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Atualização Desperdícios e Economias - GF0403

Visão Geral do Programa

Desperdício é o termo utilizado para calcular as possíveis perdas ou metas não alcançadas. Por exemplo: um veículo com consumo padrão (meta) de 10km/litro para percorrer 100km, necessita de 10 litros. Se cada litro custa R$ 1,50, o total gasto será de R$ 15,00 (para fazer este percurso).

No entanto, se o equipamento realizar o percurso com 12 litros, significa que o veículo teve um consumo de 8,33 km/litro. Se não avaliarmos a % de aceitação de consumo abaixo do padrão, pode-se dizer que esta viagem teve um desperdício de R$ 3,00 (isto é, dois litros).

Há no cadastro de parâmetros uma porcentagem de aceitação de consumo abaixo do padrão. Supondo que esta porcentagem seja de 10%, significa que até 9km/litro o sistema considerará não desperdício.

Valorizando a diferença, um equipamento com consumo padrão de 10km/litro, que realiza um consumo real de 8,333km/litro e porcentagem de aceitação de 10% em uma viagem onde consumiu 10 litros a R$ 1,5 o litro, o valor total de desperdício será de R$ 1,00.

O mesmo ocorre com pneus e componentes; se durabilidade de um pneu for de 50.000 e o uso real do mesmo for de 40.000, percebe-se que teve uma perda de 20%. Desconta-se a % de aceitação do cadastro de parâmetros e multiplica-se pelo custo/km do pneu (sendo que o custo/km do pneu ou componente é o valor do mesmo dividido pela durabilidade padrão).

Com relação à mão de obra, apesar de ter que desembolsar o salário do mecânico mesmo que ele não trabalhe em equipamento o dia todo, considera-se desperdício todos os serviços realizados acima do tempo padrão. Isto porque, o tempo padrão pode ser o tempo a ser pago em uma empresa de terceiros ou ainda o mecânico pode estar realizando horas extras por não cumprir o tempo padrão para os serviços realizados.

Assim, a sua consulta é opcional, entretanto, será calculada como desperdício a diferença de horas entre tempo real e padrão. Exemplo: um serviço de “Troca Motor” por padrão da empresa, este serviço deve ser executado em 4 horas. Se o funcionário realizar o serviço em 5 horas, necessitou de 25% a mais de tempo. Esta uma hora a mais gasta será multiplicada pelo valor hora do funcionário (como, por exemplo, R$ 4,00), gerando um desperdício de R$ 4,00.

Para lubrificantes não será considerada uma coluna de economia, para que não seja estimulada a troca de óleo após o prazo ou não lubrificação do equipamento.

O conceito sobre economias segue o mesmo processo de cálculo, no entanto, é calculada quando a meta é cumprida e ainda executada acima do esperado.

Fórmulas dos Cálculos de Desperdícios e Economias

Combustível

Se Tipo Consumo Combustível do Equipamento for igual “Percurso / Quantidade

%Desconto = ((Consumo Padrão – Consumo Real) / Consumo Padrão * 100) – % Parâmetro Desperdício.

%Economia = ((Consumo Real – Consumo Padrão) / Consumo Padrão * 100) – % Parâmetro Economia.

Se Tipo Consumo Combustível do equipamento for Igual a “Quantidade / Percurso

%Desconto = ((Consumo Real – Consumo Padrão) / Consumo Padrão * 100) – % Parâmetro Desperdício.

%Economia = ((Consumo Padrão – Consumo Real) / Consumo Padrão * 100) – % Parâmetro Economia.

Nota
titleNota:
  • Para chegar no valor de desperdício ou economia, basta multiplicar o valor do abastecimento pela %Desperdício ou %Economia.
  • Somente serão calculados os valores de desperdício se % Desconto for maior que zero.
  • Somente serão calculados os valores de economia se % Economia for maior que zero.
  • Os parâmetros de aceitação de desvio entre o consumo real e padrão de combustível são identificados na função Parâmetros Frota (AB0101), por intermédio dos códigos 15 e 16.

 

Lubrificante – Troca Antes do Prazo

%Desperdício = 100 – (Vida do Óleo / Período Padrão de Troca * 100) – % Parâmetro Desperdício Troca.

Nota
titleNota:

Para chegar ao valor de desperdício, basta multiplicar o valor da lubrificação pela %Desperdício.

O parâmetro de desperdício de troca de óleo antes do prazo é identificado na função Parâmetros Frota (AB0101), por intermédio do código 1.

 

Lubrificante – Remontas Anormais

Valor Desperdício = valor do lubrificante no apontamento de remonta de óleo.

Nota
titleNota:
Para identificar remontas anormais, deve-se verificar no relacionamento entre equipamento e compartimento se remonta de óleo estiver marcada com “Anormal”.

 

Lubrificante – % Remontas Acumulada Acima da Capacidade do Compartimento

Valor Desperdício = valor do lubrificante no apontamento de remonta de óleo.

Nota
titleNota:
Calculada somente se a quantidade remontada desde última Troca/Capacidade Compartimento * 100 for maior que Porcentagem Parâmetro Remonta Acima da Capacidade do Compartimento, identificado no cadastro de Parâmetros Frota (AB0101), por intermédio do código 2.

 

Pneus

Desperdício = (Custo do Pneu * (100 – (Durabilidade Real Pneu / Durabilidade Padrão * 100) – % Parâmetro Desperdício Pneus) / 100).

Economia = (Custo do Pneu * ((Durabilidade Real do Pneu / Durabilidade Padrão * 100) – (100 + % Parâmetro Economia Pneus) / 100)).

Nota
titleNota:

Os valores para cálculo dos desperdícios e economias estão registrados na vida do pneu consultado.

Somente serão calculados valores de desperdícios ou economias se porcentagens calculadas forem maiores que as porcentagens de aceitação indicadas no cadastro de Parâmetros Frota (AB0101), códigos 5 e 6.

 

Componentes

Desperdício = (Custo Componente * (100 – (Durabilidade Real Componente / Durabilidade Padrão * 100) – % Parâmetro Desperdício Componente) / 100).

Economia = (Custo Componente * ((Durabilidade Real Componente / Durabilidade Padrão * 100) – (100 + % Parâmetro Economia Componente) / 100)).

Nota
titleNota:

Os valores para cálculo dos desperdícios e economias estão registrados na vida do componente consultado.

Somente serão calculados os valores de desperdícios ou economias se as porcentagens calculadas forem maiores que as porcentagens de aceitação indicadas no cadastro de Parâmetros Frota (AB0101), códigos 31 e 32.

 

Mão de Obra

Desperdício = (Custo GFF + Custo DIR) * (((Horas Reportadas – Tempo Padrão) / Tempo Padrão * 100) – % Parâmetro Desperdício Mão de Obra) / 100.

Economia = (Custo GFF + Custo DIR) * (((Tempo Padrão - Horas Reportadas) / Tempo Padrão * 100) – Porcentagem Parâmetro Economia Mão de Obra) / 100.

Nota
titleNota:

Os valores de GGF somente serão calculados após o fechamento do mês. Para os valores de mão de obra direta, será utilizado o valor informado na tabela de salários.

Somente serão calculados os valores de desperdícios ou economias se as porcentagens calculadas forem maiores que as porcentagens de aceitação indicadas no cadastro de Parâmetros Frota (AB0101), códigos 33 e 34.

 

 Atualização Desperdícios e Economias – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Definir as faixas de dados a serem consideradas no cálculo dos desperdícios e economias de combustíveis, lubrificantes, pneus, componentes e mão de obra, conforme metas estabelecidas.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Inserir a faixa de empresas para selecionar os equipamentos na atualização dos custos. 

Estabelecimento

Inserir a faixa de estabelecimentos para selecionar os equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Tag

Inserir a faixa tags de estabelecimentos para selecionar os equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Centro Custo Eqpto

Inserir a faixa centros de custo de estabelecimentos para selecionar os equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Unidade Negócio

Inserir a faixa unidades de negócio de equipamentos para selecionar os que serão analisados no fechamento de custo.

Atualização Desperdícios e Economias – Pasta Parâmetro

Objetivo da tela:

Estabelecer parâmetros para o cálculo dos desperdícios e economias de combustíveis, lubrificantes, pneus, componentes e mão de obra.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Combustível

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de combustíveis gastos pelos equipamentos no período. 

Lubrificantes

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de lubrificantes e filtros gastos pelos equipamentos no período. 

Pneu

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de itens (requisitados pelo estoque) gastos pelos equipamentos no período. 

Componente

Quando assinalado, acumula os valores de notas fiscais aplicadas aos equipamentos no período. 

Mão de Obra/GGF – Manutenção

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de mão de obra direta e GGF gastos em equipamentos no período. 

Número Dias

Inserir o número de dias para o qual deverá ser realizada a atualização. 

Data Inicial

Inserir a data inicial a ser considerada pelo sistema para atualização de economias e desperdícios. 

Nota
titleNota:

Quando selecionada a opção eventos, elimina a necessidade de atualizar a função Atualização Custos Eventos (GF0401).

Quando selecionada a opção mão de obra, GGF ou itens, não será necessário atualizar a função Atualização Ordens Manutenção (MV0402). Esta função será automaticamente atualizada por intermédio desta tela do módulo Gerencial de Frotas.

Atualização Desperdícios e Economias – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Estabelecer detalhes sobre o destino da impressão e a sua forma de execução.

 

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