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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | TOTVS Obras e Projetos | Módulo | Orçamento |
Segmento Executor | Construção & Projetos | ||
País | (X) Brasil (X) Argentina (X) México (X) Chile (X) Paraguai (X) Equador (X) Colômbia |
Objetivo
Garantir a integridade da Planilha de Atividades, não permitindo que alterações na quantidade da tarefa ou em seus recursos sejam efetuadas, caso resultem em uma quantidade inferior à dos insumos que já foram pedidos para a tarefa.
Definição da Regra de Negócio
Para se garantir a integridade da Planilha de Atividades, no momento da alteração da quantidade de uma tarefa para uma quantidade inferior, ou da alteração dos recursos (composições / insumos) da tarefa, o sistema irá:
- Verificar as composições e insumos associados à tarefa;
- Calcular a quantidade já pedida dos insumos associados às composições da tarefa ou à própria tarefa;
- Validar se todos os insumos pedidos para a tarefa fazem parte dos recursos (composições / insumos) da tarefa;
- Validar se a quantidade informada para a tarefa é maior ou igual à quantidade solicitada dos seus insumos através da rotina de Pedido de Material;
- Permitir ou não a alteração da quantidade da tarefa ou dos recursos da tarefa, conforme resultado da validação acima.
Para o cálculo das quantidades pedidas serão consideradas apenas Requisições de Compra que já foram enviadas para Suprimentos/Faturamento, ou seja, apenas aquelas que já geraram movimento no backoffice (TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento ou Microsiga Protheus) e cujo Status de Geração consequentemente é "Em processo em Suprimentos/Faturamento".
Assim, caso a quantidade informada pelo usuário para a tarefa seja superior à quantidade já pedida dos insumos dessa tarefa, o sistema permitirá a alteração, da mesma forma a alteração dos recursos (composições / insumos) da tarefa também será checada e permitida somente caso atendam à quantidade já pedida dos insumos desta tarefa.
Por outro lado, caso a quantidade informada pelo usuário para a tarefa seja inferior à quantidade já pedida dos insumos dessa tarefa, ou caso a alteração dos recursos da tarefa não atenda à quantidade já pedida dos insumos para a tarefa, o sistema não permitirá a alteração, exibindo mensagem de erro com o seguinte conteúdo:
"A tarefa 'XXXXXXXX' possui inconformidades: Insumo XXX já possui YYY de quantidade pedida."
As validações aqui citadas também serão efetuadas no processo de "Atualização Múltipla de Registros" que se encontra em "Orçamento | Planilha | Planilha de Atividades | Processos | Atualização Múltipla".
Não serão validados nessa rotina:
- Requisições de Cotação: Já que são geradas apenas para Cotação de Preços não atualizando a quantidade pedida;
- Requisições de Compra que ainda não foram enviadas para Suprimentos/Faturamento (Status de Geração: "Aguardando envio para Suprimentos/Faturamento"): No momento do seu envio para Suprimentos/Faturamento essas requisições irão checar a quantidade das tarefas e o pedido somente será enviado caso suas quantidades não sejam superiores à quantidade disponível conforme a Planilha de Atividades;
- Pedidos de Material Extra: Não há que se falar em consistência neste caso, visto que esses pedidos já são gerados justamente por extrapolarem a quantidade disponível conforme a Planilha de Atividades.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
Planilha de Atividades | Alteração | Orçamento | Planilha | Planilha de Atividades | Conforme descrito neste documento |
Atualização Múltipla | Alteração | Orçamento | Planilha | Planilha de Atividades | Processos | Atualização Múltipla | Conforme descrito neste documento |
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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