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Identificação da Administradora Financeira através da Rede Autorizadora
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||
Segmento: | Varejo | ||||||||
Módulos: | SIGALOJA, SIGAFRT e TOTVS PDV | ||||||||
Rotinas: |
| ||||||||
Cadastros Iniciais: | Configuração da Estação para utilização do TEF (SiTEF); | ||||||||
Parâmetro(s): | MV_LJADMFI | ||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||
Tabelas Utilizadas: | MDE - Admin. Cartões SITEF | ||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows | ||||||||
Versões/Release: | 11.80 | ||||||||
Versão Implementada: | 11.80 | ||||||||
Versão Expedida: | 11.80 | ||||||||
Fontes do Pacote: | FRTA271G.PRW 18/03/2016 09:49:15 | ||||||||
Pacotes: | 01tucog7_dbf.zip 01tucog7_top.zip |
Descrição
Implementado o recurso onde na finalização da venda, cujo forma de pagamento seja com cartão de crédito ou débito, o sistema identifica a Administradora Financeira de acordo com a Rede Autorizadora da Transação TEF.
Existe o recurso que identifica a Administradora Financeira através da Bandeira do cartão (Retirada da Tela de Escolha das Adm. Financeiras - parâmetro MV_LJADMFI habilitado ) e, agora esta nova implementação complementa esta anterior, onde o sistema identifica a Administradora Financeira a ser considerada em uma transação TEF, de acordo com a Bandeira do cartão e a Rede que autorizou a transação TEF. Este novo recurso permite configurar a taxa administrativa para cada bandeira e/ou rede autorizadora.
Esta identificação é realizada de acordo com o código de retorno que é fornecido pelo SiTEF, onde é retornado o código de retorno da Bandeira do cartão e o código de retorno da Rede que Autorizou a transação TEF. Baseado nesses códigos de retorno do SiTEF, o sistema Protheus identifica a Administradora Financeira a ser considerada com base na informação dos campos AE_ADMCART e AE_REDEAUT da tabela SAE, onde respectivamente deve ser configurado a Bandeira e a Rede Autorizadora.
Link para a implementação que é premissa nesse processo: Retirada da tela de escolha das Adm. Financeiras - TGCIH1
Importante
Esta funcionalidade se aplica somente quando utilizado o sistema SiTEF da Software Express para transações TEF e esteja habilitado a configuração de multi bandeira , conforme exemplo abaixo:
Arquivo: “sitefcfg.ini”
Habilita configuração para todas as empresas:
[Geral]
BandeiraPadraoHabilitada=1
Mais detalhes podem ser verificados diretamente com a Software Express.
Para utilização desta implementação é necessário habilitar a Retirada da Tela de Escolha das Adm. Financeiras (parâmetro MV_LJADMFI).
Importante
Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDLO161 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDLO161 no campo Programa Inicial.
- Clique em OK para continuar.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Importante
O compatibilizador alimenta a tabela MDE com a relação de códigos de retorno das Redes Autorizadoras conforme manual técnico disponibilizado pela Software Express. Esta inclusão somente é realizada no ambiente da Retaguarda, devendo então ser gerada a carga para alimentar essa tabela nos PDVs. Este tratamento é realizado para que não ocorra inclusão indevida de códigos nos ambientes do PDVs. Caso necessário realizar manutenção nesta tabela basta acessar a rotina de cadastro de códigos de retorno do SiTEF (LOJA075).
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
Atualizações do Compatibilizador
1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela SAE - Administração Financeira:
Campo | AE_REDEAUT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Rede Autoriz |
Descrição | Codigo Rede Autorizadora |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Cons. Padrão | MDERED |
Val. Sistema | Vazio() .Or. Lj070VldRD() |
Help | Informar o código correspondente a Rede Autorizadora da transação TEF retornada pelo SITEF. |
- Tabela SL4 - Condição Negociada:
Campo | L4_BANDEIR |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 5 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Bandeira |
Descrição | Codigo da Bandeira |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Código da Bandeira relacionada a transação TEF. |
Campo | L4_REDEAUT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 5 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Rede Autoriz |
Descrição | Codigo Rede Autorizadora |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Código da Rede que autorizou a transação TEF. |
2. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela MDE - Admin. Cartões SITEF:
Campo | MDE_TIPO |
Título | Tipo |
Descrição | Tipo |
Opções | CC=Credito;CD=Debito;RD=Rede |
Help | Tipo de retorno: |
- Tabela SAE - Administração Financeira:
Campo | AE_ADMCART |
Título | Bandeira |
Descrição | Cod. Bandeira SITEF |
3. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa MDERED:
Alias | MDERED |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Rede SITEF |
Contém | MDE |
Alias | MDERED |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | (vazio) |
Alias | MDERED |
Tipo | 2 |
Sequência | 02 |
Coluna | 02 |
Descrição | Descrição |
Contém | (vazio) |
Alias | MDERED |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | MDE_CODIGO |
Alias | MDERED |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Cod. SITEF |
Contém | MDE_CODSIT |
Alias | MDERED |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Descrição |
Contém | MDE_DESC |
Alias | MDERED |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | MDE_CODIGO |
Alias | MDERED |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 02 |
Descrição | Cod. SITEF |
Contém | MDE_CODSIT |
Alias | MDERED |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 03 |
Descrição | Descrição |
Contém | MDE_DESC |
Alias | MDERED |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Coluna | (vazio) |
Descrição | (vazio) |
Contém | MDE_CODIGO |
Alias | MDERED |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Coluna | (vazio) |
Descrição | (vazio) |
Contém | MDE->MDE_TIPO == "RD" |
4. Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa MDE:
Alias | MDE |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Administ. Sitef |
Contém | MDE |
Alias | MDE |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | (vazio) |
Alias | MDE |
Tipo | 2 |
Sequência | 02 |
Coluna | 02 |
Descrição | Descrição |
Contém | (vazio) |
Alias | MDE |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | MDE_CODIGO |
Alias | MDE |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Cod. SITEF |
Contém | MDE_CODSIT |
Alias | MDE |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Descrição |
Contém | MDE_DESC |
Alias | MDE |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Contém | MDE_CODIGO |
Alias | MDE |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 02 |
Descrição | Cod. SITEF |
Contém | MDE_CODSIT |
Alias | MDE |
Tipo | 4 |
Sequência | 02 |
Coluna | 03 |
Descrição | Descrição |
Contém | MDE_DESC |
Alias | MDE |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Coluna | (vazio) |
Descrição | (vazio) |
Contém | MDE_CODIGO |
Alias | MDE |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Coluna | (vazio) |
Descrição | (vazio) |
Contém | MDE->MDE_TIPO == AllTrim(M->AE_TIPO) |
5. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | MDE |
Ordem | 3 |
Chave | MDE_FILIAL+MDE_TIPO+MDE_CODSIT |
Descrição | Tipo + Cod. SITEF |
Proprietário | S |
Procedimento para Utilização
- No Controle de Lojas (SIGALOJA) ambiente da Retaguarda, acesse Atualizações / Cadastros / Administradoras Financeiras (LOJA070).
O sistema apresenta a janela de Administradoras Financeiras cadastradas. - Configure as Administradoras Financeiras, alimentando o novo campo Rede Autoriz (AE_REDEAUT), que relaciona o código de retorno do SiTEF, referente a Rede Autorizadora da Transação.
Este campo será considerado para a busca da Administradora Financeira de acordo com o código de Retorno da Rede Autorizadora da Transação TEF.
Observação: Caso seja necessário realizar alguma manutenção na descrição ou incluir algum código de retorno do SiTEF que ainda não exista na tabela MDE, basta acessar a rotina de cadastro de códigos de retorno do SiTEF (LOJA075) e fazer as alterações necessárias. Para cada código de retorno cadastrado, deve ser informado o tipo (campo MDE_TIPO) ao qual se refere o código de retorno, com as seguintes seguintes opções:
CC=Cartão de Crédito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Crédito.
CD=Cartão de Débito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Débito.
RD=Rede: Tipo relacionado ao retorno de Redes. - Após efetuar as devidas manutenções no Cadastro de Administradoras, deve ser realizada a Carga de Dados para as tabelas dos PDV ( atualização das tabelas : SAE e MDE dos PDVs).
- Realizar uma venda escolhendo Cartão de Crédito ou Cartão de Débito como forma de pagamento.
Será exibida a tela do SiTEF para transação do cartão. Basta seguir os procedimentos de preenchimento conforme orientação da tela de Wizard do TEF. - A venda é finalizada sem apresentar a tela para seleção da Administradora Financeira, pois foi identificada de acordo com a configuração do Cadastro de Administradoras Financeiras, conforme a Bandeira a Rede relacionada.
- Observe a gravação dos nos novos campos na tabela SL4:
Exemplo:
- Campo L4_BANDEIR: 00001 (Código de retorno do SiTef relacionado a Bandeira VISA Crédito)
- Campo L4_REDEAUT: 00125 (Código de retorno do SiTef relacionado a Rede VISANET - ESPECIFICACAO 4.1)
Obs : Para o cartão American Express a Software Express retorna AMEX , ou seja, deve ter uma administradora financeira contendo essa descrição.
Teste realizado em ambiente de desenvolvimento
View filename TUCOG7_SIGALOJA_ET_SUST.pdf height 250
name | TUCOG7_SIGALOJA_ET_SUST.pdf |
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height | 250 |