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titleConsultoria tarifada para Unidade TOTVS (ao invés de tarifar o cliente)

Há situações em que o cliente já está sendo atendido por um consultor TOTVS de sua Unidade / Franquia. Nestes casos em que o consultor não identificar a causa do problema e recorrer ao atendimento da Consultoria Técnica / Consultoria do Suporte, é comum que o cliente e Unidade se alinhem para que o custo decorrente das horas de atendimento seja repassado à Unidade, visto que o cliente já está arcando com o custo do consultor alocado da Unidade.

Nestes casos é imprescindível que a aprovação da Consultoria seja realizada formalmente no ticket por um responsável da Unidade, e que junto ao aceite, antes de dar início ao atendimento, sejam já enviados os dados para posterior cobrança; podendo optar entre duas alternativas:


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titleFaturamento (emissão da Nota e boleto) diretamente à Unidade

Neste caso, deverão informar o Código da organização relativo à Franquia (o código deve necessariamente ser iniciado por T), e respectivo CNPJ da Franquia, para conferência;

O analista deverá alterar o Solicitante do ticket em questão, registrando a própria Franquia como solicitante oficial, e deixando o e-mail do cliente apenas em cópia para acompanhar o atendimento;

É importante conferir que o código da Franquia (iniciado por T) confere com o CNPJ informado;

Após ajustado o solicitante, é necessário salvar (gravar) o ticket, e atualizar a página (ou atualizar a área de aplicativos na lateral direita do ticket). É imprescindível que este procedimento seja realizado antes de qualquer apontamento de horas no ticket, do contrário, o apontamento será gravado internamente em nome do cliente, para quem será emitida a Nota, ao invés de em nome da Unidade;

Após finalização do ticket, o mesmo será faturado para a Unidade (ou seja, emitida Nota Fiscal e boleto bancário para a Unidade), em ocasião do Fechamento Mensal de Consultorias.

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titleRepasse gerencial (transferência de valores entre Centros de Custos)

Tivemos um histórico recorrente de transtorno e desgaste com as Unidades para obter os dados de repasse após já realizado o atendimento, por isso, é importante ressaltar que é imprescindível antes de dar início ao atendimento, junto ao aceite do Termo, que a Unidade envie os dados para transferência de centro de custo que possivelmente será realizada posteriormente.

Dados que a Unidade deve enviar para repasse gerencial (exemplo):

  • Centro de custo
  • Item
  • Classe de valor
  • Conta contábil


Neste caso, todos os apontamentos de horas inseridos no ticket no decorrer do atendimento deverão ser registrados com o flag "Não efetuar cobrança" marcado. Do contrário, seria indevidamente emitida Nota Fiscal ao finalizar o atendimento.

Importante: 

Para que o Repasse entre dentro do mês solicitado, se faz necessário ser lançado 7 dias úteis antes do fim do mês, para que sejam aprovados pelos respectivo gestores da área e pelo planejamento(Contabilidade).

Exemplo: Se fizer a solicitação dia 22/11/2022 sexta- feira só será lançado o WF 27/11/2022, são 3 dias úteis para gestores aprovarem, restando os outros dias para o planejamento aprovar. Normalmente, a contabilidade trabalha com uma data limite. Costuma ser antepenúltimo ou penúltimo dia útil do mês para o Planejamento aprovar.


Após devida finalização do atendimento e contabilização das horas, o analista/líder deverá preencher o formulário.

Dados:

-Nome do Solicitante (Contato que poderá ser acionado em caso de dúvidas)  

-Área Solicitante (área/equipe onde o solicitante atua)

-Linha de Produto (Descrição da Linha de Produto)

-Tipo (compra ou venda de recursos,  se refere a serviços realizados a outras equipes, ou empréstimo de recursos. Caso seja algo diferente, pode optar por outros e descrever o motivo.)

-Repasse Recorrente ou Avulso? (repasse recorrente - meses consecutivos e Repasse Avulso - pontual somente aquele mês)


*Repasse Avulso

-Código/Número do Cliente/Recurso/Projeto

-Nome do Cliente/Recurso/Projeto

-Valor R$ (valor do repasse acordado com o cliente ou com a coordenação da equipe)

-Motivo (motivo do repasse)

-Nome ou E-mail do contato de alinhamento do repasse


-Centro de Custo -  DESTINO/CRÉDITO (Cedente): (centro de custo da área que vai receber o crédito) 

-Item  -  DESTINO/CRÉDITO (Cedente): (item contábil da área que vai receber o crédito) 

-Classe de valor  -  DESTINO/CRÉDITO (Cedente):(classe contábil da área que vai receber o crédito)


-Centro de Custo -  ORIGEM/DÉBITO (Tomador):(centro de custo da área que vai debitar/pagar)

-Item   -  ORIGEM/DÉBITO (Tomador):(item contábil  da área que vai debitar/pagar)

-Classe de valor   -  ORIGEM/DÉBITO (Tomador):(classe contábil da área que vai debitar/pagar

-Alçada de Aprovação - Aprovador:(nome do responsável por aprovar o repasse, aprovação do workflow)


OBS: Não é cobrado impostos no valor do Repasse Gerencial. Somente quando a Unidade desejar gerar a NF para Cliente.


Finalizando o processo do analista/líder e inicializando o processo da Governança

Lançar a solicitação de transferência gerencial no Fluig (Governança do Suporte)

- Acessar https://tdw.totvs.com/ e no menu lateral esquerdo > Processos > Iniciar solicitações
+ CST > + Contábil > Transferência entre Centro de Custo

- Preencher a solicitação informando os dados solicitados.


Alterar a planilha Extrato Oficial na Aba Repasse Gerencial e Base - Transferências Gerenciais 


- Acompanhar a aprovação da transferência que é notificada por e-mail em até 5 dias úteis e dar baixa no recebimento em seu controle.

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