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01. VISÃO GERAL

A rotina permite a criação/manutenção de monitores personalizados, que podem ser incorporados às Visões dos usuários no painel de Gestão à Vista, da mesma forma que os monitores padrões. Estes Monitores Exclusivos podem ser utilizados para contemplar consultas tanto em tabelas específicas do cliente, como nas próprias tabelas padrões.
Essa ferramenta permite a definição de diversos elementos, como nome, filtros, tipo (texto ou gráfico) e outras características específicas dos monitores, proporcionando uma experiência de personalização completa.


02. REQUISITOS

A rotina foi desenvolvida no framework PO-UI e utiliza APIs REST para realizar a busca dos dados no Protheus. Dessa forma, é necessário que algumas configurações adicionais sejam feitas no ambiente Protheus. Verifique as configurações necessárias na página Pré-requisitos / Configuração.

Nota

Esta rotina está disponível a partir da release 12.1.2410, com possibilidade de implantação nas releases 12.1.2210 e 12.1.2310 através da atualização do pacote da expedição de contínua a partir de janeiro/2024 em Pacotes de Atualização - PCP - P12, incluindo pacote de dicionário. Sem a aplicação deste pacote, a tentativa de executar a rotina PCPMCUSTOM resultará em erro indicando o dicionário de dados desatualizado.

Fazer inclusão no menu da rotina PCPMCUSTOM (função Protheus).
Local sugerido: menu Atualizações, sub-menu Gestão à Vista, item Gestão à vista - Monitores Exclusivos.

Maiores detalhes em Gestão à Vista.


03. TELA DE LISTAGEM

Na tela de listagem, são exibidos todos os monitores exclusivos cadastrados. É possível pesquisar um monitor através de seu título ou objetivo.


Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

AdicionarRedireciona para a tela de inclusão de um novo monitor.
EditarAbre a tela de edição, posicionada no monitor selecionado.
ExcluirApaga o monitor selecionado e todos os seus relacionamentos (visões e filtros)


Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

TítuloTítulo padrão informado para o monitor. 
AgrupadorTag que indica à qual agrupamento o monitor pertence. 
TipoTags que exibem os tipos suportados pelo monitor, podendo ser Texto ou Gráfico.
API negócioCaminho relativo da API responsável por gerar os dados do monitor.
ObjetivoTexto que descreve os objetivos e características do monitor.


04. TELA DE INCLUSÃO/EDIÇÃO

Esta tela permite incluir ou alterar um monitor já existente, assim como adicionar filtros aos monitores.


Outras Ações / Ações relacionadas

Campo

Descrição

CancelarInterrompe o processo de inclusão ou edição de um monitor e volta para a listagem.
SalvarConfirma a inclusão ou alteração do monitor, persistindo os dados no banco.
Validar

Executa testes sobre a API informada no campo API de Negócio para verificar se ela possui os métodos necessários para o correto funcionamento do monitor.

Importante

Funcionalidade existente apenas para o produto Datasul.

Esse botão só ficará disponível no modo de edição.

Filtros

Abre a interface para cadastrar os filtros do monitor.


Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

CódigoCampo interno que determina o código do monitor, que o diferenciará dos demais. Precisa ser único.
Rascunho?Se assinalado, o monitor não irá aparecer para os demais usuários no painel do Gestão à Vista. Somente o usuário que cadastrou o monitor terá acesso à ele. Essa opção é útil para evitar que um monitor que ainda está sendo desenvolvido ou testado seja utilizado indevidamente.
TítuloTítulo padrão do monitor.
AgrupadorIndica à qual agrupamento o monitor pertence. Durante a inclusão do monitor em uma Visão no Gestão à Vista, os monitores são separados conforme seu agrupador, para facilitar sua localização. Exemplo de agrupadores: Chão de Fábrica, Produção, Custos etc.
ObjetivoTexto que descreve os objetivos e características do monitor. 
Opções de visualizaçãoDetermina quais modos de apresentação de dados o monitor irá suportar, podendo ser Texto, Gráfico ou ambos.
Opções de GráficosSe for selecionada a opção de apresentação Gráfico, esse campo permite escolher quais os tipos de Gráfico serão suportados: Pizza, barras, colunas, gauge, linhas e rosca.
API de negócioCaminho relativo da API responsável por gerar os dados do monitor. Essa API precisará ser desenvolvida pelo usuário seguindo a documentação técnica.


05. TELA DE INCLUSÃO E ALTERAÇÃO DE FILTROS


Esta janela auxilia na manutenção dos filtros de um monitor, permitindo flexibilidade nas parametrizações das consultas de acordo com a necessidade. Esses filtros ficarão disponíveis para o preenchimento do usuário e serão disponibilizados no método de query da API de negócio.


Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Alterar ordenaçãoPermite que o usuário escolha a ordem em que os filtros aparecerão para o usuário. Ao clicar no botão, basta segurar e arrastar os cards dos filtros para a posição desejada.
AdicionarMuda a interface para o modo de adição, que permite incluir um novo filtro.
EditarMuda a interface para o modo de edição para um filtro já existente.
ExcluirApós confirmação, apaga o filtro selecionado.


Principais Campos e Parâmetros

Dependendo do tipo do filtro selecionado, os campos disponíveis irão mudar. Essas informações são obrigatórias para o funcionamento do filtro, portanto é necessário preencher todas.

Campo

Descrição

Campo

Descrição

TipoTipo do filtro, que determina o formato e a apresentação do filtro para o usuário. Pode ser: Texto, Numérico, Data, Seleção ou Lookup (Zoom de pesquisa).
TítuloTítulo do filtro. É o texto que aparecerá acima do filtro quando este estiver sendo visualizado.
PropriedadeCódigo único do filtro, para diferenciá-lo dos demais. É através do valor desse campo que a API de negócio irá localizar e buscar o valor informado no filtro pelo usuário.
Filtro Opcional?Determina se o usuário poderá ou não deixar esse filtro em branco quando estiver parametrizando o monitor.

Opções de seleção

Disponível para filtros do tipo Seleção.

Define quais as opções que poderão ser escolhidas pelo usuário ao utilizar o filtro. O título é o nome que aparecerá na lista no momento da seleção, enquanto o valor é o que será enviado para a API. Exemplo: Campo de seleção de Prioridade, onde as opções são:

  • Baixa, valor: 1
  • Média, valor: 2
  • Alta, valor: 3

Se o usuário selecionar a opção Alta, será enviado no campo correspondente o valor 3.

Tabela principal


Disponível para filtros do tipo Zoom (pesquisa).

Define qual a tabela será utilizada para a busca dos dados que aparecerão no zoom. 

Chave primária


Disponível para filtros do tipo Zoom (pesquisa).

Campo que será utilizado como chave única dos registros da tabela selecionada como principal para o zoom. Algumas considerações:


  • Atualmente só são suportadas tabelas que possuem chave simples, como por exemplo Ordem de produção (campo nr-ord-produ), Estabelecimento (cod-estabel) etc. Tabelas com chave composta (2 ou mais campos) não são compatíveis (ex: Tabela de reservas da ordem).
  • O campo de chave primária será exibido em uma coluna chamada Código na janela de zoom que é aberta ao clicar na pesquisa.
  • Depois de informada a tabela principal, automaticamente serão carregados todos os campos dessa tabela para facilitar na escolha da chave primária.

Campo de descrição


Disponível para filtros do tipo Zoom (pesquisa).

Campo que será utilizado como descrição dos registros da consulta. Ele será exibido em uma coluna chamada Descrição na tela de zoom, e também ao lado do código no campo do filtro.


06. TABELAS UTILIZADAS

  • HZE - Monitor
  • HZF - Monitor x Propriedade