status ficará aberto no Logix e será enviado mensagem única informando que esta ‘aguardando aprovação’.
Se o pedido não for liberado no Logix, a importação fica travada no Trade-Easy até que o pedido seja liberado.
Caso o pedido seja liberado já na inclusão, será dado o retorno por mensagem única de ‘aprovado’, lembrando que a mensagem única trata da forma como os dois sistemas, Trade-Easy e Logix se comunicam, e não na mensagem em tela.
Para cada pedido enviado pelo Trade-Easy, será necessário gerar um registro na tabela sup_par_ped_compra, identificando que este pedido foi recebido do Trade-Easy, para ser bloqueado o recebimento manual de notas destes pedidos e também bloqueado a manutenção dos mesmos no ERP.
Nas ordens de compra será atualizada a quantidade e datas de entrega, conforme enviados na mensagem.
Quando a quantidade recebida da tabela prog_ordem_sup estiver maior que zero, não será excluída esta programação, apenas atualizada as datas de entrega.
Para as programações que estiverem com quantidade recebida igual a zero, deverão ser excluídas e criadas novas programações conforme enviado na mensagem única.
A versão da OC também será automática, caso a situação atual da OC seja Aberto (A) não irá criar nova versão e caso a situação seja Realizado (R), cera___2 criada nova versão e alterado a situação para Aberto (A) até que passe pelas funções de aprovação do pedido.
Em caso de mensagem única de delete para OC, apenas a OC será excluída do pedido.
É verificado se todas as OCs que continuarem vinculadas ao pedido estão liquidadas, em caso de estiverem, a situação do pedido será mudada para liquidada.
Em caso de mensagem única de delete do Pedido, será verificado se todas OC não tiveram recebimento. Caso não tenham, irá desvincular as OCs do pedido e deixar a OC pendente para ser reaproveitada.
Observações:
O Trade-Easy envia para o Logix o valor total do pedido sendo apenas o valor da mercadoria conforme acordado com o fornecedor.
Se o pedido ficou em aberto no Logix, poderá ser aprovado no ERP em outro momento, então, no momento em que for aprovado, uma mensagem do pedido atualizando este status deve ser enviada para o Trade-Easy.
Será verificado se o pedido que está sendo aprovado foi gerado pelo Trade-Easy (registro na tabela sup_par_ped_compra, parâmetro = ‘pc_trade_easy’, parametro_ind = ‘S’), se foi gerado pelo Trade-Easy, irá gerar uma mensagem “Order” versão 3.003 a ser enviada para o Trade-Easy.
Nesse caso, o ERP que enviará a mensagem de pedido para Trade-Easy com o status atualizado.
Será bloqueado os programas que fazem manutenção no pedido de compra e alteram o valor do pedido, pois após a geração do pedido as informações são de responsabilidade do Trade-Easy.
Se o pedido for um pedido integrado ao Trade-Easy, não permitirá efetuar manutenção.
As alterações serão feitas no Trade-Easy e reenviadas ao Logix.
Os seguintes programas e funções foram alterados:
Programa | Descrição |
---|---|
man2649 | INFORMAÇÕES DO FOLDER FISCAL DO PROGRAMA MAN9922 |
min18003 | GERA ORDEM DE COMPRA NA INTEGRAÇÃO COM MANUTENÇÃO DE ATIVOS |
sup0148 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
sup10020 | RNL MANUTENÇÃO DE PEDIDO DE COMPRA |
sup1148 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
sup16027 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
supr26 | RECALCULO DO VALOR DO PEDIDO DE COMPRA |
sup0120 | CONTRATO DE FORNECIMENTO - ESTOQUE NO FORNECEDOR |
sup0360 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup0420 | ELABORAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup1582 | ALTERAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup20213 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup21004 | CONTRATO DE FORNECIMENTO - ESTOQUE NO FORNECEDOR |
sup22065 | REAJUSTAR DESCONTOS E ACRÉSCIMOS |
sup22090 | ALTERAÇÃO DATA ENTREGA PEDIDO DE COMPRA |
sup6510 | PREPARAÇÃO DA ORDEM DE COMPRA - COTAÇÃO |
sup7850 | ALTERAÇÃO DE DATA DE ENTREGA DE ORDEM DE COMPRA |
man1002117 | ITEM |
Os seguintes programas e funções que cancelam, excluem e liquidam pedido de compra foram alterados para não permitir o cancelamento que será de responsabilidade do Trade-Easy.
Programa | Descrição |
---|---|
sup10020 | RNL MANUTENÇÃO DE PEDIDO DE COMPRA |
sup10021 | RNL PARA LIQUIDAÇÃO DE PEDIDO |
sup16039 | CANCELAMENTO PEDIDO DE COMPRA |
sup9930 | ELIMINA SALDO DE COMPRAS DE ITENS COM CONCEITO "PEDIDO EM ABERTO" |
supr23 | FUNÇÕES DE REGRAS DE NEGOCIO RELACIONADAS A LIQUIDAR PEDIDO DE COMPRA |
sup0255 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA E REQUISIÇÕES DE MATERIAL BLOQUEADAS POR ESTOURO DO VALOR ORÇADO |
sup0360 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup0851 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA E REQUISIÇÕES DE MATERIAL BLOQUEADAS POR ESTOURO DO VALOR ORÇADO - COM GRADE DE VALORES |
sup1582 | CANCELAMENTO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup1600 | CANCELAMENTO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup1806 | REDIRECIONAMENTO DE FICHAS |
sup20213 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup22090 | ALTERAÇÃO DATA ENTREGA PEDIDO DE COMPRA |
sup6440 | CONSULTA PEDIDOS PENDENTES DE APROVAÇÃO |
sup7850 | ALTERAÇÃO DE DATA DE ENTREGA DE ORDEM DE COMPRA |
sup8530 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP_COM" |
sup8640 | PEDIDOS / ORDENS DE COMPRA GRADE - CENTRALIZADO |
Na geração manual de pedidos ou inclusão de ordem manualmente no pedido pelo ERP, caso seja informado um pedido ou ordem que esteja integrada ao Trade-Easy e cotação da OC também seja do Trade-Easy (sup_par_cot_preco.parametro = ‘cot_trade_easy’), deverá bloquear a geração/manutenção do pedido.
Programas envolvidos:
Programa | Descrição |
---|---|
SUP0420 | ELABORAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
SUP1582 | ALTERAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
SUP22001 | MANUTENÇÃO DE PEDIDOS DE COMPRA |
Na geração automática de pedidos de compra, as OCs que estão integradas ao Trade-Easy devem ser ignoradas (tabela sup_par_oc, parâmetro: integrado_trade_easy, parâmetro_ind = ‘S’).
Programas envolvidos:
Programa | Descrição |
---|---|
SUP4330 | ELABORAÇÃO AUTOMÁTICA DE PEDIDOS DE COMPRA |
SUP22104 | ELABORAÇÃO AUTOMÁTICA DE PEDIDOS DE COMPRA |
1.2 Processo de importação direta via contrato de fornecimento
Quando o parâmetro da Integração com a Trade-Easy Importação estiver ligado, durante a rotina de geração automática dos pedidos de compra (SUP4330) são enviadas ao Trade-Easy as ordens de compra em aberto definidas pela rotina de split (SUP2430) para serem atendidas por contrato fechado (SUP0120) com um fornecedor internacional. Neste caso, para estas ordens, a rotina deixa de gerar o pedido em si, listando-as no relatório como "Enviada para Trade-Easy" e utilizando somente sua regra de negócio para validação e agrupamento das ordens de compra, pois, com o advento da integração, a criação do pedido de compra (Purchase Order) é realizada pela Trade-Easy.
As ordens de compra atendidas por contratos com fornecedores nacionais seguem o fluxo tradicional de geração de pedido no Logix.
Todo processamento e regras anteriores a rotina de geração automática do pedido foram mantidos conforme já existente, sendo assim, as ordens que passam por aprovação eletrônica de compras, tanto por aprovação técnica (débito direto) quanto por nível de alçada (debito direto e estoque), terão sua necessidade de aprovação mantidas, pois ocorrem antes do processamento da geração do pedido, apenas as ordens que tem a situação em Aberto são enviadas.
Todas as ordens de compra enviadas ao Trade-Easy ficam marcadas para que não sejam processadas novamente (registro na tabela sup_par_oc. Parâmetro ” Ordem integrada ao Trade Easy”, parâmetro “integrado_trade_easy”). São armazenadas também informações do agrupador e, mesmo que não tenham sido incluídas num pedido, essas ordens de compra não serão mais passíveis de alteração no Logix.
Este agrupador será enviado através das tags ADDFIELD_field e ADDFIELD_value, e conterá as informações do fornecedor e das condições comerciais desta ordem, além do número do pedido temporário, sendo utilizado para montar o relacionamento das ordens de compra que comporão um Purchase Order na Trade-Easy, inclusive respeitando a parametrização padrão de reaproveitamento do pedido por empresa, fornecedor e/ou item x fornecedor. O número oficial relacionado ao pedido é gerado somente no recebimento do adapter EAIADAPTERORDER (pedido de compra) através da lib SUP10033 pelo Logix e enviado como resposta para Trade-Easy.
Todo pedido recebido da Trade-Easy, estará com a situação como “R” - Realizado, exceto quando cair para aprovação eletrônica, que somente passará para Realizado assim que aprovadas as pendências de assinaturas.
Os pedidos criados pela Trade-Easy e recebidos pelo Logix via integração podem ser consultados normalmente via tela de pedidos do ERP (SUP22001).
Todas as ordens de compra que já tiveram pedido de compra gerado na Trade-Easy, não poderão sofrer alteração de valores no ERP. Esse processo terá que ser realizado no sistema da Trade, que enviará mensagem (Order) para recebimento no ERP e atualização.
1.3 Processo de importação indireta por conta e ordem de terceiro - Visão adquirente
A criação da ordem de compra no Logix e o envio para o Trade-Easy seguem os mesmos conceitos da importação direta via cotação/tomada de preços, entretanto, o pedido é criado diretamente no Trade-Easy, sem a existência da cotação/designação prévia. Este pedido conterá a informação do fornecedor internacional e da empresa nacional importadora, que será relacionada no pedido de compra e na nota fiscal de transferência enviados ao Logix.
Um ponto de atenção é a condição de pagamento que indicará o pedido e/ou nota fiscal referente a um processo de importação por conta e ordem deve ser parametrizada no LOG00087 através do código "cond_pgto_imp_conta_ordem". Além disso, quando for enviada a nota fiscal de transferência em nome da empresa nacional importadora, o CFOP deve ter prefixo 1 (dentro do Estado) ou 2 (fora do Estado).
1.3 Cancelamento de Pedido
Não será feito cancelamento, pois, qualquer uma dessas ações iriam refletir em cancelamento de OC que não pode ser feito por intermédio do Trade-Easy.
As OCs que não terão mais recebimento serão apenas deletadas do pedido individualmente, o que irá regularizar a situação do pedido.
1.4 Geração de nota fiscal
Gerar a nota fiscal de importação no ERP por intermédio da troca de mensagem única entre o Trade-Easy e o Logix.
O Trade-Easy será o responsável por gerar a nota fiscal da importação, realizar todos os cálculos e enviará os dados por intermédio de mensagem única “Invoice” versão 3.001 para integrar ao ERP.
Na integração da NF, haverá apenas a Inclusão ou o Cancelamento da NF, o Trade-Easy não nos enviará modificação ou exclusão da nota.
Inclusão da NF:
Será validado se o parâmetro por empresa ‘integra_tradeimport’ está ativo. Caso não esteja, irá retornar erro e não permitir incluir a NF.
Inicialmente o ERP irá gerar o número do AR (e gravar como número da nota fiscal) e retornar ao Trade-Easy o número da nota
Posteriormente, ao ser gerado o número efetivo da NF no Sefaz, será enviado mensagem “Invoice” com o novo número.
No Logix, podemos ter apenas uma finalidade de importação por nota, então, iremos considerar como finalidade A (Amostra), quando todos os itens da NF possuírem a tag ‘Sample’ igual a S.
Caso exista um dos itens com a tag ‘Sample’ igual a N, será integrado com a finalidade N (Normal).
A função SUP0680 do SUP3760 irá fazer validação da informação, porém, com o parâmetro de recalcular impostos igual a N. O sistema somente deverá gerar a informação dos valores calculados e validá-los. Os valores declarados não poderão ser atualizados.
Para cada AR enviado pelo Trade-Easy, será necessário gerar um registro na tabela SUP_PAR_AR, para identificar que esta nota foi gerada por intermédio da integração. (sup_par_ar.parametro = ‘nf_trade_easy’)
O SUP3850, que valida o pedido informado na entrada da nota, na inclusão manual das notas fiscais, irá validar se o número do pedido que está sendo incluído é um pedido integrado ao Trade-Easy (registro na tabela sup_par_ped_compra, parâmetro = ‘pc_trade_easy’, parametro_ind = ‘S’).
Se for um pedido integrado ao Trade-Easy, emite mensagem: ‘Pedido integrado ao Trade-Easy. Não permite inclusão manual.’ E não permite prosseguir com a inclusão da nota.
No SUP3760 não será permitido alteração de nenhum campo que modifique o total da nota ou impostos, quando NF integrada ao Trade-Easy (registro na tabela SUP_PAR_AR, sup_par_ar.parametro = ‘nf_trade_easy’, sup_par_ar.par_ind_especial = ‘S’)
Os únicos campos que permitem alteração são:
SUP3760 – Cabeçalho:
- Tipo
- CFOP
SUP3760 – Itens:
- Bloqueado todos os campos.
SUP3840 (7_inf_compl_nf):
- Inscrição Estadual
- Registro entrada
- Transportador
- UF Veículo
- Placa
- Série fiscal 3 dígitos
- Modelo nota fiscal
- Placa Reboque
- UF Reboque
- Meio Transporte
SUP3870 (X-info_fiscal_item):
- Incid IPI
- Incid ICMS
- Grupo de Despesa
- Tipo de Despesa
- Código Fiscal
Na consistência automática da nota no SUP3760/SUP3840 e SUP3870, ao final da modificação, quando for uma NF integrada ao Trade-Easy (registro na tabela SUP_PAR_AR, sup_par_ar.parametro = ‘nf_trade_easy’, sup_par_ar.par_ind_especial = ‘S’), não irá mais perguntar ao usuário ‘Deseja recalcular impostos declarados?’, irá passar parâmetro igual a N.
Para não alterar os valores declarados as seguintes funções dos programas foram bloqueadas.
Funções/Opções do SUP3760:
Bloquear:
- incL.itens
- Exclui_item
- 6-exclui_nota
- 2-cancelar
Liberarada somente opção de consulta (bloqueada opção de modificar):
- ‘Q-Impostos’ e demais opção habilitadas a partir desta opção.
- ‘inf_comPl_item’ e demais opções habilitadas a partir desta opção: permitir somente consulta/demais bloquear.
- ‘&_desconto_acrescimo’: e demais opções habilitadas a partir desta opção: permitir somente consulta.
- ‘coNsiste’: Neste ponto, quando for uma NF integrada ao Trade-Easy, não poderá fazer pergunta ao usuário ‘Deseja recalcular impostos declarados?’. Não poderá fazer a perguntar e deverá passar parâmetro igual a N. Para não alterar os valores declarados.
1.5 Geração do número da NF na SEFAZ
Os programas SUP1722 e OBF40000 irão gerar o número da nota fiscal no envio para a Sefaz, de uma nota integrada ao Trade-Easy (registro na tabela SUP_PAR_AR, sup_par_ar.parametro = ‘nf_trade_easy’, sup_par_ar.par_ind_especial = ‘S’), e após isso irão enviar mensagem única “Invoice” para o Trade-Easy, com o novo número da nota fiscal.
1.6 Cancelamento da NF
Quando o Trade-Easy enviar o cancelamento de uma NF, será permitido cancelar somente se:
- NF não integrada a SEFAZ:
- NF integrada a SEFAZ e dentro do tempo mínimo para cancelamento da NF
Caso contrário, enviar retorno ao Trade-Easy que não é possível cancelar o processo.
Quando for possível cancelamento, teremos duas situações:
- NF não integrada a SEFAZ: neste caso excluir a nota e todas as tabelas relacionadas do sistema.
- NF integrada a SEFAZ e dentro do tempo mínimo para cancelamento da NF: neste caso, acionar a função de cancelamento junto a SEFAZ.
1.7 Contabilização da NF
O Trade-Easy, no momento do embarque, enviará ao Logix um lançamento contábil diretamente na contabilidade, da seguinte forma:
C – Conta Fornecedor
D – Conta Importação em andamento
No Logix, na entrada da nota seria o momento em que creditaria na conta do Fornecedor.
Neste caso, teremos que alterar para passar a creditar a conta Importação em Andamento, pois a conta Fornecedor já foi creditada pelo Trade-Easy.
O Logix fará da seguinte forma:
C – Conta Importação em Andamento
D – Conta Item
Apenas complementando como será a contabilização:
Embarque (gerado pelo Trade-Easy):
C – Fornecedor Trânsito
D – Importação em Andamento
Baixa de Embarque (gerado pelo Trade-Easy):
D – Fornecedor Trânsito
C – Importação em Andamento
Recebimento (NF):
C – Importação em Andamento
D – Item
Contas a Pagar (Título):
C – Fornecedor Recebimento
D – Importação em Andamento
Atenção: Fluxo de movimentações financeiras são apresentados no item 4 deste documento.
2 Geração do SISCOSERV
2. 1 Pedidos de compra de aquisição de serviços do exterior com Siscoserv
Será considerado pedidos de compra de serviços do exterior, os pedidos cujas ordem de compra tenham o ‘Objetivo de compra’ na tela SUP0300 igual a ‘O’ (Ordem Serviço), fornecedor seja estrangeiro (país do fornecedor diferente do país da empresa) e a situação do pedido seja igual a ‘R’ (Realizado).
Se tiver ao menos uma OC nesta condição será integrado o pedido.
Os seguintes programas foram alterados para prever a Inclusão do pedido:
Programa | Descrição |
---|---|
SUP0420 | ELABORAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
SUP4330 | ELABORAÇÃO AUTOMATICA DE PEDIDOS DE COMPRA |
SUP22001 | MANUTENÇÃO DE PEDIDOS DE COMPRA |
SUP22104 | ELABORAÇÃO AUTOMATICA DE PEDIDOS DE COMPRA |
Após integrar o pedido ao Trade-Easy, será gravado um parâmetro na tabela sup_par_ped_compra que irá identificar que este pedido foi integrado ao Trade-Easy/Siscoserv.
Caso já existe para o pedido em questão o parâmetro gravado, irá atualizar somente o parâmetro de data.
Caso seja alterado um pedido integrado ao Trade-Easy/SISCOSERV (sup_par_ped_compra.parametro = ‘integrado_siscoserv’), será reenviado mensagem atualizada para o Trade-Easy, somente quando situação do pedido for igual a R=Realizado.
Programas envolvidos:
Programa | Descrição |
---|---|
man2649 | INFORMAÇÕES DO FOLDER FISCAL DO PROGRAMA MAN9922 |
sup0148 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
sup0797 | IMPORTAÇÃO ORDEM E PEDIDO DE COMPRA |
sup1148 | REALIZA REAJUSTE DE PREÇOS DE COTAÇÕES |
sup4420 | DESIGNAÇÃO FORNECEDOR |
supm70 | FUNÇÕES DE MANIPULAÇÃO DE DADOS DA TABELA PAR_ESTOQUE |
supr20 | FUNÇÕES RELACIONADAS A TRANSFERÊNCIA DE SALDO DE UM PEDIDO DE COMPRA PARA UM NOVO, LIQUIDANDO O ORIGINAL |
supr26 | RECÁLCULO DO VALOR DO PEDIDO DE COMPRA |
sup0120 | CONTRATO DE FORNECIMENTO |
sup0255 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA E REQUISIÇÕES DE MATERIAL BLOQUEADAS POR ESTOURO DO VALOR ORÇADO |
sup0360 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup0380 | MANUTENÇÃO COMPRADOR RESPONSÁVEL PELO PEDIDO DE COMPRA |
sup0420 | ELABORAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup0459 | GERACAO DE PEDIDO DE VENDA E PEDIDO DE COMPRA DE REPOSICAO |
sup0851 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA E REQUISIÇÕES DE MATERIAL BLOQUEADAS POR ESTOURO DO VALOR ORÇADO - COM GRADE DE VALORES |
sup1582 | ALTERAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup4300 | ANTECIPACAO DATA DE ENTREGA / VOLTA DATA ORIGINAL |
sup6460 | CONSULTA ORDENS PENDENTES DE APROVACAO |
sup6510 | PREPARACAO DA ORDEM DE COMPRA - COTACAO |
sup7850 | ALTERAÇÃO DE DATA DE ENTREGA DE ORDEM DE COMPRA |
sup7960 | CONSULTA PEDIDOS PENDENTES DE APROVACAO |
Caso em que o pedido ficou em aberto no Logix, poderá ser aprovado no ERP em outro momento.
No momento em que for aprovado irá verificar se o pedido que está sendo aprovado contém ordens de serviço (tenham o ‘Objetivo de compra’ na tela SUP0300 igual a ‘O’ (Ordem Serviço), fornecedor seja estrangeiro (país do fornecedor diferente do país da empresa) e a situação do pedido seja igual a ‘R’ (Realizado).
Se tiver ao menos uma OC nesta condição será integrado o pedido, ou pedido já se encontra integrado ao Trade-Easy/Siscoserv (sup_par_ped_compra.parametro = ‘integrado_siscoserv’) e fora alterado para o status R=Realizado.
Caso seja cancelado um pedido de compra de serviço do exterior, integrado ao Trade-Easy/Siscoserv (sup_par_ped_compra.parametro = ‘integrado_siscoserv’), será enviado mensagem de cancelamento ou mensagem de “Order” versão 3.003 ao Trade-Easy.
Programas envolvidos:
Programa | Descrição |
---|---|
sup16039 | CANCELAMENTO PEDIDO DE COMPRA |
sup0255 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA E REQUISIÇÕES DE MATERIAL BLOQUEADAS POR ESTOURO DO VALOR ORÇADO |
sup0360 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup0851 | LIBERAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA E REQUISIÇÕES DE MATERIAL BLOQUEADAS POR ESTOURO DO VALOR ORÇADO - COM GRADE DE VALORES |
sup1600 | CANCELAMENTO DO PEDIDO DE COMPRA |
sup1806 | REDIRECIONAMENTO DE FICHAS |
sup20213 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP" |
sup22090 | ALTERAÇÃO DATA ENTREGA PEDIDO DE COMPRA |
sup7850 | ALTERAÇÃO DE DATA DE ENTREGA DE ORDEM DE COMPRA |
sup8530 | MANUTENÇÃO DA TABELA "PROG_ORDEM_SUP_COM" |
sup8640 | PEDIDOS / ORDENS DE COMPRA GRADE - CENTRALIZADO |
Atenção: Fluxo de movimentações financeiras são apresentados no item 10.4 deste documento.
3 Drawback
No cadastro de itens do ERP, serão implementadas funções com o objetivo de exportar as informações necessárias para que a Trade-Easy alimente os cadastros de produtos para importação / exportação, o cadastro com a descrição dos itens em outros idiomas e as informações relacionadas a conversão das unidades de medidas. Estas funções preverão tanto a carga inicial dos cadastros como a atualização dos mesmos a cada inclusão, modificação ou exclusão.
O cadastro da estrutura dos produtos no ERP será alterado para incluir uma nova função que exportará as estruturas para o Drawback Control da Trade-Easy. Esta função fará tanto a carga inicial das estruturas como atualizará as mesmas a cada nova inclusão, modificação ou exclusão.
Não será previsto Drawback Integrado Isenção e Suspensão, nem os pedidos de compra nacional referente a Drawback. As operações de importação/exportação já terão suas notas enviadas pela própria integração entre Logix e o Trade-Easy.
Os cadastros envolvidos na integração são:
Programa | Descrição |
---|---|
MAN9922 | ITEM |
VDP0815 | CLIENTE/FORNECEDOR |
SUP0090 | ITEM X FORNECEDOR |
FIN00000 | CARGA INICIAL |
- Empresa
- Fornecedor
- Transportador
- Comprador
- Item
- Unidade de Medida
- Item X Fornecedor
- Moeda
- Cotações da Moeda
- Condição de Pagamento
- Modo de Embarque
- Local de Entrega
- Local de Cobrança
- CFOP
- Conta Contábil
- Grupo de Despesa
- Tipo de Despesa
Funções de carga inicial que são chamadas a partir do FIN00000:
- Empresa
- Cliente
- Fornecedor
- Transportador
- Comprador
- Item
- Unidade de Medida
- Item X Fornecedor
- Cotações da Moeda
Observação:
Empresa possui depara integrado a rotina por intermédio do LOG0200.
Modalidade de Embarque não será enviado cadastro do Logix, será enviado na mensagem de pedido o tipo de frete, com base no tipo de frete enviado será selecionado a primeira modalidade de embarque cadastrada para este tipo.
Local de Entrega e Local de Cobrança não será enviado cadastro do Logix, será utilizado o local padrão parametrizado na tabela par_sup.
CFOP não será integrado, apenas será enviado na mensagem única de NF.
Conta Contábil não será integrada, apenas será enviada na mensagem única de NF.
Tipo de Despesa e Grupo de Despesa não serão enviados, serão selecionados diretamente do cadastro da OC/ item para gravar na nota fiscal.
NCM não será integrado, apenas será enviado na mensagem única de NF
3.1 Estrutura do item
Quando ocorre mudança na estrutura do item, e enviado por intermédio de mensagem única “ItemStructure” versão 1.000 para Trade-Easy
Os seguintes programas de cadastro de estrutura, foram alterados para que a cada manutenção (insert/update/delete) seja realizado o upsert e atualizado o cadastro de estrutura no Trade-Easy.
Programa | Descrição |
---|---|
MAN0050 | Estrutura |
MAN0580 | Estrutura por operação |
MAN0123 | Função de cópia do item |
MAN0261 | Integração Smarteam |
MAN4830 | Estrutura Projeto |
MAN8610 | Estrutura Processo |
Estes programas de manutenção da estrutura têm como procedimento eliminar os componentes e reinclui-los a cada modificação. Pensando nesta situação, a mensagem de estrutura foi criada de maneira que seus itens componentes sejam informados no formato de lista. Assim, a cada modificação será feita a geração de apenas um XML com todos as informações.
Caberá ao programa Trade-Easy, ao receber um XML atualizar sua estrutura, tendo o cuidado de incluir os novos componentes, alterar os componentes já existentes e eliminar os componentes que não façam mais parte da estrutura.
Cada XML terá um item pai e abaixo dele a lista de componentes associados a ele diretamente. Assim, a cada XML será representado apenas um nível da estrutura.
O programa de substituição de componentes na estrutura MAN3950, tem como objetivo selecionar componentes em estruturas e substitui-los por um outro item. Essa substituição pode ser feita de duas maneiras:
- Excluir Componente:
Nesta opção o programa realiza um update substituindo o componente anterior pelo novo. Para fins da integração, a função deverá armazenar quais estruturas foram afetadas pela atualização e ao final do processo realizar a criação do XML para a estrutura inteira de cada item pai.
- Atualizar Data Validade:
Nesta opção o programa atualizado a data final do componente de origem para a data atual, encerrando a sua vigência e inclui o novo componente com data início de validade igual a data atual, iniciando a sua vigência. Para questões de integração, o programa deverá executar a chamada da mensagem passando a estrutura inteira do item pai que sofreu modificação.
Na release 11 do Logix, o programa responsável por fazer a substituição de componentes na estrutura é o MAN10087.
Os seguintes programas foram alterados.
Programa | Descrição |
---|---|
man71013.4gl | VERIFICAÇÃO DE INTEGRIDADE DA ENGENHARIA |
man72018.4gl | EQUALIZAÇÃO ESTRUTURA man_copia_item.4gl FUNÇÃO DE CÓPIA DO ITEM |
man_efetivacao.4gl | FUNÇÃO DE EFETIVAÇÃO DA ESTRUTURA |
man_estrutura.4gl | FUNÇÕES RELACIONADAS A MANUTENÇÃO DE ESTRUTURA |
man_gera_estrutura.4gl | FUNÇÕES RELACIONADAS A GERAÇÃO DE ESTRUTURA |
MAN_replicacao_estrutura.4gl | FUNÇÃO PARA REPLICACAO DE CADASTROS |
man10002.4gl | CADASTRO DE ESTRUTURA |
man10087.4gl | MANUTENÇÃO ESTRUTURA DO ITEM |
man101081.4gl | PROJETO ITEM |
man10141.4gl | MIGRAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE PRODUTOS E PROCESSOS |
man10230.4gl | EFETIVAÇÃO DOS CADASTROS |
man10431.4gl | VERIFICAÇÃO INTEGRIDADE DAS REPLICAÇÕES NA ENGENHARIA |
man10465.4gl | CADASTRO DE RECEITAS |
Na versão 11, a tabela estrutura foi substituída pela tabela estrut_grade. Com isso as manutenções feitas na tabela estrut._grade serão integradas.
Antes de realizar a integração é verificado, se a empresa utiliza o conceito de grade “utiliza_grade”. Se este parâmetro estiver marcado não realiza integração.
Os programas de manutenção e cadastro da estrutura, consideram uma parametrização que habilita a utilização do conceito Multiempresa. Para fins de integração, não será feita a replicação para empresa que utilizam este conceito.
Não serão considerados os programas que fazem cadastro e manutenção de estrutura por grade, de maneira que o Trade-Easy não utiliza este conceito.
Para fins de integração, será considerado o processo de envio não sincronizado com o Trade-Easy, onde no momento do envio da mensagem o programa chamador não fica aguardando o retorno do processo.
Atenção: Fluxo de movimentações financeiras são apresentados no item 4 deste documento.
4 Processo Financeiro
4.1 Carga inicial
Para a integração com o módulo financeiro as seguintes entidades devem ser sincronizadas previamente com o Trade Easy por intermédio do FIN00000. A carga inicial é realizada apenas uma vez, na implantação do projeto.
Função | Descrição |
---|---|
fin00016 | CARGA INICIAL DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS PARA O SISTEMA DE EXPORTAÇÃO TRADE EASY. |
vdp90066 | CARGA INICIAL DE FORNECEDORES/TRANSPORTADORES PARA SISTEMAS EXTERNOS. |
con6072 | CARGA INICIAL DE COTAÇÕES DE MOEDA PARA O SISTEMA DE EXPORTAÇÃO TRADE EASY. |
Log0022 | CARGA INICIAL DE EMPRESAS PARA O SISTEMA DE EXPORTAÇÃO TRADE EASY. |
con6075 | CARGA INICIAL DE PLANO DE CONTAS PARA INTEGRAÇÕES. |
4.2 Implantação de título a pagar
O processo inicia-se no Trade-Easy, que consome um serviço de mensagem única solicitando a implantação do título no módulo de Contas a Pagar do Logix. É necessário que os parâmetros demonstrados anteriormente neste documento estejam corretamente configurados para que a integração ocorra com sucesso.
Os títulos originados do Trade-Easy podem entrar no Logix bloqueados (B) ou liberados (L), esta informação é enviada na mensagem única de título. Títulos bloqueados, não podem sofrer alteração, baixa ou exclusão pelo Logix, significa que o sistema de comércio exterior irá gerir o título, enviando ao ERP mensagem de integração quando ocorrer baixa, alteração ou exclusão.
O Logix não pode efetuar a liberação de um bloqueio, a liberação deve ocorrer no Trade-Easy, que autorizará o Logix por mensagem única.
Para a geração de título é necessário que o fornecedor (VDP10000) esteja parametrizado para gerar AP (Autorização de pagamento). Na tela “informações bancárias de fornecedor” configurar o campo “Gera ordem de pagamento?” informando uma configuração diferente de “Não gera APs”.
Atenção: Não há integração do cadastro do tipo de despesa, portanto será necessário relaciona-los aos eventos no Trade Easy.
4.3 Título de previsão
A integração contempla a utilização de títulos de previsão financeira, o objetivo destes títulos é gerar lançamentos previstos no fluxo de caixa e listar a despesa prevista em relatórios financeiros. É importante salientar que estes títulos não são contabilizados e não poderão ser pagos. No advento da entrada do título efetivo o previsto será automaticamente excluído. A solicitação de exclusão é realizada pelo sistema de comercio exterior.
O indicador que define o título de previsão financeira é configurado no tipo de despesa (FIN30056).
4.4 Retenção de impostos
Títulos de fornecedores nacionais são passíveis de retenção de tributos (impostos e contribuições), para esta integração mantivemos as regras e parametrizações tributárias existentes no sistema. No entanto, isso é realizado de forma automática na implantação do mesmo.
Toda a regra de tributária, valores de retenção, base de cálculo etc. permanecem inalteradas no Logix.
Os seguintes impostos podem ser processados na entrada:
- INSS retenção (PF/PJ);
- INSS recolhimento (não afeta o saldo – somente PF);
- ISS (opcional entrada ou baixa).
Na baixa do título:
- PIS/COFINS/CSLL;
- IRRF;
- ISS (opcional entrada ou baixa).
O fluxo do processo de entrada do título é o seguinte: Adiantamento de fornecedores não sofrem retenção de impostos;
Títulos de fornecedores estrangeiros não sofrem retenção;
Títulos de fornecedores nacionais são passíveis de retenção;
No momento da entrada no título são atribuídos os códigos e percentuais de retenção.
A seguir detalhes dos tributos tratados na integração dos títulos a pagar.
Também, são considerados parâmetros para reter imposto ou não, por tipo de despesa e/ou fornecedor, por exemplo.
Outro ponto importante é que devido a integração ocorrer de forma automática e transparente aos usuários, a tela tradicional de
impostos do Contas a Pagar não é exibida. A retenção acontece, conforme parametrizado, pelos ajustes financeiros destinados aos
seus respectivos impostos.
Recolhimento de INSS: Na entrada do título é atribuído o código do ajuste financeiro, cadastrado no FIN30030, para a finalidade
“Recolhimento INSS autônomo”. O recolhimento ocorre sempre que o título pertence a um fornecedor nacional pessoa física.
No Logix 10.02 o código do ajuste financeiro está no CAP2360 > Parâmetros de tributos > Informações referentes ao recolhimento
de INSS > Tipo valor recolh.INSS (autônomos).
Retenção INSS PF: o código do ajuste financeiro configurado no FIN30030 para a finalidade “Retenção INSS PF” é atribuído ao
título. Este código é usado no cálculo e para “abater” o valor da retenção no título.
No CAP2360 > Parâmetros de tributos > Informações referente a retenção de INSS pessoa física > Tipo valor reten INSS autônomo.
Retenção INSS PJ: o código do ajuste financeiro configurado no FIN30030 para a finalidade “Retenção INSS PJ” é atribuído ao título
com a finalidade de subtrair o valor da retenção do montante do título.
No CAP2360 > Parâmetros de tributos > Informações referente a retenção de INSS > Tipo val.p/ retenção INSS.
ATENÇÃO: Para que não ocorra a retenção de INSS para pessoa física ou jurídica o parâmetro "Reter INSS de títulos de importação/Trade-Easy" deve ser desmarcado. O comportamento padrão da integração é sempre reter INSS, portanto certifique-se que o FIN30056 esteja atualizado e configurado conforme a necessidade da empresa.
Retenção ISS: por ser um imposto de competências dos municípios há uma série de regras específicas para o ISS, para viabilizar
a retenção deste imposto, o procedimento é o seguinte:
- O tipo de ajuste financeiro de retenção deve ser enviado ao Logix na mensagem do título. Portanto, precisa estar cadastrado no evento contábil do Trade-Easy para que ocorra a retenção. O código do município IBGE também é obtido da mensagem.
- Observamos a obrigatoriedade da retenção do ISS pelo tipo de despesa (FIN30056):
- Não retém: quando parametrizado para não reter, ignoramos as informações do ISS contidas no XML de integração. Isso significa que o título será implantado no Logix mas a retenção não será realizada.
- Retém ISS – Obrigatório: nesta configuração é obrigatório que a mensagem de integração contenha a cidade IBGE e o código de ajuste financeiro para ISS, caso contrário o título será recusado junto com um alerta de inconsistência.
- Retém ISS – Não obrigatório: a retenção é opcional. No entanto, se for informado código de ajuste financeiro faremos a validação e retornaremos alerta de inconsistência em caso de erro e o título não é efetivado.
- Outra parametrização observada é a retenção de ISS por prefeitura: LOG00087 > Logix financeiro > Tributos/Impostos > Pagamento de impostos > Gerar AD de pagamento de ISS por prefeitura?
No CAP2360 > Parâmetros de tributos > Informações referente a pagamento de impostos > Gerar ADs pgto ISS por prefeitura?
Caso o parâmetro esteja ativo é necessário que o código do ajuste financeiro esteja cadastrado para o município e tipo de despesa, no FIN30135 (Percentual ISS por município / tipo de despesa) ou CAP8340 (Tipo valor ISS x Prefeituras).
Retenção PIS/COFINS/CSLL e IRRF: a retenção ocorre na baixa (pagamento) do título que é fato gerador da retenção. O tipo de despesa indica se ocorrerá ou não retenção.
ATENÇÃO: Para que não ocorra a retenção de PIS/COFINS/CSLL e IRRF para títulos de fornecedores estrangeiros o tipo de despesa deve ser configurado como “não retém” no FIN30056.
SALDO LIQUIDO DE IMPOSTOS: como visto anteriormente títulos de fornecedores nacionais são passíveis de retenção de impostos, isso afeta seu saldo, pois parte do valor devido ao fornecedor será retido e repassado diretamente para o fisco.
No processo de integração o Logix recebe o valor total do título. Efetua o cálculo dos valores de impostos, conforme a parametrização do sistema e base de cálculo. Após apurar o valor das retenções, devolvemos ao Trade Easy o valor liquido, ou seja, o valor original do título menos a soma das retenções. No momento de efetuar a liquidação dos títulos é este valor liquido que será utilizado.
O pagamento efetivo do imposto é realizado pelo Logix, este processo permanece imutável.
É importante atentar para as seguintes regras que são utilizadas no processo de implantação de títulos nacionais:
- São passíveis de retenção de ISS, INSS e/ou recolhimento de INSS (pessoa física).
- Pode reter PIS/COFIS/CSLL e/ou IRRF, porém o valor do saldo devolvido ao Trade Easy pode ou não abranger estes tributos.
No Logix a data de proposta de pagamento efetiva a retenção dos impostos cujo fato gerador seja o pagamento. A base de cálculo pode envolver títulos emitidos no mês ou somente no dia. Também, há limites mínimos para a retenção.
Para garantir a integridade da base de cálculo, o processo de implantação de títulos nacionais foi desenvolvido de duas formas:
1. Títulos de fornecedores que possuem saldo de adiantamentos em aberto: entram no Logix com indicador (B) – bloqueado, no momento da implantação são calculados os valores das retenções, cujo fato gerador seja a entrada (emissão). Além, disso também calculamos o valor das retenções do pagamento (por intermédio da colocação de data de proposta). Devolvemos ao Trade Easy o valor do título já subtraído de todos os impostos retidos.
Imediatamente após o recebimento do número e valor líquido do título o Trade Easy procede o pagamento por intermédio da conciliação com adiantamento, finalizando a operação. É imprescindível que o pagamento ocorra imediatamente após a implantação da data de proposta, para garantir que a base de dados não sofra alteração em função da entrada de outros títulos do mesmo fornecedor.
Atenção: O Trade Easy efetua a compensação automaticamente, caso ocorra alguma inconsistência efetua o estorno do título.
2. Títulos de fornecedores nacionais que não possuem saldo de adiantamento. Entram no Logix com indicador (L) – Liberado, sofrem as retenções configuradas para a entrada e só podem ser liquidados pelo Logix, ou seja o Trade Easy, não controla a baixa deles. No momento do pagamento pelo Logix serão calculadas as outras retenções.
Fluxo do processo de implantação do título com foco nas retenções:
4.5 Estorno de títulos contabilizados
No FIN30056 (Tipo de despesa), incluímos o campo “Tipo de valor para estorno de importação”. Utilizamos para liquidar os títulos contabilizados (com número de lote contábil) quando a mensagem única de títulos for de Delete (exclusão).
O tipo de valor precisa ser cadastrado no FIN30030 com a seguinte configuração:
- Altera valor a pagar = Subtrai;
- Ajuste de ADs/APs = AP;
Configurar as contas e histórico contábeis para o tipo de valor inversamente ao cadastrado para o tipo de despesa, pois a função é justamente reverter o lançamento contábil e zerar o saldo financeiro do título.
Portanto, ao receber uma instrução de exclusão de título o Logix verifica se o título está contabilizado (Número de lote na contabilidade) conforme:
- Não – efetua a exclusão do título (AD e AP);
- Sim – Efetua o ajuste financeiro e contábil, o lançamento contábil é realizado na data corrente.
4.6 Cotação/taxa negociada
Trata-se da taxa negociada no processo de importação. Esta informação está contida na mensagem de títulos, caso o título esteja em moeda estrangeira utilizaremos esta taxa para gerar o lançamento contábil em moeda corrente. Se não houver taxa negociada usamos a taxa do cadastro de cotação do Logix (Ptax).
Da mesma forma, no momento do pagamento do título recebemos a taxa negociada e calculamos o valor do pagamento em moeda corrente. Também utilizamos o cadastro de cotação do Logix quando não há negociação de taxa.
Pode-se consultar a taxa acordada por título no FIN30058 > Informações complementares > Taxa do contrato de câmbio.
Na AP consulte no FIN30057 > Informações complementares > Taxa do contrato de câmbio.
4.7 Variação cambial
A rotina de variação cambial do Contas a Pagar (FIN30014/CAP2750) deve ser executada no fechamento contábil mensal, com o objetivo de efetuar a correção dos valores em moeda corrente da conta fornecedor função da variação cambial.
É necessário que o parâmetro “Utiliza contabilização da variação cambial em conta ativa e passiva?” esteja ativo e exista conta contábil de variação ativa e passiva cadastrada nos parâmetros: “Conta contábil para variação ativa” e “Conta contábil para variação passiva” (vide item 5.1 deste documento).
Para o processamento são selecionados todos os títulos cuja moeda é diferente da moeda corrente e que estejam em aberto, ou seja, possuem saldo. Seguindo a regra:
- Título emitido no mês: utiliza-se a cotação negociada do título no cálculo (cotação Ptax – taxa negociada), sendo o resultado diferente de zero geramos lançamentos de variação cambial passiva ou ativa. Não existindo taxa negociada utilizamos a Ptax da data de emissão.
- Título emitido em período anterior: utiliza-se a cotação do último fechamento no cálculo (cotação Ptax – taxa do último fechamento) sendo o resultado diferente de zero geramos lançamentos de variação cambial passiva ou ativa.
ATENÇÂO: Note que os títulos liquidados no período são desprezados pelo programa de variação cambial mensal.
No pagamento, os títulos são convertidos para a moeda corrente e neste momento é realizado o lançamento contábil da variação cambial), conforme:
- Título emitido no mês: calculamos assim: taxa negociada pagamento – taxa negociada emissão. Não existindo taxa negociada utilizamos a Ptax da data do evento.
- Título emitido em período anterior: calculamos assim: taxa negociada pagamento – taxa do último fechamento. Não existindo a taxa negociada pagamento, utilizamos a Ptax da data de pagamento.
4.8 Adiantamento em moeda estrangeira
Adaptamos o Logix possibilitando a emissão de adiantamentos a fornecedores em moeda estrangeira. Há algumas restrições para a utilização desta funcionalidade, conforme a seguir:
- Adiantamento em moeda estrangeira só pode ser implantado no Trade Easy e integrado ao Logix. Não é possível incluir adiantamento em moeda estrangeira direto no Logix;
- Na inclusão do adiantamento efetuamos também o pagamento por intermédio de borderô;
- No momento em que o adiantamento for utilizado na compensação de títulos, a taxa acordada do pagamento será a taxa da emissão do adiantamento.
- Adiantamento em moeda estrangeira não podem ser utilizados para liquidar títulos no Logix.
Desenvolvemos opção de consulta de adiantamento em moeda estrangeira nos programas FIN30032/CAP0280 (consulta adiantamento). Além dos relatórios de adiantamentos FIN30063 e CAP0290, que foram adaptados para listar adiantamentos em moeda estrangeira.
4.9 Adiantamento a fornecedor nacional
Por padrão os adiantamentos a fornecedores são liquidados (pagos) por borderô no momento da integração com o Logix. Porém, para fornecedores nacionais é possível alterar este comportamento via parametrização, conforme detalhamento abaixo:
- No FIN30056 (Tipos de despesas): marcar a opção "Pagar adiantamento do Trade-Easy no CAP?";
- Esta configuração só tem ação sobre adiantamento de fornecedores nacionais, adiantamentos a fornecedores estrangeiros são liquidados na integração independente da parametrização;
- O adiantamento ficará em aberto no Logix, devendo o usuário efetuar a baixa da maneira que julgar melhor (escritural, cheque, borderô, etc.).
- No advento da baixa não haverá nenhum retorno ao Trade-Easy informando que o adiantamento foi pago, este controle ficará somente no Logix.
- O Logix não permitirá utilizar adiantamento em aberto para baixar outras ADs. Se isso ocorrer será emitida uma mensagem de alerta e a operação não será efetivada.
4.10 Devolução de adiantamentos de fornecedores nacionais
Saldos de adiantamentos de fornecedores podem ser devolvidos a empresa. A devolução é realizada pelo Trade-Easy e integrada ao Logix através da mensagem Accountpayabledocumentdischarge. Obedecendo aos seguintes requisitos:
- Somente poderão ser devolvidos adiantamentos de fornecedores nacionais;
- A operação de devolução é irreversível no Trade-Easy.
Após a devolução o adiantamento fica sem saldo no Logix, são realizados as movimentações financeiras, bancárias e contábeis.
Para a devolução é utilizado o FIN30062(Acerto de despesas de adiantamentos), porém de forma automática, ou seja, sem a exibição de tela para o usuário.
5 Contabilidade
5.1 Contabilização da variação cambial
No processo de importação a Trade-Easy utiliza a mensagem “AccountingEntry” para efetuar lançamentos diretamente na contabilidade do Logix. Trata-se do lançamento descrito no item 10.1.7 (contabilização da NF) e da variação cambial do processo de importação antes da inclusão do título no financeiro, a partir deste evento a variação é contabilizada pelo Logix.
Os lançamentos realizados pelo Trade Easy, entram diretamente na contabilidade gerando a tabela CTB_LANC_CTBL_CTB.
OBS: Também podem ser gerados lançamentos contábeis de variação referente a contratos de financiamentos.
Atenção: É necessário que seja cadastrado o sistema gerador “EIC” no Logix.
Cadastros
A seguir temos as rotinas responsáveis pelos cadastros das informações da integração:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | Logix | Trade | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Transportador | Logix | Trade | Carrier_1_000.xsd | |
03 | Item | Logix | Trade | Item_3_001.xsd | |
04 | Unidade de Medida | Logix | Trade | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
05 | Item X Fornecedor | Logix | Trade | ProductSupplierRelationship_2_002.xsd | |
06 | Cotação da Moeda | Logix | Trade | CurrencyQuotation_1_000.xsd | |
07 | Estrutura do item | Logix | Trade | ItemStructure_1_000.xsd |
Ao executar o programa FIN00000, o usuário poderá fazer a carga inicial dos cadastros:
- Empresa
- Cliente
- Fornecedor
- Transportador
- Comprador
- Item
- Unidade de Medida
- Item X Fornecedor
- Cotações da Moeda
Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro de Cliente/Fornecedor no programa VDP0815, irá gerar mensagem única, enviada para o Trade-Easy
Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro de Item no programa MAN9922, irá gerar mensagem única, enviada para o Trade-Easy
Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro de Item x Fornecedor no programa SUP0090, irá gerar mensagem única, enviada para o Trade-Easy
Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro da Item_estrutura no MAN0050, irá gerar mensagem única, enviada para Trade-Easy
Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro da Item_estrutura no MAN0580, irá gerar mensagem única, enviada para Trade-Easy
Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro da Item_estrutura no MAN3950, irá gerar mensagem única, enviada para Trade-Easy
Não será enviado o cadastro de moeda por mensagem única. Existe um de-para no sistema que deverá ser utilizado.
Não será enviado o cadastro de Condição de Pagamento do Logix, existe um de/para no Protheus onde o Trade-Easy utiliza este de-para para nos enviar o código correspondente.
Não será enviado o cadastro de Modalidade de Embarque do Logix, será enviado na mensagem única de pedido, o tipo de frete, com base no tipo de frete enviado iremos selecionar a primeira modalidade de embarque cadastrada para este tipo.
Não será enviado o cadastro de Local de Entrega e Local de Cobrança do Logix, será utilizado o local padrão parametrizado na tabela par_sup.
Não será enviado CFOP, não será integrado, apenas será enviado na mensagem de NF.
Não será enviado Conta Contábil, não será integrado, apenas será enviado na mensagem de NF
Não será enviado o cadastro de Tipo de Despesa e Grupo de Despesa, serão selecionadas estas informações do cadastro da OC/ item para gravar na nota fiscal.
Não será enviado o cadastro de NCM, não será integrado, apenas será enviado na mensagem de NF.
Processos
As rotinas relacionadas aos processos são descritas abaixo
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Processos | 01 | Ordem de Compra | Logix | Trade | Request_1_007.xsd |
02 | Cancelamento da OC | Logix | Trade | CancelRequest_1_000.xsd | |
03 | Cotações da OC | Logix | Trade | Quotation_1_002.xsd | |
04 | Designação da OC | Logix | Trade | Quotation_1_002.xsd | |
05 | Pedido de Compra | Logix | Trade | Order_3_003.xsd | |
06 | Aprovação do Pedido de Compra | Logix | Trade | Order_3_003.xsd | |
07 | Nota Fiscal de Importação | Logix | Trade | Invoice_3_003.xsd | |
08 | Número Efetivo da Nota Fiscal no ERP | Logix | Trade | Invoice_3_003.xsd | |
09 | Cancelamento da Nota Fiscal no ERP | Logix | Trade | Invoice_3_003.xsd | |
10 | Aceite ou Recusa do cancelamento no Logix | Logix | Trade | Invoice_3_003.xsd | |
11 | Pedido de Compra de Aquisição de Serviço | Logix | Trade | Order_3_003.xsd | |
12 | Cancelamento do Pedido de Compra de Aquisição de Serviço | Logix | Trade | CancelRequest_1_000.xsd |
1 Processo Ordem de Compra
1.1 Envio da Ordem de Compra ao TradeEasy (Sup34093)
SUP34093 - Envio da Ordens de Compra ao TradeEasy.
O programa carrega o campo de comprador automaticamente com o código associado ao usuário logado. Se o usuário não possuir comprador definido, emite uma mensagem e cancela o processo de informar dados.
O programa abre uma tela com uma lista de ordens compra e seus dados, referente aos filtros de pesquisa informados. Esta nova tela permite multi-seleção. As ordens de compra obedecem os requisitos:
- A situação como A- Aberta (ordem_sup. ies_situa_oc)
- O fornecedor da ordem de compra ainda não estiver designado (ordem_sup.cod_fornecedor = 0)
- O pedido ainda não pode estar criado (ordem_sup.num_pedido = 0)
As ordens de compra selecionadas são enviadas para o Trade-Easy e gera flag de integração na tabela sup_par_oc com o parâmetro “integrado_trade_easy” com o campo parametro_ind = ‘S’
Obs.: Este processo somente é usado para ordens de compra com cotação ou importação por conta e ordem.
1.2 Modificação de ordem de compra (Sup0290/Sup0300/Sup21003)
Ao alterar a ordem de compra atualiza as informações no Trade-Easy.
O Trade-Easy realiza as validações e quando tiver inconsistência no Trade o Logix apresenta mensagem e não efetiva a modificação.
Não permite alteração da data de entrega para ordens com pedido.
1.3 Designação de ordem utilizando cotações de mercado interno e externo (Sup7640/Sup7641/Sup6510/Sup22002)
Quando a designação for para o mercado interno deverá ser cancelada a ordem no Trade-Easy.
Quando a designação for para o mercado externo enviará a cotação ganhadora para o Trade-Easy.
Obs.: Este processo somente é usado para ordens de compra com cotação.
1.3 Exclusão/cancelamento de ordem de compra (Sup0290/Sup0300/Sup21003)
Ao excluir/cancelar uma ordem de compra é enviado ao Trade-Easy mensagem de cancelamento da ordem.
1.4 Alteração de programação de entrega (Sup8530/ Sup0350 / Sup20213)
Atualiza as informações no Trade-Easy.
Após a designação para o mercado externo é bloqueada a modificação das programações.
Após a designação para o mercado interno é possível efetuar a modificação das programações.
2 Processo Pedidos
2.1 Liberação de pedido (SUP1582/ Sup22001)
Envia atualização da situação ao Trade-EasySe para os pedido gerados pelo Trade-Easy (registro na tabela sup_par_ped_compra, parâmetro = ‘pc_trade_easy’, parametro_ind = ‘S’)
2.2 Inclusão manual de pedido de compra (Sup0420/Sup1582/Sup22001)
É bloqueada inclusão de pedido ou inclusão de ordens manualmente a um pedido pre-existente, caso o pedido ou a ordem estejam integradas ao Trade-Easy.
2.3 Geração automática de pedido de compra (Sup4330/Sup22104)
Irá ignorar as ordens de compra que estão integradas ao Trade-Easy na geração dos pedidos de compra automático.
E para os itens com contrato fechado e fornecedor mercado externo, irá enviar as ordens de compra para o TradeEasy para geração do pedido de compra por lá.
2.4 Cancelamento de pedidos (Sup1582/Sup22001)
É bloqueado o cancelamento, exclusão ou liquidação de pedidos do TradeEasy via ERP.
2.5 Inclusão de pedido de compra de serviço do exterior (SUP0420, SUP4330, Sup22001)
Ao efetuar a inclusão obedecendo os critérios:
Com ordens que tenham objetivo de compra igual a ‘O’;
Fornecedor estrangeiro;
Situação do pedido igual a ‘R’.
Irá integrar ao Trade-Easy e gravar a tabela sup_par_ped_compra.
Ao efetuar a inclusão sem obedecer algum dos critérios acima, a integração com o Trade-Easy não ocorrerá.
Obs.: Este processo somente é usado para ordens de compra com cotação.
2.6 Cancelamento/exclusão/liquidação (Sup0360, Sup8530)
Ao cancelar um pedido de compra de serviço do exterior, integrado ao Trade-Easy/Siscoserv (sup_par_ped_compra.parametro = ‘integrado_siscoserv’) é enviado ao Trade-Easy mensagem de cancelamento do pedido.
2.7 Manutenção do pedido de compra (Sup1582/ SUP22001)
Os Pedidos de Compra integrados ao TradeEasy/Siscoserv (sup_par_ped_compra.parametro = 'integrado_siscoserv') são enviados para atualização no Trade.
Respeitando a validação do Trade-Easy, caso retorno negativo cancela a modificação, caso retorno positivo efetiva.
2.8 Cancelamento/exclusão/liquidação de Pedido (SUP20213)
Ao cancelar um pedido de compra de serviço do exterior, integrado ao Trade-Easy/Siscoserv (sup_par_ped_compra.parametro = ‘integrado_siscoserv’) é enviado ao Trade-Easy mensagem de cancelamento do pedido.
3 Nota Fiscal
3.1 Inclusão da nota fiscal (SUP3760)
É bloqueada a inclusão de nota fiscal ao informar pedido de compra que esteja integrado ao Trade-Easy (sup_par_ped_compra, parâmetro = ‘pc_trade_easy’, parametro_ind = ‘S’) pois a nota fiscal sempre é gerada no TradeEasy e recebida via integração automaticamente no ERP.
3.2 Modificação de uma nota (SUP3760)
Nao é permitida a alteração de campos que modifique o total da nota ou impostos de notas fiscais vindas do Trade-Easy (registro na tabela sup_par_ar, sup_par_ar.parametro = ‘nf_trade_easy’, sup_par_ar.par_ind_especial = ‘S’).
Somente ´s possível acesso aos campos:
SUP3760 – Cabeçalho: Tipo e CFOP;
SUP3760 – Itens: Bloquear todos os campos;
SUP3840: Inscrição Estadual, Registro entrada, Transportador, UF Veículo, Placa, Série fiscal 3 dígitos, Modelo nota fiscal, Placa Reboque, UF Reboque, Meio Transporte;
SUP3870: Tipo de Despesa e Código Fiscal.
3.3 Consistência da nota (SUP3760 / SUP3840 / SUP3870)
Quando a nota estiver integrada ao Trade-Easy não efetua a pergunta: ‘Deseja recalcular impostos declarados?’
Quando a nota estiver integrada ao Trade-Easy são bloqueadas as opções do menu: incL.itens, Exclui_item, 6-exclui_nota e 2-cancelar.
Habilita apenas opção de consulta para: ‘Q-Impostos’, ‘inf_comPl_item’ e ‘&_desconto_acrescimo.
3.4 Envio da nota para o SEFAZ (SUP1722 / OBF40000)
Quando enviada ao SEFAZ uma nota fiscal integrada ao Trade-Easy envia o novo número da nota fiscal ao Trade-Easy.
3.5 Cancelamento de nota no Trade-Easy
Quando nota já integrada no SEFAZ e fora do tempo permitido de cancelamento bloqueia o cancelamento da mesma. Quando não está integrada ao SEFAZ é excluída .