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Neste guia vamos explicar mais detalhes sobre a inconsistência SSLHandshakeExceptionerros de SSL/TLS - geralmente envolvendo a "SSLHandshakeException" - , causada geralmente onde o serviço utiliza um certificado HTTPS cujo certificado é auto assinado e/ou o certificado está com a cadeia de certificados intermediários incompleta.
Confira mais detalhes abaixo:
Quando ocorre?
Esta inconsistência ocorre no momento em que o TOTVS iPaaS se comunica com um serviço externo ao iPaaS. Essa comunicação geralmente acontece durante a execução de um diagrama ou durante a importação de um serviço, seja ele REST ou SOAP.
O que quer dizer?
Significa que por algum motivo o TOTVS iPaaS não conseguiu reconhecer como válido/seguro o certificado HTTPS do serviço para o qual ele está efetuando uma requisição.
Por que acontece?
As causas mais comuns para essa inconsistência é o fato do serviço utilizar um certificado HTTPS cujo:
- Certificado é auto assinado;
- Certificado está com a cadeia de certificados intermediários incompleta.
Como corrigir?
Nesses casos, a solução recomendada é ajustar o certificado para que ele seja reconhecido como válido/seguro.
Como saber se meu certificado funcionará no TOTVS iPaaS?
Há uma série de testes que é possível fazer para verificar se está tudo correto com seu certificado.
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consequentemente o TOTVS iPaaS irá apresentar erro de SSLHandshakeException.
Meu certificado está correto, mas mesmo assim ocorre erro no TOTVS iPaaS
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Mesmo o certificado apresentando tudo corretamente pode acontecer do arquivo do certificado ter sido gerado com a cadeia de certificados intermediários incompleta. Nesses casos o navegador não apresenta erro, mas a integração irá falhar no TOTVS iPaaS.
Como verificar a cadeia do certificado?
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Existem várias maneiras para efetuar essa verificação, uma forma simples é usando ferramenta online: https://www.sslshopper.com/ssl-checker.html
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