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Visão Geral
Atualmente, situações como criação de um e-commerce, redução de impostos e custos de logística, abertura de novas unidades, fusões ou expansão da área de cobertura, levam as empresas a elaborar modelos diferenciados de Vendas, centralizando ou descentralizando a captação de Pedidos e Distribuição.
Pensando nisso, a TOTVS está evoluindo a solução de Central de Vendas para ficar +Ágil e +Completa e a partir da Release 12.1.6 atenderá os cenários...
- Vender Centralizado e Atender Distribuído: captar pedidos de venda em um estabelecimento específico e atender em outros estabelecimentos (onde a mercadoria é armazenada – Fábrica ou CD).
- Vender Distribuído e Atender Centralizado: captar pedidos de venda em vários estabelecimentos e atender em um estabelecimento específico (onde a mercadoria é armazenada- Fábrica ou CD).
- Vender Distribuído e Atender Distribuído: captar pedidos de venda em vários estabelecimentos e atender em outros estabelecimentos (onde a mercadoria é armazenada – Fábrica ou CD).
Quando a Central de Vendas estiver habilitada o sistema irá considerar as Regras de Negócio que definem quais estabelecimentos atendem quais itens e, quando da implantação do Item do Pedido de Venda, será sugerido o Estabelecimento de Atendimento.
Quando finalizada a digitação do Pedido de Venda, este será quebrado de acordo com os diferentes Estabelecimentos informados nos itens.
A partir da Release 12.1.13 uma nova regra foi criada. Esta regra passa a tratar o Estabelecimento Exclusivo que faz com que a quebra de pedidos ocorra somente quando no mesmo pedido houver mais de um Estabelecimento Exclusivo.
Essa nova regra foi criada para tratar a situação de itens que eventualmente são fabricados ou distribuídos em um único estabelecimento.
Exemplo:
Num pedido podemos ter:
- Itens que são fabricados em um único estabelecimento – exclusivo.
- Itens que são fabricados em mais de um estabelecimento, mas possuem um estabelecimento preferencial.
- Itens que são fabricados em vários estabelecimentos.
Quando o parâmetro “Trata Estabelecimento Exclusivo” estiver marcado no Cadastro de Relacionamentos do Estabelecimento de Atendimento - CD2018, o sistema fará a quebra dos pedidos somente quando houver mais de um Estabelecimento Exclusivo no mesmo Pedido de Venda. Uma vez que o pedido foi quebrado, o sistema vai distribuir entre os estabelecimentos exclusivos os itens preferenciais e por fim, os indiferentes.
Cenário 1
- Item A – estabelecimento exclusivo São Paulo.
- Item B – estabelecimento indiferente, fabricado em vários estabelecimentos.
- Item C – estabelecimento preferencial Curitiba.
- Item D – estabelecimento indiferente, fabricado em vários estabelecimentos.
- Item E – estabelecimento preferencial São Paulo.
- Item F – estabelecimento exclusivo Curitiba.
- Item G – estabelecimento preferencial Curitiba.
Neste caso serão gerados dois Pedidos:
Pedido 1 – Estabelecimento São Paulo com os seguintes itens:
- Item A – estabelecimento exclusivo São Paulo.
- Item B – estabelecimento indiferente.
- Item D – estabelecimento indiferente.
- Item E – estabelecimento preferencial São Paulo.
Pedido 2 – Estabelecimento Curitiba com os seguintes itens:
- Item C – estabelecimento preferencial Curitiba.
- Item F – estabelecimento exclusivo Curitiba.
- Item G – estabelecimento preferencial Curitiba.