O objetivo deste guia é apresentar quais os problemas mais comuns ao efetuar a atualização do TOTVS Fluig Plataforma e como resolvê-los.
Descrevemos abaixo algumas situações que podem impactar diretamente na instalação/atualização das mídias do TOTVS Fluig Plataforma no Sistema Operacional Windows.
01. O usuário que está executando o instalador deve possuir permissão de administrador.
02. Iniciar a sessão no Sistema Operacional com um usuário que possua propriedades administrativas no servidor.
03. Verificar se o usuário autenticado é realmente um usuário administrador:
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| - Buscar pelo o Painel de Controle do Windows.
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| - Acionar Contas de Usuário.
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| - Acionar Contas de Usuário novamente.
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| - Clicar em Gerenciar Contas de Usuários.
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| - Selecionar o usuário que está autenticado e clicar em Propriedades.
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| - A opção Administrador precisa estar marcada.
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04. Em caráter de teste, tente iniciar o instalador por linha de comando:
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| - Abrir o prompt de comando através do botão direito do mouse e escolha a opção Executar como administrador, conforme a imagem abaixo:
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| - Se sua sessão não for de administrador, será necessário informar um login e senha antes de prosseguir;
- Com o prompt de comando aberto, navegue até a pasta descompactada onde contém a mídia do Fluig.
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| - Ao acessar a pasta do instalador, execute o fluig-installer.jar, através do comando: java -jar fluig-installer.jar.
- A tela do instalador/atualizador será exibida e o processo de atualização prosseguirá normalmente.
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Não é incomum que, ao encerrar o serviço "fluig", o status permaneça em "stopping" e não finalize a ação.
Esse comportamento não é do Fluig em si e, geralmente, está associado a interferências externas, seja de outra aplicação, servidor, etc.
Nesse cenário, apenas o serviço "fluig" apresenta esse comportamento, os demais serviços (fluig_Indexer e fluig_RealTime) funcionam corretamente.
Informações |
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title | Os motivos mais comuns para a situação ocorrer são: |
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- Aplicação de backup sendo executada nas pastas e no mesmo servidor da plataforma, de forma que, o serviço não consiga fazer os procedimentos necessários para parar.
- Antivírus ativado, ou funcionando no mesmo servidor, sem ter o Fluig configurado como exceção. Isso pode impedir a plataforma de apagar pastas temporárias, que é um procedimento padrão no desligamento.
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Preparamos algumas recomendações e procedimentos a serem feitos para que a instalação/atualização possa prosseguir:
01. O ideal é que o servidor seja dedicado à plataforma, sem que haja outros sistemas operando em conjunto.
02. Caso seu servidor não seja dedicado à plataforma:
- Realizar um teste desativando as outras aplicações e avaliar se ainda ocorre interferências ao finalizar o serviço "fluig".
- Verificar se há alguma outra aplicação Java na máquina. Caso tenha, conferir a documentação sobre as Portas e endereços que são utilizados pelo Fluig e descartar a possibilidade de conflitos.
03. Limpar os arquivos temporários do Windows, seguindo os passos abaixo:
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| - Fechar todas as aplicações abertas.
- Acionar Executar.
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| - Digitar o termo %tmp% ou %temp% (ambos são válidos).
- Clicar em Ok.
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| - Abrirá a pasta de arquivos temporários do Windows.
- Selecionar todos os arquivos (Ctrl + A).
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| - Clicar com o botão direito do mouse em cima dos arquivos selecionados e acionar Excluir.
- Confirme a exclusão dos arquivos.
- Também é possível realizar a exclusão com o botão Delete, no teclado.
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04. Encerrar todas as tarefas do OpenJDK Platform binary e do Node.js JavaScript Runtime no Gerenciador de Tarefas do Windows:
Informações |
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O Node.js JavaScript Runtime é um ambiente de execução do código JavaScript do lado servidor (server-side). Na prática, o Node.js gera a possibilidade de criar aplicações autossuficientes (standalone) em uma máquina servidora, sem a necessidade do navegador. Já o OpenJDK Platform binary é um serviço que executa o Servidor de Aplicação Java, que serve como base para a aplicação Fluig. A plataforma funciona tanto de forma reativa, quando os usuários a acessam; quanto proativa, quando se tratam de fluxos automáticos, agendamentos de processamentos e demais tarefas automatizadas que possam estar configuradas. Assim, mesmo sem usuários utilizando o ambiente, existem integrações ou agendamentos de tarefas que são executados em segundo plano pelo Fluig. |
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| - Acionar o atalho Ctrl + Alt + Del no teclado e clicar em Gerenciador de Tarefas.
- Também é possível pesquisar por Gerenciador de Tarefas no campo de busca do Windows.
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| - Se certifique que está na aba Processos.
- Buscar em Processos em segundo plano pelos termos "OpenJDK Platform binary" e "Node.js JavaScript Runtime".
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| - Acionar o recurso Finalizar tarefa para cada processo em segundo plano relacionado ao "OpenJDK Platform binary" e ao "Node.js JavaScript Runtime".
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| - Após finalizar as tarefas, abra novamente a tela de Serviços do Windows. Todos os serviços deverão aparecer sem nenhuma informação na coluna Status.
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Ocorre algum evento de log no Windows? Pode ser consultado em: Menu Iniciar (Windows) > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Visualizador de eventos > Expanda "Logs do Windows" (no Painel Esquerdo). Caso ocorra, nos envie prints, por gentileza.
Monitoramento de recursos:
1. Pare os serviços do Fluig e remova os itens da pasta apps (<diretório de instalação do fluig>\appserver\apps) para outro local, fora do diretório de instalação do Fluig.
2. Reinicie os serviços, tente pará-los novamente para verificarmos se ainda se mantem o status de stopping.
3. Usando o Monitor de Recursos do Windows podemos tentar mapear o que está conectado ou utilizando o java.exe. Para isso:
- Abra a busca do Windows e procure pelo Monitor de Recursos do sistema. Para isso, digite “resmon.exe” (sem aspas):
- Selecione a opção "java.exe":
- Nos envie prints dessa tela mostrando os módulos associados.
01. Durante a instalação ou atualização da plataforma, podem surgir as seguintes mensagens de erro:
- O serviço Fluig está em execução. Finalize o serviço para continuar a atualização.
- Existe algum arquivo aberto ou em uso. Feche todas as aplicações que possam estar usando arquivos.
- O serviço do Solr está em execução. Finalize o serviço para continuar a atualização.
- The system cannot find the path specified.
- Mensagens em branco.
- Unable to evaluate expression using this context.
- [...]\dataset.author.csv (O dispositivo não está pronto).
02. O instalador da plataforma verifica se todos os serviços e arquivos da plataforma estão abertos ou em uso durante a instalação/atualização. Isso garante que o procedimento seja realizado com segurança.
03. Ao ignorar os erros e prosseguir com a instalação, é possível finalizá-la. No entanto, ao tentar inicializar a plataforma, os serviços são encerrados logo em seguida.
04. Abaixo seguem alguns exemplos das mensagens que podem aparecer em tela:
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01. Certifique-se de ter fechado todos os arquivos e finalizado os serviços do Fluig: (1) fluig, (2) fluig_Indexer e (3) fluig_RealTime.
02. Tente renomear a pasta de instalação da plataforma.
03. Se o Sistema Operacional não permitir que a pasta seja renomeada, significa que algum arquivo está aberto ou em execução.
01. Se não for possível renomear a pasta de instalação, siga os passos abaixo para executar a atualização/instalação:
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| a) Acessar a tela de Serviços do Windows e procure pelos serviços: (1) fluig, (2) fluig_Indexer e (3) fluig_RealTime.
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| b) Acessar as propriedades de um dos serviços.
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| c) Alterar o Tipo de Inicialização de Automático para Manual. Essa configuração será utilizada apenas para reiniciar o servidor e fazer a atualização. Depois o serviço poderá ser configurado novamente para inicialização automática. Esse passo é importante para evitar que o serviço inicialize e seja preciso parar o serviço manualmente antes de executar a atualização.
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01. Realizar a limpeza dos arquivos temporários e pastas keys, conforme o passo a passo abaixo:
a) Parar a execução dos serviços do Fluig: (1) fluig, (2) fluig_Indexer e (3) fluig_RealTime.
b) Acessar o diretório: <diretório de instalação do Fluig>/appserver/domain.
c) Eliminar as pastas: data, log, servers e tmp.
Aviso |
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Nesse diretório existe a pasta configuration, que não deve ser excluída, pois se trata de uma pasta fundamental para o funcionamento da plataforma. As demais pastas são todas temporárias. Caso a plataforma não as encontre, ela automaticamente recria as pastas. |
Informações |
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Esse procedimento reiniciará a plataforma e limpará os arquivos de log do ambiente. |
d) Apagar as pastas keys disponíveis nos caminhos:
- <diretório de instalação do Fluig>\repository\wcmdir
- <volume do Fluig>\keys.
e) Verificar se existem arquivos que NÃO estejam nos formatos .war, .ear ou .jar dentro das pastas apps, core e system. Caso existam, é necessário remover esses arquivos fora do formato das pastas:
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\apps
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\core
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\system
Nota |
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Os arquivos temporários gerados nestas pastas são excluídos no momento da finalização dos serviços, porém, em casos de desligamentos forçados do ambiente estes arquivos podem não ser excluídos automaticamente. Assim, é necessário fazer a exclusão manualmente, geralmente, os arquivos temporários estão no formato .tmp ou são diretórios como o mesmo nome. |
01. Reiniciar o servidor.
02. Tentar efetuar a atualização da plataforma novamente.
03. Caso consiga, lembre-se de voltar às instruções do título "Alterar o tipo de inicialização dos serviços para manual" e altere o Tipo de Inicialização para Automático.
04. Iniciar novamente os serviços do Fluig: (1) fluig_Indexer, (2) fluig_RealTime e (3) fluig.
Em servidores Linux essas situações não costumam ocorrer, no entanto, caso ocorra alguma eventualidade, realize a abertura de um ticket na Central de Atendimento, através das opções: Nova Solicitação → Suporte Técnico e anexe esses arquivos ao chamado. Essa ação agilizará todo o processo de atendimento:
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\domain\configuration\domain.xml
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\domain\configuration\host.xml
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\domain\servers\fluig1\log\server.log
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\domain\log\host-controller.log
- <diretório de instalação do Fluig>\appserver\domain\log\process-controller.log
- <diretório de instalação do Fluig>\node\fluig.rt\package.json
- <diretório de instalação do Fluig>\node\fluig.rt\logs
- <diretório de instalação do Fluig>\install.log
- <fluig.conf> (Arquivo que fica dentro do servidor do Proxy Reverso)